Adaptação de Freio dianteiro para deficientes físi

15 Dez 2011 05:45 #16 por MATUSA
O freio dianteiro é o principal numa moto. O traseiro, é só para "ajudar" e corrigir uma derrapagem.
Meu problema físico, é justamente na perna direita, que aciona o freio traseiro. Não fez falta em 32 anos
de motociclista...
No seu caso, compensa sim fazer a adaptação.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2011 08:54 #17 por vanderleifaleiros
Cara, compensa sim viu, só pelo fato de vc ter que fazer alguma compensação ou esforço para frear já gera um monte de fatores fisicos de cansaço, dores, etc... depois que vc se acostuma com a adaptação, fica muito cofortável para pilotar (no começo vc estranha mas depois se acostuma fácil).
Se vc preferir, pode deixar o freio só do lado esquerdo, fica mais barato e simples a adaptação.

Diga a moto que vc tem para vermos qual a melhor possibilidade p/ vc, na minha não chegou a $500, 00 o total da adaptação, e esta adaptação agora é minha, e não da moto, se trocar a moto é só retirar tudo e voltar como era antes. (serve em qualquer moto com freio dianteiro simples)

Com relação à manutenção da moto se a adaptação ficar boa (não vazar óleo) vc n tem com q se preocupar, são peças que não dão defeito, e a manutenção é feita como nas outras mesmo (reparos do cilindro e pastilhas)

Na minha moto foi usado os seguintes materiais:

Alongador de guidão (p/ o freio n pegar na carenagem) $70,00
02 cilindros mestre da Suzuki Yes $40,00 cada = $80,00
Flexivel do freio da titan $35,00 + $20,00 para cortar e refazer a ponta (em loja específica)
Reservatório do óleo de freio traseiro da falcon $20,00
Mão de obra total de instalação e preparação das peças (retirar os reservatorios originais e instalar valvulas) $200,00
Total: $425,00

Se vc optar por deixar só do lado esquerdo, vc pode ver se dá certo o cilindro mestre do freio traseiro da Scooter Citycom da Dafra, que é só instalar, mas custa $350,00 e tem que ver se cabe junto com a embreagem (se o freio ficar por cima da embreagem fica ruim)

Pode também colocar um cilindro mestre de qualquer moto na ponta do guidão com o manete ao contrário (não gostei por ficar desprotegido e feio bagarai)...

Observe que foi usado o reservatório de oleo separado, pois se ele ficar de cabeça p/ baixo além d não pegar freio vaza óleo...

Se vc resolver fazer esta adaptação diga a moto que tem e quanto pensa em gastar p/ gente pensar numa solução juntos estou à disposição...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2011 09:03 #18 por vanderleifaleiros
Matusa, o cara que montou este freio p/ mim tem uma hornet com o freio traseiro na mão esquerda e no pé, ele pratica Wheeling e usa o freio traseiro na mao para fazer as manobras

Se vc pensar em dar uma melhorada no freio tem jeito tb...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 07:50 #19 por prancha
parabens pela iniciativa da divulgação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 07:57 #20 por EuroMoto
Vanderlei, valeu pelas informações! Tenho uma XR1200X (HD)...talvez este seja o grande problema na adaptação...será que a adaptação dela aceita as peças de outras marcas? Realmente, gastar 500 dilmas e pilotar com mto mais segurança vale a pena...

Abração!


vanderleifaleiros escreveu: Cara, compensa sim viu, só pelo fato de vc ter que fazer alguma compensação ou esforço para frear já gera um monte de fatores fisicos de cansaço, dores, etc... depois que vc se acostuma com a adaptação, fica muito cofortável para pilotar (no começo vc estranha mas depois se acostuma fácil).
Se vc preferir, pode deixar o freio só do lado esquerdo, fica mais barato e simples a adaptação.

Diga a moto que vc tem para vermos qual a melhor possibilidade p/ vc, na minha não chegou a $500, 00 o total da adaptação, e esta adaptação agora é minha, e não da moto, se trocar a moto é só retirar tudo e voltar como era antes. (serve em qualquer moto com freio dianteiro simples)

Com relação à manutenção da moto se a adaptação ficar boa (não vazar óleo) vc n tem com q se preocupar, são peças que não dão defeito, e a manutenção é feita como nas outras mesmo (reparos do cilindro e pastilhas)

Na minha moto foi usado os seguintes materiais:

Alongador de guidão (p/ o freio n pegar na carenagem) $70,00
02 cilindros mestre da Suzuki Yes $40,00 cada = $80,00
Flexivel do freio da titan $35,00 + $20,00 para cortar e refazer a ponta (em loja específica)
Reservatório do óleo de freio traseiro da falcon $20,00
Mão de obra total de instalação e preparação das peças (retirar os reservatorios originais e instalar valvulas) $200,00
Total: $425,00

Se vc optar por deixar só do lado esquerdo, vc pode ver se dá certo o cilindro mestre do freio traseiro da Scooter Citycom da Dafra, que é só instalar, mas custa $350,00 e tem que ver se cabe junto com a embreagem (se o freio ficar por cima da embreagem fica ruim)

Pode também colocar um cilindro mestre de qualquer moto na ponta do guidão com o manete ao contrário (não gostei por ficar desprotegido e feio bagarai)...

Observe que foi usado o reservatório de oleo separado, pois se ele ficar de cabeça p/ baixo além d não pegar freio vaza óleo...

Se vc resolver fazer esta adaptação diga a moto que tem e quanto pensa em gastar p/ gente pensar numa solução juntos estou à disposição...


Regis - XR1200X

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, tendo Cristo morrido por nós, quando ainda éramos pecadores." Rm. 5.8

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 09:47 #21 por vanderleifaleiros
Regis, a única situação que vc tem que analizar é que sua moto tem disco duplo na frente e o cilindro mestre da suzuki yés pode ser pouco p/ frear (teria que fazer um teste).

Mas vc pode optar por deixar o freio só do lado esquerdo, ai ficaria mais simples, e nem precisa adaptar muita coisa, vc pode colocar qualquer cilindro mestre de motos SS que tem o reservatório separado do cilindro, tipo a CBR 600RR, a Yamaha R1, e outras deste estilo... nesta adaptação o importante é o reservatorio ficar separado do freio pelo fato de não ficar de cabeça p/ baixo.

a situação é que estes cilindros mestre não são muito baratos, e se vc optar por fazer como eu fiz (freio dos dois lados) pode ficar meio caro, pois no lugar do flexivel eu indicaria um aerokip, dois cilindros de motos caras, e etc, mas que tem jeito tem sim...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 15:01 #22 por EuroMoto
Vanderlei, obrigado! Você é da onde?

Alguém de SP indica uma oficina de confiança para que eu faça orçamento? Será que lá no Pimenta eles fazem esse tipo de adaptação?

Abraços, amigos!

Regis - XR1200X

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, tendo Cristo morrido por nós, quando ainda éramos pecadores." Rm. 5.8

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 19:46 #23 por vanderleifaleiros
Eu sou de Franca, interior de SP (400km da capital), se vc puder mostrar a foto ao mecanico para ele ter a noção de como foi feito, qualquer um consegue, isto se vc escolher por somente transferir o freio para o lado esquerdo, mas se vc optar por colocar dos dois lados vai dar um pouquinho mais de trabalho mas funciona tb... o meu problema por aqui foi achar um cilindro mestre com o reservatorio separado, já que são peças que dificilmente dão defeito. Eu teria que encomendar e não tinha muito tempo, pois minha CNH já tinha vencido, até que um amigo meu da yamaha me indicou o rapaz que fez esta adaptação p/ mim com as peças mais acessiveis (de motos mais populares)...

Mas creio que vc nao terá problemas qto a encontrar este tipo de peça na capital... conversa com este mecanico que vc citou e ve o que ele acha, pois alguns mecanicos que se dizem "bons" disseram que não teria como fazer.

Com o burrinho da Yamaha R1 por exemplo, vc terá que colocar somente uma mangueira maior do reservatorio para o cilindro e achar um ponto de fixação por cima do guidão...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 11:00 #24 por Fabio SEP
Vanderlei, parabéns pela iniciativa do tópico. É muito bom ver tópico produtivo como este. Que as informações daqui ajudem muitos MO's.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 19:51 #25 por Sidious
Parabéns pela iniciativa de compartilhar o belo trabalho feito na motoca!
"Patrão" torne este post fixo! rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 20:51 #26 por Patriarca
Solicitação atendida, lembrando que esse tópico já está em destaque na caixa de mensagens do fórum.


Patriarca2011-12-17 22:52:57

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Dez 2011 14:24 #27 por DACOCA
Parabéns Vanderlei! 10 pela iniciativa! 10 pela solução criativa! 10 pela determinação!Eu preciso de um sistema que acione o freio a disco dianteiro com total eficiência mas que requeira menos força para puxar o manete. Já pensei em alguma solução com manete mais longa que teria uma força de alavanca maior, mas ai o curso também fica maior. Será que existe uma forma de elevar a frenagem das patilhas no disco mesmo com a aplicação de pouca força na manete? Pensei em riscar mais o disco, mas o medo é tornar a frenagem perigosa. Se alguém puder postar alguma sugestão, eu agradeço muito. Abraços!
DACOCA2011-12-26 16:29:17

Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.
Walter Franco, poeta paulistano.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2011 10:16 #28 por RuffBA
se você reduzir o comprimento do cabo de freio ele nao vai ficar mais ''justo'' nao?

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2011 11:18 #29 por DACOCA

RuffBA escreveu: se você reduzir o comprimento do cabo de freio ele nao vai ficar mais ''justo'' nao?

No no no... é freio a disco.A pergunta é a seguinte:— Como otimizar a atuação do freio dianteiro a disco, afim de reduzir a força necessária para puxar a manete de freio?

Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.
Walter Franco, poeta paulistano.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2011 12:13 #30 por RuffBA
esqueci que podia ser freio a disco hahaha

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.229 segundos