Macete do tubo - TUTORIAL

04 Jun 2009 06:32 #466 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

Jduarte escreveu:
ops...


lembre-se que o parafuso de mistura está de ponta-cabeça...


Mesmo assim, apertando-o (sentido horário "dele") estará fechando a passagem de mistura, o que significa empobreçer... e, obviamente, abrindo o parafuso enriqueçe a mistura.


Um parafuso de mistura "aberto" 4 voltas estará permitindo a passagem de uma quantidade de mistura para a marcha-lenta maior do que se estivesse aberto 2,5 voltas...


Você entendeu que "essa tal mistura", esse tal parafuso de mistura, servem APENAS PARA A MARCHA-LENTA do motor?




entendi jd é por que a marcha lenta do motor na minha suzi esta oscilando muito regulei ela mas o giro as vezes esta no 2 ,2,5 as vezes esta no 1, 1,5 ta doida a bichinha mas a arrancada esta otima queria deixala estavel....












Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2009 08:23 #467 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
lá no Ibira Motopoint teve uma situação em que a lenta de uma Yes havia ficado com oscilações (mas não tanto assim quanto o que vc citou)... o problema dessa especificamente foi que a capa do cabo do afogador (o caninho metálico curvado) havia escapado para cima, lá onde ela é encaixada no carburador... e isso fazia o afogador ficar meio acionado...


Eu suponho que tenha ficado alguma sujeira no circuito da baixa no seu carburador... isso realmente provoca irregularidade na lenta...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2009 14:49 #468 por lirowjp
Respondido por lirowjp no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Primeiramente, sinto muito por nao poder comparecer no Ibira terça passada JD.

Bom, levantei a agulha(na ranhura central, com arruela embaixo) e senti uma melhorada na questão do motor frio em que a mínima acelerada parece q vai morrer, ou morre mesmo.

vou realizar mais alguns testes. . .

o consumo ficou em 33km/l ! acredito que por deixar mais tempo esquentando, com afogador puxado e tudo mais e pelo frio que esta fazendo mesmo, o consumo deva ter melhorado !
tendo em vista que antes, com o clima agradável e esquentando bem menos tempo, ela apresentava esse consumo também.

você esta todas as terças la no Ibira JD !?

abraços !

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2009 15:21 #469 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

Rmachado escreveu:
Bom dia a todos... bem ontem fui no Ibira e adivinha conheci o JD e a minha Yes já esta "macetada"... hehe, olha quem não fez ainda tá demorando hein.... bom conversando com o JD ele me falou da origem do 1º "macete do tubo"... olha ai JD é este o PC XT que voce falou??


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://kcomputerzone. ca/media/gallery/Ibm/IBM%2520Pc%2520XT%2520502.jpg&imgre furl=http://kcomputerzone.ca/ibm-gallery.kcz&h=580&w =600&sz=26&tbnid=yjU4uXU_TY3LPM:&tbnh=131&tb nw=135&prev=/images%3Fq%3Dpc%2Bxt&hl=pt-BR&usg=_ _A0AmUPpQfwuSyVfp3PLV9px8htk=&ei=6komSr60Ds-ptgeYv_XlBg& amp; amp;sa=X&oi=image_result&resnum=2&ct=image


JD de novo obrigado...


Rmachado






opa, Rmachado...


o modelo do gabinete era nesse padrão mesmo, mas a fonte de alimentação, lá dentro é que era diferente das que aparecem em algumas fotos desses PC-XT... mas vou dar outra procurada, para depois mostrar aos outros como é que o macete nasceu...


Lirowjp, tem dias em que não posso ir por estar trabalhando no horário do Ibira... nos outros eu vou, sempre que ele é realizado.


Costumo chegar próximo das 17 hs, lá...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 09:14 #470 por AgnaldoPS
Respondido por AgnaldoPS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

Jduarte escreveu: AgnaldoPS, não ví você descrever sobre a agulha do pistonete. Cito isso, porque pela descrição do comportamento, ela me indica que a agulha está levantada ao máximo, dando excesso.


tem sido uma coisa, já com alguma frequência, que encontro nas motos, lá no Ibira Motopoint... já ví pelo menos umas 5 motos com a travinha da agulha na posição de baixo (o quê levanta a agulha), e COM A ARRUELA COLOCADA PARA BAIXO TAMBÉM!... isso significa dar o maior excesso possível das 3 regulagens disponíveis na agulha, e mais um pouco ainda (com aquele meio milímetro de espessura da arruela!)

Se não me engano, o Napoleão (aqui do fórum) teve a regulagem da moto dele alterada para esse excesso.





Primeiramente, valeu pelas dicas, JDuarte. Como tinha te respondido, iria fazer os procedimentos na agulha do pistonete no fim-de-semana, com mais calma.


Domingão de manhã, peguei a pepelada do macete do tubo e lá fui eu fazer os procedimentos que você havia me indicado. Removi o banco e o tanque, soltei aquela tampa do carbura, removi o cabo, o pistonete e posteriormente a agulha. Ela estava configurada da seguinte forma: arruela em cima da trava, que estava na ranhura central e aquele "espaçador" mais gordo embaixo das duas, ou seja, de cima pra baixo: arruela, trava, espaçador. Achei estranho, já que você havia me dito que eles estariam levantando a agulha, pelo contrário, estava numa posição bem intermediária!

Pra fazer um teste, coloquei a arruela embaixo da trava. E para minha surpresa, a moto melhorou bastante, diria até que voltou ao rendimento normal. Ainda não fiz uma medição do gasto, mas a princípio está normal.


Não sei se a alteração que fiz na agulha tem relação com a melhora do desempenho, mas notei uma coisa: as válvulas começaram a fazer mais barulho.


Como disse a você no meu post, me meti a tentar regular as válvulas. *Acho* que ficou até boa a regulagem, numa próxima regulagem eu iria apertar um pouco mais o regulador, porque acho que a folga ficou um pouco acima do que poderia ter ficado, mas de qualquer maneira ainda não encontrei o ideal, que pra mim é um bom funcionamento e o mínimo de ruído. Só pra constar, regulei com a lâmina de 0.1mm.



Te pergunto:


A alteração que eu fiz na agulha pode causar essa melhora?


As válvulas quando mal reguladas, podem causar a tal perda de potência?

Qual a folga que você costuma usar (ou recomenda) nas Intruders 2008?

Desculpa abusar e valeu pela paciência!



She's my pride and joy

Ouro Fino / Itapeva - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2009 15:50 #471 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
opa, Agnaldo...

o que eu sempre percebo nas motos em que faço o macete, é
que levantar a agulha só melhora "rendimento" com pouco
ou nenhum afastamento do tubo. Já tive algumas motos em
que o dono voltou lá no Ibira, comentando alguma
dificuldade quando fria, e que curiosamente (para mim)
melhorou após voltar a agulha para a posição de
fábrica...

Uma das coisas que experimentei (em moto de outra
pessoa), foi deixar a agulha na posição mais baixa (trava
na ranhura de cima e sem a arruela por baixo), e troca do
giclê de máxima pelo imediatamente maior, que passa a ser
102,5 na Yes, e 100 na Intruder 2007 em diante. A agulha
na posição mais baixa proporciona uma mistura mais
eficiente em alto giro e abertura do acelerador, e o
giclê um pouco maior evita que a "altura em que o
borbulhamento da gasolina acontece dentro do tubo
misturador (flauta, para muitos)" permaneça a ideal...

Quanto às válvulas, na Yes eu usava lâmina de 0,05 na
admissão (sem forçar) e 0,10 justa no escape... na
Preta Garbo, cujo cabeçote é diferente das
atuais, uso 0,10 justa (sem forçar no aperto)...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2009 20:31 #472 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

Jduarte escreveu: opa, Agnaldo...

o que eu sempre percebo nas motos em que faço o macete, é
que levantar a agulha só melhora "rendimento" com pouco
ou nenhum afastamento do tubo. Já tive algumas motos em
que o dono voltou lá no Ibira, comentando alguma
dificuldade quando fria, e que curiosamente (para mim)
melhorou após voltar a agulha para a posição de
fábrica...

Uma das coisas que experimentei (em moto de outra
pessoa), foi deixar a agulha na posição mais baixa (trava
na ranhura de cima e sem a arruela por baixo), e troca do
giclê de máxima pelo imediatamente maior, que passa a ser
102,5 na Yes, e 100 na Intruder 2007 em diante. A agulha
na posição mais baixa proporciona uma mistura mais
eficiente em alto giro e abertura do acelerador, e o
giclê um pouco maior evita que a "altura em que o
borbulhamento da gasolina acontece dentro do tubo
misturador (flauta, para muitos)" permaneça a ideal...

Quanto às válvulas, na Yes eu usava lâmina de 0,05 na
admissão (sem forçar) e 0,10 justa no escape... na
Preta Garbo, cujo cabeçote é diferente das
atuais, uso 0,10 justa (sem forçar no aperto)...

jd me desculpa mais a parte final nao entendi a minha tb ficou um pouco ruim de pegar pela manha mas ta bem melhor fora isso

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2009 10:32 #473 por AgnaldoPS
Respondido por AgnaldoPS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

Jduarte escreveu: opa, Agnaldo...



o que eu sempre percebo nas motos em que faço o macete, é

que levantar a agulha só melhora "rendimento" com pouco

ou nenhum afastamento do tubo. Já tive algumas motos em

que o dono voltou lá no Ibira, comentando alguma

dificuldade quando fria, e que curiosamente (para mim)

melhorou após voltar a agulha para a posição de

fábrica...



Uma das coisas que experimentei (em moto de outra

pessoa), foi deixar a agulha na posição mais baixa (trava

na ranhura de cima e sem a arruela por baixo), e troca do

giclê de máxima pelo imediatamente maior, que passa a ser

102,5 na Yes, e 100 na Intruder 2007 em diante. A agulha

na posição mais baixa proporciona uma mistura mais

eficiente em alto giro e abertura do acelerador, e o

giclê um pouco maior evita que a "altura em que o

borbulhamento da gasolina acontece dentro do tubo

misturador (flauta, para muitos)" permaneça a ideal...



Quanto às válvulas, na Yes eu usava lâmina de 0,05 na

admissão (sem forçar) e 0,10 justa no escape... na

Preta Garbo, cujo cabeçote é diferente das

atuais, uso 0,10 justa (sem forçar no aperto)...



Então JD... depois de rodar uns 350km com agulha nessa "configuração" (trava na ranhura do meio, e arruela por baixo), afirmo que a moto está na sua habitual "forma".

A única coisa que tenho notado (o que talvez nem tenha relação com o carburador) é que as válvulas continuam com um barulhinho... sei não dá pra ficar sem ruído, mas ela já esteve menos barulhenta. Vou mecher nas válvulas hoje denovo pra tentar acertar a regulagem.

Quanto ao afastamento do tubo, eu deixei com aproximadamente 5mm. Estou sentindo a moto mais esperta na hora de subir o giro do motor (dependendo do local, faço ultrapassagens sem descer a marcha pra subir o giro, como se tivesse mais torque em 4 ou 5K RPM)

Abraço!



She's my pride and joy

Ouro Fino / Itapeva - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2009 16:06 #474 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
tubo afastado em 5 mm é mais adequado às Yes de modelo
anterior ao 2007 (no qual houve mudanças no
carburador)...

O melhor afastamento em ambas as motos do modelo 2007 em
diante é 3 mm (a contar do ressalto do carburador)...

Quanto à folga das válvulas, há um jeito de diminuir o
ruído, que é efetuando a regulagem com o motor quente, na
temperatura de uso normal (nessa condição é que o ruído
diminuiria)... mas eu não sei qual é a folga a ser
praticada... como não me preocupo com o barulho das
válvulas, nunca me interessei em experimentar essa
técnica.

Jduarte39979,7963310185

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jun 2009 07:27 #475 por AgnaldoPS
Respondido por AgnaldoPS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Isso que você falou da temperatura, faaz bastante sentido...

De fato, eu regulei as válvulas com o motor realmente beeeeeem frio (domingo de manhã fez 7ºC aqui na minha cidade), e como a moto não fica numa garagem com paredes, talvez isso influencie um cadinho, mas só um cadinho

Vou aquecer o um pouco o motor e fazer um teste. Vamos ver se melhora alguma coisa.

Também vou seguir sua instrução de alterar o afastamento do tubo pra 3 mm e ver como a moto reage.

Uma boa notícia é que o consumo melhorou razoavelmente depois do macete. Antes pedia reserva entre 230 e 250, hoje pediu ao 275 Km rodados! Sempre rodando entre 80 e 90 Km/h e às vezes subindo até 105 pra fazer umas ultrapassagens! Pra quem sempre ficava com inveja dos relatos dos amigos de 40, até 45 Km/L, tá bom demais!!!!!



She's my pride and joy

Ouro Fino / Itapeva - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jun 2009 15:12 #476 por haru
Respondido por haru no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
CASE DO DIA: Tubo afastado, restritor cortado, agulha baixa conforme tuto (até perdi a trava...), parafuso da mistura aberto em 2,75 / 3 voltas..........motor quente (não muito>edit: hj aqueci bem) baixa em 1500 com farol ligado, só q o afogador ficou "doido"!!!

Ao puxar ele (motor levemente quente), o giro cai pra 1000, fica bem instável, e fica nisso. Quando eu dou um toque no acelerador o giro começa a subir feito louco........estabiliza em 5000!!.........

1 - Qual o giro normal com o afogador puxado em uma intruder maceteada(motor quente e frio)??

Nunca consegui ligar a moto sem o afogador (20km rodados), por isso a importância dele pra mim.

Edit:
2 - Estou com muita dificuldade pra ligar a moto...tem como presumir a causa disso? Diagnóstico? Hein...hein..hein Doutor?!?!

3 - De jeito nenhum consigo estabilizar a baixa!
Por mais q eu gire o parafuso da baixa, ocorre o seguinte: Motor quente, estabilizo em 1500/1600 (farol ligado). Ando um pouco e percebo q o giro demora muuuito pra cair abaixo dos 3000/4000, e qndo começa a cair, ele desce até os +-2000 e o motor entra em "crise", fica bem instável, o giro continua caindo até morrer, e pra pegar tem q ter muuuuita paciência/persistência...........qndo dou um tempo (uns 10min, até pega mais fácil)

4 - Mestre JD e demais entendidos, vcs já viram isso?
4.1 - Onde errei? Será q a altura da agulha influencia, visto q perdi a trava e coloquei uma um pouco menor (no diâmetro, mas não passa pela ruela), TALVEZ seja mais fina q a original (pouca coisa)....será que devo por a trava na ranhura do meio sem a ruela para subir um pouco a agulha??

5 - Quantas ranhuras aparentes deve ter o parafuso da baixa bem regulado segundo macete???

(Jah vi q vou dar trabalho pra vcs!!! )

"Brigadão" pela atençao!haru39981,7857523148

Butantã, São Paulo/SP.



NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!



Intruder 08/09 - "Naomi" (Campbell)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 12:05 #477 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
pelo que pude perceber tem que aquecer o motor sim pra regular a baixa

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 16:02 #478 por haru
Respondido por haru no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Ah se desse pra eu levar a Pretinha lá no Ibira...to sem carta A (prova dia 29!!)

JD, por favor abre uma concessionária!!! haru39981,793900463

Butantã, São Paulo/SP.



NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!



Intruder 08/09 - "Naomi" (Campbell)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 13:11 #479 por haru
Respondido por haru no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

haru escreveu: CASE DO DIA: Tubo afastado, restritor cortado, agulha baixa conforme tuto (até perdi a trava...), parafuso da mistura aberto em 2,75 / 3 voltas..........motor quente (não muito>edit: hj aqueci bem) baixa em 1500 com farol ligado, só q o afogador ficou "doido"!!!

Ao puxar ele (motor levemente quente), o giro cai pra 1000, fica bem instável, e fica nisso. Quando eu dou um toque no acelerador o giro começa a subir feito louco........estabiliza em 5000!!.........

1 - Qual o giro normal com o afogador puxado em uma intruder maceteada(motor quente e frio)??

Nunca consegui ligar a moto sem o afogador (20km rodados), por isso a importância dele pra mim.

Edit:
2 - Estou com muita dificuldade pra ligar a moto...tem como presumir a causa disso? Diagnóstico? Hein...hein..hein Doutor?!?!



3 - De jeito nenhum consigo estabilizar a baixa!
Por mais q eu gire o parafuso da baixa, ocorre o seguinte: Motor quente, estabilizo em 1500/1600 (farol ligado). Ando um pouco e percebo q o giro demora muuuito pra cair abaixo dos 3000/4000, e qndo começa a cair, ele desce até os +-2000 e o motor entra em "crise", fica bem instável, o giro continua caindo até morrer, e pra pegar tem q ter muuuuita paciência/persistência...........qndo dou um tempo (uns 10min, até pega mais fácil)

4 - Mestre JD e demais entendidos, vcs já viram isso?
4.1 - Onde errei? Será q a altura da agulha influencia, visto q perdi a trava e coloquei uma um pouco menor (no diâmetro, mas não passa pela ruela), TALVEZ seja mais fina q a original (pouca coisa)....será que devo por a trava na ranhura do meio sem a ruela para subir um pouco a agulha??

5 - Quantas ranhuras aparentes deve ter o parafuso da baixa bem regulado segundo macete???

(Jah vi q vou dar trabalho pra vcs!!! )

"Brigadão" pela atençao!





RESOLVIDO.
O *burro* do dono da minha moto tinha aberto somente 1,25 volta do parafuso da mistura!

Só pra me certificar:
1 - Quantas ranhuras (+-) aparentes deve ter o parafuso da baixa bem regulado segundo macete???
2 - Qual o giro normal com o afogador puxado em uma intruder maceteada(motor quente e frio)??

Butantã, São Paulo/SP.



NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!



Intruder 08/09 - "Naomi" (Campbell)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2009 13:58 #480 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
ainda bem que esse "burro" especificamente está fazendo as coisas... e não tem medo de aprender...


com "ranhuras" você quis dizer "fios de rosca", né?... sabe que eu nunca observei isso? não é uma medida confiável... eventualmente um parafuso de mistura pode ser danificado, a fenda estragada por exemplo. Pode-se limar a cabeça dele (tipo aplainar) e refazer essa fenda, porque o que interessa é a ponta do parafuso, ela tem que estar certinha... então um parafuso recuperado deixaria visível um número de voltas da rosca maior...


e sobre os giros, com o afogador acionado, o usual é chegar aos 3500~4000 rpm quando frio, e recomendo que isso seja evitado, fazendo com que o afogador fique aberto apenas parcialmente, assim que o motor começe a funcionar, e seja controlado para que fique nos 2000 rpm no máximo...


Se o afogador for acionado quando o motor ainda estiver quente, vai dificultar a partida. Ele ajudará, sim, no caso de uma parada de poucas horas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.323 segundos