CG é Centro de Gravidade (a sigla é muito usada aqui no meu trabalho, pois abastecemos helicópteros e os pilotos enchem o saco com a distribuição de peso entre os tanques e também na arrumação dos passageiros nos bancos )
Legal a escadinha dos amortecedores. Mas, com 110 kg, duvido que na minha ex (uma 883), resolvesse...
Abç.,
talvez nem na Dyna os amortecedores de RK resolvessem.
Os PS, principalmente os Heavy Duty, são bem melhores para o conforto e segurança que os stock HD.
Mas como a experiência já mostra o sucesso dessa escada resta apenas uma dúvida: por que a HD já não aposentou aqueles amortecedores vagabundos da Sportster e adotou os da Dyna no lugar? Não discuto nem a adoção dos amortecedores de RK nas Dynas porque talvez fosse um exagero, mas usar os mesmos amortecedores tanto nas Sportsters quanto nas Dynas só traria benefícios tanto para produção em escala, quanto para manutenção, sem falar em segurança e conforto.
A única coisa que me vem a cabeça é que a HD não acha viável que a Sportster seja usada com garupa.
Acho que a H-D não troca esses amortecedores das sportsters porque o negócio deles não é só vender motos, mas motos e peças/acessórios. Dizem que, para cada moto vendida, eles vendem o correspondente ao valor de uma moto e meia em acessórios e outros objetos afins.
Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
Celestino, muito obrigado pela recepção. Você muito gentil como sempre.
Em relação aos temas:
A HD vive sim da venda de peças e acessórios, e não da motos. Mas de peças dela, onde se exclui os amortecedores. Normalmente peças estéticas e roupas e acessórios pessoais. Isto posto, acredito que não trocam o amortecedor da Sportster pelo simples fato de que se está vendendo, você continua vendendo no menor custo e, assim, ampliando seu lucro. O dia que pararem de comprar Sportster para comprar um modelo de uma concorrente, com amortecedores melhores, a HD troca. Até lá...
A famosa lei de mercado. Caso do ABS nas softails.
Em relação ao início da pilotagem, sou partidário de se começar com moto pequena, ou seja, outra marca, porque não existe HD pequena. A Sportster tem quase 900 cilindradas e pesa mais de 200kg.
Eu comecei com uma Tornado. Foi ótimo, porque quando eu me "enganava", ela freiava mais fácil, acelerava menos e quando caiu, não estragou nada, porque era toda de plástico. Mas há pessoas que começaram direto em moto grande e, fora o bolso, foi tudo normal.
Boa tarde,
comprei um 883 a poucas semanas e gostaria da ajuda de vcs
para melhorar a maquina!!! o que vcs me sugerem? troca de
amortecedores , do banco etc
É normal que a suspensão traseira chegue ao fim do curso e uma modificação de praxe é a instalação dos amortecedores da Progressive Suspensions.
Outra coisa normal é a garupa reclamar do banco... aí existem várias opções, dentro e fora do catálogo da HD. Normalmente a garupa pede (e ganha) um sissy bar.
Guidão também costuma ser fonte de queixas, muita gente usa o guidão da 883 std nas 883R.
Menos comum, mas também acontece é a adoção do comando avançado.
O resto vai do que você quer na moto: alforges, um pneu mais largo, farol maior.. e por aí vai.
Em relação ao motor, o tradicional é a adoção de um escape esportivo e os V&H são os preferidos. Junto com os escapes acaba vindo o filtro esportivo para dar mais fôlego ao motor. Tem gente que procura meios de regular a injeção: os mais usados são o Power Comander V e o SEST da HD. Existem outras opções, inclusive uma desenvolvida no Brasil, mas te aconselho entrar no fórum HD (
www.forumhd.com.br
) para ver o que mais pode ser feito em uma Sportster.
Vim aqui comunicar a vocês que as inscrições para o 2°ENM estão abertas. Peço que façam suas incrições. Nós fizemos compromissos com o clube e as fábricas e dependemos das incrições e dos pedidos de camisetas e canecas para cumprí-los. O encontro é para todos vocês.
Muito obrigado.xxxxxx
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
Ontem desmontei a roda traseira da Dyna, incluindo desmontagem da pinça de freio. Os rolamentos seguem sem problemas. Aos 21800 Km, as pastilhas traseiras estão como novas. O disco também não apresentou nenhum desgaste. Segue foto :