Fazer curva na ninjinha

15 Dez 2010 06:49 #61 por Blender
Respondido por Blender no tópico Fazer curva na ninjinha
Com moto nunca pare de acelerar na curva pois o movimento da equilibrio a moto o ponto é o seguinte vou tentar explicar o melhor possivel.

você esta andando, e se aproxima a tal curva para a esquerda você freia antes da curva para diminir a velocidade se a curva for aberta você vira pouco para a direita e a moto deita pouco para a esquerda se a curva for fechada você vira mais para a direita e a moto automaticamente deita muito para a esquerda se por acaso perceber que a moto enclinou muito ou se a moto estiver ralando no asfalto ai sim você deve corrigir sem nenhum desespero você pode corrigir de tres formas diferentes as tres são certas mas você tem de ver qual funciona para você

1 você pode dar um leve toque no guidão para o lado contrario que a moto esta inclinada ou seja enclina para esquerda toque para a direita e vice-versa.

2 Este é o que uso mais... você pode apertar a pedaleira do lado contrario da curva ou seja curva para a esquerda você aperta a pedaleira do lado direito para baixo com a ponta do pé este efeito faz a moto levantar.

3 Dar um leve toque no freio traseiro pois o pequeno tranco dado pela frenagem faz a moto levantar você deve tomar cuidado para nunca travar a roda pilotos profissionais a fazem travar a toda hora para manobrar mas para quem ainda não domina a tecnica é perigoso.

Mas o ideal é você aprender a dicernir o tipo de curva, curva fechada o contra-esterço deve ser maior curva aberta pouco contra-esterço outra coisa quando a moto estiver ja inclinada o suficiente para virar o guidão deve ficar neutro apontado para o final da curva.


Blender40527.3707175926

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2010 07:01 #62 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Fazer curva na ninjinha
Blender,





Muito orbigado pelas explicações. Vou testar isso com calma e depois posto aqui o que eu consegui. O ruim é que esses dias está chovendo muito, não dá pra testar isso com pista molhada =/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2010 07:30 #63 por Rodrigo Goiânia
Outra coisa, vc nunca deve soltar a aceleração, tipo fechar o acelerador, pq a moto vai bruscamente voltar à posição vertical, sem inclinação fazendo com que vc saia na tangente....é normal vc kerer soltar o acelerador qdo vc se senti inseguro na curva, mas isso qdo estiver em alta pode te jogar para fora da pista....o certo é fazer o contra-esterço, ou pendulo.....mas qdo vc estiver sentindo saindo da curva, tem 3 opções:
1-inclinar ainda mais a mto, ou jogar corpo para dentro da curva (pendulo);
2- se a 1ª opção na resolver. mantenha a aceleração e toque levemente no freio traseiro, vc vai notar q a moto vai entrar pra dentro da curva novamente
3- mas vc tiver tão rapido na curva, e achar q nem essa opção 2 resolve, vc deve abaixar levemente a aceleração e fazer uma redução de marcha dando giro no acelerador

Obs.: a 3 ª opção é a mais critica, onde nao sera facil de ser executada.....entao tente utilizar as primeiras opções.

o certo é vc entrar na cruva com velocidade compativel, e analisar tudo bem antes de se inclinar, garantindo auto controle e seguranaça.

o contra-esterço tem um limite, pq se for uma curva muito fechada, apenas o contra-esterço pode ser perigoso, pq a moto vai inclinar tanto que vc vai perder contato com o chão, ainda mais se nao for moto esportiva!
o bom em curvas fechadas é o pendulo utilizado pelos pilotos em moto GP. Ele nao é tao dificil, basta apenas praticar. Ele consiste em jogar o corpo para dentro da curva, retirando a bunda do acento, e joelhos abaixados em direção ao asfalto. Isto faz com q a mto incline menos para fazer a mesma curva em velocidade alta! fazendo com q vc tenha mais contato e faça a retomada (saida de curva) com mais segurança e aceleração.

OK? se tiver mais duvidas pode perguntar! tentarei esclarecer com o pouco q sei.

KAWASAKI NINJA 250R verde 10/10



A VERDINHA É SÓ SUCESSO!



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2010 11:33 #64 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Fazer curva na ninjinha
Pô Rodrigo....ano que vem, quando esse sacanas da kawasaki começarem a vender a ninjinha 2011 e eu comprar a minha, você está convidado a passar um fim de semana na minha casa em SP, pra me ensinar a andar com moto de verdade rsrsrs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2010 20:02 #65 por Blender
Respondido por Blender no tópico Fazer curva na ninjinha
Mas cuidado o pendulo é muito menos efetivo na sua Bis do que em outras motos porque ela não tem o tanque no centro do quadro!! por ser uma CUB.

O pendulo feito na rua ou na estrada não utiliza o recurso de raspar o joelho no chão por motivos claros(se você bater a perna em algo fica sem ela) então fica dependendo do movimento de corpo e da pressão da pedaleira e do tanque para virar a moto se você prestar atenção em fotos de revistas especializadas como a Duas Rodas ou a Motocilismo vai ver que os pilotos usam o contra-esterço para deitar a moto e o pendulo para controlar a enclinação.

E outra Coltzin achei que era de outra cidade eu tambem sou de São Paulo.

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2010 06:29 #66 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Fazer curva na ninjinha
Bacana Blender! Valew as dicas aí cara....eu ja tinha percebido que pêndulo numa Biz só se eu tivesse com um relógio daqueles antigos amarrado no bagageiro aehueahaeuaehueaheaueae


Dá hora que vc é de sp pow, vamos marcar uns rolês aí!





Abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2010 06:45 #67 por Blender
Respondido por Blender no tópico Fazer curva na ninjinha

Coltzin escreveu: Bacana Blender! Valew as dicas aí cara....eu ja tinha percebido que pêndulo numa Biz só se eu tivesse com um relógio daqueles antigos amarrado no bagageiro aehueahaeuaehueaheaueae


Dá hora que vc é de sp pow, vamos marcar uns rolês aí!





Abraço

Podemos ver sim!! agora estou meio enrrolado porque estou trabalhando em dois empregos !! estou construindo e comprando uma moto maior mas em fevereiro vou ficar de ferias nos 2 serviços, hoje a noite quando chegar em casa respondo seu e-mail daqui não da.

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2010 06:48 #68 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Fazer curva na ninjinha

Blender escreveu:

Coltzin escreveu: Bacana Blender! Valew as dicas aí
cara....eu ja tinha percebido que pêndulo numa Biz só se
eu tivesse com um relógio daqueles antigos amarrado no
bagageiro aehueahaeuaehueaheaueae


Dá hora que vc é de sp pow, vamos marcar uns rolês
aí! 


 


Abraço

Podemos ver sim!! agora estou meio
enrrolado porque estou trabalhando em dois empregos !!
estou construindo e comprando uma moto maior mas em
fevereiro vou ficar de ferias nos 2 serviços, hoje a
noite quando chegar em casa respondo seu e-mail daqui não
da.


Tá de boa..flw ae!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2010 12:09 #69 por Rodrigo Goiânia
é logico q vc não poderá utilizar o pendulo em qq curva em qq lugar, isso eu falo em ruas ou estradas de mairo velocidade ou em autodromo e com uma moto apropriada!
Não é pra raspar o joelho na cidade....
veja os limites tb

KAWASAKI NINJA 250R verde 10/10



A VERDINHA É SÓ SUCESSO!



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2011 11:27 #70 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Fazer curva na ninjinha
Galera, contei um pouco da minha experiência nesse tópico
aqui, páginas 5 e 6:


www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.a...tzin40564.5644791667

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.195 segundos