Fazer curva na ninjinha

01 Dez 2010 13:23 #46 por comissoli
Respondido por comissoli no tópico Fazer curva na ninjinha
Tem coisas que não adiante explicar.
Tem que TREINAR!
Vai devagar e sempre até pegar manha.
Pilotar é somar todas as técnicas. É instinto. Na hora seu corpo faz o que é necessário.
Vai treinando, vai treinando...

Quanto mais fechada a curva mais contra-esterço. Provavelmente vc já fez e nem percebeu. Na auto-estrada, em raios abertos, basta uma leve inclinação do corpo. Quase não se sente. Eu particularmente nunca botei a bunda pra fora do banco pq afinal minha ninja é uma mera 250!

Black Ninja 250R | Sampa

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01 Dez 2010 13:37 #47 por Rodrigo Goiânia
O pendulo não faz a moto inclinar mais, na verdade vc se joga para dentro da curva deslocando sua bunda, tronco e joelho, para que o Centro de gravidade vá contra a força centrífuga, que é a força de jogar a moto para a tangente da curva! Entao a moto neste caso não precisa se inclinar tanto, e com isso faz com q vc ganhe mais área de contato do pneu com o solo fazendo com q a moto fica mais estável e vc pode começar a reacelerar mais cedo do q o normal, q seria vc sentado no banco e inclinando a moto no limite da curva! O contra esterço, é uma forma de inclinar a moto, mas com ele vc tb perde área de contato pneu/solo.....mas em curva de alta, não faz tanta diferença, e é até recomendavel (acho), mas em curvas fechadas o ideal é o pendulo, pq senao vc vai ter q inclinar a moto dmais para fazer a curva se vc não sair da moto.
Aí fica o diferencial de um piloto profissional, onde o principal da curva é a saída dela, onde quem retomar a aceleração 1º sai na frente....ou seja, inclinando menos a moto, ganha-se mais contato, e com isso adianta a reaceleração da moto!
Tb curto o contra-esterço para curvas abertas (curva fechada a moto teria q se inclinar muito causando risco de deslizar, sair de traseira), mas tentem fazer o pendulo em curvas mais fechadas para vcs verem, q a moto fica mais estavel e vc consegue retomar muito mais rapido!
já viajei com uns amigos, e eles não utilizam tecnicas, mas tb as curvas são abertas, dai não se tem tanta necessidade.....quero ver qdo pegarem trechos fecahdos, aí fica o diferencial de um piloto....acelerar é facil, basta ter uma moto potente e ter coragem, o dificil é controlar a moto em curvas e conseguir sair no limite!

KAWASAKI NINJA 250R verde 10/10



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02 Dez 2010 11:31 #48 por Itachi
Respondido por Itachi no tópico Fazer curva na ninjinha
É, esterço a moto vai no limite. Engraçado que meu pneu é
gasto igualmente de ponta a ponta Postar uma foto
depois hehe

Mas acho muito mais seguro que "me jogar nas curvas",
quase ganhei uma passagem só de ida pra conhecer São
Pedro depois que comprei a Twister, achando que qualquer
curva era só "me jogar".

Com esterço dificilmente freio quando to pilotando na
estrada (só quando tem veiculo na frente e não tem como
ultrapassar)... Geralmente, dependendo da curva, solto o
acelerador um pouco antes, do uma beslicada no freio so
pra reduzir o giro, mantenho a velocidade e faço a curva
esterçando de boa, e no final ja saio acelerando.

E, claro, fazendo a curva sempre no meio da pista, onde
se tiver algum imprevisto, posso ou esterçar mais e ir
pra beirada da direita, ou então aliviar o esterço e ir
mais em sentido a contra-mão.

Web Evo 08/08 - Prata (Ex)

Twister 06/07 - Vermelha (Ex)

XRE 300 ABS 11/11 - Vermelha (Atual)

Vitória - ES

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03 Dez 2010 12:57 #49 por Rodrigo Goiânia
é verdade, mas se jogando da moto, vc vai ver.....no começo vc pensa q vai cair, mas na verdade vc sai da moto e a moto fica mais em pé e estavel, so q cansa mais e é melhor em curvas mais fechadas, pq ai tem mais efeito! OK

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03 Dez 2010 13:37 #50 por Kacas
Respondido por Kacas no tópico Fazer curva na ninjinha
VALEU FELBARROS!

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP

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06 Dez 2010 20:55 #51 por nilton791
Respondido por nilton791 no tópico Fazer curva na ninjinha
Nenad. Campeão Brasileiro de motovelocideda, piloto de testes e
instrutor do curso de pilotagem performance professional Riding.
Tópicos como:

Pêndulo
Inclinação em curvas
Aderência


Curso de
pilotagem
nilton79140518.9578472222

Sp int

Ninja 2010 atual

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08 Dez 2010 09:43 #52 por Rodrigo Goiânia
OK vou ler este topico! NILTON

FREAR em curva é bom sim......qdo vc tiver perdendo o controle, tipo: saindo da curva o certo é manter a aceleração da moto e frear com o traseiro bem d leve, dai a moto volta pra dentro da curva novamente!
é bem seguro!
o freio traseiro serve como leme da moto!
tentem fazer isso!
agora o freio dianteiro nunca deve ser utilizado em curva!
Qdo a moto tiver saindo da curva, e vc desacelerar a moto (tirar a mão do acelerador) é pior, pq a moto tende a ficar reta e dai vc sai na tangente! O certo é mater a aceleração e utilisar o freio traseiro....mas se mesmo assim não voltar, dai vc faz redução de marcha dando giro na moto (caso extremo)!

OK?!??!
alguem entendeu?!??!
concorda?

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08 Dez 2010 15:20 #53 por Blender
Respondido por Blender no tópico Fazer curva na ninjinha

Rodrigo Goiânia escreveu: OK vou ler este topico! NILTON

FREAR em curva é bom sim......qdo vc tiver perdendo o controle, tipo: saindo da curva o certo é manter a aceleração da moto e frear com o traseiro bem d leve, dai a moto volta pra dentro da curva novamente!
é bem seguro!
o freio traseiro serve como leme da moto!
tentem fazer isso!
agora o freio dianteiro nunca deve ser utilizado em curva!
Qdo a moto tiver saindo da curva, e vc desacelerar a moto (tirar a mão do acelerador) é pior, pq a moto tende a ficar reta e dai vc sai na tangente! O certo é mater a aceleração e utilisar o freio traseiro....mas se mesmo assim não voltar, dai vc faz redução de marcha dando giro na moto (caso extremo)!

OK?!??!
alguem entendeu?!??!
concorda?


Perfeito ! verdade pura é uma tecnica bem avançada, mas se um companheiro daqui tentou explicar algo basico como o contra-esterço e teve gente que disse que isto é uma tecnica de pista que só pode ser usada com motos especiais imagine o que vão dizer de algo assim.

Faço isto a anos motos de qualquer tamanho e a cinco anos não levo um tombinho sequer de moto e passo de 6 a 7 horas por dia em uma.

Contra-esterço e frenagem em curvas deveriam ser materias na moto-escola desde o inicio da formação do condutor.

E só para que conste o contra-esterço funciona tanto na minha Yes como na Bandit 1250 como na Intruder 125 ou numa BMW GS1200 ou em qualquer moto Trail ,Street,Custom Sport ou Naked que ja tenha sido feita.

Funciona tão bem numa 125 quanto numa 1300 e não existe motivo para não usar.
Blender40520.7382523148

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

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08 Dez 2010 15:36 #54 por Rodrigo Goiânia
eu ja fiz curso de pilotagem e ja andei no autodromo algumas vezes.....tenho uma pekena experiencia! utilizo algumas tecnicas de pilotagem na cidade....em estrada principalmente!

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08 Dez 2010 20:04 #55 por nilton791
Respondido por nilton791 no tópico Fazer curva na ninjinha
é rapa nossas outoescolas são ridicúlas. já ví inúmeras vezes alunos
com seus respctivos professores na garupa da moto da autoescola,
parece até regra todos eles fazem curvas em baixa velocidade
segurando a embreagem . Eu acho que deveriam é fazer uma
reciclagem geral nos instrutores e na metodologia de ensino.

Sp int

Ninja 2010 atual

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09 Dez 2010 07:58 #56 por Blender
Respondido por Blender no tópico Fazer curva na ninjinha
O curioso sobre o contra-esterço é que uma boa parte das pessoas usam ele em sua forma mais basica e não sabem.

Os motoboys aqui de sampa falam muito de "jogar a moto na curva" para diminuir o risco de queda o que nada mais é do que uma tecnica rudimentar de contra- esterço.Quem anda de bicicleta faz o contra-esterço toda hora sem perceber porque não existe outra forma de fazer curva de Bike em alta velocidade.

A tecnica completa para motos de rua é formada pelo contra-esterço e pelo uso das pedaleiras e do tanque no controle da moto.

A forma correta seria assim em uma curva para a esquerda você deve virar suavemente para a direita quando a moto inclinar para a esquerda você acerta a trajetoria e aperta a pedaleira esquerda para baixo com a ponta do pé esquerdo e empurra o tanque para esquerda usando a parte de dentro do joelho direito assim a moto tem muito menos tendencia a querer levantar e acaba virando melhor.

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

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11 Dez 2010 09:50 #57 por Rodrigo Goiânia
eh....a questao da auto-escolas é bem dificil d mudar....
teria q mudar toda a estrutura! seria bem mais dificil d
passar....e bem mais longo....mas melhoraria muito o nosso
transito!

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14 Dez 2010 14:03 #58 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Fazer curva na ninjinha
Blender e Rodrigo,

Eu lendo esse tópico fui brincar de contra-esterço, e
realmente vi que funciona, apesar de dar medo (pensar em
virar o guidão pro lado contrário da curva dá medo
rsrsrs).

Como sou inexperiente em motos, começei brincando
devagar, tentando fazer em volta de uma praça perto de
casa, onde a rua é boa e sem buracos.

Acertei algumas vezes e entendi como o método funciona,
mas aí quando fui tentar aumentar a velocidade e fazer a
curva em volta da praçinha ia tudo bem, até eu quase
cair, porque o pezinho da minha Biz raspou no
chão...hahaha

Tomei um baita susto com o barulho e endireitei o volante
(foi uma reação automática). Só não subi em cima da
alçada porque a rua é bem larga e eu consegui
controlar...

Agora fica a pergunta: eu não estava tombando tanto assim
quando raspei o pezinho, então queria saber se eu que fiz
alguma coisa errada ou se a Biz não é uma boa moto pra
aprender a fazer curva....rsrsrs

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14 Dez 2010 21:18 #59 por Blender
Respondido por Blender no tópico Fazer curva na ninjinha

Coltzin escreveu: Blender e Rodrigo,



Eu lendo esse tópico fui brincar de contra-esterço, e

realmente vi que funciona, apesar de dar medo (pensar em

virar o guidão pro lado contrário da curva dá medo

rsrsrs).



Como sou inexperiente em motos, começei brincando

devagar, tentando fazer em volta de uma praça perto de

casa, onde a rua é boa e sem buracos.



Acertei algumas vezes e entendi como o método funciona,

mas aí quando fui tentar aumentar a velocidade e fazer a

curva em volta da praçinha ia tudo bem, até eu quase

cair, porque o pezinho da minha Biz raspou no

chão...hahaha



Tomei um baita susto com o barulho e endireitei o volante

(foi uma reação automática). Só não subi em cima da

alçada porque a rua é bem larga e eu consegui

controlar...



Agora fica a pergunta: eu não estava tombando tanto assim

quando raspei o pezinho, então queria saber se eu que fiz

alguma coisa errada ou se a Biz não é uma boa moto pra

aprender a fazer curva....rsrsrs


[style="color: rgb(0, 102, 255);"]A Biz como toda Honda tem uma otima estabilidade para o seu tamanho o problema é que ela é muito baixa e raspa com facilidade pelo que descreveu você fez a tecnica tão correta que a moto deitou demais. com o tempo você vai saber o limite de inclinação de qualquer moto , mas você só perdeu o controle porque deve ter voltado o guidão bruscamente o mais certo é dar um leve toque no freio traseiro que a moto levanta um pouco ou acertar a tragetoria bem de leve com o guidão.[/style]
Blender40526.9744097222

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15 Dez 2010 06:11 #60 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Fazer curva na ninjinha
É....essa da tocar o freio traseiro eu fui testar hoje, mas não consegui fazer...a maneira correta de fazer isso é manter a aceleração da moto na curva ou fechar o acelerador e freiar de leve?

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