XT é uma boa escola?

29 Nov 2007 18:00 #1 por grey
XT é uma boa escola? foi criado por grey
Olá a todos!

Sou novo aqui no fórum (pelo menos como participante) e tenho uma questão pra galera mais experiente. Primeiro vou explicar minha situação para vcs entenderem minha dúvida e meu problema.

Pra início de conversa, já andei de moto antes, quando tinha uns 14 anos até uns 16. Só que era dentro de um condomínio fechado, nada de trânsito caótico. Pois bem, agora tenho 23 e desde então nunca mais toquei numa moto. Vou começar auto-escola semana que vem.

Quero moto para ir malhar, ir pra faculdade e trabalhar nos dias que não tiver de usar terno. Odeio ficar parado em engarrafamento e aqui em Brasília o trânsito está cada dia pior. No entanto, estrada nem passa pela minha cabeça.

Sei que a maioria da galera falaria pra pegar uma 125 ou 150 cc. Só que tem um problema: ainda moro com meus pais e aqui "moto de motoboy" (como minha mãe chama) não entra. Baseado em estatísticas e experiência própria, ela só vê acidente de CG. (tem certa razão). E outra: sou fanático por big trail... Meu sonho seria uma Husqvarna, mais aí sim estaria colocando a própria cabeça em risco. Sei disso.

Pois bem, li no fórum que um camarada ia comprar uma XT como primeira moto. Muita gente foi contra. Falaram pra pegar motos menores. É isso mesmo? A XT é arisca desse tanto, mesmo pra quem já teve experiência antes (dirigia um honda 250) ou pode ser uma boa escola?

Queria saber a opinião de vcs no aspecto custo/benefício tb pois pretendo ficar um longo tempo com ela!!

Já escrevi demais, mal aê!!

Brigado pela ajuda e abração!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2007 18:13 #2 por kado
Respondido por kado no tópico XT é uma boa escola?
Qual sua altura e peso, grey? Qual 250 você pilotou? e qual das xts você esta pensando em pegar? 660 nova ou uma 600 usada? responda, e lhe darei minha opinião... kado39415,8435185185

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2007 18:28 #3 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico XT é uma boa escola?
grey


Sugiro uma moto menor, 250 ou, porque não, uma Falcon...


Ando de moto há 23 anos e acredito que o melhor a fazer é "subir os degraus", um de cada vez...


Abraço.

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2007 23:23 #4 por grey
Respondido por grey no tópico XT é uma boa escola?
Salve pessoal!!

Primeiro, obrigado pela atenção e pelas respostas.

Em resposta à vcs, eu tenho 1,91 metro e peso 103. Sou atleta, não sou gordo, mas tb não sou aqueles "vara-pau" desproporcionais. Nem "bombadão". Enfim, normal, mas grande.

Andava de XR Tornado da Honda. Um dos primeiros modelos lançados, herdada do meu padrasto que desistiu de andar de moto (motivos de saúde). Usava a motoca pra ir pra inglês, casa de amigos etc. Mas sempre dentro do condomínio. Afinal era menor e nem CNH tinha.

Eu tinha em mente pegar a XT 660R nova. Por vários motivos:
a- só ouço falar bem da moto. Impressionante.
b- tenho ela como uma moto robusta, durável e bonita.
c- gosto de Yamaha. Sei que é meio sem fundamento a preferência, afinal sou um pouca-prática, mas gosto muito da marca.
d- acho ela linda.
e- acho, veja bem acho, que ela se impõe no trânsito. Tanto pelo barulho quanto pelo tamanho. Pelo menos eu, como motorista de carro, sempre percebo quando uma se aproxima.

Todas essas características me inspiravam uma moto com mais segurança que as demais. Ao ver o fórum fiquei meio assustado em ver a não recomendação da moto pra iniciantes.

Tive a idéia de comprar uma XTzona, também, por ter ajuda do meu pai agora, enquanto não terminei a faculdade. Afinal, é uma moto mais cara.


Pensei em comprá-la agora, mesmo tendo certeza absoluta que não aproveitaria 100% da moto, pela oportunidade de ajuda. Com o tempo iria conhecendo mais a arte de andar de moto e iria apresentando uma melhora no aproveitamento da moto. Pensei em ser uma escola mesmo.

Só que nada disso que argumentei vale à pena se colocar minha segurança em risco.

Decidi procurar ajuda aqui pq se for confiar em vendedor ele vai querer me vender uma R1 logo...

Concordo plenamente que os degraus devem ser transpostos aos poucos. Afinal, é minha segurança em jogo...

Tenho medo, sendo bem sincero, é de perder a oportunidade de ter uma moto muito boa, que vai me servir por longos anos por medo. E ficar com uma Lander, por exemplo, frustado, pensando: "Pô, podia estar de XTzona agora..."

Vcs, que sabem o que falam e não vão lucrar com minha escolha, acham um degrau muito mais alto uma XT que uma 250 como a Lander.

Muitíssimo obrigado à opinião de todos e pela paciência.

Abração!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2007 23:23 #5 por masterdv
Respondido por masterdv no tópico XT é uma boa escola?
Concordo com o AlvaroME, acho que uma Falcon iria te agradar muito mesmo, é bem esperta se comparar com a moto que vc dirigiu, e com certeza bem mais esperta que os tais carros esportes nacionais (só num tem muita final, mas chega ráaaapido!!!) acredito que vai curtir muito, acho que quanto a CG os atuais motoristas (completos idiotas almofadinhas que andam envidraçados dentro de carros) tem mesmo certo preconceito, a Falcon é mais imponente e vai afastar a maioria deles de vc. Quanto a XT660R acabei de pegar uma, eu tenho moto desde os 14 anos e ando na cidade desde os 16, ja pilotei muitas motocicletas bravas mesmo tipo R1 e Big Trail's também, más o assustador da XT660R é o torque imenso que aparece múito rápido, acho que tudo depende mais da cebeça, se vc quiser dar uma esticadinha na falcon e colocar ela pra gritar vc vai conseguir domina-la e se se empolgar é mesmo possível se achucar, mas se fizer isso na XT660 vai se despedaçar todo, ela vai sair tão rápido que antes que ja possa sentir MEDO (freio natural de qualquer piloto) vai ser tarde demais quando decidir parar de acelerar.... Saca?


Segue os conselhos do AlvaroME ai que ele sabe do que esta falando, acho a Falcon um exelente custo beneficio e vai dar pra fazer o que quiser com ela, quando pular pra uma moto maior e quiser pegar estradas (não adianta dizer não que isso vai acontecer sim) vai estar bem mais maduro e vai se sentir mais seguro e avontade.


Se pegar a Falcon coloca de cara uma coroa de 38 dentes, vai ficar um pouquinho mais longa e vai ficar o bicho pra andar.. OK

ATUAL : Vstrom 2009

Futuro: BMW GS1200

SONHO : KTM 990, Ducati DESMOSEDICI e BMW K1200R

SONHO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2007 23:30 #6 por masterdv
Respondido por masterdv no tópico XT é uma boa escola?
Olha, se vc for mesmo um cara cabeça pega a XT660R mesmo e aproveita a oportunidade, más é por sua conta a risco... OK

ATUAL : Vstrom 2009

Futuro: BMW GS1200

SONHO : KTM 990, Ducati DESMOSEDICI e BMW K1200R

SONHO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2007 23:31 #7 por masterdv
Respondido por masterdv no tópico XT é uma boa escola?
Qualquer coisa entra ai no meu profile e pega meu msn ou e-mail OK

ATUAL : Vstrom 2009

Futuro: BMW GS1200

SONHO : KTM 990, Ducati DESMOSEDICI e BMW K1200R

SONHO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Nov 2007 06:17 #8 por kado
Respondido por kado no tópico XT é uma boa escola?
Gray, para teu biotipo fisico, na minha opinião, uma xt660 é a moto mais adequada, uma falcon tambem vai bem, mas seria praticamente a mesma coisa em termos de ciclistica, o diferencial maior da xt é o motor, mesmo, é só ter juizo na mão direita, e isso você deve poder se avaliar melhor que nós... quando você levar garupa, a 660 vai se sair bem melhor...para dirigir, ela não é tão diferente da tornado, o problema maior das on-off para novato, ao meu ver, é a altura, se o piloto não tiver manha derruba fácil no parar, no teu caso, você vai colocar os dois pés no chão na boa...até seria ideal voce pegar uma tornado ou lander usada, andar tipo 6 meses ou um ano, para pegar mais experiência, e se cair em bobagem, não ter prejuizo tão grande, mas considere elas como um degrau de escada...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2007 12:42 #9 por grey
Respondido por grey no tópico XT é uma boa escola?
Valeu as respostas, galera!!

Deu pra ver que não era frescura minha tamanha preocupação.

Até pela indecisão do masterdv (deu pra ver que tu ficou divido! ).

De qualquer maneira eu andei em uma XT ontem e pude entender melhor o lance do torque vcs falaram. É um tratorzinho mesmo, não pára pra nada! Força bruta!!

Por outro lado, achei ela dócil: é bem obediente aos comandos e não achei tão sensível. Tudo funciona bem redondo, sem sustos ou surpresas. E o tamanho ficou exato. Como o kado falou, consigo ficar com os dois pés plantados no chão numa boa. Me vestiu como uma luva!!

Devo pegar uma XT mesmo. Já havia considerado a Falcon, mas o próprio fórum daqui me vez desisitir: até que é louco pela moto aponta erros e problemas bem sérios. E outra: ela deve mudar a qualquer momento.

E quanto ao juízo na mão direita tenho de sobra. Tanto é que estou aqui preocupado com segurança, e não quanto ela dá de final ou se é fácil fazer curva atravessado com ela. Não são esses o meu objetivo!

Brigadaço mesmo aí galera!!

Qdo tiver de XTzona eu volto aqui e conto como está indo o progresso!!

Mais uma vez obrigado,

Abração!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2007 17:06 #10 por kado
Respondido por kado no tópico XT é uma boa escola?
Ok, grey...somente mais uns recadinhos...lembre-se SEMPRE qual é o para-choque da moto...direção defensiva sempre...extremo cuidado com cruzamentos e vias duplas, mais da metade dos motoristas não sinalizam antes de mudar de faixa, esteja esperando fechadas, cuidado com carros parados, tem gente com um vicio triste, de abrir portas sem olhar o que vem...quando começa a chover, a pista fica muito escorregadia, molha o pó e forma uma camada fina de lama, pinturas e faixas no chão, a mesma coisa, super liso, não freie nem acelere bruscamente, procure evitar essas situaçães...tem vários tópicos com dicas de segurança, tire um tempo e de uma olhada...quanto mais tempo voce tirar para aprender sobre segurança, menos gasto com hospital e oficina vai ter...à, cuidado ao estacionar na faculdade, são muito visadas para roubo, tanto que se o sujeito for universitário, aumenta o valor do seguro, vai ver isso...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2007 09:24 #11 por grey
Respondido por grey no tópico XT é uma boa escola?
Valeu pelas dicas Kado!!!

Maneiro esse lance daqui do motonline: maioria é bem responsável. Outros fóruns que entrei só encontrei gente irresponsável...

Já andei lendo várias dicas de segurança daqui do site e as colunas do Tite tb são muito boas pra isso. Aquela "3 minutos pra vida" (ou algo parecido com isso) é muito boa!).

Aqui em Brasília o trânsito é beeeem mais light: não tem esquina, as ruas são largas etc. Em compensação, qdo tu está devagar, está a 60Km/h... Isso de carro... fora o bom e velho celular que nêgo não solta por nada qdo está dirigindo. É... vou ter que ficar muuito esperto e bem rápido

Abração!!!

PS: a novela da moto continua... XT660? Falcon? Lander?
Um dia eu me decido realmente e me reporto à vcs!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2007 12:18 #12 por erik.ribas
Respondido por erik.ribas no tópico XT é uma boa escola?
grey,
estou exatamente na mesma duvida que vc. ando de moto desde uns 9 anos, mas soh com motos pequenas. Hj de manha deu uma volta com a Lander e gostei muito, mas fico pensando se eh melhor pegar a Lander e ir acostumando, e depois trocar pela XT-R, ou se soh vou perder mais dinheiro com isso. E tbn tem a questao do custo, ja que pneus, consumo e impostos sao diferentes nos dois casos. Ah, e o valor a ser financiado, no meu caso :P
Qdo eu me decidir, tbn conto pra vcs, hehehehe

Abs

Erik - Biz+ 125 2006 (vendendo!)

XT 660 R 2005

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2007 16:59 #13 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico XT é uma boa escola?
dá uma olhada nas XT 600 usadas. eu comprei uma 2004 zerada (8 mil km mas parece zero km) pela METADE do preço de uma 660R.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2007 18:12 #14 por masterdv
Respondido por masterdv no tópico XT é uma boa escola?
é... mais é 1/3 da moto também....

ATUAL : Vstrom 2009

Futuro: BMW GS1200

SONHO : KTM 990, Ducati DESMOSEDICI e BMW K1200R

SONHO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2007 18:39 #15 por kado
Respondido por kado no tópico XT é uma boa escola?

masterdv escreveu: é... mais é 1/3 da moto também....


Desculpe ai, parceiro...mas nessa você esta enganado...eu até vou trocar a 600 por uma 660, mas para pegar uma mais nova... andei vários dias com a 660 do meu cunhado, ela tem um pouco mais de torque, mais presença, mais econômica, de 45cv para 48cv, mais estável acima de 135km/h , tem melhor aceleração, a I.E. realmente melhora uma moto, mas te garanto que com 20% de custo a mais de uma 600 zero tava bem cobrado...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.211 segundos