BANDIT Naked (a mais parecida mercadologicamente)
4 cilindros, peso semelhante.
Preço semelhante, ambas vão baixar, mas a Bandit baixa antes.
Bandit mais potente.
XJ visualmente mais arrojada.
Tecnologicamente são semelhantes.
ER6 (igualmente lançamento)
2 cilindros, peso semelhante.
ER6 mais barata.
Potência semelhante.
Visual arrojado de ambas, mas eu prefiro a ER.
Tecnologicamente a ER é mais moderna.
Z750 e Hornet são muito mais potentes e mais caras. Quase é outra categoria.
XJ Semi-Carenada
BANDIT Semi-Carenada: Mesmos comentários da comparação da XJN com B650N. Mercadologicamente a mais parecida.
Kasinski ainda é mico e será por muito tempo. Não concorre com ninguém. Não tem rede ampla de oficinas, vende motos de outra marca com embalagem diferente.
hornet vai ficar sozinha brigando com as menores e com as maiores, afinal em vendas ela é a moto a ser batida.
kawa 750 por enquanto vai brigar para tirar atenção da hornet, mas logo chega a sua concorrente que tem a promessa de exterminá-la FZ8
kasinski o nome estraga tudo. vai pegar as migalhas somente.
a er 6n vai acabar competindo com a xj6n com o atributo preço a favor, a yamaha terá preço-marca a favor e da bandit que vai competir com elas, mas creio que não dura 1 ano, tá na hora dela se atualizar (bandit).
agora a xj6f (afinal é carenada ou semi carenada?) vai ser um problema para yamaha ela vai se colocar entre a hornet, meio que encostada na bandit semi, até ai tudo bem pq vai roubar espaço das duas, mas... na minha opnião ela vai roubar mercado da xt660, posso estar enganado mas sendo mansa de pilotar, motor 4cilindro, com a carenagem e preço compatível eu que estava pensando numa xt me volto para a xj6f. e se vier um tenere 660 pode enterrar a xt660. acho que é por isso que não veio a tenere. imaginem o seguinte:
estradeiro que gostar de bandear com a esposa nas br's da vida vai de xj6f
off road atacama trip radical vai de tenere
e quem vai de xt660?
a não ser que coloquem a xt660 com um preço justo de no máximo R$20.000,00, que aliás seria ótimo para os consumidores ascendentes pois teria um degrau que estava faltando (e péssimo para quem pagou 29 mil na xt).
acho que com a kawa ER-6.
porq são na mesma faixa de preço e potencia e tbm
claramente a yamaha veio com a mira ja apontada para esta
moto, a bandit acho que é café com leite, pq de todas é
mais feia e de projeto mais antigo, e so vende porq não
tinha concorrente direto no preço dela.
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
Comprei a Revista Duas Rodas de FEvereiro e lá compararam com a ER-6N e informaram que a ER-6N tem o temperamento mais radical, entrega toda a potencia de imediato, enquanto a XJ-6 mais linear.
Bem eu vou aguardar, mas acho que as duas poderão tirar o mercado da Bandit e acredito que ela continua competindo com a Bandit, ate por ser 4 cil
Eu acho que vai concorrer com a Bandit, se a gente pensar
na faixa de preço e pelos 4 cilindros.
Dizem que a XJ6 é uma involução da FZ6 e a Bandit também
faz tempo que não muda (aqui no Brasil), salvo a
adequação aos Promots (IE).
Muito legal esse renascimento do mercado acima das
pequenas cilindradas. Muito competição, ocupação de
nichos em que não tínhamos opções.
Só falta saber se o pós-venda (peças e A.T.) se manterão
fiéis aos preços baixos e se os nosso queridos mecânicos
fora das cc também estarão preparados para mexer com
motos mais modernas.
Algumas montadoras ja aprenderam que a estrategia de auferir vultuosos lucros com a venda de peças de reposição, também incentiva o furto e desmonte de veículos. É um verdadeiro tiro que sai pela culatra, pois o mercado deixa de comprar a moto em razão do altíssimo indice de furto que além de trazer risco a vida(as vzs é roubo), também inviabiliza a proteção do seguro.
Portanto, se de um lado algumas montadoras continuam extorquindo no preço da reposição, de outro lado proprietários compram peças em desmanches.