Comprei uma Honda NC700X!!

17 Abr 2014 23:37 #196 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Amigo Espinafre,

Realmente esse ritual todo cansa um bocado!!!! :angry: :lol: :lol: :lol:

Quanto à ligar a moto e já sair, minha experiência me mostrou que não devemos fazer e o motivo é simples: Durante a noite (ou qualquer para longa) o óleo escorre todo para o carter e os primeiro giros do motor a proteção é mínima. Por isso eu sempre ligo a moto sem acelerar, deixo ela funcionando enquanto faço o ritual, e só depois saio. Esse tempinho que não é maior de 2 mim já é + que suficiente para o óleo circular por todo o motor mantendo sua proteção.

Sei que hoje, com os óleos sintéticos, a proteção é maior, mas como sempre uso mineral, não descuido!!!!

Ezenecon

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18 Abr 2014 08:11 #197 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Eu sempre deixo a moto ligada alguns segundos antes de sair.
Gosto de ouvir o ronco do motor.
Dá pra ouvir e entender o que o motor diz.
Não se esqueça de cumprimentar sua moto e desejar bom dia agradecendo pelo que ela faz por vc.
Louco eu?
Penso que não.
Doido eu?
Penso que não.
Sou só assim uai! :)

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18 Abr 2014 20:24 #198 por sidnei.da luz
Respondido por sidnei.da luz no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Creio que a nova orientação dos motores modernos (com os oléos melhores, independentes de mineral ou sintético), é quanto menos ficar parado esquentando, melhor!!!! O que têm de orientação, é você ligar e sair sem forçar nos giros, ou seja, "mansamente" até o motor chegar na temperatura ideal (coisa de no máximo 01 km)... Na verdade, motor ligado em ponto morto é até prejudicial. Tanto em moto, quanto em carros...

Sidnei da Luz
Carpe Diem
Ex Honda CG 1984
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18 Abr 2014 20:50 #199 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Comprei uma Honda NC700X!!

sidnei.da luz escreveu: Creio que a nova orientação dos motores modernos (com os oléos melhores, independentes de mineral ou sintético), é quanto menos ficar parado esquentando, melhor!!!! O que têm de orientação, é você ligar e sair sem forçar nos giros, ou seja, "mansamente" até o motor chegar na temperatura ideal (coisa de no máximo 01 km)... Na verdade, motor ligado em ponto morto é até prejudicial. Tanto em moto, quanto em carros...


Amigo Sidnei,

De onde vc tirou essa informação que motor em ponto morto é tão prejudicial????

Na verdade, essa recomendação de que não precisa esquentar é porque, nos motores mais antigos, tinha que ficar mais de 10 minutos esquentando para só então sair, pois o motor ficava absolutamente sem força quando frio, o que poderia causar um acidente.

Hoje os motores, principalmente os injetados, não precisam mais estarem na temperatura normal de funcionamento para vc sair, mas também não devem ser ligados e já receberem carga, pois, principalmente o cabeçote, ainda não estão devidamente lubrificados.

Ezenecon

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18 Abr 2014 21:35 - 18 Abr 2014 21:49 #200 por sidnei.da luz
Respondido por sidnei.da luz no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Não é TÃO prejudicial, só é mais prejudicial do que se você sair lentamente, sem forçar...

?
Meu automóvel
29 de agosto de 2013 • 07h07
Esquentar o motor só aumenta consumo de combustível

Foto Galeria
Aquecer o motor não adianta; veja

Prática comum e necessária nos veículos mais antigos, esquentar o motor do carro antes de sair é uma medida dispensável nos carros mais novos. Além de desperdício de tempo, os minutos perdidos acelerando só fazem aumentar o consumo de combustível.

Em carros antigos, com carburador, o ajuste do motor não tinha muita precisão e acelerar o carro para aquecê-lo era quase uma regra, especialmente em dias frios. “No início do funcionamento eles apresentavam deficiência na lubrificação do sistema e desequilíbrio na mistura ar/combustível, causando maior atrito entre as peças, trancos e podendo até fazer o motor desligar”, explicou Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

Com o passar dos anos e da tecnologia, esse ajuste foi ficando mais preciso e nos veículos equipados com injeção eletrônica, esse procedimento não tem mais serventia. A lubrificação e a dosagem para a mistura ar/combustível já estão programadas. Além disso, a eficiência da bomba de óleo e gasolina, se comparada com as antigas, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor frio. Com isso, não há necessidade de aquecer o carro pela manhã.

Apesar disso, lembra Romio, não se deve exagerar com o motor logo após a partida. “Deve-se utilizar o bom senso e não abusar de altas rotações e velocidades. O motor não esquenta instantaneamente, ele precisa de alguns minutos, mas esse ajuste vai sendo feito com o carro em movimento. Apenas não é mais necessário ficar com o carro parado, aguardando”, concluiu o especialista.

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20 Abr 2014 19:57 #201 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Amigo Sidnei,

Em momento algum eu disse que é necessário aquecer o motor, principalmente como nos carros antigos.

Eu sei disso porque tive um opala 1972 que precisava ficar ligado por, no mínimo, 20 minutos para que eu pudesse tira-lo da garagem. Isso mesmo, 20 minutos!!! Se não ele não conseguia vencer a subida que era a saída da minha garagem.

O que eu falo é deixar o motor funcionando por uns 1 a 1,5 mim, ou enquanto vc coloca o capacete e as luvas.

Isso não vai esquentar o motor, mas vai fazer com que o óleo que está todo no cárter suba até o cabeçote, protegendo-o para receber carga.

Minha moto atual está com 65 mil km e nunca, eu disse nunca mesmo, precisou regular as válvulas. Isso quer dizer que nesses 65 mil km não houve desgaste algum na parte de cima do meu motor!!!

Por isso eu continuo fazendo!!! ;)

Ezenecon

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22 Abr 2014 14:14 #202 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Comprei uma Honda NC700X!!

ezenecon escreveu:

sidnei.da luz escreveu: Creio que a nova orientação dos motores modernos (com os oléos melhores, independentes de mineral ou sintético), é quanto menos ficar parado esquentando, melhor!!!! O que têm de orientação, é você ligar e sair sem forçar nos giros, ou seja, "mansamente" até o motor chegar na temperatura ideal (coisa de no máximo 01 km)... Na verdade, motor ligado em ponto morto é até prejudicial. Tanto em moto, quanto em carros...


Amigo Sidnei,

De onde vc tirou essa informação que motor em ponto morto é tão prejudicial????

Na verdade, essa recomendação de que não precisa esquentar é porque, nos motores mais antigos, tinha que ficar mais de 10 minutos esquentando para só então sair, pois o motor ficava absolutamente sem força quando frio, o que poderia causar um acidente.

Hoje os motores, principalmente os injetados, não precisam mais estarem na temperatura normal de funcionamento para vc sair, mas também não devem ser ligados e já receberem carga, pois, principalmente o cabeçote, ainda não estão devidamente lubrificados.


Caro Ezenecon:

Esse assunto de óleo é muito polêmico. Não ia dar meus pitacos, pois já falei à exaustão em outros tópicos o que penso, mas não resisti. Vamos por partes:
Sobre lubrificação do motor, como o colega citou, hoje em dia os componentes são mais eficientes, as folgas são menores e os óleos mais modernos e eficientes, não havendo perda de lubrificação significativa na primeira partida, com certeza.
Sobre o problema de aquecer o motor antes, o que ocorre é que você aquece o motor, mas não aquece os demais componentes da motocicleta ou carro. Portanto, apesar do motor estar com uma temperatura de funcionamento mais próxima do ideal, os demais componentes, como transmissão, pneus, suspensão, etc, não estão, portanto sujeitos a desgastes desiguais por trabalharem em temperaturas diferentes e não ideal.
Não sei quanto é o desgaste a mais, mas com certeza as temperaturas diferentes afetarão o conjunto negativamente, pois você tem a sensação de ter atingido a temperatura ideal do conjunto por causa do motor, quando na realidade somente o motor é que possui a temperatura mais próxima do ideal por causa do pré-aquecimento, mesmo este pré-aquecimento sendo menor que os que se fazia antigamente.
O ideal, como disse o colega acima, e recomendado por todos os fabricantes hoje em dia, é que você aqueça o conjunto por igual, para que trabalhe com temperatura ideal por igual. Por isso não é recomendado pré-aquecimento de nenhum tipo nos veículos modernos.

Kansas 150 2008 - Preta

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22 Abr 2014 14:22 #203 por Pegasus
Respondido por Pegasus no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Eu ligo a moto e saio, normalmente não demoro mais que 10 segundos com ela parada, mas não saio enrolando o cabo, saio tranquilo.

Atual: Biz 125 EX e NC 700X

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22 Abr 2014 14:26 #204 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Quanto ao problema da troca de óleo, vou copiar aqui um post antigo, bem longo, que ainda reflete bem o que penso sobre o assunto:
Se alguém tiver paciência de ler ...

Vamos lá, vamos repetir tudo de novo. Não aguento ouvir tantas besteiras. Aí vai minha contribuição desculpem o post longo:

Sobre o seu problema com troca de óleo, é psicológico, eu entendo. Você passou a vida inteira ouvindo essas besteiras sem fundamento técnico nenhum, e agora vem alguém e lhe diz que é tudo mentira? Leia os manuais e veja você mesmo. O manual das Hondas de hoje diz para se trocar a cada 4.000 km já a algum tempo (Atualização: As mais de maior cilindrada e novas é 12.000km) . E a Yamaha é a cada 5.000 km. A Suzuki eu sei, pois já tive também, é a cada 3.000 km, mesmo nas grandes. Todo mundo reclama dessa troca curta, pois tem que fazer revisões nessa quilometragem também. A Kawasaki é 6.000 km se não me engano.
O problema não é a durabilidade do óleo, e sim o seu nível. Esse sim deve ser verificado constantemente, pois pouco óleo causa muito mais estrago do que óleo vencido. Como câmbio mais duro, como no seu caso. Por quilometragem, nunca tive problema algum, e te falo que conheço muita gente que também não teve, como vários colegas aqui já relataram que não tiveram problema algum. Mas se trocando com 1.000 km, como eu disse, garante-se que o nível vai estar sempre correto, e a chance de ter problemas certamente diminui muito. Mas não por causa do óleo, e sim por causa do nível correto e da manutenção preventiva que normalmente é feita, pois normalmente o mecânico olha outras coisas, além de lubrificar e regular a moto. Daí a sensação de que a troca a cada 1.000 km pareca melhor. Se não sabe fazer isso, realmente que troque óleo a cada 1.000 km mesmo e a natureza que se exploda. Antes ela que o seu motor, não é mesmo?
E motores pequenos certamente tem muito menos desgaste do que motores maiores e mais potentes. São bem mais simples e tem menos partes móveis. Não tem como estragar óleo mais que motores com mais rendimento, que obtém justamente esse rendimento extra por trabalharem mais perto do limite. E lógico que uso muito mais intenso, precisa de verificação e controle mais rígidos. Eu completo o nível sempre que precisa. Sem medo nenhum. Só isso. E é engraçado como em motos maiores, normalmente não se tem esse pensamento idiota. Estranho isso, né? Já pensou ir até Ushuaia e parar a cada 1.000 km pra tocar o óleo? Haja paciência! Verifique se o pessoal que viaja direto por aí de moto faz isso.
Editei agora para colocar uma analogia interessante. É como quem vive completando o nível de gasolina no tanque, mesmo que ainda tenha 70% de combustível no tanque. Baixa um pouquinho e corre para o posto. Precisa completar? É claro que não, ainda dá pra rodar bastante. Mas é melhor completar, não é mesmo? Vai que eu não acho um posto. Vai que sobe o preço. É mais psicológico que técnico, como eu disse. Tente viajar assim. Com o óleo acontece quase a mesma coisa com a cabeça das pessoas. Parece que é melhor, mas não faz diferença nenhuma.
Além do mais, o que a maioria não sabe é que existem muitos óleos reciclados no mercado, que funcionam normalmente. Só não é dito que ele é assim explicitamente. O óleo é filtrado e readitivado e volta para o mercado normalmente. Tem um monte de marcas aí assim. Ou você acha que se faz o que com esse monte de óleo que é descartado por aí? Até poder ser queimado, vai muito tempo. Lembrem-se principalmente que óleo escuro não quer dizer óleo sem suas caracteristicas. É normal o óleo escurecer. Mas o povo apavora quando vê óleo escuro. Quer trocar logo.
Já tive posto de gasolina, e o representante da Ipiranga sempre garantiu que isso era uma grande bobagem. Mas nos incentivava a falar isso também, pois aumentava o consumo e a venda de óleo, o que é interessante para quem vende óleo.
E acho que já contei aqui em outro tópico sobre os carros da Bardahl, que já tinham quase 100.000 km como mesmo óleo e outros que diziam que estavam com mais quilometragem ainda, rodando todos os dias sem nunca terem trocado o óleo. O óleo era escorrido, filtrado, medido e completado se preciso, e era colocado de volta no motor. Todos os carros da empresa eram assim. Laboratórios de teste ambulantes, com rígido controle de tudo. Normalmente eram VW Gol AP, não tinham problema algum e rodavam muito nas mãos dos vendedores e representantes. Hoje em dia não sei mais se continua assim.
Você adora ir na oficina e gosta da sensação de que parece que cuida bem da moto. Mas é só isso. Quem troca no fundo sabe que é um exagero, mas continua a fazer isso. E os "mecânicos" fazem o que o cliente pede. Usam a tática do terror com o clientes. Vai que dá algum problema? É mais garantido trocar. Vai saber, né? Mal que não vai fazer. Não procuram esclarecer que não é necessário, pois querem mais é vender óleo.
Quanto ao fato do uso intenso, realmente as fábricas recomendam diminuir o tempo de troca quando se tem uso muito severo, mas recomendam no máximo diminuir para a metade. Como os óleos de hoje em dia são para 5.000 km, seria ainda pelo menos 2.500 km. Nunca 1.000 km apenas. Duvido que seu uso é severo. Além dos fatos que eu citei, o óleo tem uma margem de segurança de pelo menos 100 % no limite de quilometragem antes de começar a perder características, conforme o representante sempre explicava pra gente. Veja bem, 100% testado pelo fabricante do óleo. E é engraçado que querem trocar o óleo com 1.000 km, mas não trocam o resto, como fluidos, os demais filtros, nem de óleo e nem de ar, porque aí já fica caro, né?
Não que eu seja tão velho, mas antigamente, há 20 anos atrás não existia esse tipo de papo, e nenhuma moto nunca teve problemas ou fundiu porque respeitava o prazo de troca do manual. Ou vocês acham que o óleo de antigamente era melhor? Com toda a tecnologia que os lubrificantes têm hoje em dia, pode rodar tranquilamente até o limite que estará protegido. A composição dos óleos de moto é igual a dos carros, que é igual à dos caminhões. Mudam apenas alguns aditivos específicos para cada tipo de uso. Para diesel, por exemplo, precisa de aditivos específicos para enxofre, por exemplo. Para álcool e gasolina nem se diferencia mais. Pensa que são óleos diferentes? O representante da Ipiranga me garantiu que é quase tudo igual.
Se o óleo aguenta rodar 5.000 km em um motor de uma carreta, que atravessa o Brasil de norte a sul nas mais variadas condições de temperatura e pressão, às vezes totalmente carregada, com o motor funcionando no regime máximo de carga, e eles realmente rodam, podem perguntar a qualquer caminhoneiro, como podem achar que um motorzinho de 125/150/250/300 cc vai estragar óleo em 1.000 km, nem que seja usado no regime máximo, ou em qual condição extrema que for?
Porque os caminhões não trocam óleo antes da kilometragem? Porque é inviável financeiramente? É claro que não é só isso. É porque não têm problemas nenhum. Já pensou trocar óleo desses monstros a cada 1.000 km? No meu carro eu troco com pelo menos 10.000 km. Se for sintético, pelo menos 15.000 km. Já faço isso a pelo menos 15 anos, e nunca tive problema algum com nenhum motor. Nem de carro e nem de moto. Porque não usam esse raciocínio para seus carros também? Porque só na moto? Estranho isso, né ...
Porque a grande maioria que não troca com 1.000 km não tem problema? Já parou para pensar nisso?
Querer trocar com 1.000 km para se sentir bem, que faça. Mas não me venha dizer que é melhor, mais seguro ou que é perigoso não fazer isso, que eu dou risada na cara.


Fonte:
http://comunidade.motonline.com.br/forum/yamaha-250/540600-impress%C3%B5es-ap%C3%B3s-rodar-de-2000km-com-o-mesmo-%C3%B3leo.html?start=15#541995

http://comunidade.motonline.com.br/forum/yamaha-250/343477-troca-de-%C3%B3leo-a-cada-5000km,-isso-pode.html?start=135#542520

Kansas 150 2008 - Preta

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22 Abr 2014 15:10 #205 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Amigo Ggsjunior,

Vc tem toda razão quando diz que é psicológico muita de nossa atitudes. Tenho 38 anos de motociclismo e algumas manias, porém procuro agir sempre com a razão e pesquisar alguns mitos e outros eu uso por perceber na prática algum fundo de verdade.

Quanto à aquecer a moto como um todo, eu sempre faço isso, pois, principalmente freios e pneus frios são muito perigosos, porém alguns segundos de motor funcionando melhoram sim a lubrificação do motor.

Isso eu percebi com a experiência. Tive um patrão que mal ligava o carro dele e já saia e também sempre falava que era assim o procedimento correto. Com 60 mil km o motor já estava batendo o cabeçote, quando eu tive vários carros com mais de 300 mil sem nenhum tipo de problema.

Além disso, as novas Fazer 250 Blue-Flex tem um dispositivo que, em temperaturas muito baixas e com pouca gasolina no tanque, impedem que a moto saia, apagando o motor quando engatada a 1ª enquanto uma luzinha azul estiver acesa no painel.
É logico que isso só ocorre em situações extrema, mas ocorre sim.

Como disse acima, minha Fazer 250 nunca necessitou de regulagens de válvulas em seus 65 mil km. Ora, se não precisou de regulagens é porque não houve desgastes. Então, eu acredito que não estou fazendo errado. Lógico que tomo o cuidado diário em aquecer bem os pneus e freios para poder usar os 100% da motocicleta.

Quanto à antecipação da troca do óleo, o próprio manual manda reduzir em caso de uso severo, mas o único uso severo que faz com que a troca seja antecipada em 50% é o uso em competições e em uso constante (+70%) em estrada de terra e empoeiradas. Até aquele uso de - de 3 km é difícil de necessitar 50% de antecipação. Até porque com o uso de tão pouca km já faria a troca ser "pelo tempo" e não pela km. Acho que essa indicação é meramente uma forma de se isentar de problemas, como a dn Bonba dizendo que os problemas no cabeçote das CB/XRE serem porque não fizeram as regulagens de válvulas a cada 4 mil km com diz o manual. Façam-me o favor, né!

Ezenecon

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26 Abr 2014 09:35 #206 por Nilop
Respondido por Nilop no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Realmente tudo evoluiu, motor, óleo, etc....

Mas continua.... motor a combustão, necessitando de um óleo lubrificante, e uma porcaria de combustível ( que só isso que não evoluiu ).

E vivemos em um mundo consumista.... sei lá, cada um que tire suas conclusões.

Eu já tenho a minha....

Garelli - Mobilete - CG - ML - Turuna - RX 125 - DT 180 - Today - XL - XLX - Vespa - CBX Aero - XLR - NX150- CB450DX - Falcon - M800 - PCX - NC

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26 Abr 2014 10:09 #207 por fabio.porcel
Respondido por fabio.porcel no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Que tal mudarmos o tópico do assunto?
Alguem ai trocou a ponteira da NC por uma esportiva? O que achou? Que marca comprou?
Eu me interessei nesta do link abaixo, o que acham?
produto.mercadolivre.com.br/MLB-55518583...c-700x-hurricane-_JM

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26 Abr 2014 18:29 #208 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Bela ponteira.
Mas será que o som dos dois canecos vai soar "gostoso" ou só vai engrossar um pouco?

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27 Abr 2014 14:55 #209 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Já vi aqui na minha cidade uma NC com escapamento esportivo e o resultado ficou muito bom.
No motor da NC 700 o intervalo das explosões é de 270º, diferente do motor da CB 500 e ER-6n que é de 180º e das BMW F800 que é de 360º, ou seja apesar desses 3 motores terem a mesma arquitetura, 2 cilindros em linha, por essa configuração do virabrequim cada motor tem um ronco diferente do outro.

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
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28 Abr 2014 12:12 #210 por fabio.porcel
Respondido por fabio.porcel no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Vc assistiu o video, que mostra o som?
Gostaria da sua opnião...

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