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Dojapa escreveu: Existem duas condições de uso: condição sevéra e condição ideal de funcionamento
condiçãoi sevéra: É aquela no qual a máquina é usada em curtos percursos, no dia a dia, anda e para onde o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento, onde se acelera o processo de fromação de borra no motor. Uso mais urbano na cidade. Nessas condições o oleo deve ser trocado em um periodo mais breve de tempo
condição ideal de funcionamento: É aquela onde a máquina é usada em viagens, em longos percursos, onde o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento.Nessas condições o oleo pode ser trocado como o especificado no manual do proprietário( Embora eu ache que o oleo não rode isso tudo).
Essas informações costumavam vir no manual.
Como disse antes com a experiencia que tenho executando manutenções diariamente em motores é que, o óleo não aguenta essa quilometragem toda não.
Um fator que aumenta a contaminação do oleo:
Nos motores atuais, o sistema eletrônico, na fase fria, aumenta a quantidade de combustível a ser injetado, reduzindo gradativamente conforme o ganho de temperatura.
Nesta fase, é comum ocorrer a contaminação do combustível com o óleo lubrificante. Esta contaminação com o HC - hidrocar-boneto leve do combustível ocorre dia após dia nos momentos em que o motor está em período de aquecimento e quebra a estrutura do óleo lubrificante.
A conseqüência desta contaminação gradativa causa o arraste da fração leve do óleo lubrificante pelo Blow-By, deixando as frações mais pesadas, principalmente no cabeçote, onde a alta temperatura e baixa vazão acabam gerando a formação de borra e vernizes.
No momento em que o sistema de Blow-By (já saturado) começa a mandar óleo para o corpo de borboleta, a sonda Lâmbda e o catalisador também sofrerão com a contaminação do óleo.
Além disto, poderá causar o travamento do atuador de Marcha-Lenta, engripamento do corpo de borboleta, carbonização nas válvulas de admissão, carbonização nos eletro-injetores e cabeça do pistão.
O conjunto destes fenômenos irá ocasionar um nível elevado de CO e HC.
Acho que trocar o oleo antecipadamente aumenta muito a a vida ultil do motor até porque além de tudo não se sabe o que vc põe no tanque de combustivel hoje com essa adulteração louca que fazem por aí.
Agora quanto a cor do oleo é lógico que existem oleos de várias cores depende do fabricante. E em todo oleo são adicionados componetes quimicos para fabricação do mesmo, dentre eles um aditivo que realiza a uma leve lipeza no motor, por isso quando vc troca o oleo ele sai mais escuro, devido aos residuos que se formam ali com o tempo, quando o oleo roda mais tempo mais residos vão ser acumulados e mais preto e grosso o oleo vai ficar.
Agora meu amigo você vai rasgar a nota e colocar o boi pra dormir quando for fazer a retífica do motor.
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