Ja estou na minha segunda Falcon e também queria que ela mudasse.
1 - Rodas de alumínio 2 - Novo painel 3 - 40cc ou 50cc a mais 4 - mais 3 ou 5 cavalinhos no motor 5 - injeção 6 - nova rabeta mais afilada e novo farol. pronto, perfeita!
NADA DE SEXTA MARCHA PELO AMOR DE DEUS ! que bosta ficar cambiando a toda hora, argh
! xô, sai pra lá !!!!
E pra quem perguntou sobre uma coroa menor na Falcon, eu ja viajei em uma com a coroa da Tornado e ficou muito ruim, a moto pedia quarta marcha a toda hora em qualquer subida (com garupa e bagagem) e perdeu parte do vigor do torque nas ultrapassagens, eu não aconselho, e a economia não melhorou em nada pois tinha que acelerar mais pra ter o mesmo efeito. Nem o dono gostou, em pouco tempo voltou pra coroa original.
Realmente essa é uma moto que merece um upgrade e dos grandes, alem do que já foi dito poderia dar uma levantadinha nela tbem, aumentar a distancia entre o banco e o chão, e aquele painel, oq q é aquele painel, merece um digital nem que seja parcial a tempos.
se a honda colocasse uma IE, um painel mais atual(digital cm analogico), desse uma upgrade no motor, e colocasse um cambio cm 6 marchas! estaria de bom tamanho!
Para fazer bem barato, a Honda poderia fazer o seguinte:
- Injeção eletrônica;
- Aumentar a cilindrada: 450 ou 500cm3. Isto é muito fácil, basta aumentar o diâmetro do pistão;
- A ciclística é ótima, no entanto, a tendência atual é a roda dianteira de 19 polegadas. Isto também é fácil de providenciar. É provável, no entanto, uma alteração na coluna de direção para "acertar" o ângulo de cáster;
- Um painel composto de mostrador digital e contagiros com mostrador analógico;
- Talvez um tanque novo (apenas para alterar o conjunto, pois não haverá necessidade de aumento de volume em função do menor consumo proporcionado pela injeção eletrônica);
- Nova "roupa". Eu sugeriria uma carenagem fixa para farol (ver a nova Transalp).
Não acho viável uma sexta marcha pois isto implicaria em mudanças no câmbio. Entretanto com o aumento de torque, poderia ser alongada a transmissão final.
É isso. Outubro está próximo e este ano terá Salão novamente.
Pra mim o conceito RFVC deveria ser abandonado, pelas dificuldades de ajuste e até de fabricação. Uma boa opção seria um cabeçote parecido com o da tornado, mas simples e fácil de regular. Aumentar a cilindrada neste motor antigo, seria um problema, principalmente na emissão de poluentes, mas a taxa de compressão poderia ser mais alta, mesmo diminuindo a vida útil do motor. Com isso e mais injeção, acredito que daria pra chegar a uns 38cv.
O escape eu mudaria a trajetória, passando o coletor saída por baixo do motor (um de cada lado), em seguida subindo pra rabeta em duas ponteiras, com isso, diminuiria o calor do motor e de quebra melhoraria o torque e o ronco mais esperto.
O reservatório de óleo deveria ser auxiliado por um radiador com ventilador, já que a gente cozinha as pernas no trânsito lento.
O guidão eu até deixaria mais curto e com pesos nas pontas.
Sexta marcha não acho tão importante, mas relações mais longas cairiam bem, desde que o motor tivesse mais potência e torque, já que se trata de uma máquina mais pra estrada do que pra terra.
A suspensão deveria ter ajustes, como nas antigas XL e aros de alumínio (no meu ver, do mesmo tamanho) ajudariam. Já se fosse pra mudar medidas, acharia melhor rodas de liga, com pneus esportivos, abandonando então o conceito on/off pelo somente on.
Pra mim também faz falta um cavalete central.
O painel é muito grande, poderia ter rpm analógico e km digital, mais compacto, além de ignição com miolo mais moderno pra tentar evitar furtos.
O estilo da moto está ultrapassado, já que hoje tá na moda linhas retas e mecânica exposta. Não sei se alguem tá acompanhando meu tópido sobre redesenhar uma CG, pois pretendo fazer o mesmo com a falcon, pra ver no que daria.
E pra completar, um tanque maior ajudaria muito, pois abastecer a cada 300km é muito chato.
cybersuin, com a IE teoricamente já melhoraria um pouco o consumo.. mas tb concordo que uma moto dessas (que tem mais fama de estradeira) fica um pouco inviavel fazer viagens longas com o tanque dessa capacidade...
Só aplicar a I.E. no motor da falcon sem dúvida que mudava de figura, principalmente se a taxa de compressão fosse mais alta. Isso não é tão complicado, pois eu instalei injeção no motor do meu fusca, gastei 3 tanques de alcool e muitas semanas pra ajustar, mas ficou 100% - e olha que são 4 bicos!
Quem tem falcon sabe que é preciso ficar atento pra não dar pane seca em viagens longas, mas aumentar a capacidade do tanque seria como projetar outra moto.
Poderia muda tudo, a começar pelo carburador. Enquanto o consumidor brasileiro continuar a dar a Honda a liderança isolada do mercado, ela não terá interesse em melhorar a tecnologina pra os tupiniquins.
Um abraço
Tô na área se derrubar e o árbitro não marcar, é ladrão.
Bom, estamos falando de honda, então tanque de plástico na falcon direto da fábrica, nunquinha... Por isso eu digo que se for pra mexer na falcon, acho que só vai sobrar o nome.