Pelo que me lembro, a Intruder 250 tem o parafuso de ajuste da corrente. Então, o processo é o mesmo.
O carburador à vácuo da Intruder 250 funciona perfeitamente, apenas ajuste a lenta se necessário. O macete do tubo não altera em nada o comportamento das motos 125 e 250 Suzuki com carburador à vácuo.
Não tente cortar ou retirar o restritor porque a moto à vácuo perde desempenho. A caixa do filtro de ar dos motores carburados à vácuo deve ficar inalterada, sob pena da moto perder rendimento. Apenas mantenha o filtro de ar limpo que já ajuda muito. E se possível, use gasolina Premium ou Podium que melhora mais ainda por causa da melhor queima de combustível. O problema é achar gasolina de alta octanagem que não esteja batizada, ou velha.
Jd vc é o cara mesmo!!! Eu não tenho a chave de tirar a vela e vc disse que a 18mm estrela serve!! valeu.
Belo Tutoral!!! No manual não diz que tem que alinhar o magneto. Acho que a Suzuki vai contratar você .
Quando vem o das regulagens das válvulas?
ABRAÇOS AOS AMIGOS
“PRUDÊNCIA E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM”
desde que passei a fazer o ajuste da corrente de comando com o motor já aquecido, aumentou bastante o intervalo entre uma regulagem e outra...
E mais:
desde que passei a usar o óleo recomendado pelo nosso mago "alquimista" Xamã, a corrente parece ter se esquecido de folgar... o óleo do meu motor já está com 2.700 km (vou trocá-lo amanhã), e eu havia feito a regulagem da tensão um tempo antes... não lembro ao certo, mas penso que já tem quase 5 mil desde a última regulagem.
A situação fica assim, então:
Marco, e Alley1986, não há exatamente um intervalo fíxo para a regulagem. Há sim a necessidade da observação regularmente do funcionamento da corrente. O problema é apenas conseguirem reconhecer o ruído característico de quando a corrente está com mais folga...
Parece com máquina de costura? Pois a minha tava com um barulin fraco de máquina de costura, fui em mecânicos e me disseram que só precisava regular quando começa-se a bater corrente e que aquele som era normal.
Jduarte, se vc pode-se fazer um vídeo explicando isso, eu e os amigos motonline ficariamos muito gratos.
Os fracos querem dominar o mundo, os fortes se próprio ser.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Suas dicas são excelentes! Faz tempo que não nos falamos, uns 4 anos acho, mas lembro de quando me explicou o macete do tubo na época dos encontros no Ibira. Até hoje uso em minha Yes preta 2008.
Achei por acaso esse tópico pesquisando sobre ajuste do tensor. Por incrível que pareça, minha moto nunca precisou deste ajuste até agora, com 39.000 km rodados (na época do Ibira tinha só uns 10 mil km). Essa semana retirei o escape esportivo para repintura e coloquei o original. Foi quando notei o motor pedindo urgentemente uma regulagem de válvulas e um barulho bizarro que nunca fez antes, entre 5 e 6 mil rpm, parecendo uma vibração ou ronco.
O desempenho estava melhor do que nunca. Por isso acho que não seja nada grave.
Creio que seja hora de um ajuste nesse tensor. É possível fazer procedimento semelhante na Yes? Ou tem que trocar a peça?
Suas dicas são excelentes! Faz tempo que não nos falamos, uns 4 anos acho, mas lembro de quando me explicou o macete do tubo na época dos encontros no Ibira. Até hoje uso em minha Yes preta 2008.
Achei por acaso esse tópico pesquisando sobre ajuste do tensor. Por incrível que pareça, minha moto nunca precisou deste ajuste até agora, com 39.000 km rodados (na época do Ibira tinha só uns 10 mil km). Essa semana retirei o escape esportivo para repintura e coloquei o original. Foi quando notei o motor pedindo urgentemente uma regulagem de válvulas e um barulho bizarro que nunca fez antes, entre 5 e 6 mil rpm, parecendo uma vibração ou ronco.
O desempenho estava melhor do que nunca. Por isso acho que não seja nada grave.
Creio que seja hora de um ajuste nesse tensor. É possível fazer procedimento semelhante na Yes? Ou tem que trocar a peça?
Abraço!
Caro amigo Bruno, infelismente o nosso querido amigo J.Duarte não está mais postando no M.O. (grande perda) por motivos pessoais. E agora que não está tendo mais o Ibiramotoponint, ficou mais difícil o contato com ele.
Quanto ao tensor da corrente de comando, como o Patrão já disse, o da Yes é diferente da Intruder, pois é automático e não necessita regulagens periódicas. Quando não dá mais regulagem, só trocando!!!
Realmente é uma pena o JDuarte não participar mais do fórum. Ele me ensinou muita coisa sobre essa moto.
Pelo visto essa é a solução mesmo: troca.
Levei a motoca num mecânico de minha absoluta confiança para ajustar as válvulas e ele disse que não tá dando pra acertar, que precisa trocar a corrente de comando. Ele explicou que o tensor já tá no limite e o jeito é trocar a maldita corrente.
Já que vai precisar abrir o cabeçote para isso, estou pensando em trocar também os anéis, pois minha moto tá baixando muito óleo (apesar de não "fumar" e não vazar 1 gota no chão). O tal barulho estranho que mencionei era o óleo baixo. Agora já ando com uma garrafa no bauleto para ir completando senão o motor vai pro espaço, se descuidar.
Só lembrando que ela já tá com 43.000 km rodados. Todavia, antes de tomar essa decisão vou medir a compressão para ver se está dentro do parâmetro. Só vou trocar os anéis se estiver baixa. Caso contrário, troco só a corrente de comando mesmo.