Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125

07 Fev 2008 11:28 #1 por Jduarte
Começaremos pelas ferramentas necessárias:


1 chave alen 10 mm


1 chave "L" 14 mm, ou tipo soquete


1 chave estrela 17 mm (de preferência combinada com 16 mm... é usada em vários pontos na moto)


1 chave de vela para as Intruder anteriores à mod. 2007 (18 mm)


1 chave estrela 12 mm (idem)


1 chave de fenda de ponta média


1 chave estrela 10 mm (*)


1 chave de fenda pequena, tipo bojudinha, encurtada (*)


1 jogo de lâminas de cálibre (*)


aqui já estou incluindo as ferramentas necessárias para fazer a regulagem da folga das válvulas, marcadas com (*), que mostrarei depois, editando o post.


O ideal quando se regula a folga das válvulas é que isso seja feito com o motor frio (normalmente de um dia para o outro). Mas o ideal para o ajuste da folga da corrente de comando de válvulas, é que o motor seja acionado por um ou dois minutos apenas, para que toda a corrente receba lubrificação.


Isso significa, que para fazer os dois procedimentos, será necessário posicionar o motor corretamente duas vezes... a primeira com ele frio, para se regular as válvulas, e a segunda depois de funcionar um pouco. Com isso, teremos que "fechar" as coisas que vamos abrir no motor.


PARA A REGULAGEM DA CORRENTE:


Com a chave alen 10 mm, soltar a tampinha do magneto. Encaixar bem a ferramenta, e tomar cuidado para não fazer o esforço na direção em que acabe empurrando a moto para a frente, tirando-a do cavalete.








a tampinha retirada








com a chave estrela 17, retirar o bujão do visor








o visor aberto. Através dele poderemos ver a marca de referência que há no volante do magneto








retire a vela... no caso, utilizei o outro lado da chave estrela, que tem 16 mm, e é a medida certa para as Intruder 2007 em diante e Yes. A Intruder anterior é chave de 18 mm








com a chave "L" 14 (nestas fotos utilizei um soquete 14 mm com catraca), encaixar na ponta do girabrequim e girar devagar no sentido anti-horário. Evite girar no sentido horário pq isso "engata" a engrenagem do motor de partida.








aqui está o visor, com a marca de referência alinhada com uma seta que há logo acima, no bloco. A foto foi clareada para podermos ver a marca.


Quando o girabrequim está nesse ponto, o pistão estará no seu ponto morto superior (PMS), ficando junto do cabeçote. Ele pode ser observado pelo buraco da vela. Mas necessitamos que esse PMS seja aquele em que acontece a faísca, ou seja, a fase de ignição.








Usarei o método mais complicado para determinar se aquele PMS é o que queremos... ele parece complicado, mas na verdade fica independente de se tirar as tampas das válvulas para verificar isso. É útil para fazer-se apenas o ajuste da corrente de comando de válvulas.


A partir daquele PMS (a referência alinhada, alí em cima), gire o motor apenas 1/4 de volta. Pare alí, e vá olhar o buraco da vela. Se for possível ver a válvula de admissão (estará no lado esquerdo ao se olhar pelo furo), o PMS que nos interessa será o próximo, girando-se o motor aqueles 3/4 restantes, até a marca se alinhar novamente. Se não for possível ver nenhuma das válvulas, então será necessário girar o motor mais 1 volta e 3/4 (neste caso o PMS em que começamos já era o que queríamos, e porisso teremos que dar essa 1 e 3/4 volta)








feito isso, passemos para o ajustador. Com a chave de fenda segure o parafuso do ajustador, e com a chave 12 mm, solte a porca... (gira-se no sentido anti-horário)








e a seguir, solte o parafuso, girando-se a fenda anti-horário também








com o parafuso solto, dê umas batidinhas com o cabo da chave de fenda... isso é para ajudar a liberar a haste do ajustador








e então, podemos apertar o parafuso, firmemente (mas como sempre, sem exagero de força)








e depois, apertar a porca (sentido horário). Assim o parafuso estará devidamente travado. É bom segurar o parafuso com a chave de fenda, para evitar que ele receba mais aperto na hora em que se gira a porca








pronto. A não ser que a haste esteja emperrada e não tenha se soltado, a corrente estará com a tensão devidamente ajustada...


recoloque o bujão do visor, e a tampinha do magneto











recoloque a vela, e depois encaixe o cachimbo











Sempre lembrem-se de não exagerar nos apertos. O bujão do visor tem um anél de pressão, que não precisa ser esmagado pelo aperto completo. Ele serve para vedação naquele ponto.


E a tampinha do magneto também não deve ser muito apertada (provavelmente exigirá um pouco de força para soltar).


... agora, é o tempo ajudar para o restante das coisas...
Jduarte39486,5635763889

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07 Fev 2008 12:35 #2 por suzukiyes08
AGORA VAMOS AS PERGUNTAS:

ESSE METODO É O MESMO PARA A SUZUKI YES?

A CADA QUANTOS KM, DEVE SER FEITO ISSO?

COMO PERCEBO QUANDO TA NA HORA DE AJUSTAR?

POR ENQUANTO É SÓ

ABS

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



SANTO ANDRÉ - SP – BR



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07 Fev 2008 12:59 #3 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
Ma-ra-vi-lho-so o tutorial, além do fato que é muitíssimo útil!
Como de costume, um profundo conhecimento de mecânica e exemplo de generosidade a ser seguido.

Abçs...

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

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07 Fev 2008 15:00 #4 por luisrs
Respondido por luisrs no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
Beleza JD sempre muito prestativo com forum

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07 Fev 2008 15:07 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125

iikozen escreveu: Ma-ra-vi-lho-so o tutorial, além do fato que é muitíssimo útil!
Como de costume, um profundo conhecimento de mecânica e exemplo de generosidade a ser seguido.

Abçs...



100 palavras O IIKOZEN disse tudo!! Só não aprende quem não quer ou é preguiçoso PARABÉNS! Espetacular Tutorial

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07 Fev 2008 21:47 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
até eu que nem sabia que isso existia posso fazer!!!!
(Eu conheço essa moto!!!!) pena que perdi esse evento, estava lá mas.....

Aí Dr JDuarte como sempre dando uma verdadeira aula de VIDA

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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08 Fev 2008 09:30 #7 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125

Jduarte escreveu: ...Começaremos pelas ferramentas necessárias:
1 chave alen 10 mm
1 chave "L" 14 mm, ou tipo soquete
1 chave estrela 17 mm (é usada em vários pontos na moto)
1 chave estrela 12 mm (idem)
1 chave de fenda de ponta média
1 chave estrela 10 mm (*)
1 chave de fenda pequena, tipo bojudinha, encurtada (*)
1 jogo de lâminas de cálibre (*)


Mestre, se possível, edite lá a lista de ferramentas incluíndo a chave estrela 16mm ou a chave de vela.

Abçs...

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

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08 Fev 2008 11:32 #8 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
prontinho, Sr. Diretor...


primeira editada básica...

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08 Fev 2008 11:41 #9 por Douglas 00
A Yes não tem ajuste automático da corrente de comando?

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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08 Fev 2008 12:04 #10 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125

Jduarte escreveu: ...prontinho, Sr. Diretor...


...primeira editada b�sica...


Eu estou de







Valeu Gran-Mestre!

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

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08 Fev 2008 16:30 #11 por Ivan RJ
Respondido por Ivan RJ no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
Sem comentários, simplesmente perfeito. Um grande abraço JD.

YES 2006 Azul - Rio de Janeiro
Alone On Road MG
Só temos uma regra, não ter regras.

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20 Fev 2008 20:15 #12 por Locke
Respondido por Locke no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
Parabéns pelo tópico!!


Acho que até eu entendi como se faz!!

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20 Fev 2008 20:35 #13 por BSM
Respondido por BSM no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
Melhor impossível!!!

Já vou providenciar as ferramentas para fuçar na minha.


B12 / Factor 125
BH / MG

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20 Fev 2008 21:55 #14 por GuilhermeRS
Muito Bom JD, mais uma vez foi fera no tutorial, só tenho uma dúvida: De quem era a trudinha???

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

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01 Abr 2008 11:19 #15 por SAYMON
Respondido por SAYMON no tópico Ajuste do tensor, Intruder/Yes 125
Manero e muito pratico ne

coração dividido entre amar minha magrela e minha mulher

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