Galera, preciso de uma ajuda.
Quando comprei minha Yes, marquei o consumo dela, estava
dando 21.8 por litro (com garupa td dia). Mandei fazer uma
revisão a moto passou a dar 26, aí voltei no mecânico e
reclamei, o mesmo mecheu de novo na regulagem do carburador
e percebi agora que a moto tá consumindo mais. Alguém aí
pode me dar as manhas de regular o carburador para tentar
voltar o consumo dela? Desisto de voltar nesse mecânico
Obrigado
Marcorr escreveu: Galera, preciso de uma ajuda.
Quando comprei minha Yes, marquei o consumo dela, estava
dando 31.8 por litro (com garupa td dia). Mandei fazer
uma
revisão a moto passou a dar 26, aí voltei no mecânico e
reclamei, o mesmo mecheu de novo na regulagem do
carburador
e percebi agora que a moto tá consumindo mais. Alguém aí
pode me dar as manhas de regular o carburador para tentar
voltar o consumo dela? Desisto de voltar nesse mecânico
Obrigado
Pessoal eu errei no poste, na verdade a moto estava
dando 31.8 por litro (com garupa td dia) e não 21.8 como
escrevi a cima, não consegui editar o post. Alguem aí sabe como regular o carburador para a Yes
consumir menos como antes?
fazer 26-27 não é muito dificil, é só andar com garupa e acelerando tudo que dá...
A minha vai de 28km/l no modo retardado até 40km/l no modo tiozinho...
Na estrada por mais que eu vá de punho colado o tempo todo ela faz 35km/l...
Primeira coisa que você tem que ver: Filtro de ar se está limpo e desobstruído.
Segunda: Vela, se é a indicada e como está a coloração e a folga (isso tudo tu encontra fácil aqui na parte de tópicos fixos no fórum das Pequenas Suzi's
Terceira: regulagem da mistura e macete do tubo (não é obrigatório mas vc ganha um pouco mais de folego no motor)
Esqueci de um negocio, antes de tudo tem que ver a gasolina que está usando, se é de boa procedencia e se não está batizada, o pessoal recomenda muito a v-power da shell, a premium da ipiranga e a pódium da petrobras...
Se mesmo depois de feito tudo isso continuar fazendo 26km/l andando de boa sem esticar muito, ai sim vc leva num mecanico...
OBS: veja bem que tudo isso vc não gasta 1 centavo, e levando de cara num mecânico, só pra olhar ele vai te arrancar uns 40 reais de inicio, sem trocar peça...
Conforme for surgindo as duvidas vai postando e colocando foto do que tu achar estranho que o pessoal aqui é show e te responde sempre...
Eu só ando no modo tiozinho e abaixo de 7000RPM, tava
felizão com os 31.8..
Tenho andado sem tempo pra fuçar nela, vou ver se esse FS
sobra um tempinho, peguei os esqueminha pra regular o
carburado, vou tentar e tb olhar essas dicas que vc falou
aí.
Só esse macete do tubo que não sei pra que serve.
Quanto a gasosa pra te falar a verdade no preço que tá to
indo na mais barata mesmo. risos..
Obrigado pelas dicas, depois que eu mecher na regulagem
vou marcar o consumo e aviso aqui o que deu.
Tira a vela e ver se ela tá muito preta se tiver a mistura tá muito rica
isso indica o gasto excessivo de combustível então vc tem que regula o
bura da motoka.
Aproveita e limpa a vela com um pedacinho de (lã de aço = bombril = assolan) molhado com polidor de alumínio, vai ficar limpinha!.
Nesse vídeo ensina da melhor forma possível como recular um carburador; é de fusca, mas é caburador.
Na minha moto a folga foi de meia volta mais dois 2mm.
Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.
Eu só ando no modo tiozinho e abaixo de 7000RPM, tava
felizão com os 31.8..
Tenho andado sem tempo pra fuçar nela, vou ver se esse FS
sobra um tempinho, peguei os esqueminha pra regular o
carburado, vou tentar e tb olhar essas dicas que vc falou
aí.
Só esse macete do tubo que não sei pra que serve.
Quanto a gasosa pra te falar a verdade no preço que tá to
indo na mais barata mesmo. risos..
Obrigado pelas dicas, depois que eu mecher na regulagem
vou marcar o consumo e aviso aqui o que deu.
O macete consiste em melhorar a aspiração de ar do motor e regular a mistura e a lenta, pode parecer besteira mas todo mundo que faz sente a diferença...
Outra coisa, parafuso que se dá só meia volta e um pouco é o da lente, o parafuso que regula a mistura fica de cabeça para baixo e na parte de baixo do carburador, é dificil de achar e tem que ter uma chave de venda muito pequena ele geralmente fica com aprox 2 voltas...
GuilhermeRS
Então vale a pena fazer o macete? achei que com o macete a
moto andava mais, mas tb consumia mais, to enganado?
Eu acho o esquema aqui no forum?
Nesse tópico do link aqui em cima tu acha tudo que imaginar sobre yes, intruder e burgman...
A carburação e filtro de ar da yes e da intruder são as mesmas, macete do tubo tb vale pros dois, até se não me engano foi feito na yes na primeira vez...
Ali tem tudo que precisa pra entender melhor e bastante sobre tua moto, é um acervo que não existe em outro site e nem mesmo a suzuki tem tanta coisa acumulada... Realmente é um material de valor incalculável...
Esqueci de perguntar, qual o ano/modelo da tua moto?
PS: a tendencia da moto com o macete do tubo é ganhar potencia e ficar mais economica, além do fato de que com mais folego vc precisa abrir menos o acelerador e isto influi diretamente no consumo, o que nós notamos foi diminuição no consumo, partida mais fácil no frio, mais potencia em aceleração e retomadas entre outras coisas...
Ainda não parei pra calcular quanto faz com um litro, mas acho q uns 35.
O parafuso de regulagem é na parte de baixo do bura e tem que ter uma chave pequeninha pra poder regular como o colega ai disse, uma chave de uns 3 cm mais ou menos.
deixa a motoca em 1500rpm no parafuso do lado do bura antes de regular a mistura no parafuso de baixo do bura.
Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.
GuilhermeRS, Vi o link, cara realmente um fonte rica..
Minha yes é 2008, comprei ele tem 2 meses.
Cara, não sei se tenho coragem de fazer o macete do tubo,
medo de vacilar em alguma coisa e piorar mais, vc fez na
sua?? Primeiro vou tentar apenas a regulagem do
carburador, ver o filtro e a vela, aí depois se eu criar
coragem faço o Tubo.
Deee_Carlos, se a minha fizer 35 com garupa vou rir
atoa..rs. vou tentar esse final de semana a regulagem,
marco o consumo e aviso vcs.
Fiz sozinho e te digo, não tem segredo nenhum, o mais dificil é parafusar o tubo com ele meio afastado do carburador, o resto é barbada, se vc entender o efeito e a funcionalidade dele, vc faz, é simples assim...
O correto seria primeiro cortar um pouco o restritor (plástico dentro da caixa do filtro de ar) e afastar o tubo, para depois regular a mistura e a lenta, sem esquecer de limpar e medir a folga da vela, depois de tudo feito, vc controla como ficou a regulagem só pela coloração que a vela apresentar depois disso, lá ensina a "ler" a vela tb, isso você faz depois que rodar uns 500 km com o macete feito...
Eu recomendo, até pq ele é totalmente reversível, tirando o pedacinho do tubo que vc vai serrar, mas aquele pedaço ali não vai atrapalhar em nada caso vc queira reverter as alterações...
Mas um ponto crucial é o combustível que vc tá botando nela ai, essa do mais barato sempre acaba saindo mais caro... Recomendo usar um filtro de gasolina desses pequenos para moto, coloca entre a torneira do tanque e a entrada do carburador, ajuda bastante tb...
GuilhermeRS.
Pra te falar a verdade eu me assustei porque achei que
tinha que desmontar o carburador e fazer aquelas
regulagens de agulhas e da boia, mas na realidade o
macete do tubo é só mesmo afastar ele, acho que vou
experimentar e tb cortar o cano do restritor e fazer a
regulagem, vamos ver no que dá.
Esse filtro que vc citou não conheço, ele fica tipo na
saida da torneira, na manggueirinha que leva pro
carburador?