1º Passo - Desconectei todas as mangueiras da válvula
PAIR;
2º Passo - Obstruí o tubo que saí do motor, no caso
estava saindo os gases do escape desse tubo;
3º Passo - Retirei o tubo que vai para a caixa de ar;
4º Passo - Retirei o tubinho que vai depois do
carburador;
5º Passo - Retirei a válvula;
Resultado:
Não sei, não deu para avaliar ainda... rs Mais
aparentemente nada mudou, mais eu vou andar por esta
semana sem esse sistema, se der diferença eu posto aqui.
PS. É um teste, portanto não me critiquem de estar
poluindo, ok? rs
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
com certeza está poluido mais....mas é bem pouco comparado com os caminhoes desrregulados que soltam aquele tucho de fumaça preta...
eu, pessoalmente , não gosto deste sistema PAIR.....ele faz dar uns pipocos no cano de escape....parece que estrangula a respiracao e saída de gases do motor em altos giros, onde o desempenho da velocidade máxima é sentido...em baixos e médios giros, nenhuma mudanca é sentida...
na minha opiniao, ele tira potencia sim....minha gs500 nao tem esse sistema ...é bem rodada e tem 120 mil km e teoricamente o motor teria menos compressão por causa do uso...ela deveria andar menos que as mais novas com apenas 10 mil rodados......e as novas tem o sistema PAIR...
ando sempre com mais amigos......tres destes amigos tem gs500 novas ano 2008 e 2009...a minha é 2003 e nao tem o sistema...
nenhuma das gs500 novas consegue acompanhar a minha....... na reta...ficam para trás com uma diferenca de uns 4 a 5 km/h....e os outros motoristas são menores e mais leves que eu...
a declaracao de potencia das gs500 é a coisa mais controvertida que tem....as antigas declaram 52cv....essas novas depois do sistema PAIR declaram 48cv....existem outros que declaram 45cv..e ninguém sabe ao certo...
eu já vi uma no dinamômetro que conseguiu 44 cv na roda, depois de passar pela caixa de marchas e de todas as perdas que podem chegar a 20% em relacao a potencia gerada no virabrequim.
Alvaro, sim eu entendo que ele até tenha algum resultado pois injeta uma molécula "extra" de oxigênio...
Mas o que digo do sistema PAIR é que ele não evita que o excesso de gases poluentes sejam lançados, apenas termina sua combustão no escapamento, ou seja, com ou sem ele a moto lança a mesma quantidade de gases, já que ele não possui nenhum tipo de filtro catalisador interno ou externo em relação ao motor, trata-se portanto de diluir esses gases com mais ar fresco vindo da caixa de filtro de ar...
É um sistema enganoso, quem compra uma moto com esse sistema achando que ela polui menos por causa dele está sendo enganado...
Se ao menos tivesse uma espécie de catalisador no escape...
Sistema eficiente seria se através de sondas, o processo fosse monitorado desde a sua injeção no cilindro, fazendo com que a mistura fosse sempre a mais exata possivel, evitando a queima desnecessária dessas moléculas de carbono que não entraram em reação dentro do cilindro...E mesmo assim, teria de ter uma espécie de filtro (o tal do catalisador) para que pelo menos ficasse um pouco retida toda essa polução...
Definitivamente não é um sistema honesto com o consumidor, nem com o meio-ambiente...
...Guilherme, concordo que não é o melhor sistema...
...mais sem duvida a mesma Yes sem PAIR é pior para o meio ambiente...o ideal seria um sistema mais moderno...mais ja que temos esse não vejo o porque retirar e piorar mais ainda a questão da emissão das nossas pequenas...
o PAIR joga ar fresco tão perto da valvula de escape que a temperatura dos gases é suficiente para completar a queima das moleculas não queimadas. essa "combustão extra" acontece dentro do escape, perto do motor, por isso alguns ouvem "pipocos" no cano. É eficiente sim, e ao contrário do catalizador (que se desgasta com o tempo e bloqueia a passagem dos gases, diminuindo a potencia do motor) o PAIR não afeta o desempenho.
só pra ficar claro o porquê de existir um sistema como o PAIR
hemoglobina é uma proteina presente no sangue responsavel pelo transporte do oxigenio, as moleculas de O² se ligam a Hb e formam um complexo chamado oxi hemoglobina HbO².
Ok e dai?
e dai que um gas chamado monoxido de carbono de formula CO tem a mesma afinidade quimica com a hemoglobina que o O², e em contato com a mesma cria um composto HbCO, o problema é que ao chegar ao orgãos e capilares esse HbCO é inutil ao organismo, que nao consegue aproveitar o Oxigenio dessa forma, ou seja, respirar CO é pior do que não respirar, por incrivel que pareça.
já o CO², produto de uma queima completa, não se liga a Hb, deixando o caminho livre para o Oxigenio.
Quando ouvimos falar de alguem que morreu numa garagem pq ligou o carro sem ventilação, se deve 100% ao CO, um veneno indolor.
Bom, li algumas coisas, e entendi por alto o funcionamento do sistema PAIR.
No meu caso, uma intruder 125, queria é ganhar aquele espaço da caixa de ar, e colocar la uma caixa de ferramenta.
Logo, no boca do carburador, colocaria um filtro esportivo e isolaria as entrada ou saidas de ar que se conectam ao motor.
No seu estado tem vistoria? Porque, se colocarem a máquina pra medir poluição, a sua moto não vai passar.
O raio do sistema é muito simplório. Você não pode fazer mistura pobre, porque a câmara superaquece, e funde o pistão, provocando um furo nele. quando você injeta ar no coletor de escape, você está fazendo, na verdade uma hiper oxigenação do que restou da mistura, que, ainda muito quente, termina de queimar.
Esse sistema ser desativado não influi em nada no desempenho da YES.
Resultado ZERO de ganho, e muita dor de cabeça na vistoria...
Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.