Remover o Sistema PAIR

13 Out 2010 19:27 #1 por gilbelei
Senhores, dei uma analisada no sistema PAIR e descobri
uma coisa muito interessante, inclusive em sites
extrangeiros. Claro eles se referiam a grandes motos SS.
O sistema PAIR é sim removido para ganho de potência... a
questão é: Vale a pena retirar em uma YES 125cc?

De qualquer forma eu queria saber como realizar a sua
retirada, notei que temos três tubos, são eles:

1º - Um que sai do motor (acho que do escape), não sei se
aí sai ou entra ar;

2º - Um outro vem da caixa de ar;

3º - E por fim um que vai por um duto mais fino até o
coletor pos-carburador;


Abaixo segue uma tradução porca do google sobre uma breve
explicação do sistema PAIR:

Como funciona o sistema PAIR
A partir do modelo 2003, a Suzuki adicionou o sistema
PAIR à SV650 para reduzir as emissões. 99-02 SV não tem
isso. Especificamente o sistema PAIR foi concebida para
reduzir a quantidade de gasolina não queimada primas
lançadas na atmosfera.
Esses gases não queimados, de veículos automóveis e
aviões são um dos hidrocarbonetos que contribuem para o
efeito estufa.

O sistema PAIR obras de injetar uma pequena quantidade de
ar no sistema de escape para ajudar a manter o processo
de combustão indo. É, portanto, queima mais gasolina do
que não foi queimado no processo de combustão dentro do
cilindro. Ele faz isso através de uma pequena bomba de ar
que bombeia ar para dentro de uma montagem em cima de
cada tampa da válvula.

É uma alteração comum em 03 + motos para desabilitar o
sistema PAIR, após uma reposição de escape foi instalado.
A razão pela qual o par está desativado por causa de um
"estalo" que irá resultar. Este estalo é causado por duas
forças ... (1) A Reposição de escape não tem os
defletores como um sistema de estoque muito mais ruído é
capaz de simplesmente passar através do sistema de
escape. (2) Depois de modificar o escape (e / ou o filtro
de ar ou snorkle) a moto vai correr magra. Correndo magra
irá causar um aumento de estalo ou frustrada. Usando a
mistura correta de combustível para a configuração da sua
moto irá reduzir grandemente estalos ou frustrada.

Desativação do sistema PAIR não vai aumentar o desempenho
desde que todos os seus efeitos são de gases de pós-
combustão. Desativando-o no entanto, aumentar a
quantidade de hidrocarbonetos que você permite entrar na
atmosfera.

Gil Belei


Suzuki Yes 125cc

Macete do tubo e pinhão 15 dentes

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2010 20:03 #2 por g.d.
Respondido por g.d. no tópico Remover o Sistema PAIR
Potência na YES é algo que eu nunca busquei.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2010 20:54 #3 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Remover o Sistema PAIR
o sistema PAIR não afeta o desempenho da moto. o que se "diz por aí" é uma tremenda confusão em relação ao que ele faz e seu efeito na sonda lambda do escapamento.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 04:53 #4 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Remover o Sistema PAIR
Esse pair da moto do artigo ta mais sofisticado que os da pequenas que temos aki pelo que entendi dessa tradução, o principio é o mesmo, injetar mais ar em algum ponto depois da combustão...mas sinceramente nunca vi esse sistema de ar que bombea logo após as valvulas (de escape). Naum vai ganhar muita potencia não em retirar isso cara...deixa ele quietinho.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 06:13 #5 por gilbelei
Respondido por gilbelei no tópico Remover o Sistema PAIR
Ao pesquisar no Google com a seguinte frase: remove sistem PAIR

o mesmo me retorno vários sites referente a este sistema, alguns são:

http://www.rc51.org/pair.htm

http://www.suzukisv1000.com/faq/pair_removal.htm

http://www.speedysgarage.net/hondacbr1000rrweb/1000RR_tech/1 000RR_PAIR/pairsystem.htm

Eles costumam sim retirar e isolar com uma chapa uma das conexões, claro são para as grandes os exemplos, mais realmente eu queria saber como retirar para realizar um teste, depois eu coloco se for o caso. Eu só não estou sabendo o que isolar o que deixar, etc... Alguém saberia me informar como é isso nas mais antigas que não tem esse sistema?

Obrigado!

Gil Belei


Suzuki Yes 125cc

Macete do tubo e pinhão 15 dentes

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 07:45 #6 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Remover o Sistema PAIR
gilbelei, pense um pouco. se o PAIR injeta ar NO ESCAPE (após a combustão) apenas para queimar os residuos não queimados da combustão (que precisam de AR para queimar), qual seria a influencia no desempenho caso vá fechá-lo? NENHUMA, apenas não vai mais queimar os residuos (poluir mais...)

tem MUITA GENTE que ACHA que fechar o PAIR aumenta o desempenho ou reduz o consumo, mas isso se deve ao efeito desse ar fresco sob a sonda lambda dos escapamentos, SO ISSO! Basta desconectar o fio da sonda que o efeito (no desempenho) é o mesmo.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 08:12 #7 por gilbelei
Respondido por gilbelei no tópico Remover o Sistema PAIR

Paulo Couto escreveu: gilbelei, pense um pouco. se o PAIR injeta ar NO ESCAPE (após a combustão) apenas para queimar os residuos não queimados da combustão (que precisam de AR para queimar), qual seria a influencia no desempenho caso vá fechá-lo? NENHUMA, apenas não vai mais queimar os residuos (poluir mais...)



tem MUITA GENTE que ACHA que fechar o PAIR aumenta o desempenho ou reduz o consumo, mas isso se deve ao efeito desse ar fresco sob a sonda lambda dos escapamentos, SO ISSO! Basta desconectar o fio da sonda que o efeito (no desempenho) é o mesmo.


Bom eu não sei, mais estou querendo tirar isso a prova, pois em inúmeros sites de preparação o pessoal retira esse sistema, queria saber como proceder para realizar um teste, só isso. Não estou afirmando nada entendeu, só mesmo usar a minha como um laboratório de teste retirando esse sistema.

Gil Belei


Suzuki Yes 125cc

Macete do tubo e pinhão 15 dentes

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 08:41 #8 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Remover o Sistema PAIR
Gibelei, eu ja soltei todas essas amngueiras do pair na minha yes, porque tirei a caixa de ar e coloquei o filtro de ar na boca do carburador. Só tapei essas mangueiras e pronto. Meu mecanico na epoca acertou o carburador pro filtro esportivo. O pouco ganho que tive foi mais em virtude do filtro só. Por isso te falei pra deixar ele quieto la se o intuito for ganhar potencia. Esse pair das reportagens parecem ser diferentes das pequenas.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 08:43 #9 por gilbelei
Respondido por gilbelei no tópico Remover o Sistema PAIR

mdorigon escreveu: Gibelei, eu ja soltei todas essas amngueiras do pair na minha yes, porque tirei a caixa de ar e coloquei o filtro de ar na boca do carburador. Só tapei essas mangueiras e pronto. Meu mecanico na epoca acertou o carburador pro filtro esportivo. O pouco ganho que tive foi mais em virtude do filtro só. Por isso te falei pra deixar ele quieto la se o intuito for ganhar potencia. Esse pair das reportagens parecem ser diferentes das pequenas.


Aí sim você me deu uma resposta... rs

Gil Belei


Suzuki Yes 125cc

Macete do tubo e pinhão 15 dentes

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 09:18 #10 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Remover o Sistema PAIR
mas foi o que eu falei, o PAIR não afeta o desempenho. não importa se moto grande ou pequena, injetada ou não. o "MITO" de que afeta o desempenho é devido ao efeito dele na sonda lambda nas motos injetadas (grande).

Se você quiser tirar a prova disso, vá em frente, mas só vai perder tempo.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2010 16:50 #11 por Paulo.Cesar
Respondido por Paulo.Cesar no tópico Remover o Sistema PAIR
Pair?

Impair!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2010 17:31 #12 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Remover o Sistema PAIR
Prestem atenção nisso:

Se vocês olharem lah no topico que fala sobre o desempenho de uma yes de um amigo de fórum, eu posteis algumas mensagens sobre experiencias que eu vinha fazendo com esse sisteminha xarope ai, que na verdade não aumenta nem diminui a poluição, ele só dilui com ar fresco, e como a medição é feita em ppm (particulas por milhão), eles obtem resultados positivos para que possam legalizá-las nos promot's da vida...

O que eu percebi é que retirando aquela mangueira que vai do coletor até a bombinha do PAIR, eu tive aumento leve de pontencia (não foi torque, foi cv mesmo) que em velocidades e rotações maiores pude notar, tipo se tava em 110, passou para 112, coisa minima, mas numa auto-estrada com vento constante pude andar alguns km's com a mangueira conectada e desconectada...

Se é mito não sei, mas sei do fato, que aconteceu perante meus olhos, em condições identicas pude testar...

Mas eu não vejo como acabar com os estrondos no escape provocados por essa retirada da mangueira...

A intruder não possui nenhum tipo de sonda lambda, pelo menos por enquanto, mas jah estou vendo para instalar uma do tipo universal na curva do escape e um hallmeter (acho que eh assim que se diz) no painel para testar melhor as características desses motores suzuki's, que pra mim guardam um grande segredo...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2010 10:03 #13 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Remover o Sistema PAIR
Como assim estrondos, qdo vc desativou o pair, ficou dando uns pipocos no escape ?

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2010 12:08 #14 por alvarofisica
Respondido por alvarofisica no tópico Remover o Sistema PAIR
Guilherme...

...O sistema PAIR não dilui os poluentes, pelo contrario,
como é sabido uma queima incompleta gera mais poluentes
do que uma queima completa quanto o PAIR injeta ar fresco
no escape ele completa a queima que, por varios motivos,
não ocorreu no cilindro...

...um dos exexplos é o CO(Monoxido de Carbono - fruto da
queima incompleta e MUITO mais poluente) que é
tranformado em CO2 (Gas Carbônico - fruto
da queima completa e menos poluente) então o sistema PAIR
reduz as emissões de CO o que é muito bom para o meio
ambiente...

...Esse é so um exemplo, processos parecidos ocorrem também com outros compostos, lógico que a redução não é
total mais no atual panorama ambiental qualquer ajuda é
bem vinda...

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

Insanos da Estrada M.G.-ES[Equipe Farofa de Moto]

Curta sua vida numa moto.Desacelere

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2010 13:54 #15 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Remover o Sistema PAIR
Bem, de um jeito ou de outro, ele só mascara o principal problema : que o motor, querendo ou não polui acima do que seria esperado. Em vez do fabricante agir no motor, modernizando ele para ele não expelir esses gases, ele mascara de uma forma engenhosa. Tudo bem, concordo que é valido e realmente o meio ambiente precisa disso...mas seria bom um motor que não tivesse esse argumento. Os que ja tão rodando beleza, talvez fosse interessante até se pensar nisso na frota que anda a anos, um sistema desse ajudando a expelir menos gases nocivos, mas o melhor seria sempre um motor com projeto moderno sendo vendido.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.208 segundos