Olá pessoal, estou com uma grande dúvida, tenho uma tenere250 ano 2011 com 10.000km rodados, estou feliz com ela...mas apareceu uma oportunidade que está me tirando o sono...trocá-la por uma mt-03 ano 2008 com 12.000km rodados.com volta a perder de vista......uso a moto para ir para o trababalho 100km diarios....será que vale a pena?
minha opiniao de leigo:
a MT-03 é uma moto de outro nivel mas descontinuada num sei por que.
é aquela coisa, você vai ficar satisfeito com o desempenho e os olhares, mas creio que vai ficar desconfortavel com a procura de peças e o consumo.
o que pesa mais?!
Fico pensando justamente nisso! a tenere não dá dor de cabeça, mas quando der as peças são muito mais baratas que da MT...acho também que vou sentir muita diferença no consumo! não sou de viajar e tb não ando correndo pelas ruas, mesmo porque aqui no Rio no horário que ando para ir e vir para o trabalho é só corredor! mas uma coisa é fato: a MT é muito linda!
poggian escreveu:
Fico pensando justamente nisso! a tenere não dá dor de cabeça, mas quando der as peças são muito mais baratas que da MT...acho também que vou sentir muita diferença no consumo! não sou de viajar e tb não ando correndo pelas ruas, mesmo porque aqui no Rio no horário que ando para ir e vir para o trabalho é só corredor! mas uma coisa é fato: a MT é muito linda!
tenho certeza que é esse fator( ser linda) que esta te deixando na dúvida.
Por que a tnr250, é grande, chama atenção, é economica, nao tem dado manutenção, está "ativa" e deve ter muita peça de reposição pois é praticante uma fazer/lander.
Realmente a moto(MT-03) parece aquelas que a gente so ve em filme, e mesmo descontinuada se você nao conhecesse o modelo e passasse uma, você acharia que é um lançamento. Em outras palavras a moto é muito tentadora.
Se não fosse 100km diários e no corredor, trocaria sim, pois as kilometragens de cada uma, quase que se equivalem e as duas terão manutenção a fazer, com pouca diferença de preço, levantadas por vc. Mas andar em engarrafamento com a TNR é muito menos estressante.
dcl009 escreveu: minha opiniao de leigo:
a MT-03 é uma moto de outro nivel mas descontinuada num sei por que.
é aquela coisa, você vai ficar satisfeito com o desempenho e os olhares, mas creio que vai ficar desconfortavel com a procura de peças e o consumo.
o que pesa mais?!
Essa questão das peças não é tão dramática assim
Em termos de motor, todas as peças da XT660R servem na Mt-03. Em termos de supensão dianteira, todas as peças de Fazer 600 servem na mt-03 pois é a mesma suspensão. Verdade que a Fazer também saiu de linha (aqui no Brasil) mas tem muito lugar onde encontrar.
As peças de desgaste regular (freios, cabos, etc) são iguais a de várias motos no mercado. pastilhas de freio, velas, filtros, tudo igual.
O que pega são as peças exclusivas mas francamente, qualquer moto que não seja 125/150 e Honda cb 300 tem problemas de peças no Brasil. Dia desses eu não encontrei para vender o retrovisor direito da minha moto. Peça trivial e de reposição muito comum pois todo dia um mané (feito eu) faz caquinha e bate o retrovisor num ônibus, numa parede, num poste, num urubu em rasante, num transeunte (esses são os piores).
dcl009 escreveu: minha opiniao de leigo:
a MT-03 é uma moto de outro nivel mas descontinuada num sei por que.
Descontinuada não se sabe porque. Deveras.
Para mim foi burrice dupla da Yamaha
1ª burrice : lançou a moto com um preço caríssimo !!!
2ª burrice : em vez de baixar o preço, descontinuou a moto ! Se tivesse baixado o preço para uns 22 mil, tava vendendo como água aí pois ela é muito superior as motos dessa faixa de preço
Depende do valor da volta ($$$) Claro que com dez mil não dá né !Mas eu trocaria sem o menor sentimento de culpa ou remorso. O Bokomoko ponderou bem o assunto.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Ok! Eu já estava em subir de categoria a minha intenção era a gs500 ano 2008, mas agora apareceu essa situação de troca, a diferença em dinheiro seria 4000,00. a GS seria mas em conta.
ok! ja que tirando as 125/150 e Honda cb 300 todas as outras tem problemas de peças, descontinuadas ou não segundo o bokomoko. Me esclareçam uma coisa sobre dinheiro! Existe muita diferença para as peças de um motor da tnr250 e um motor da MT-03?! e dentre as 600cc+ esse motor da MT-03 é um dos mais economicos?! pois o amigo vai rodar 100km por dia.
pela forma que o tópico está se desenrolando parece que ter uma 600cc+ nao é tao dificil assim...
dcl009 escreveu: ok! ja que tirando as 125/150 e Honda cb 300 todas as outras tem problemas de peças, descontinuadas ou não segundo o bokomoko. Me esclareçam uma coisa sobre dinheiro! Existe muita diferença para as peças de um motor da tnr250 e um motor da MT-03?! e dentre as 600cc+ esse motor da MT-03 é um dos mais economicos?! pois o amigo vai rodar 100km por dia.
pela forma que o tópico está se desenrolando parece que ter uma 600cc+ nao é tao dificil assim...
Sim, peças de motores maiores são mais caras. A rigor, o cilindro da 660 é um dos maiores do mercado e não é nada barato ter que trocar um ou retificá-lo. Porém, esse é um risco mínimo. Esse legítimo motor japones Yamaha (pronuncia italiano Minarelli) é muito resistente e famoso por sua robustez. Isso significa que as chances de dar galho nele são mínimas. É impossível ? não é. Mas a probabilidade é tão pequena que o risco de acontecer multiplicado pelo preço da peça é menor que o risco de acontecer num motor menor com preço menor.
supondo que a cada 1000 mt-03 duas dessem problema. teriamos 0,2% de risco. multiplicando isso a um motor que deve ser pelo menos uns 2000reais. Teriamos então 400 chances de dar problemas? E isso é menor que a chance de dar problema nas com motor menor?! ta é doido! hahahaha...to zuando. Fiz umas contas malucas aqui só pra amolar rsrs
mas entao no caso dessa MT-03 pelo que estou vendo o nosso amigo que deve compra-la só deve mesmo é preocupar com o acabamento/carenagem?!
sei nao hein...quando levei a minha moto na CC daqui tinha duas lá paradas esperando peças...
dcl009 escreveu: supondo que a cada 1000 mt-03 duas dessem problema. teriamos 0,2% de risco. multiplicando isso a um motor que deve ser pelo menos uns 2000reais. Teriamos então 400 chances de dar problemas? E isso é menor que a chance de dar problema nas com motor menor?! ta é doido! hahahaha...to zuando. Fiz umas contas malucas aqui só pra amolar rsrs
Sim, a conta é a conta é essa
Imagine que o risco seja X% e o preço seja Y na moto mais cara.
Imagine que o risco seja w% e o preço seja z na moto mais barata.
Teoricamente, o risco é mais alto na mais barata e o preço é mais caro na mais cara. Multiplique um pelo outro e terá um risco calculado. Aí se compara o resultado de um com a outra.
Pode-se colocar um outro fator aí nessa conta, como você relatou. O risco da peça não ter disponibilidade na loja. COmo disse, é comum para motos maiores, independente da marca e do modelo estar em linha ou não, faltarem peças. Esse risco é maior se a peça não é desgaste contínuo como freios, filtros, velas.