troca do óleo - motor Yamaha 250

24 Maio 2011 13:56 #1 por Rafael.P.Silva
Amigos Motonline's;

estou fazendo umas pesquisas sobre a utilização de filtro de óleo paralelo, mas q seja de qualidade boa, poís vários ítens são fabricados para suprir uma lacuna muito grande entre a Concessionária e o consumidor (preços absurdos). Bom, encotrei o texto abaixo de um usuário em um fórum (depóis coloco os direitos autorais corretos rs) sobre troca de óleo.

Gostaria da opinião dos mais entendidos, se realmente tem uma base legal para tal. É um texto longo, mas achei muito interessante.

Na minha antiga Fazer, eu sempre trocava na casa dos 4000 5000. Minha motoca começou a baixar óleo, mas tenho certeza (não sei como rsrs) q isso não tem relação com a km de troca q eu efetuava, pois certa vez constatei q após a troca de óleo, o mesmo estava acima do máximo...isso q começou a desvirtuar o funcionamento de minha motocicleta, pois se ocorreu uma vez, quem garante q não ocorreram outras vezes?!?!











"Texto de um usuário do Fazer Online que reproduzo
aqui. Tem boas informações técnicas. Obviamente, os comentários são
voltados pra Fazer, mas tá valendo.
"







"Desculpem se vou desgostar alguns aqui, este é um assunto que muito me
irrita, por examente ter conhecimento da causa, e por isto discordo de
todos os que falam de troca de oleo em tempo prematuro. Trabalhei dentro
de praticamente todas as montadoras do pais, e tive a oportunidade de
presenciar testes de resistencia em dinamometro de motores pequenos da
fiat até monstruosos da mercedes, e AFIRMO que a troca do oleo deve ser
feita de acordo com o manual, pois todas as montadoras ja escrevem nos
manuais um tempo com uma folga impressionante em relação ao limite
comprovado.





Para quem não sabe, em dinamometro vc pode fazer testes de esforço que
podem simular por exemplo vc andar em uma subida ingreme por 20000 km.
Se alguem acha que este teste é menos critico que o real deve estar
sonhando. Ja vi motores da Fiat, na epoca da Powertrain fundir durante
testes de bancada, e motores VW andarem sem oleo.





Tem-se difundido muito esta ideia erronea de trocar oleo abaixo do prazo
estipulado. As fabricas de oleo agradecem, e seus filhos irão
amaldiçoa-los no futuro. Use o oleo recomendado pelo fabricante, ou
superior, especifico para uso no seu veiculo, mantenha a manutenção em
dia e corra para o abraço. Ja usei carro que pequei zero km por 360000
km sem abrir o motor, hoje tenho um carro com 220000 km na mesma
situação. Minha Fazer tem quase 30000 km sem nenhum problema, e troco
oleo a cada 4/5 k km, filtro a cada 2 trocas de oleo e pronto.





Quem são estes mecanicos que recomendam estas trocas? Se formaram em que
faculdade de engenharia mecanica ou quimica? Em que eles são melhores
que os engenheiros das fabricas? Se são tão bons, porque não estão nas
montadoras? Eu conheço um pseudo entendido que estudou mecanica, fala
que manja muito, e trabalha como ... digitador....





A quem deve-se dar ouvido, ao engenheiro com laboratório de testes, com
acesso a cromatografo, raio x de bloco, etc ou ao mecanico da oficina
que sabe aquilo que ouviu falar? Na minha humilde opinião, se o motor
de alguem funde ou desgasta aceleradamente, só existe 2 motivos: falha
em montagem e ou peças defeituosas, com tendencia a fadiga precoce ( que
se o piloto for realmente bom, descobre isto dentro do prazo de
garantia), ou a mais comum, ser conduzida por um cupim de aço, que põe
no motor a culpa pela sua inabilidade em conduzir engenhos de precisão.
As primeiras CGs andavam 3000 km com oleo SD, e duravam mais de 100000
kms. Hoje alguns reclamam do oleo SG, e culpam o oleo pela pouca
durabilidade dos motores? Tenham a santa paciencia...





Sou um quase analfabeto de informatica, e já fui lesado por eletronicos
de esquina, que para mim tem o mesmo grau de inépcia que mecanicos de
oficina de motos. O ideal é realmente entender no minimo um pouco sobre o
que causa um problema, para evitar ser enganado por estes crapulas.
Podem ter certeza que nenhuma montadora correria o risco de ter que
trocar motor em garantia por um exagero no prazo divulgado de troca de
oleo.





A fazer com pistão forjado e cilindro revestido tem uma durabilidade
muito superior ao de aluminio ou ferro fundido. Os 5000 km recomendados
no manual, já preveem uma vida util de mais que os 100000 km em situação
pesada que eram usados como base ha alguns anos, quando do uso de
cilindros e pistões comuns.





Um exemplo tipico de cupim de aço que terá vida curta de motor são os
que gostam de dar uma empinada na moto de vez em quando. No fundo do
carter da moto, existe uma cavidade prevista para que fique depositado a
sujeira grossa, principalmente o pó das embreagens. Ao empinar a moto, o
esperto piloto mistura o pó com o oleo e ai o desgaste é acelerado.
Este morfetico, depois culpa a montadora, a fabricante do oleo, ou qquer
um que lhe convenha para tirar de si a responsabilidade do desgaste
acelerado. Moto foi feita para andar sobre duas rodas, senão o nome
seria monocleta ;D, mas a culpa é sempre dos outros...





Um exemplo claro da garantia de sobre-vida das peças indicadas pela
montadora pode ser notada no filtro de ar. Recomendam a troca sempre em
um prazo que se percebe que o filtro ainda esta em otimo estado, mas
recomendam assim mesmo por garantia. Só que filtro de ar vc ve, oleo
dentro do motor não. se a montadora é bastante rigida em relação a
filtro de ar, porque não seria em relacão ao oleo?








Em uma revista especializada, uma Fazer bastante maltratada, que não
teve sequer o seu filtro de ar limpo nos prazos estipulados no manual,
que teve seu oleo trocado a cada 5000 km e o filtro de oleo trocado a
cada 10000 km, na desmontagem de 50000 kms apresentava todos os
componentes dentro das especificações, e ainda com as marcas de
brunimento no cilindro.





Uma mula de um forum escreveu certa vez que a embreagem da moto do teste
(trocada aos 30000 km e já necessitando de troca novamente aos aos
50000) era por causa da longevidade do oleo e nào por causa do mal uso
da moto. A minha com quase 30000 kms seguindo o manual tem a sua
embreagem completamente eficaz, empinando facilmente nas reacelerações
bruscas e arrancadas.





O que acaba com um produto de boa qualidade (Honda, Yamaha, Suzuki,
Kawasaki) são os pilotos. Troca de oleo em quilometragens prematuras é
apenas uma desculpa para a inepcia de pilotagem do proprietario."








Rafael.P.Silva40687.7080555556

Vitória/ES
Lander Vermelha

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25 Maio 2011 05:41 #2 por Rafael.P.Silva
powww só pq o texto é gigante, ninguém topo ler e informar uma opinião kkkkkkkk

Vitória/ES
Lander Vermelha

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25 Maio 2011 06:31 #3 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
Eu li.

Só não postei, porque era de opinião contrária. Sempre troquei o óleo com menos de 2000 km, mas pensando na natureza, vou seguir as recomendações dos fabricantes.

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25 Maio 2011 07:07 #4 por Rafael.P.Silva
kkkk pd crer Matusa, mas da mesma forma q expressei a minha, eu tenho q aceitar a opinião dos camaradas como vc.

Eu sempre troquei praticamente conforme manual, mas como to com motoca mais nova, estou sériamente pensando em reduzir esse tempo pra casa dos 3000....mas vamos ver.

Sobre o filtro de óleo, vc conhece aí em Sampa alguém que recomende o da marca VEDAMOTORS?? eu sempre usei o original genuino yamaha, mas aos poucos venho desencantando dessas coisas. Quando cobraram do meu cunhado quase 200,00 pilas pra trocar a escova do arranque, e posteriormente tb tive q trocar e encontrei da marca MAGNETRON por 7,50....yamaha me desanimou ehehehh...kit relação por quase 300,00 na yamaha sendo o mesmo kit vendido numa auto peças por na faixa dos 150,00...mesmo kit!

Se vc puder ajudar, agradeço. Abraço Matusa.






Rafael.P.Silva40688.4225462963

Vitória/ES
Lander Vermelha

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25 Maio 2011 07:10 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
Não conheço essa marca de filtro.

Agora, que é bobeira comprar original, isso é.

Sempre se acha paralelos de qualidade e com preço não extorsivo.

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25 Maio 2011 11:58 #6 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
companeros. Os nossos motores estão cada vez mais exigentes e versáteis,lebrem disso?


Abraços

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

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25 Maio 2011 17:42 #7 por Rafael.P.Silva
...........

Vitória/ES
Lander Vermelha

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26 Maio 2011 09:27 #8 por Batera
Respondido por Batera no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
Bom pessoal minha motoca ta chegado no seus 64mil km sem nenhum problema, sempre trocado os óleo entre 4/5 mil km como relatado o usuario do Fazer Online e trocando o filtro de oleo uma vez sim outra não.


So pra informação na minha ex- cg 150cc 2004, trocava oleo a cada 3000km, rodei 51000km sem nenhum problema tbm.


Té mais.

" MOTOCA: FAZER 2008 VERMELHA "

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26 Maio 2011 09:29 #9 por Batera
Respondido por Batera no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
sobre o filtro de óleo paralelo ja coloquei mas não me lembro de marca, mas não percebi diferença do original, so no preço mesmo .

" MOTOCA: FAZER 2008 VERMELHA "

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08 Jun 2011 18:42 #10 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
Companero Rafael P.Silva. Essa resposta sua,(....... ), é no minimo sofrível. O que é isso companero?.

Abraços

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

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09 Jun 2011 05:50 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
Nossa, só agora li o "enredo de novela" do Rafael !

E ele está de parabéns !
É isso mesmo, disse tudo, principalmente no tocante às
gerações futuras.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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14 Jun 2011 23:26 #12 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
Tudo que foi escrito no texo talvez faça sentido pra maioria das pessoas e foi muito bem argumentado embora eu não concorde com alguns pontos...
O texto diz:
Um exemplo tipico de cupim de aço que terá vida curta de motor são os
que gostam de dar uma empinada na moto de vez em quando. No fundo do
carter da moto, existe uma cavidade prevista para que fique depositado a
sujeira grossa, principalmente o pó das embreagens. Ao empinar a moto, o
esperto piloto mistura o pó com o oleo e ai o desgaste é acelerado.
Este morfetico, depois culpa a montadora, a fabricante do oleo, ou qquer
um que lhe convenha para tirar de si a responsabilidade do desgaste
acelerado. Moto foi feita para andar sobre duas rodas, senão o nome
seria monocleta ;D, mas a culpa é sempre dos outros...


Não creio que empinar a moto possa misturar o óleo com a sujeira grossa mais do que os frequentes buracos, obstáculos e quedas fazem e o fabricante não é tão ingênuo de projetar uma motocicleta supondo que todos a utilizarão civilizadamente ou prejudicado por uma simples empinada... Desmontar a tampa lateral do motor a cada 30000 km durante a troca de óleo é coisa que quem não é "cupim de aço" tb deveria fazer pra retirar a "sujeira grossa".

O texto diz:
Desculpem se vou desgostar alguns aqui, este é um assunto que muito me
irrita, por examente ter conhecimento da causa, e por isto discordo de
todos os que falam de troca de oleo em tempo prematuro. Trabalhei dentro
de praticamente todas as montadoras do pais, e tive a oportunidade de
presenciar testes de resistencia em dinamometro de motores pequenos da
fiat até monstruosos da mercedes, e AFIRMO que a troca do oleo deve ser
feita de acordo com o manual, pois todas as montadoras ja escrevem nos
manuais um tempo com uma folga impressionante em relação ao limite
comprovado.

O manual da Honda informa que caso o veículo tenha uso severo o óleo deve ser trocado na metade do intervalo, a GM afirma o mesmo...

O texto diz:
O que acaba com um produto de boa qualidade (Honda, Yamaha, Suzuki,
Kawasaki) são os pilotos. Troca de oleo em quilometragens prematuras é
apenas uma desculpa para a inepcia de pilotagem do proprietario."

Tive uma XTZ 125 k 2007 e rodei 60000km nela e fui extremamente inepto sem qualquer quebra... somente regulagem de válvulas.... será que é pq eu trocava o óleo antes do tempo?? [/color]

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

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15 Jun 2011 08:20 #13 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
Bonzinho, bom dia



Assim que tiver chance vá a uma oficina de motos e olhe um carter aberto. A cavidade de sujeiras grossas substitui os bujões de carter com imã (bastante comuns em automóveis de alguns anos atrás). No balanço da moto em uso diário, raramente este deposito seria superado, mas ao empinar-se a moto, toda a sujeira corre para a parte traseira do carter.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

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15 Jun 2011 08:31 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico troca do óleo - motor Yamaha 250
"O manual
da Honda informa que caso o veículo tenha uso severo o óleo deve ser
trocado na metade do intervalo, a GM afirma o mesmo..."
Pou uso severo entende-se : Dar a partida, andar algus quarteirões e parar... depois de algumas horas, dá a partida, vai até o mercado mais próximo e pára. Depois volta para casa e guarda o veículo . Este é um dos exemplos de uso severo mais comuns e que a maioria das pessoas imaginam que é uso normal.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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16 Jun 2011 05:22 #15 por Rafael.P.Silva
concordo Soueu, é nóis

Vitória/ES
Lander Vermelha

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