Amigos Motonline's;
estou fazendo umas pesquisas sobre a utilização de filtro de óleo paralelo, mas q seja de qualidade boa, poís vários ítens são fabricados para suprir uma lacuna muito grande entre a Concessionária e o consumidor (preços absurdos). Bom, encotrei o texto abaixo de um usuário em um fórum (depóis coloco os direitos autorais corretos rs) sobre troca de óleo.
Gostaria da opinião dos mais entendidos, se realmente tem uma base legal para tal. É um texto longo, mas achei muito interessante.
Na minha antiga Fazer, eu sempre trocava na casa dos 4000 5000. Minha motoca começou a baixar óleo, mas tenho certeza (não sei como rsrs) q isso não tem relação com a km de troca q eu efetuava, pois certa vez constatei q após a troca de óleo, o mesmo estava acima do máximo...isso q começou a desvirtuar o funcionamento de minha motocicleta, pois se ocorreu uma vez, quem garante q não ocorreram outras vezes?!?!
"Texto de um usuário do Fazer Online que reproduzo
aqui. Tem boas informações técnicas. Obviamente, os comentários são
voltados pra Fazer, mas tá valendo.
"
"Desculpem se vou desgostar alguns aqui, este é um assunto que muito me
irrita, por examente ter conhecimento da causa, e por isto discordo de
todos os que falam de troca de oleo em tempo prematuro. Trabalhei dentro
de praticamente todas as montadoras do pais, e tive a oportunidade de
presenciar testes de resistencia em dinamometro de motores pequenos da
fiat até monstruosos da mercedes, e AFIRMO que a troca do oleo deve ser
feita de acordo com o manual, pois todas as montadoras ja escrevem nos
manuais um tempo com uma folga impressionante em relação ao limite
comprovado.
Para quem não sabe, em dinamometro vc pode fazer testes de esforço que
podem simular por exemplo vc andar em uma subida ingreme por 20000 km.
Se alguem acha que este teste é menos critico que o real deve estar
sonhando. Ja vi motores da Fiat, na epoca da Powertrain fundir durante
testes de bancada, e motores VW andarem sem oleo.
Tem-se difundido muito esta ideia erronea de trocar oleo abaixo do prazo
estipulado. As fabricas de oleo agradecem, e seus filhos irão
amaldiçoa-los no futuro. Use o oleo recomendado pelo fabricante, ou
superior, especifico para uso no seu veiculo, mantenha a manutenção em
dia e corra para o abraço. Ja usei carro que pequei zero km por 360000
km sem abrir o motor, hoje tenho um carro com 220000 km na mesma
situação. Minha Fazer tem quase 30000 km sem nenhum problema, e troco
oleo a cada 4/5 k km, filtro a cada 2 trocas de oleo e pronto.
Quem são estes mecanicos que recomendam estas trocas? Se formaram em que
faculdade de engenharia mecanica ou quimica? Em que eles são melhores
que os engenheiros das fabricas? Se são tão bons, porque não estão nas
montadoras? Eu conheço um pseudo entendido que estudou mecanica, fala
que manja muito, e trabalha como ... digitador....
A quem deve-se dar ouvido, ao engenheiro com laboratório de testes, com
acesso a cromatografo, raio x de bloco, etc ou ao mecanico da oficina
que sabe aquilo que ouviu falar? Na minha humilde opinião, se o motor
de alguem funde ou desgasta aceleradamente, só existe 2 motivos: falha
em montagem e ou peças defeituosas, com tendencia a fadiga precoce ( que
se o piloto for realmente bom, descobre isto dentro do prazo de
garantia), ou a mais comum, ser conduzida por um cupim de aço, que põe
no motor a culpa pela sua inabilidade em conduzir engenhos de precisão.
As primeiras CGs andavam 3000 km com oleo SD, e duravam mais de 100000
kms. Hoje alguns reclamam do oleo SG, e culpam o oleo pela pouca
durabilidade dos motores? Tenham a santa paciencia...
Sou um quase analfabeto de informatica, e já fui lesado por eletronicos
de esquina, que para mim tem o mesmo grau de inépcia que mecanicos de
oficina de motos. O ideal é realmente entender no minimo um pouco sobre o
que causa um problema, para evitar ser enganado por estes crapulas.
Podem ter certeza que nenhuma montadora correria o risco de ter que
trocar motor em garantia por um exagero no prazo divulgado de troca de
oleo.
A fazer com pistão forjado e cilindro revestido tem uma durabilidade
muito superior ao de aluminio ou ferro fundido. Os 5000 km recomendados
no manual, já preveem uma vida util de mais que os 100000 km em situação
pesada que eram usados como base ha alguns anos, quando do uso de
cilindros e pistões comuns.
Um exemplo tipico de cupim de aço que terá vida curta de motor são os
que gostam de dar uma empinada na moto de vez em quando. No fundo do
carter da moto, existe uma cavidade prevista para que fique depositado a
sujeira grossa, principalmente o pó das embreagens. Ao empinar a moto, o
esperto piloto mistura o pó com o oleo e ai o desgaste é acelerado.
Este morfetico, depois culpa a montadora, a fabricante do oleo, ou qquer
um que lhe convenha para tirar de si a responsabilidade do desgaste
acelerado. Moto foi feita para andar sobre duas rodas, senão o nome
seria monocleta ;D, mas a culpa é sempre dos outros...
Um exemplo claro da garantia de sobre-vida das peças indicadas pela
montadora pode ser notada no filtro de ar. Recomendam a troca sempre em
um prazo que se percebe que o filtro ainda esta em otimo estado, mas
recomendam assim mesmo por garantia. Só que filtro de ar vc ve, oleo
dentro do motor não. se a montadora é bastante rigida em relação a
filtro de ar, porque não seria em relacão ao oleo?
Em uma revista especializada, uma Fazer bastante maltratada, que não
teve sequer o seu filtro de ar limpo nos prazos estipulados no manual,
que teve seu oleo trocado a cada 5000 km e o filtro de oleo trocado a
cada 10000 km, na desmontagem de 50000 kms apresentava todos os
componentes dentro das especificações, e ainda com as marcas de
brunimento no cilindro.
Uma mula de um forum escreveu certa vez que a embreagem da moto do teste
(trocada aos 30000 km e já necessitando de troca novamente aos aos
50000) era por causa da longevidade do oleo e nào por causa do mal uso
da moto. A minha com quase 30000 kms seguindo o manual tem a sua
embreagem completamente eficaz, empinando facilmente nas reacelerações
bruscas e arrancadas.
O que acaba com um produto de boa qualidade (Honda, Yamaha, Suzuki,
Kawasaki) são os pilotos. Troca de oleo em quilometragens prematuras é
apenas uma desculpa para a inepcia de pilotagem do proprietario."
Rafael.P.Silva40687.7080555556