Diário de uma Teneré 250cc

02 Abr 2014 15:24 #5431 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

janaína.rocha escreveu: Estava lendo sobre os farois auxiliares que o Sidious colocou... Muito interessante suas explicações!
Comprei uns parecidos e queria te perguntar o que vc precisou comprar para fixá-los? braçadeira... ?

Tem alguns acessórios que foram mencionados aqui que estou querendo comprar e não acho. Alguém pode me indicar um local, link... ?

1- pedaleira de borracha

2- protetor de corrente

3- retrovisor esportivo com pisca

4- Uma outra dúvida é sobre a iluminação do bau GiVi. Comprei o E 47 e o kit GIVI de iluminação dele. Só que parece que ele só tem luz de freio. O que preciso comprar para instalar luz dos piscas e pisca alerta

5- e o pisca alerta, o que será necessário para instalação? O interruptor.... (De 28 mm né?)

6- braçadeiras... (?) itens para fixar os farois auxiliares.

Sei q estou abusando com tantas perguntas. Rs...
É que comprei tudo que eu queria para equipar minha Tezinha e levarei na cc para instalarem, na quinta - feira.
Não estou querendo correr o risco de não poderem executar o serviço, por falta de algo q eu deveria ter providenciado.

Obrigada pessoal.

Se alguém puder ajudar.... Obrigada.


Olá, Janaína!
Seja bem vinda ao Motonline!

Vamos responder às perguntar na ordem:
1- Faróis: Na versão beta 2.0 eu instalei dois faróis auxiliares no mata cachorro e um farol comprido no suporte do conduíte de freio dianteiro. Neste tive que cortar o dissipador do farol e diminuir um pouco a aba do suporte do conduite. Para os dois tipos de farol usei o sistema padrão de fixação, com alguns ajustes para que eles coubessem onde eu queria.
Na semana santa vou substituir os farois existentes por um par de farol de led cree 10wats cada, mas vou prendê-los nos parafusos que seguram a carenagem no quadro (e que ficam abaixo das setas). Nesta versão "alfa" (e a última, espero rs) terei de fabricar um suporte diferente pra ficar uma instalação "limpa". a Ideia é deixar o farol o mais junto possível da carenagem e utilizar o parafuso original. Neste caso eu já optei por fazer um sistema que seja regulado somente na vertical, pois na horizontal só é preciso regular uma única vez e contarei com a maleabilidade do inox na empreitada. Dará trabalho mas quero fazer uma "gambiarra" profissional de fábrica...rs
Eu optei por ligar os farois diretamente na bateria 9e fiz uma chave geral pra eles, que fica oculta, mas de fácil acesso). Por serem de led e cada um usar um driver que permite variação de voltagem de 9 a 36v, só usei um fusíveis de 1amper por precaução em cada farol de 10w.

2) pedaleira de borracha. Encomende na concessionária. No catálogo de peças, lá no final, tem o código. Obs: a pedaleira não vem acompanhada dos parafusos de instalação, Você pode comprar um parafuso comum ou de inox e colocar lá. O parafuso que prende o suporte da carenagem (aquelas duas abas perto do escapamento) é o mesmo que serve nas pedaleiras, mas, como disse, você pode usar um parafuso comum que vai custar 15 centavos contra os 3 reais da yamaha.

3) protetor de corrente. Minhas garupas reclamavam que o sapato ficava sujo de óleo da corrente e eu reclamava que sob chuva a corrente era lavada, devido ao fato de o protetor ser aberto demais. Cheguei a dobrar uma fina chapa de alumínio de modo a proteger melhor a corrente e funcionou bem, mas não ficou bonito, então depois de alguns meses eu comprei um perfil retangular de alumínio e, com muita paciência fabriquei um protetor de corrente que ficou semelhante ao da tenere 660 e que me custou 40 reais pra "fabricar" O novo desenho protege melhor o disco de freio traseiro dos respingos de óleo, suja menos o meu sapato e o da garupa, protege a corrente muito bem contra chuva, lama e areia e deu um visual mais encorpado. Só há um problema: Como o objetivo foi proteger a corrente o máximo possível, na parte "alongada" que fica próxima ao pinhão, a corrente dá uma batida na hora de engatar a 1ª marcha (se a corrente estiver frouxa) ou quando estou engarupado. Não afeta em momento algum a corrente, mas como o original é muito aberto, e curto, a corrente "dá seus pulos" mas não há nenhuma consequência. No meu caso, pra amenizar o barulho vou fixar um fino batente de borracha só pra amortecer essas batidas ocasionais. De resto é só alegria.

4- Retrovisor com pisca. Eu não gosto e prefiro os originais. Se você quer ser melhor vista, recomendo procurar no ebay leds de alta potência ambar. há alguns de 7,5 watts (cada lâmpada original tem 10Watts) que iluminam 3x mais que as lâmpadas incandescentes. e ainda economizam energia. Observe que se você usar lampadas led de potencia inferior a 10w, a seta piscará um pouco mais rápida.
Olhe esta aqui. não sei se o comprimento cabe dentro da seta, mas ela parece ser bem forte. Use leds da mesma cor da seta pois a cor fica mais bonita e visível do que se vc usar led branco.
Led alta potencia

5) Bauleto com luz. Eu achei o kit de iluminação da givi um estupro, e optei por fazer o meu. Comprei 1 metro de fita led vermelha (usa-se dois pedaços de 15 cm) e fiz um "rabicho" a partir da luz de freio e posição originais. O macete aqui é usar o terra do freio pra conectar o negativo das duas fitas led, e o positivo de cada fita usará o respectivo positivo de luz de freio e de posição.
Usando o terra nessa configuração você consegue o efeito "gradual", ou seja, acendeu o farol a lanterna acende fraco, pisou o freio ela acende completamente forte. Só da certo se usar o negativo do freio. se ligar o negativo em outro ponto do quadro os leds ficam sempre na potencia máxima. Não sei a razão porque isso acontece.
Somando fio, conectores (pra poder desencaixar o bauleto), espaguet retratil e fita de led não gastei 40 reais. Como o meu bauleto tem uma "capa" consegui passar o cabos por dentro de forma bem discreta e ainda coloquei um pedacinho de fila led ( de uns 6 cm) dentro do bau para iluminar de noite. Ficou muito bom!

6) pisca alerta. Acho útil, mas optei por colocar umas "discretas" luzes estroboscópicas na cor branca, que só chamam a atenção quando ligadas. Farei umas alterações nelas ainda. Para ligar o pisca alerta é necessário encontrar os fios dentro do punho esquerdo e colocar um botão. Tem que ser um resistente e que tolere água. Lembre-se que os 4 piscas ligados sugam 40 watts da bateria.

O legal de ter uma moto não é colocar todos os acessórios de uma só vez...rs Eu prefiro fazer as coisas eu mesmo do que deixar na mão da concessionária.... é um passatempo divertido e que te torna mais íntimo da máquina.

Se tiver alguma dúvida poste aqui ou nas outras seções do fórum. Se quiser algo mais específico pode me mandar uma MP que conversamos também.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
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02 Abr 2014 19:50 #5432 por janaína.rocha
Muito obrigada! Muito úteis as suas informações, Sidious!

Li todas as páginas aqui do fórum e estou curtindo muito! Por enquanto, já que sou novata, me contento em escolher os acessórios. Mas, prefiro levar na cc para instalarem. Tb não tenho muito estas habilidades. Rs...

Realmente a minha preocupação não é só "estética". Penso em ficar mais visível afim de aumentar a segurança. Eucainda faço curvas devagar ( ex: entrar em uma garagem) e, constantemente, mesmo com seta ligada, luz de freio... Tenho a impressão de que o carro q vem atrás, não vê a sinalização. Digo isto, pois reparei que este incidente não acontece a noite, quando a sinalização das setas e freio da moto, ficam mais visíveis.

Agradeço muito! Tenho encontrado solidariedade, companheirismo, coletivismo... Tanto nos passeios, como também nos fóruns, que não vejo em "outros meios". Fico muito feliz!!!! Obrigada.

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02 Abr 2014 21:10 - 02 Abr 2014 21:14 #5433 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

janaína.rocha escreveu: Estava lendo sobre os farois auxiliares que o Sidious colocou... Muito interessante suas explicações!
Comprei uns parecidos e queria te perguntar o que vc precisou comprar para fixá-los? braçadeira... ?

Tem alguns acessórios que foram mencionados aqui que estou querendo comprar e não acho. Alguém pode me indicar um local, link... ?

1- pedaleira de borracha

2- protetor de corrente

3- retrovisor esportivo com pisca

4- Uma outra dúvida é sobre a iluminação do bau GiVi. Comprei o E 47 e o kit GIVI de iluminação dele. Só que parece que ele só tem luz de freio. O que preciso comprar para instalar luz dos piscas e pisca alerta

5- e o pisca alerta, o que será necessário para instalação? O interruptor.... (De 28 mm né?)

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Sei q estou abusando com tantas perguntas. Rs...
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Seja bem-vinda ao Motonline e ao tópico Janaína!!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
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06 Abr 2014 20:24 #5434 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Alguém sabe dizer se a lanterna da Xtz 125 é a mesma da Ténéré 250?

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06 Abr 2014 21:06 #5435 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu: Alguém sabe dizer se a lanterna da Xtz 125 é a mesma da Ténéré 250?


É outra.

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Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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07 Abr 2014 18:41 #5436 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Tem certeza Doidão? Sei não heim! Acho que são idênticas!

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07 Abr 2014 21:06 #5437 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandequinho, amanhã vou lá na YAMAHA e tiro as fotos pra vc.

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07 Abr 2014 21:09 #5438 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu: Tem certeza Doidão? Sei não heim! Acho que são idênticas!


Olhando o catálogo de peças da terereca 2012 e da xtz 2012 o código das peças é o mesmo.


Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Anexos:

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08 Abr 2014 00:16 #5439 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Não só as lanternas são as mesmas como também os piscas, manetes e burrinho de freio, retrovisores, comandos de punho, as pedaleiras traseiras, pára-lamas traseiro e se não me engano, as peças da coluna de direção também. Isso é comum entre XTZ 125, Lander e Teneré. Deve ter mais um monte de coisa igual..

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

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08 Abr 2014 06:08 #5440 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Tá, vamos que nem o Jack, por partes.
Concordo com vocês.
Mas que ano?
Os modelos novos da YAMAHA tendem a uma padronização em diversas partes para diminuir custo de fabricação, assim como a GM está fazendo.
Mas Vandequinho, que ano você quer saber meu filho? As 0km?

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08 Abr 2014 10:23 #5441 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Usei o comparativo com a 2012 porque é o ano da minha...rs

Montiverdi, a linha "popular" da yamaha usa muitos componentes compartilhados. As vezes me sinto numa ybr 250... rs
Eu queria colocar o punho esquerdo da xt 660 na terereca. Deve ficar legal!

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08 Abr 2014 23:48 #5442 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Perguntei isto por questões estratégicas, porque se um dia por exemplo eu precisar de algum componente deste, não vou chegar na loja perguntando para a Ténéré250 e sim para a Xtz125. Com certeza eles dirão um preço mais em conta. Doidão! No meu caso Ténéré 2013.

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09 Abr 2014 07:55 #5443 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco, as 2013/2014 são sim.
Na loja não tinha nenhuma TÉRÉZINHA ontem.
Hoje vou ver se já chegou.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

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10 Abr 2014 14:35 #5444 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Só pra efeito comparativo:
O stop do freio dianteiro é este aqui:


O da ybr custava há um ano R$ 48, 00 (original)
O da Ténéré 250 (que é identico ao da ybr) custava R$ 152,00 (original)
O paralelo custava R$ 5,00 (mas a qualidade é sofrivel)

O da honda twister, que é igualzinho a todos os acima, custava R$ 14,00 (original).
E o sistema de freio de todas essas motos é o nissin...
Não pesquisa antes pra você ver como doi comprar peça...rs

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Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

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10 Abr 2014 16:04 #5445 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Voltando a aquele assunto..................

As peças são as mesmas hoje em dia.
E lá não tem diferença de preço.
O responsável pelo setor de peças só não soube me dizer a partir de que ano as peças foram produzidas para os diversos modelos de maneira igual.

Sidius, talvez os preços postados por você seja em um momento onde as peças estavam em transição de igualdade, não poderia ser?

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

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