Em 12 anos de concessionária de motos nunca vi problemas em desligar a moto no engine stop ou na ignição, todas as formas podem ser usadas sem problemas, as diferenças na minha opinião são:
1 - desligar no engine stop primeiro e depois na chave você estará repetindo o processo de desligar 2 vezes, a vantagem é que você poderá fazer com a moto em movimento sem tirar uma das mão do guidão.
2- a desvantagem em desligar a moto no engine stop é que muitos usuário descuidados esquecem depois de deligar na chave tendo problemas com descarregamento de bateira ou esquecem de liga-lo na partida fazendo a bateria arriar devido a inúmeras de tentativas em ligar a moto
MÁRIO_SÉRGIO escreveu: Realmente, o "botãozinho vermelho" é coisa relativamente recente no mundo das motos, portanto, eu aprendi a desligar na chave, e não perdi o hábito.
Quando tentei usar o corta-corrente, esqueci a chave ligada - não sei quais os danos que isso pode causar à bateria e à bobina da moto - portanto, continuarei usando a chave, que considero a forma correta de se desligar a motocicleta.
Já usei o botão corta-corrente em situação de emergência (meu tombo em 2011) e quando a inclinação do terreno impede de tirar a mão direita do freio.
E os carros e motos com platinado e condensador, corria o risco de queimar estes caso ficasse a chave ligada sem estar o motor funcionando.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
eu sou usuário da chave,e pelas informações passadas pelos nossos amigos aki,é o melhor jeito de desligar o motor. E parabéns pra quem fez essa pergunta por que era uma dúvida que eu tinha também.
Soueu escreveu: A forma mais correta é virando a chave para a esquerda.
O corta corrente interrompe a ignição mas não o conjunto elétrico da moto. Não é incorreto desligar por ele, mas sua função é destinada à emergências, caso de um tombo por ex.
Tem quem desliga abaixando o pézinho ( algumas motos tem sensor no pé descanso, que interrompe a ignição quando abaixado) mas este sensor está ligado à ecu e "pode" dar problemas nesta.
O que é incorreto é desligar por estar engatada e imobilizada pela ação dos freios.
Concordo com o amigo, o ideal é desligar pela chave. Claro que o uso do botão vermelho não estraga a moto.
Logo que comprei a Hornet estava com essa dúvida. Revirei o manual da moto atrás dessa informação, mas a fabricante não mostra claramente qual é a maneira correta. Fiquei usando o botão do engine stop por mais de um ano, sem problemas. Inclusive postei um video no youtube usando o polêmico botão para desligar a moto...rsrsrs). Acabei achando que era o modo mais correto. Se a construtora da moto não indica qual é o modo certo tanto faz, não é mesmo?
Acontece que li o manual 2013 da moto (disponível no site) e, pelo que eu entendi, a Honda deixa implicito que se deva usar o chave. Pelo menos foi essa impressão que eu tive.
Agora, só uso o botão vermelho quando pretendo checar alguma coisa na moto (quilometragem, ou fazer ajuste na hora...) sem precisar ligar o motor. Ai uso o botão e posso ligar a moto (apenas a parte elétrica...). No fundo, penso que é para isso que esse botão foi criado...
Só vou dizer uma coisa, já vi gente qeu diz que na chave é o correto, mas então me expliquem, e se a moto não tem chave?
A CRF 450X não tem chave, só corta corrente, se forem dizer que é errado... falem isso pra honda.
No começo eu só virava a chave, mas depois que eu levei a moto na oficina e o cara mudou o corta-corrente e eu dei umas 4 partidas à toa, comecei e acostumei a usar o corta-corrente..
Vou colocar o que está escrito no manual da minha XR 200:
"Depois de parar a motocicleta, coloque a transmissão em ponto morto, feche o registro de combustível (posição OFF), gire o guidão totalmente para a esquerda, DESLIGUE O INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO e remova a chave"
srs, o correto é sempre desligar o motor da moto pelo botão corta corrente ou morredor, assim ñ se perde as funções como luz, luz traseira, luz de freio e piscas, em caso de parada em acostamento é prudente continuar com estas funções, após a moto em local seguro e visível ai sim a chave de ignição deve ser desligada. ñ existe nenhum prejuízo ao motor ou ao sistema elétrico a forma como o motor é desligado, mas como prudência é recomendado sempre pelo botão corta corrente . abraços