Qual a forma correta de desligar o motor da moto ?

06 Mar 2013 19:16 #1 por DuskTillDawn
Olá pessoal,

Não encontrei um tópico que tratasse do assunto, se houver, alguém poderia me indicar ?

Se não houver, a minha dúvida é a seguinte: qual a forma correta para se desligar o motor da moto, pelo botão corta-corrente (botão vermelho) ou pela chave? Ou tanto faz ?

Obrigado
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06 Mar 2013 20:09 - 06 Mar 2013 20:22 #2 por Soueu
A forma mais correta é virando a chave para a esquerda.
O corta corrente interrompe a ignição mas não o conjunto elétrico da moto. Não é incorreto desligar por ele, mas sua função é destinada à emergências, caso de um tombo por ex.
Tem quem desliga abaixando o pézinho ( algumas motos tem sensor no pé descanso, que interrompe a ignição quando abaixado) mas este sensor está ligado à ecu e "pode" dar problemas nesta.

O que é incorreto é desligar por estar engatada e imobilizada pela ação dos freios.

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06 Mar 2013 20:46 #3 por Patriarca
Uma das primeiras coisas que me ensinaram quando peguei a moto era que precisava desligá-la pelo corta-corrente. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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07 Mar 2013 07:29 #4 por MATUSA
Agora estou em dúvida! :huh:

Sempre desliguei pelo corta-corrente, menos nas motos que não tinham o botão. :woohoo:

Para os mais novos: Existiram sim, motos sem o botãzinho vermelho. :whistle:

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07 Mar 2013 07:32 #5 por ggsjunior
Uso o corta corrente o tempo todo, e não vejo porque não usá-lo. É bem mais prático.
É lógico que quando vai descer da moto, desliga na chave para travar, mas normalmente uso sempre primeiro o corta corrente.
Se for parar numa subida, ou na calçada para abrir o portão, uso o corta corrente do pezinho mesmo, que é a mesma coisa.

Kansas 150 2008 - Preta

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07 Mar 2013 08:30 - 07 Mar 2013 08:38 #6 por ezenecon
O Soueu está corretíssimo!!!!! O Corta Corrente é para emergências!!!!!!

Na verdade, as primeiras motos com esse dispositivo foram as Trail, que em caso de quedas nas trilhas, ficavam funcionando e era dificil de desligar rapidamente, o que poderia causar um problema mais sério, pois a roda traseira continuava girando, e as vezes, bem rápido, pois na queda o acelerador ficava aberto.

Eu sempre desligo minha moto na chave, até porque já vi muitos casos de problemas com o corta corrente, que com o uso excessivo começa a dar mal contato!!!!

Uma outra coisa: Nas motos que não desligam o farol (como nas motos da Bonba), quando vc dá a partida, o farol se apaga enquanto o motor de arranque está em funcionamento, porem, numa segunda partida isso não acontece!!!! No caso de desligar a moto e depois liga-la novamente (para abrir o portão da garagem, por ex.) usando o corta corrente, quando vc for liga-la novamente, o farol não desliga durante a partida, o que pode sobrecarregar o sistema elétrico!!!!

Ezenecon

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07 Mar 2013 08:43 #7 por Soueu
Ao desligar pelo corta corrente, somente a ignição (energia que irá produzir a faísca na vela) está neutra. Os outros componentes elétricos continuam ativos, só que a energia deixa de vir do gerador e passa a vir diretamente da bateria, diminuindo dessa forma o "estoque" nela contido. E estando o circuito ativo, além do consumo de energia pelo farol (muitas motos não tem a opção de desliga-lo), os sensores ficam todos ativados e estes de certa forma são elementos sensíveis e essenciais.
Desligando a chave, interrompe tudo e este é o objetivo primordial de quem quer desligar a moto.

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07 Mar 2013 09:21 #8 por ggsjunior
Cada um tem sua opinião, e eu respeito isso. Mas como disse antes, cortar o motor usando o corta corrente, não afeta em nada o funcionamento da moto. É claro que com isso queremos apenas a parada do motor, e muitas vezes é assim.
Além disso, o acionamento do corta corrente faz com que a bomba de gasolina acione também, pressurizando o sistema para a partida.
Se por algum motivo ligar a chave e não der partida imediatamente, a linha pode ter despressurizado.
Na minha opinião, isso é completamente irrelevante. Não faz a menor diferença. É só questão de costume. Se realmente desse problema no corta corrente, o máximo que aconteceria seria ter que trocar a chave, pois é só isso que ela é uma chave mecânica que interrompe um circuito elétrico.
Se fosse só para emergências, certamente o manual destacaria esse fato, coisa que não acontece em nenhuma moto de qualquer marca. E se ligar a moto com o farol ligado sobrecarregasse o sistema elétrico, as fabricas teriam previsto. Nas que acham necessário, realmente fazem isso, como nas Honda modernas. Nas demais marcas isso não ocorre.
Quem sou eu para saber mais que o engenheiro que projetou minha moto? Se fosse realmente prejudicial assim, porque não está destacado no manual?
Sempre usei motos dessa maneira, usando muito o corta corrente e nunca tive problema nenhum, nem de bateria, nem de elétrica, nem da chave. E olha que já foram muitas motos mesmo! Acho que é excesso de zelo, mas tudo bem. Cada um cuida da moto como quer. Mas fazer terrorismo sobre esse assunto, acho demais.

Abraços

Kansas 150 2008 - Preta
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07 Mar 2013 10:58 #9 por MATUSA
Eh Eh Eh

"Terrorismo" foi boa!!!! :woohoo:

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07 Mar 2013 20:49 #10 por Soueu
Sem terrorismo :evil: , mas conforme o manual Yamaha


Estando a moto parada/ guardada, também deixo o carta corrente acionado, além da bateria desconectada no polo negativo

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07 Mar 2013 22:28 #11 por ggsjunior
Tudo bem, tá mal escrito. Porque manda colocar a chave na posição correta para ligar. Isso quer dizer que você pode colocá-la na posição desligada. Não fala nada do corte do motor em outra situação. :blink:
Além disso, é muito mais seguro usar o corta corrente para parar a moto, pois não tem que tirar a mão do guidão e do freio para desligar, principalmente deixando engatada para evitar derrubar a moto, ou a mesma se mover sozinha por qualquer declive ou aclive. Qualquer curso de segurança ensina isso, conforme o Patrão disse.
Vai de cada um. Mal eu garanto que não faz, senão minhas motos já estariam todas arrebentadas por causa disso, pois uso a chave corta corrente o tempo todo, todo mesmo. Por segurança. Só desço depois da moto engatada, desligada no corta corrente, e já no descanso lateral. Só aí desligo de vez e retiro a chave dela.
Quem já derrubou uma moto por não ter feito tudo isso, duvido que faça o tal procedimento do manual. Principalmente nas grandes.

Kansas 150 2008 - Preta

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08 Mar 2013 08:18 #12 por ezenecon
Caro amigo Ggsjunior,

Muito me admirei com seu comentário anterior, dizendo ser "terrorismo" os colegas estarem postando a maneira correta (porém não a única) de desligar a moto. Logo vc que sempre foi bastante contundente nas suas opiniões e nunca foi "taxado" de terrorista!!!!!

No manual fala para "colocar a chave na posição ON" do corta corrente porque ele pode ser inadvertidamente colocado na posição OF e vc não perceber (quantas vezes isso ocorreu comigo, quando coloco o capacete pendurado no espelho e ele muda a posição do corta corrente) e ficar acionando a partida sem resultado.

Outra coisa: sempre aprendi que se deve parar e ficar com o pé direito no freio e com a moto desengatada, mas cada um tem seu método!!!!! não vou polemizar!!!!!!

Ezenecon

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08 Mar 2013 08:51 #13 por Soueu
Exatamente Ezenecon, " a maneira correta, mas não a única"
O autor do tópico perguntou : "Qual a maneira correta de desligar o motor da moto"
A resposta é : Usando a chave que está no contato, virando-a para a posição off, ou, para a esquerda.
Essa resposta não é nossa, mas sim de todos os fabricantes de veículos automotores.



Ha situações de dificuldade de terreno, ou outras, na qual eu uso o corta corrente para deligar, mas para mim essas são situações emergenciais.
Pode desligar a moto, da maneira que melhor convier, pois a moto e de cada um, mas, repetindo, os fabricantes produziram e colocaram nas motos um dispositivo com chave com o objetivos de segurança e de ligar e desligar o circuito elétrico e acionar o motor.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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08 Mar 2013 10:34 #14 por ggsjunior
Caros colegas:

Não se estressem. Estava apenas fazendo uma brincadeira. Não levem tão a sério assim. Só disse isso porque declararam de maneira taxativa que "A forma mais correta é virando a chave para a esquerda", e eu não concordo com isso. Forum é isso, diversidade de opiniões. Desculpe se ofendi alguém pela escolha das minhas palavras. Não tive a intenção. Só quis agregar um ponto de vista diferente.
Vocês sabiam, por exemplo, que alguns fabricantes, recomendam no manual que ao pararmos um carro, devemos deixá-lo desengatado, e usar somente o freio de estacionamento? Vocês confiam e têm coragem de fazer isso sempre?
Pois essa opinião de vocês é porque supostamente pode dar problema na chave um dia, ou no circuito elétrico por sobrecarga devido a partida com tudo ligado (faróis, circuitos, etc), ou porque o manual está mal escrito, ou escrito de forma a proteger a fábrica. Tanto faz.
Pois eu lhes digo que creio que a moto foi com certeza projetada e super dimensionada para a pior situação sempre, seja elétrica ou mecânica, e a chave para uso intensivo.
Portanto, na minha opinião, não existe "forma mais correta" de desligar a moto. Existe maneiras diferentes, como colocaram agora. Afirmar que uma é mais correta que a outra, achei exagerado, por isso brinquei com a palavra "terrorismo", pois como esse forum é muito lido por iniciantes, e pode passar uma ideia errada, ou no mínimo incompleta do assunto. Como disse antes, qualquer curso de pilotagem ensina isso, conforme o Patrão disse.
Eu uso intensivamente a chave corta corrente há anos e nunca tive problema nenhum nisso, em nenhuma das motos que tive. Mas enfatizo o que disse no post anterior:
Quem já derrubou uma moto por não ter feito tudo isso ( engatar a moto, desligar no corta corrente e por no descanso lateral ), duvido que faça o tal procedimento do manual. Principalmente nas motos grandes.

Kansas 150 2008 - Preta
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: douglas.rosa, denise.rocha

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08 Mar 2013 10:52 #15 por ezenecon
Caro amigo Ggsjunior,

Desculpe por não ter entendido sua brincadeira, mas vc não usou nenhum emotion e acabei levando ao pé da letra. Me desculpe. :blush:

Ezenecon

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