Ainda sobre temperatura, ouví dizer que o que deixa os escapamentos cromados "azularem" são baixas velocidades constantes, porque não há ventilação suficiente pra esfriar. É isso mesmo ?
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Biduzido:
Motociclista acima da moto
Respeitando a paixão de cada um
Estou com uma dúvida, prezados, certo da atenção de vcs, desde já agradeço.
Tenho uma XRE 300 e de uns dias pra cá (casualmente depois de duas pequenas viagens) notei uma mudança de cor no escapamento, perto do motor. Pergunta: Essa mudança de cor (certamente resultado de superaquecimento?), deveria surgir dentro da cidade, quando andamos, muitas vezes, em baixas velocidades, não? Sempre achei que numa viagem o motor estivesse bem ventilado...
Andar devagar dentro da cidade (engarrafamentos, semáforos...) pode causar superaquecimento do motor? em caso positivo, isso pode prejudicá-lo (vazamentos de óleo, estragar o motor)?
Última pergunta: depois do surgimento da mancha, é possível limpar e deixar o escapamento como novo novamente?
Essa mudança na coloração é absolutamente normal.
A tendência é que ele apresente cada vez mais uma coloração puxando para o marrom (no seu caso onde o cano é preto), foi essa a diferença na cor que você notou?
Infelizmente não há o que fazer quanto a essa mudança na coloração, ou melhor, nada que se possa resolver com limpeza. A única solução seria pintar novamente.
Pode ficar tranquilo em relação a superaquecimento, a descoloração ocorreu porque sua moto é nova, além de que, mesmo a ventilação na estrada sendo maior, a rotação do motor também é maior e se mantém por um longo período.
Quanto a andar em baixa velocidade na cidade, pode ficar tranquilo também, pode apostar que muitos engenheiros fizeram muitos cálculos para prever esse uso e com uma boa margem de segurança.
Grande abraço!
Suzuki Bandit 650S - 2010 - Azul
Porto Alegre / RS
"o segredo do sucesso é a constância no propósito"
Não se esqueça que todas as previsões dos engenheiros tomam como base a moto em deslocamento. Não deixe a moto parada com o motor em funcionamento por uma hora!
Suzuki Bandit 650S - 2010 - Azul
Porto Alegre / RS
"o segredo do sucesso é a constância no propósito"
Fox RS escreveu:
Pode parecer um comentário óbvio, mas...
Não se esqueça que todas as previsões dos engenheiros tomam como base a moto em deslocamento. Não deixe a moto parada com o motor em funcionamento por uma hora!
Fala grande Fox!
Sim, uma coloração marron, na curva do escapamento...
Tirei muitas dúvidas naquele passeio que fizemos com a galera do motonline. Sempre é bom ter amigos que sabem e estão dispostos a esclarecer algumas questões.
Agradeço por essas informações, que são de grande valia para mim.
Não me lembro onde eu li que para saber a temperatura ideal do motor vc deve pingar uma gota de agua no cabeçote:
se evaporar antes de 3 segundos= muito quente
de 3 a 5 segundos= ideal
mais que isso= frio
Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha
André RS escreveu: Estou com uma dúvida, prezados, certo da atenção de vcs, desde já agradeço.
Tenho uma XRE 300 e de uns dias pra cá (casualmente depois de duas pequenas viagens) notei uma mudança de cor no escapamento, perto do motor. Pergunta: Essa mudança de cor (certamente resultado de superaquecimento?), deveria surgir dentro da cidade, quando andamos, muitas vezes, em baixas velocidades, não? Sempre achei que numa viagem o motor estivesse bem ventilado...
Andar devagar dentro da cidade (engarrafamentos, semáforos...) pode causar superaquecimento do motor? em caso positivo, isso pode prejudicá-lo (vazamentos de óleo, estragar o motor)?
Última pergunta: depois do surgimento da mancha, é possível limpar e deixar o escapamento como novo novamente?
Abraço a todos.
André.
Na cidade, por incrivel que pareça, o motor não é tão solicitado quanto na estrada, vc quase nunca acelera o máximo na cidade pois sempre tem que frear, na estrada vc mantém velocidade constante e pode acelerar ao máximo com segurança e quase nunca freia, só acelera, além da resistência do vento que aumenta 4 vezes mais com o dobro da velocidade....o vento suficiente pra refrigerar a moto na cidade é obtido a 40 ou 50 km/h
Ex- Cg Bolinha
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Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha
Cara, não estou de total acordo com o que vc escreveu. Acho que no anda e para (engarrafamentos) da cidade, detona o motor sim...Já na estrada, a moto está, acho eu, no seu habitat natural: ela foi construida para isso.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."