Ótima matéria - suscinta e de leitura fácil. Parabéns!
Apenas uma observação: A temperatura dos freios de motos de rua, no final de uma freada longa e vigorosa (como um final de serra, curtindo a descida
), fica pouco acima dos 350 graus celsius. Essa é a temperatura da superfície da pastilha/disco no instante do atrito. O fluido, nessas condições (grande esforço por relativo longo tempo) sobe a algo como 230-240 graus celsius.
Acima dos 380 graus o metal dos discos de freio começa a se degradar . Não tenho certeza do limite de temperatura das pastilhas antes de ocorer sua decomposição térmica, com consequente espelhamento, mas quanto mais metal houver em sua composição, maior será esse limite.
Além disso, os furos no disco tem tripla função: A principal é permitir que o vapor e detritos formados pela pastilha ao atritar o disco sejam expelidos, ao invés de formar um colchão entre essas duas peças (análogamente a uma aquaplanagem). A segunda é sim permitir o resfriamento do disco, mas isso só ocorre a baixas velocidades - já que em alta rotação o ar não passa pelos furos. Em último, mas não menos importante, os furos permitem que o metal lide melhor com a tensão causada pelo aquecimento e pelo esforço que lhe impõe a pinça de freio (este, lateral) sem que ocorra um empenamento da peça.
Espero não ter parecido impertinente. Apenas gosto do assunto e de escrever. Além disso espero a colaboração, correção e comentários de todos do fórum.
Caros srs os valores de temperatura não estão errados?
Devo lembrar que o escapamento é feito de aço carbono,e este material se funde em torno de 1500ºC,e,que o aluminio se funde com temperatura próxima de 700ºC(não estou contestando os valores de temperatura da câmara de combustão).
Hummm, pode ser que as temperaturas estejam realmente exageradas porque esse texto foi feito com ajuda de Massaharu Tanigawa que é especialista em COMPETIÇÕES. Pode ser que ele estivesse se referindo às motos de competição.
REnato, sim os furos têm a função de limpar o disco, mas tb atua como arrefecedor.
Aliás, o João Tadeu achou vários erros de ortografia e concordância porque esse texto foi redigido em 1986!!! Eu recuperei, corrigi alguns erros de conceito, mas aluma coisa escapou mesmo porque os revisores da Duas Rodas eram péssimos!
RAMONFREITAS escreveu: Nada como uma bela fritada de panturrilha no escape...até escuto o barulho: Shiiihh...
Excelente matéria , parabéns!
Panturrilha??? A anta aqui foi mexer no desmultiplicador do velocímetro de uma CB400, com a moto ligada, [style="font-weight: bold;"]e estando sentado na moto![/style]
Na hora ficou uma depressão na parte interna do braço, e até hoje a pele da região é mais escura que o resto....
Cai em trilha e a moto ficou por cima, por azar o lado do cano, furou a calça, protetor de joelho, deixou uma lembrança enorme...se cair, não caia por baixo da motoca...
kado escreveu: Matéria interessante, porém, estranhei a variação de temperatura na saida do escape, " Na saída do escapamento a temperatura é de 500 a 6.000ºC e na ponteira está a cerca de 2.000ºC. ", quando sabemos que o calor gerado pela explosão do combustivel na câmara de combustão fica entre 800cº e 1000cº...De onde vem a caloria excedente? ou não seria? " Na saída do escapamento a temperatura é de 500 a 600ºC e na ponteira está a cerca de 200ºC. " Desculpe-me se estou falando abobrinha...
Acho q as temperaturas não ficariam tão altas, mas o escape pode criar o mesmo efeito de um forno de convecção devido ao silenciador fazendo com que a temperatura no escape seja maior que na câmara de combustão (os melhores fornos de convecção conseguem até 40% de aumento).
Paulo Ceará escreveu: Caros srs os valores de temperatura não estão errados?
Devo lembrar que o escapamento é feito de aço carbono,e este material se funde em torno de 1500ºC,e,que o aluminio se funde com temperatura próxima de 700ºC(não estou contestando os valores de temperatura da câmara de combustão).
Bom, o escape teoricamente poderia suportar temperaturas internas bem superiores ao seu ponto de fusão desde que a moto estivesse em movimento, dada a dispersão do calor pela ação da circulação do ar no exterior...
Calma Tio. Provavelmente é porquê ele clicou no link para ler a matéria, que abriu outra janela do browser. Quando ele fechou e voltou, você já tinha escrito que estava corrigido, mas como a janela antiga estava desatualizada, ele não conseguiu ver sua explicação tão bem elucidativa de que o texto havia sido corrigido, ok ???
Vai lá comer um sanduichinho de mortadela que esse nervo deve ser fome !!!
Já que tocaram no assunto, esse servidor do ml eh uma onda... muitas vezes, eu entro no link da pagina principal e nao tem nada atualizado, ai fico criticanto o tio ... depois clico em qualquer carta dos leitores, ai aparece uma lista acima da que eu cliquei... ja aconteceu com vcs ?
Ivan, se clicar F5 não atualiza??? antes tinha um sistema que refreshava a página automaticamente, mas muito leitor reclamou que a página ficava saltitando!