Regulagem do carburador da Stx/Motard

25 Fev 2010 18:12 #1 por cahsantos
Boa noite galera....Sou novo aki no fórum....e esse é meu primeiro post...
Tenho uma stx motard e desde que coloquei um escape esportivo nela, começaram uns pipocos no escape, mesmo ela estanto em marcha lenta... Lembrando que não mexi no carburador após a troca do escape...
No manual do escape tinha a seguinte instrução: "...nos carburadores a
vácuo deve-se diminuir de 0,5 a 1,0 volta o parafuso do ar"....Esse
diminuir seria enriquecer ou empobrecer a mistura?
Eu folguei o
meu... as bolas de fogo diminuiram de frequência.. mas ainda existem..
não percebi diferença nenhuma no desempenho....
Após um tempo...resolvi colocar a regulagem que o fabricante do carburador mandou... apertar o parafuso todo (videm foto) e abrir de uma a uma volta e um quarto....eu fiz isso porém a moto ficou meio amarrada... então continuei abrindo... O desempenho dela melhorou muito e sem no entando diminuir asism o consumo.. hj ele está fazendo 26-28 Km/l, porém, está saindo um cheiro muito forte de gasolina pelo escape.... Hj abri mais um pouco o parafuso... não senti diferença nem no desempenho nem no cheiro (continua forte).. vou ver como fica o consumo.... Gostaria de saber se alguém que tem motard ou Stx e que já regulou o carburador como seria essa regulagem? Se apertar o parafuso enriquece ou empobrece a mistura? Apesar do cheiro forte a moto tá desenvolvendo bem, porém o cheiro de combustivel na queima que está me preocupando...se alguém puder me ajudar ficarei grato..
A marca do carburador é MIKUNI...e é igual a esse aí da foto abaixo..nele a seta mostra o parafuso da mistura... lembrando que esse carburador só possui esse parafuso..não tem parafuso de ar e outro de combustivel..é somente esse ai da foto...


Desde já agradeço a ajuda...
Abraços


cahsantos40235,5503009259

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2010 19:48 #2 por Paulo Ceará
Cahsantos,o ajuste para condições normais de uso é:


Parafuso de mistura,gire ele no sentido anti-horário 1 1/2 a 2voltas(aproximadamente).


Ligue a moto,com o motor aquecido,ajuste a rotação do motor(parafuso apoiado em uma pequena polia,onde fica conectado o cabo do acelerador)em 1500rpm(aproximadamente).


Volte ao parafuso da mistura,gire o mesmo lentamente,para os dois sentidos,vc vai notar que,para um lado a tendencia é a rotação cair(horário),para o outro,ela vai subir,gire para o lado que está subindo(de olho no contagiros),ela subirá, e,depois vai começar a cair,pare o giro no ponto em que a rotação atingiu o ponto máximo(ex: vc girou a rotação que estava em 1500rpm foi para 1700rpm,girou um pouco mais e ela foi para 1680rpm,volte a posição do parafuso para 1700rpm),pronto o para fuso da mistura está regulado,voltamos para o parafuso da aceleração,diminua a rotação que agora está em 1700rpm, para 1500rpm.O ajuste stá concluido.


Obs:Normalmente quando se gira o parafuso no sentido horário,a tendencia é a rotação ir diminuindo até o motor desligar,caso isso ocorra,gire o parafuso no sentido horário e ligue o motor de novo.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2010 19:52 #3 por ribeiro
Amigo Santos apertando o parafuso você estará dificultando a entrada de ar com isso queima mais gasolina que ar, p/ fazer a regulagem tem que ser com a moto aquecida!!

250 FAZER MARAVILHA

São gabriel do oeste MS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2010 21:15 #4 por cahsantos
Paulo Ceará,

Obrigado pela sua explicação, bem legal ela... porém eu já havia feito
isso tudo... não com essa lógica toda que vc explicou....amanha vou
tentar regular assim como vc disse... Minha dúvida era a seguinte: essa
regulagem que vc disse é a original, né isso? Então, eu coloquei um
escape esportivo nela...logo teria que regular o carburador, concorda?
Então...já que eu coloquei uns escape cuja vazão dos gases é maior, e
baseado nisso que vc explicou, eu teria que girar o parafuso no sentido
de abrir ele ou de fechá-lo (entenda fechar como sendo ele todo
apertado) ou eu posso regular o carburador normalmente como vc falou?

Obrigado pela ajuda....

ribeiro escreveu: Amigo Santos apertando o parafuso você estará dificultando a entrada de ar com isso queima mais gasolina que ar, p/ fazer a regulagem tem que ser com a moto aquecida!!

Obrigado Ribeiro,
Era exatamente essa minha dúvida....porém tenho essas outras que eu relatei ai pro Paulo....rs.... esses estouros não querem sumir cara... já abri todo o parafuso, ja fechei...e as bolas de fogo continuam saindo do escape... num sei mais o que faço...Começaram exatamente qd coloquei o escape esportivo....
Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2010 07:09 #5 por ezenecon
Verifique também se não está entrando ar falso na saída de escape. (tipo má vedação do escape)


Isso costuma causar esplesões no escape, principalmente quando se solta o acelerador.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2010 10:04 #6 por cahsantos

ezenecon escreveu: Verifique também se não está entrando ar falso na saída de escape. (tipo má vedação do escape)


Isso costuma causar esplesões no escape, principalmente quando se solta o acelerador.

Foi a primeira coisa que fiz cara...a bucha q coloquei é até mais apertada que a original.... tá bem vedadinho o escape....
Valeu pela ajuda....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2010 10:09 #7 por RODRIGO_ALVES
leva a algum mecanico então.

Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2010 13:11 #8 por Paulo Ceará
cahsantos,depois que vc fizer a regulagem,poste os resultados.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2010 18:03 #9 por ribeiro
Santos estouros no escpe acontece quando a motor está fora do ponto. Se a correntinha pular um dente ja sai. estouros acontece porque ha explosão antes da valvula de escpe se fechar !

250 FAZER MARAVILHA

São gabriel do oeste MS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2010 22:40 #10 por cahsantos

ribeiro escreveu: Santos estouros no escpe acontece quando a motor está fora do ponto. Se a correntinha pular um dente ja sai. estouros acontece porque ha explosão antes da valvula de escpe se fechar !

Dá trabalho para acertar o motor cara? Vc sabe como faz?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2010 11:21 #11 por RODRIGO_ALVES
nestes casos de corrente fora de ponto te aconselho
novamente a levar a um mecanico de confiança~.

Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2010 19:49 #12 por ribeiro
É verdade só mecanico, eles tem as ferramentas certa, é meio complicado não compesa mexer na garagem

250 FAZER MARAVILHA

São gabriel do oeste MS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2010 01:26 #13 por cahsantos
Valeu Rodrigo e Ribeiro...
Eu regulei aki o carburador...abrir um pouco mais o parafuso da mistura.. achei que a moto ficou um pouco mais solta e a frequencia dos estouros diminuiu bastante... quase que sumiu por completo.... Vou observar como vai ficar o consumo.. a depender disto vejo se abro mais um pouco ou volto pro ponto que estava.... Valeu aí pela força galera...
abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2010 10:31 #14 por RODRIGO_ALVES
a minha web não mexei no escape mais tbm estava dando uns
estouros na redução de marcha, acelerei ele um pouco e deu
uma diminuida nos estouros. so que fica muito acelerada na
marcha lenta.

Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2010 15:40 #15 por Edsg
Respondido por Edsg no tópico Regulagem do carburador da Stx/Motard

rodrigoalves100 escreveu: a minha web não mexei no escape mais tbm estava dando uns
estouros na redução de marcha, acelerei ele um pouco e deu
uma diminuida nos estouros. so que fica muito acelerada na
marcha lenta.



Vai abrindo aos pouco o parafuso do ar que deve resolver, se não der certo é só voltar como estava antes.
Edsg40238,7807060185

Sem moto por enquanto
Floreal - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.183 segundos