a vela "especial" só trás algum beneficio em baixo giro, porque ela queima mais rapidamente (fracionéssimos de milimésimos de segundo) o combustivel. em retomadas em baixa dá pra sentir alguma diferença sim, e em marcha lenta dá pra fazer o motor ficar mais redondo.
mas em média pra alta, não faz a menor diferença porque o tempo de detonação já é absurdamente pequeno, qualquer vela em boas condições vai dar o mesmo resultado aparente.
estamos falando sempre de motores comuns, sem modificação (taxa de compressão, comandos, etc), e comparando a vela especial com a comum.
o unico beneficio imediato é esse. maior durabilidade, um rendimento ligeiramente melhor em baixa e uma partida mais facil por causa da marcha lenta mais regular.
Interessante esse tópico estava muito em dúvida sobre esse tipo de vela, mas esse alto custo dela realmente compensa ???
PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP
Pelo que pesquisei, a principal função da vela de iridium é permanecer com 100% de sua função, por mais tempo que as convencionais e não mudar desempenho ou ficar mais economico.
As velas comuns sua vida util estimada é de 25.000km, e as de iridium é de mais de 100.000 km sem perder 100% de sua eficiencia.
As velas de iridium possui eletrodo de 0.6mm de diametro e fabricado com material de nome iridium, que é muito resistente, e possibilita usar eletrodo de 0.6mm, o que faz sua faisca ser mais eficiente e muito mais resistente.
vendo relatos de colegas que já usaram essa vela, eles são unanimes em dizer que a partida, principalmente a frio mudou significativamente pra melhor, pegando com muita rapides e facilidade, e como o Paulo diz melhorando a resposta em baixa, mas o consumo permanece o mesmo, e velocidade final tambem, afinal pra mudar desempenho da motoca precisa ser modificado outras coisas.
Essas velas não são muito faceis de se achar, mas assim que achar onde comprar vou por uma na motoca, não compro pela net, mas se comprasse iria comprar nos Estados unidos, lá custa $7.00 (dolar) em média, muita diferença pros R$50,00 (reais) daqui, boa sorte.
GuilhermeRS escreveu: MAs essa impressão que o VENTANIA relatou ao colocar a vela de IRIDIUM nova da caixa foi a mesma que tive quando troquei minha vela NGK original de fábrica por outra idêntica só que nova da loja (após os 6k de uso...)
Será que essa diferença na melhor resposta do motor não foi pelo simples fato de ser uma vela novinha em folha???
XAMÃ E GUILHERME e demais amigos motonlineiros.
A impressão que tive foi aquilo mesmo que citei.Inclusive foi bom voces dois citarem sobre a vela com 20.000 km que estava para a iridium zerinho.
Acredito que a impressão que tive foi de melhora mesmo. Mesmo porque, a vela que está com 20.000km está em perfeito estado mesmo estando com essa kilometragem alta.......isso dito pelo meu mecânico que é um senhor que lida com motos há mais de 40 anos e face eu colocar sempre gasolina de ótima qualidade, sempre em 3 postos conhecidos meus há mais de 5 anos. Dois de bandeira BR e um SHELL.
Além disso essa vela com 20.000km, desde zero km na moto e a minha avaliação de que ele está em perfeito estado de funcionamento, mesmo estando com essa alta kilometragem é de que sempre faz as mesmas médias de consumo desde 2.000km mais ou menos.
A vela de iridium deixou a minha tornado com a marcha lenta "mais redonda" como o Paulo Couto citou e melhorou as retomadas e queima do combustível (isso senti pela menor força que tive que aplicar ao acelerador da moto.
Economia de combustível, somente se dá nas motos injetadas, que como as XTs 660,que teem como ficar regulando os modos de " ar e combustível" a serem queimados pelo motor.
Digo isso, porque no Forum das XT 600, tem um tópico sobre essas velas e alguns XTZEIROS amigos, relataram, terem feito essas medições com suas motos injetadas 660 e uns 4 ou 5, que tinham seus consumos a 100km/h em 22km litro, conseguiram 25 km litro, depois das regulagens que as 660 proporcionam.
Comprei uma vela da ngk de iridium hj, instalei ela na minha yes e vou ver como a moto se porta e depois coloco o resultado. Paguei 47 reais e uns quebrados na na MOTOMATSUO, na Rua Guiacurus- lapa. Meu mecanico me falou que ela melhora o resultado do motor em baixas rotações e um pouco em médias. Com isso espero não ter que acionar muito o acelerador, tento andar na cidade até os 6000 rpm...vamos ver como ela se comporta.
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
mdorigon escreveu:
Comprei uma vela da ngk de iridium hj, instalei ela na minha yes e vou ver como a moto se porta e depois coloco o resultado. Paguei 47 reais e uns quebrados na na MOTOMATSUO, na Rua Guiacurus- lapa. Meu mecanico me falou que ela melhora o resultado do motor em baixas rotações e um pouco em médias. Com isso espero não ter que acionar muito o acelerador, tento andar na cidade até os 6000 rpm...vamos ver como ela se comporta.
Qual a numeração/especificação da vela de iridium recomendada para a yes?
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
Minhas primeiras impressões da yes coma vela de iridium :
O funcionamento do motor ficou mais preciso, até o barulho dele me pareceu menos aspero. Houve sim um ganho, mesmo que pequeno nas acelerações e retomadas, provavelmente por causa do funcionamento mais preciso que percebi. Nada de melhorar retomadas e acelerações como se tivesse preparada, mas sim quando voce gira o acelerador o conjunto todo parece responder sem aspereza e sobe o giro de uma maneira suave... dificil descrever, mais reflete sim no funcionamento dando a impressão de estar mais suave. Hoje de manhã com a moto fria não precisei usar o afogador, ela pegou, deu uma pequena embaralhada nos primeiros segundos e depois foi embora, bem diferente do que com a vela original, que por alguns minutos eu deixava o afogador levemente acionado e a moto ainda dava umas engasgadas nos primeiros minutos andando, nesse quesito mudou muito o comportamento da minha yes. Consumo ainda não deu para ter uma idéia, postarei assim que tiver uma média completa para poder falar, mas acho que vai ser pouca coisa de diferença. Se levar em consideração que com uma vela dessa voce esta refinando o funcionamento do conjunto e que ela pode durar o dobro de uma vela normal acho que vale o investimento.
Antes que falem que as diferenças que senti são por causa de que a vela é nova e a diferença que senti é pelo fato do meu conjunto antigo ja poder apresentar desgaste, digo que minha yes 08/08 comprada zero km em fevereiro deste ano esta com 4340 km, troquei a vela com 4120 km mais ou menos, resumindo, a moto e toda a mecanica dela são novas. Sempre utilizo gasolina aditivada nela e esta com as revisões em dia. Acho que da pra ter uma idéia do que podemos esperar colocando uma vela de iridium, existe ganho, mas não transforma ela em uma supermoto, mas sim deixa o funcionamento mais refinado. Acho que serve pra melhorar o que ja esta bom, um detalhe a mais mesmo, que juntando a outros pode deixar a moto mais redonda.
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
Pessoal, minha moto ja atingiu 10000 km, quase 6000
rodados com a vela de iridium.
Revendo o que escrevi acima, realmente nota-se um
funcionamento melhor na marcha lenta, com o motor a frio
e melhora, pouca coisa, o comportamento nas retomadas,
nada impressionante. Qto ao consumo, não notei nada de
diferente, talvez ajude uns 3% se vc quer saber, andando
bem na manhã...se enfiar a mão no acelerador não ajuda em
nada. Em altos giros também não notei nada, não da
diferença percepitivel. Em fim, agora o próximo passo e
ver qto tempo ela dura. Eu acho ela viavel se durar o
que dizem (100 mil km) e tb para melhorar o comportamento
a frio e em baixos giros e retomadas. Em questão de
desempenho em altos giros e economia, pelo menos nas
125cc não muda nada. Se um dia eu estiver com um carro ou
mesmo uma moto maior vou colocar velas dessa tecnologia
para ver se melhora o torque nos giros mais baixo mesmo,
podendo andar sem esticar tanto e melhorando o consumo...
até mais.
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m