Velas de Iridium

29 Jul 2008 11:41 #1 por Sevla
Velas de Iridium foi criado por Sevla
Alguem já usou essa vela?


E sabem onde vende?



http://www.ngkntk.com.br/velas/iridium.html

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2008 12:54 #2 por Xamã
Respondido por Xamã no tópico Velas de Iridium
Sevla,

acho que a vela é esta aqui:
produto.mercadolivre.com.br/MLB-72806337-vela-ngk-iri dium-ix-dr8eix-moto-suzuki-intruder-125-_JM


Cara, parece que a vantagem maior é se poder empobrecer um pouco mais a mistura e, assim, obter um rendimento igual, mas com menor consumo.

Explico: imagine a regulagem obtida pelo J.Duarte quando o mesmo alcançou êxito no "Macete do Tubo". Pois é, vamos imaginar que, ao invés das 2,75 voltas no parafuso da mistura, vc consiga uma boa regulagem com 3 voltas ou 3,25 voltas (não sei se estou exagerando no quesito voltas, hein...), reduzindo ainda mais a quantidade de combustível admitida pelo motor. Esta seria a vantagem maior desta vela, que tem uma facilidade maior de conseguir ignição em meio a mistura ar/combustível mais pobre.

Só que um aspecto nisto passa a ser crucial: mistura muito pobre é sinal de temperatura de combustão mais alta e há que se tomar muito cuidado com isso.

Assim, acho que um consumo um pouquinho mais baixo sob uma regulagem ainda mais "fina" do carburador seria a única vantagem de se utilizar um produto destes.

Sob o aspecto da durabilidade, acho que fica tudo na mesma.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2008 14:33 #3 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Velas de Iridium
Eu concordo com o Xamã...

Mas que o nome IRIDIUM é legal, ah isso é. Se eu tiver mais um filho vou por esse nome: Joaquim Iridium Vieira.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2008 14:53 #4 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Velas de Iridium
Xamã, desculpe, mas voce está enganado. já usei essas velas (e acho que já escrevi aqui sobre isso).

velas especiais são mais precisas e duram até 3 vezes mais, a "precisão" delas permite uma marcha lenta mais estavel e uma partida mais facil, e só. em motos de pouca potencia, um minimo incremento em baixa rotação é o suficiente para o dono achar que ficou melhor, mais redonda.

em performance, não faz a menor diferença se o motor permanecer original (sem mudança na compressão, comandos, etc).

se tem gente falando algo diferente disso a respeito dessas velas é porque está querendo vender. as velas são boas (eu as uso em todas as minhas motos, exceto na harley que uso uma de platina da propria harley) mas não fazem milagres (como nenhuma vela faz).

preste atenção ao modelo da vela, existe uma tabela de conversão da vela comum para a especial, não utilize velas fora da especificação.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2008 15:18 #5 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Velas de Iridium
Paulo Couto,é isso mesmo que voce falou, pelo que pesquisei a eficiencia dela é melhor e dura muito mais, a da NGK o eletrodo é de 0.6 mm o que faz a faisca ser mais eficiente.

Voce conhece alguma loja na região da general que venda essa vela, não gosto de comprar pela internet, e nas lojas aqui não achei, sei que custa caro, uns $50 ou $60,00 cada mas vale a pena pela eficiencia,abraços.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2008 15:32 #6 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Velas de Iridium
tem uma loja em SP que tem essas velas sim, mas não todos os modelos e o preço é da ordem de 50 reais cada. da ultima vez que consultei eu peguei o telefone no 0800 da NGK

lá fora o custo médio é 8 dolares. mesmo considerando impostos e frete, fica mais barato do que comprar aqui.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2008 18:14 #7 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Velas de Iridium
Companheiro Paulo Couto,fiquei muito interessado neste quesito.Uma vez que,nunca atentei para esta vital importância para a performance das nossas motoca. Na verdade nunca deu uma necessaria importãncia a consumo de combustível,comportamento tipíco de quam faz trilha. Então, esta vela NGK de 0.6mm,parece q é o bicho.Por fim,Paulo,sera q existe uma vela especifíca(padrão), para os modelos com motorização até 150cc.?


Abraços e aguardo resposta.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2008 07:54 #8 por Xamã
Respondido por Xamã no tópico Velas de Iridium

Paulo Couto escreveu: Xamã, desculpe, mas voce está enganado. já usei essas velas (e acho que já escrevi aqui sobre isso).

velas especiais são mais precisas e duram até 3 vezes mais, a "precisão" delas permite uma marcha lenta mais estavel e uma partida mais facil, e só.


Ôôôô, Paulo!

Não entendi o porquê de ter me enganado.
O que eu disse é que a vela permite uma regulagem mais "fina"/acertada do carburador no que concerne à mistura, propiciando um consumo mais baixo com o MESMO rendimento do motor.

Sob o quesito durabilidade, assumo que não conheço o produto e realmente não me aventuraria a rodar mais do que o especificado para as velas originais.

Bom, de resto, usaria estas velas pensando num motor mais "redondo" e em partidas mais eficientes, como o amigo mesmo mencionou. Não pensaria em melhor desempenho, pois sem alterações em potência de ignição, resistência ôhmica de cabo, taxa de compressão, carburação e outras coisitas mais, nenhuma melhora haveria.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2008 09:44 #9 por luizf
Respondido por luizf no tópico Velas de Iridium
Será que só tem em São Paulo?

O ministério da saúde adverte: falta de personalidade obriga o indivíduo a manifestá-la usando meios materiais.
Farroupilha(RS);

Belo Horizonte(MG);

Concórdia(SC);

Erechim(RS);

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 14:37 #10 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Velas de Iridium

Xamã escreveu:

Paulo Couto escreveu: Xamã, desculpe, mas voce está enganado. já usei essas velas (e acho que já escrevi aqui sobre isso).

velas especiais são mais precisas e duram até 3 vezes mais, a "precisão" delas permite uma marcha lenta mais estavel e uma partida mais facil, e só.


Ôôôô, Paulo!

Não entendi o porquê de ter me enganado.
O que eu disse é que a vela permite uma regulagem mais "fina"/acertada do carburador no que concerne à mistura, propiciando um consumo mais baixo com o MESMO rendimento do motor.

Sob o quesito durabilidade, assumo que não conheço o produto e realmente não me aventuraria a rodar mais do que o especificado para as velas originais.

Bom, de resto, usaria estas velas pensando num motor mais "redondo" e em partidas mais eficientes, como o amigo mesmo mencionou. Não pensaria em melhor desempenho, pois sem alterações em potência de ignição, resistência ôhmica de cabo, taxa de compressão, carburação e outras coisitas mais, nenhuma melhora haveria.



XAMÃ, TUDO BEM.


Usei essa vela de IRIDIUM em minha tornado por 500km, na intenção de economizar gasolina.

Pois bem: A cada 100km exatos, enchi o tanque, até exatamente a aba da boca do mesmo, portanto 5 apurações de km por litro.

A minha tornado, com a vela original com 20.000 k de uso, estava fazendo 23/24 km por litro, sempre na mesma tocada e mesmos caminhos, vez que não peguei estrada, nesses 500 km com a iridium.

Não precisei fazer nenhuma regulagem de carburação, porque a marcha lenta ficou igual com a Iridium.

Como citei acima, em 5 verificações de consumo, nos 500 km com a vela e nos mesmos caminhos, a moto passou a fazer 21/22km litro.

Não acelerei mais, sempre na mesma tocada. Porém senti melhora nas arrancadas e no torque, nada muito excepecional, porém notei a melhora.

Quanto a durabilidade, ví em um site que a vela aguenta 100.000km e no lugar que comprei MOTOMATSUO, aqui em Sampa, me confirmaram isso. Paguei r$ 52,00.

Como troco velas de 25.000 em 25.000 km e tenho certeza que nessa kilometragem a vela original aguenta, temos que, a de Iridium dura 4 vezes mais que uma normal.

Como voce falou XAMã, a minha tornado está com uma regulagem finíssima, porque fiz mais de 4 regulagens de abertura de ar e gasolina, com a vela original.

Portanto, essa vela somente é boa para melhorar um pouquinho a aceleração e retomada de velocidades, não fazendo com que a moto tenha mais velocidade final ou economia de combustível, pelo contrário e NÃO SEI PORQUE, que não economiza mais, vez que queima melhor o combustível dentro do motor.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 21:13 #11 por Xamã
Respondido por Xamã no tópico Velas de Iridium
Ventania,

muito obrigado.
Legal mesmo vc ter se preocupado em postar as tuas impressões, mas vou te fazer uma pergunta: será que o fato de vc ter saído de uma velha convencional já com muito uso para uma vela de Iridium não influenciou no fato do amigo ter notado melhora no desempenho e nehuma alteração no consumo?
Isto aconteceu comigo quando passei a usar velas de 4 eletrodos no carro (Bosch Super4) em conjunto com cabos de vela de silicone (Accel). Pô, saí de um conjunto com mais ou menos 40.000 kms de uso e coloquei tudo novo. A melhora foi imediata, com respostas mais rápidas, partidas perfeitas e consumo... inalterado.
Sinceramente, não haveria como obter mudança no desempenho da moto pelo simples fato de se trocar a vela. Se fosse instalada uma nova ignição, com maior potência ou fosse instalado um cabo com resistência ôhmica inferior a 5 ohms (padrão nestes cabos), tudo bem, mas não foi o caso.
Mas acredito no que você disse. Talvez o formato do eletrodo central e a maior área de centelha ajudem na combustão, permitindo mesmo as melhoras observadas.
Realmente, pelo que o amigo falou, as velas têm uma durabilidade imensa, sendo de excelente qualidade, se levarmos em conta que estão sendo utilizadas em motores que giram muito e onde o trabalho da vela é muito mais constante (não há quatro cilindros trabalhando, mas apenas um...).
Bom, vou experimentar na "Mulata" em conjunto com o macete do tubo.
Depois posto as impressões que tive.
Muito obrigado, de novo!

Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 22:28 #12 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Velas de Iridium
MAs essa impressão que o VENTANIA relatou ao colocar a vela de IRIDIUM nova da caixa foi a mesma que tive quando troquei minha vela NGK original de fábrica por outra idêntica só que nova da loja (após os 6k de uso...)

Será que essa diferença na melhor resposta do motor não foi pelo simples fato de ser uma vela novinha em folha???

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 08:37 #13 por Xamã
Respondido por Xamã no tópico Velas de Iridium
Foi exatamente isto que eu pensei, Guilherme.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 10:07 #14 por luizf
Respondido por luizf no tópico Velas de Iridium
Já inventaram velas de todos os tipos, até com eletrodo duplo! Eu testava no meu Opala 73. Elas só eram melhores quando novas. Na moto não testei, continuo com a original, andados 26542 quilômetros!

O ministério da saúde adverte: falta de personalidade obriga o indivíduo a manifestá-la usando meios materiais.
Farroupilha(RS);

Belo Horizonte(MG);

Concórdia(SC);

Erechim(RS);

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 13:12 #15 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Velas de Iridium
Companheiros. Por tudo isto,viva os motores Diesel, onde os mesmos, ñ apresentam esta complexidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.


Abraços.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.229 segundos