hoje estava andando normalmente na minha moto, quando vi uma fumaceira pelo espelho, quando fui ver era da minha moto! porreta...
Ai com o passar do dia foi piorando, ate que ficou insustentavel pois estava deixando uma nuvem de fumaça muito forte.
Ficha técnica:
Motor - 46.000 Km
Revisada aos 45.000 com abertura de motor (autorizada)
O mecanico avisou que o cilindro estava um pouco riscado, mas como ali ia sair uns 600 pila pra retificar, deixei por isso mesmo. Foi indo normalmente até que estourou hoje a pocilga.
Creio que eu vá ter que retificar, aí pensei em botar um pistao de strada, será que rola? Pois com peças da autorizada mesmo, pelo preço inviabiliza.
Você vai estar mudando o projeto original do motor. Se sua moto é pro uso do dia a dia, eu não recomendaria esse tipo de serviço. Pode te trazer problemas e um desgaste maior das peças móveis do motor.
"Todos possuem uma cicatriz no coração por algo que sofreram no passado.
Não ter nenhuma significa ser uma pessoa com alma incompleta."
Para durar motor de qualquer moto, troque o oleo e limpe o filtro a casa 1000/1500 km . Oleo de bia gualkidade como o MOBIL. Teras uma moto por muito muito tempo e kilometragem. retifique com peças originais em um bom mecanico de sua confiança. Recomedações desse motociclista há mais de 35 anos e que teve motos desde Jawa, czepel , Zündap, Lambretta, Yamaha, Zanella, Agrale, mas não troca nada por Honda que é a melhor, e já tive 2 150 exelentes, economicas, macias, e velozes. 150 é a moto, se trocar só por BMW que ainda é a melhor - Atualmente tenho um 150 ks mod 2007 com 5700 km. segredo de longa vida está no oleo, em qualquer maquina.
Durante o meu "mandato" a moto foi tratada muito bem, com peças boas, trocas de oleo e filtro na hora certa, primeira linha.
Porém, peguei esta moto de 2a mão, durante os testes que fiz pra comprar estava funcionando bem, de aparencia estava muito boa tambem, não indicando relaxamento.
Mas achei cedo demais pra dar problema, nem 50k e já está pedindo água.
Perguntas:
- quanto tempo devo esperar de durabilidade depois da retífica? (considerando média geral)
- será melhor me desfazer dela depois da retífica, evitando futuros problemas?
Realmente, sua moto deu problema cedo demais. O normal e um motor de moto durar, pelo menos, 100.000 km's.
Mas lendo os teste dos leitores do BCWS sobre a titan 150, vi que algumas pessoas tambem relataram esse problema.
Para se decidir melhor, teria que saber o motivo de ter dado problema para evitar que ocorra novamente.
Pelo oque eu saiba, se tu retifica o motor, esquece ele que ta novo!. Ai ja retifica e depois vende se vai faze um favor pro futuro dono, dando-lhe um motor zero bala!
olhando esse tópico antigo me lembro de quando fiz motor com 12.000km a causa disso foi um dia apenas que andei sem filtro sem nada
resultado entrou sujeira e riscou o cilindro meu motor fundiu com 20mil km
gastei 200 reais pra por o kit original
depois comecei a zuar e mergulhei nesse segredo de ser um mecânico msm
agora hj em dia tenho minha motinho mexida e só ando no cacete com ela, e até hj nunca me deu problema.
a minha ja esta nos 40mil. sempre trocando o óleo certinho e verificando a viscosidade.
o segredo de uma vida do motor está no óleo
é como nós !não vivemos sem água!
Mas tô achando que foi caca feita pelo mecânico....sempre deixei minhas motos com ele...e nunca tinha dado Mer***....mas desta vez...
Eu tinha notado que a minha moto tava queimando óleo ao ligar, provavelmente os reparos tinha ido pro saco, pedi para o mecânico dar uma olhada e realmente era isso, ele efetuou a manutenção e eu rodei mais 2 dias e ela voltou a soltar fumaça ao ligar, liguei para ele e ele me falou que isso poderia acontecer pois poderia ter ficado um pouco de óleo no cano ou sei lá aonde, o problema é que a noite a moto começou a falhar, tipo qndo bate a reserva, eu passei para a reserva (achando que era isso) e ela continuou falhando, como estava quase aonde queria, estacionei a moto e fui fazer o que tinha que fazer, na volta a moto apresentou dificuldade ao ligar, dei muiiitaaa corda nela até pegar, levei ela com muito custo até a casa do meu irmão, pois para casa não tinha condições de ir, chegando lá dei uma olhada na vela, ela estava meio preta, coloquei tudo no lugar e na manhã seguinte comprei uma vela nova, troquei e novamente nada, a moto só pegou no tranco, fui com ela até meu primo (mecânico) e mostrei para ele, ele olhou, pedalou ela com a mão e me disse cara, tem que assentar estas tuas valvulas....dai eu falei mas eu regulei elas a pouco com a troca do retentor, então ele falou que fizeram isso igual a cara, levou para a oficina, e logo eu fui lá, resultado valvula torta, e retifica para o motor.
Não só ouvi relatos sobre esse motor da 150 que é pife mesmo, como já vi, as pessoas que botam a honda lá em cima em tudo e com infinitas qualidades jamais admitiram isso e raros são os que admitem que é o seu caso.
viva cada momento como se fosse o ultimo...amanha pode ser tarde....