Ainda estou tentando ajustar o sistema de refrigeração da Vulcan, já troquei um monte de peças e gastei aproximadamente 250,00 reais só com o sistema de refrigeração.
Quer um conselho racional? Deixa como está.
Quer um conselho emocional? Compra uma RD 350 LC e divirta-se com seu radiador.
[]'s
MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)
"... vi algs topicos ai falando q a vida utel de um motor 150 gira em torno de 35 mil.. e que nao aguenta o dia-a-dia de um motoboy.. e ai oq vc me fala?? ..."
Eu te digo que conheço muita gente com motor passando de 100 mil e já vi em mecânica de amigo meu, moto de idiotas que ficam "dando pipoco" no trânsito, e acabando com o motor. Vejo muita gente seguindo os passos de amaciamento descrito e aconselhado pelo fabricante e vejo muita gente dando palpite que moto tem que amaciar "no pau". Pois é, tire as conclusões.
Voltando ao arrefecimento, voce procurou ver a possibilidade de instalação de um radiador de óleo? É muito mais simples, deve exigir muito menos adaptações e deve atende-lo. Procure algum mecânico especializado para lhe aconselhar e poste para a gente a resposta desta consulta.
"... eqto isso os usuarios tem q ficar sonhando com coisas q parecem malucas, igual a esse meu projeto..".
Idéias "malucas" como a sua, é que mudaram e mudam o mundo para melhor.
Abraços
<<<< O.D.I.L >>>>
** Eu não compro peças de procedência duvidosa. **
"Mal ou bem, a vida é uma viagem e eu quero faze-la de moto"
"... se o sujeito tem um sonho, tem que ir atraz dele, se não der certo pelo menos tentou e fará melhor na proxima vez..."
Sem dúvida, voce está correto.
"...Os engenheiros ficam pensando nisso, ganham pra isso e ninguem pode mexer, oras ninguem é dono da verdade e nem dono do conhecimento..."
Não é uma questão de não poder mexer, é uma questão de saber no que mexer. Voce se meteria a operar o coração de uma pessoa? É uma questão de dono do conhecimento, sim.
"... isso é pensamento de gente conformista que aceitam tudo que é imposta a ele e não questionam nada e nem pensam como pode melhorar algo na vida..."
O adjetivo está incorreto pois, não é o caso de ser conformista e aceitar tudo como está. É o caso de acreditar que existem pessoas competentes e produtos sérios. Concordo que as empresas preocupam-se primeiramente com os custos, e elas estão administrativamente certas, mas também acho que poderiam pensar em clientes e em produtos melhores. Se formos comparar nossas motos com as motos importadas, vamos ficar malucos, porém devemos entender que por aquí, além da cultura ser diferente e existe o custo Brasil.
"... é de pessoas assim que o mundo precisa pra poder evoluir..."
Concordo e já citei o elogio na mensagem anterior.
Abraços
<<<< O.D.I.L >>>>
** Eu não compro peças de procedência duvidosa. **
"Mal ou bem, a vida é uma viagem e eu quero faze-la de moto"
Realmente.. sou uma pessoa q nao me conformo facil com as coisas.. creio sim na capacidade de nossos engenheiros, e sei q eles podem fazer mto mais de si..tvz falte subsidios ou uma qstao de cultura e custo brasil citado acima.. mas se existisse uma opção de escolha de fabrica entre ar e agua.. eu iria na agua.. e cuidaria igual a uma princesa.. assim como eu faço com a minha.
fiquei curioso qdo a sistema a oleo.. mas creio q vai ter fz orificio na carcaça neh..
o cara q eu encomendei o radiador esta me enrolando.. as medidas serao 25x12cm creio q seje um tamanho satisfatorio p uma 150.. semelhante a um watercooler.
Luidhi.. que bom q esta interessado, assim pode me ajudar..
nao tenho ideia desses calculos.. visto q o motor nao vai dxar de ser refrigerado a ar..por isso vou fz o possivel p contornar o fundo de cada lacuna do bloco com o tudo de cobre..para q possa ficar espaço p ar tbm. qto ao radiador..creio q seje um tamanho satisfatorio p demanda do motor.. se nao for mando fz um maior.. tem hipotese da bateria arriar neh.. vou ver qto custa uma com a amperagem maior. qro opiniões!!!
se com tudo nao der certo, esse processo é reversivel..e vou seguir um conselho citado acima..vou jogar um balde de agua fria no motor. e outro na minha cabeça tbm..
Enfim, acho que o primeiro passo que você deve procurar são peças de prateleira (que já existem no mercado) para fazer seu motor refrigerado a água.
Verifique com o pessoal que prepara motos para competições se existe uma camisa já com refrigeração a água.
Mais tarde eu vou te colocar em contato com um cara que projeta seus próprios motores.
Essa parte de usinagem, etc ele manda num cara de uberaba.
MCCR
BMW G 650 GS
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CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)
nao sei quanto a cg150, mas o motor da twister é derivado do motor da NX250 da decada de 90, vendida nos USA. O motor da NX250 é igualzinho ao da twister, a diferença é que o da NX é refrigerado a agua. A parte de baixo é identica e o cabeçote tambem, mudando apenas na parte de baixo a existencia da bomba de agua e o cilindro que obviamente nao tem as aletas que sao necessarias no refrigerado a ar.
eu dei um olhada no site ai.. o motor parece mesmo com o da tw.. com essa diferença.. eu nao conhecia essa moto.. me lembro das nacionais xlx 350 e xl 250 arrefecidas a ar.. pq nos USA q é um pais frio é a agua e aqui, quente q so.. a ar?? é sacanagem mesmo. moto de 250cc acimma tem que ser a agua mesmo
spode escreveu: nao sei quanto a cg150, mas o motor da twister é derivado do motor da NX250 da decada de 90, vendida nos USA. O motor da NX250 é igualzinho ao da twister, a diferença é que o da NX é refrigerado a agua. A parte de baixo é identica e o cabeçote tambem, mudando apenas na parte de baixo a existencia da bomba de agua e o cilindro que obviamente nao tem as aletas que sao necessarias no refrigerado a ar.No eBay voce compra partes desse motor.
en.wikipedia.org/wiki/Honda_NX250--
spode
E a NX250, há mais de 15 anos atrás, tinha 26 cavalos e máxima de 155km/h ...
Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12