Ola, boa tarde.
Quero lhes apresentar meu teste, provavelmente não vão acreditar, mas, é PURA VERDADE.
Estava feliz no ano passado ao ter adquirido a CG MIX ES 2010, havia lido muito a respeito da motocicleta e seu consumo dito "a melhor compra e menor consumo".
Entretanto, agora, faltando 15 dias para completar 1 ano da compra desta motocicleta, tendo feito a revisão dos primeiros 1000km e 4000km na própria consecionária honda, até agora só rodei com ela 6.500km.
Fui fazer o teste de consumo(Não havia feito ainda), e fiz da seguinte forma:
- Esperei o combustível acabar completamente no dois testes (Testei somente com alcool e depois somente com gasolina)
- Testei com o tanque vazio, tive que empurrar a moto até o posto BR PETROBRAS mais próximo, pois, esperei acabar todo combustível do tanque.
- No primeiro teste, coloquei exatamente 1 litro de álcool
- No segundo teste coloquei exatamente 1 litro de gasolina
- Em ambos os testes, rodei normalmente com a motocicleta, sem exagerar no acelerador, e também não freei de forma brusca em momento algum.
- O óleo recém trocado(troquei com 6200km) a uns 20 dias atrás.
- pneus calibrados(25 frente, 33 traseiro).
- Andei sózinho na moto
Os resultados foram incrivelmente ruins perante minhas conclusões:
- Com 1 litro de alcool rodei: 14km (Isso mesmo, não errei não, apenas QUATORZE / CATORZE KM com 1 litro de alcool)
- Com 1 litro de gasolina rodei: 24km (Isso mesmo, novamente informo que não errei no cálculo, VINTE E QUATRO km com 1 litro de gasolina).
Agora estava pensando "Será que não é o posto que esta utilizando ilegalmente o simbolo da BR PETROBRAS e vendendo combustível alterado", então, verifiquei no site e o posto é legalizado, tem mesmo a bandeira, isto que dizer que o combustível é de qualidade.
Estava pensando outra coisa, será que por ter feito o teste durante a parte da manhã terei tido abastecido 1 litro de cada combustível e na verdade não seria menos a verdadeira quantia que foi posta no tanque, será que a bomba marcava 1 litro e não teria sido colocado apenas 500ml ? Acredito que não.
Imaginando esta situação, a motocicleta tendo passado corretamente pelas revisões, com pneus calibrados, óleo trocado recentemente(coloquei da própria consecionária) eu não ter exagerado na aceleração e nem mesmo tendo freiado em momento algum de forma grossa, será que devo ir na consecionária brigar por algum motivo, o que devo alegar na consecionária?
Qual outro teste posso fazer???
Como melhorar este consumo???
Avaliem este teste e me dêem dicas do que fazer agora, muito obrigado!
TecBianco40636.7863773148
Nao queria comentar isto pq
sinceramente cada um faz o que bem
entende, mas isto e um absurdo eu
tenho uma titan ainda 09/09 mix e ela
fazia normal 28 a 31 km/l com alcool
rodando em rodovia quando trabalhava
em outra cidade e na gasolina ai sim
achava o consumo meio alto na casa
dos 35 km/l e por isto so rodava no
alcool, hj trabalho com um broz 08 a
carburador e vejo como a media varia
muito das circunstancias de uso,
trabalho com o bau enorme e sempre
cheio no centro de Sp e ainda a m,oto
fica muito em marcha lenta (eu
procurando o numero, olhando gps ou
ate finaliZando o trampo a media cai
para casa dos 25km/l e tbm sempre
ando enrolado porque sempre tem
muito serico e pouco tempo
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
Não acho que é muito recomendável esse método que vc adotou para medir o consumo. Deixar a moto dar pane seca pode causar problemas, tanto que no manual eles recomendam abastecer com 50% de alcool e 50% de gasolina quando a moto tiver uma pene seca. Pra medir o consumo eu uso o tanque cheio: completo, rodo uma boa kilometragem e completo o tanque dinovo, dai vejo o quanto de gasolina entrou e divido o tanto que rodei por esse valor. Vá quardando os resultados e depois faça uma média. Eu cheguei a fazer 31 Km/l no álcool e 36 km/l na gasolina.
Primeira e atual: CG 150 Titan Mix (33 mil km e contando)
Nem o antigo carburador, nem a atual injeção puxam a ultima gota de combustivel,sempre vai ficar uma pequena quantidade.O ideal é encher o tanque e tirar uma média mais geral. Se sua moto usa carburador quando chegar na reserva da pra colocar um litro e fazer o que você fez, mas com a injeçao vai da problema pois a bomba de combustível não aguenta rodar seca.
O que disse nosso amigo Winzera, é a resposta de sua pergunta. Use tanque cheio. Digamos que sua moto esteja com 7.000km rodados na hora do abastecimento. Rode uma boa kilometragem, e volte ao posto e encha o tanque novamente. Marque a quantia de gasolina reabastecida. digamos que sejam 8 litros. e o seu painel esteja marcando agora, 7.240km. Então vc rodou 240km com 8 litros de combustivel. Divida 240 por 8 e verá que sua moto fez 30km/l.
Nunca deixe ficar sem gasolina, ou alcool. Isso pode te trazer grandes dores de cabeça.
RODRIGO_ALVES escreveu: Nao queria comentar isto pq
sinceramente cada um faz o que bem
entende, mas isto e um absurdo eu
tenho uma titan ainda 09/09 mix e ela
fazia normal 28 a 31 km/l com alcool
rodando em rodovia quando trabalhava
em outra cidade e na gasolina ai sim
achava o consumo meio alto na casa
dos 35 km/l e por isto so rodava no
alcool, hj trabalho com um broz 08 a
carburador e vejo como a media varia
muito das circunstancias de uso,
trabalho com o bau enorme e sempre
cheio no centro de Sp e ainda a m,oto
fica muito em marcha lenta (eu
procurando o numero, olhando gps ou
ate finaliZando o trampo a media cai
para casa dos 25km/l e tbm sempre
ando enrolado porque sempre tem
muito serico e pouco tempo
eu tinha uma titan mix 2009/2009, e fazia sempre 29, 30 com alcool. Nunca utilizei gasolina para medir. Mas a medida de 14km/l de alcool eh absurda, tah mais parecendo erro na forma de medir do que problema com a moto.
Minha titan é carburada 2007, e para fazer mais de 35km/l em titans o cara tem que ter mão bem leve e ser muito leve.
Eu nunca fiz mais que 34km/l. Sempre gira em torno de 30 a 32km/l, e já cheguei a fazer 28km/l (subindo serra e enrolando o cabo), também sou pessado 130kg, e sempre ando com baú!
EX - TITAN 150 ESD - Preta
Atual - Fazer 250 2006 - Vermelha
São Lepoldo - RS
Carros flex quando c/ gasolina gastam mais que carro
semelhante só a gasolina. E o mesmo acontece com o etanol.
É que a taxa de compressão esta calculada para o meio termo
e assim todas as calibragens mecânicas e eletrônicas.
Um motor específico para etanol tem suas calibragens
específicas para etnol e o mesmo no caso de ser só para
gasolina. Portanto, o desempenho e consequentemente o
consumo de um motor projetado para funcionar com um só
combustível é superior a um bi combustível.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.