Boa noite colegas, hoje tive um problema com minha bros (2009) ela está com 6000km. Estava vindo no anel rodoviário em contagem (MG) quando senti que a traseira da moto esta muito instável, como se o pneu tivesse furado. Parei a moto, olhei se a roda não estava frouxa e nada, e segui para casa.
No momento achei que fosse por causa do vento forte que estava fazendo aqui na região hoje. Mas quando cheguei em casa me lembrei que já passei por mais de um ano no mesmo local com outras motos pequenas e nunca tive este tipo de problema.
Agora eu pergunto, é normal esta instabilidade na traseira da bros? Em caso negativo, o que poderia causar tal instabilidade?
Eu tenho essa falsa sensação quando estou com alguma coisa pendurada no braço próximo ao cotovelo, seja um capacete ou uma sacola. Demorei um pouco a perceber isso mas o peso extra no braço faz vc ocilar um pouquinho o guidão dando essa falsa impressão de a trazeira estar solta, e a sensação é mais forte em freiadas ou quando passa em ocilações do asfalto, situações em que a mão faz mais força pra baixo.
Seria esse o caso?
"A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter-se em movimento!"
(Albert Einstein)
Atualmente sem moto...
2008-2012-> Hunter 100 07/08
2001-2005-> Titan 125 ES 01/01
___
Colegas obrigado pelas dicas mas não acredito que seja nenhuma destas coisas. De forma alguma ando com nada pendurado no braço e calibro os pneus regularmente.
Estou praticamente certo de que o problema é o vento mesmo. O que é decepcionante. A bros segundo a honda pesa 117k, eu peso 82k e o bauleto estava com minha roupa de chuva mais a bota, o que devia dar uns 3,5k. O tanque estava quase cheio. Praticamente uns 200k e mesmo assim sendo tão afetado pelo vento que fiquei com medo.
Nem de honda biz senti a mesma coisa.
O que achei muito estranho foi que não senti o vento tão forte no corpo, já passei por ventanias piores. Parecia que era so nas rodas mesmo.
Alguem por aqui anda nas estradas com a bros? Ou viaja com ela e ja teve a mesma impressão?
e tbm a broz é alta e voltada para o mundo off road tbm,
então não espere dela o comportamento em curvas como o a
biz que é baixinho e cheia de carenagens para cortar o
vento.
e fora que o com bauleto a traseira da moto ja fica
estranha e ainda mais carregado e com vento lateral o
resultado é traseira instavel mesmo;
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
Na biz especificamente não, mas sempre usei o mesmo bauleto em outras motos, ele é um modelo pequeno da givi o e27. Como ja disse já rodei ali de fan e titan também que são motos pequenas sem problemas e nelas eu estava usando o bauleto. E ele não estava cheio, estava so com minha roupa de chuva e bota.
Na terça vou deixar a moto na concessionária para fazer o tal do recall e vou pedir para darem uma conferida na traseira.
Sei la, to com muito medo da bros ser uma bunda-mole
Ah aproveitando, será que instalar uma bolha -parabrisa- na bros atrapalharia a pilotagem ou melhoraria????? Tenho medo agora, pelo fato da bros ser muito leve do vento interferir no guidon por conta da bolha.
aaxes escreveu: Jota Nunes, no caso a Bros não possui este ajuste.
Olha, eu nunca olhei lá embaixo da Bros pra ver como é, mas todas as motos têm ajuste da pré-carga da mola. Aquela porca dentada que fica na parte inferior do amortecedor.
Essa imagem é de uma suspensão de Titan, mas ajuda a ilustrar pois o princípio é o mesmo:
Então um cara de 60kg que anda sozinho tem que usar o mesmo ajuste que um de 100kg que anda com um carona de 60 ??
Por isso que quando o piloto é pesado vai ter essa sensação que o Aaxes descreve, como se o pneu estivesse murcho. A moto fica molenga. Isso numa ondulação no meio de uma curva de alta é um perigo...
Colegas, hoje pude confirmar que o problema é o vento mesmo.
A sensação é muito estranha, parece uma aquaplanagem, a traseira parece que está deslizando fora de sintonia com a frente. Percebi que isto acontece com vento lateral.
Passei por rodovias hoje com e sem vento e só senti o problema quando estava ventando forte. Ao ultrapassar um caminhão então ficava horrível.
No entanto em trechos sem vento, botei 110km/h tranquilo e a moto permaneceu estável.
E então, há algum macete para melhorar isto? Porque não vejo ninguem reclamando do mesmo problema?????
E a bolha, ajuda ou atrapalha?
Acredito que o melhor é se adaptar, aprender as reações da moto com o vento e evitar surpresas, to falando isso pois já peguei muita estrada de Titan. Por exemplo: ao ultrapassar caminhão ou ônibus fique sempre o mais longe possível deles para vc sentir menos a força do vento, pois quando vc está na metade de tráz deles o vento te empurra na direção deles e quando vc está passando a cabine o vento te joga pra longe deles, e muito cuidado ao cruzar de frente (cada um na sua pista, lógico) pois a turbulência é grande. Nunca pilotei motos grandes e nem carenadas em estrada mas acredito que todas sintam essa força, mas quanto mais pesada e melhor for sua aerodinâmica menos perceptível são as ocilações. Vlw!
"A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter-se em movimento!"
(Albert Einstein)
Atualmente sem moto...
2008-2012-> Hunter 100 07/08
2001-2005-> Titan 125 ES 01/01
___