Velho assunto que gasolina usar

27 Abr 2011 19:54 #1 por Dynaman
Peço licença para usar uma comentário antigo do Wolfmann que ele escreveu no FHD:


Re: Pódium
« Responder #30 : Outubro 29, 2009, 23:52:09 »
Responder com Citação Dividir o Tópico

Algumas considerações: os mapas d.e injeção que rodam nas HDs são os mesmos mapas americanos, não sofrem nenhum tipo de tropicalização. Posso afirmar isso porque eu modifiquei o mapa da minha moto para adaptar aos 25% de alcool (a gasolina americana tem 10% de alcool).

A Izzo não mexe nos mapas, exceto se você compra o SERT e pede para que seja remapeado e mesmo assim vão colocar um mapa que está no CD, sem modificações.

A tropicalização da injeção é questão de "engordar" a mistura para conpensar a maior quantidade de alcool porque nos EUA para cada litro de combustível 100 ml é alcool enquanto no Brasil em cada litro de combustível temos 250 ml de alcool (em tese....). Na prática eu cheguei a em percentual de 8% de acréscimo no mapa americano para ter um bom desempenho e consumo. Tentei com menos, mas o resultado em termos de desempenho foi sofrível e com um acréscimo superior aos 8% só consegui gastar gasolina.

Esse mesmo mapa foi para o dinamômetro do Pimenta e a única coisa que ele conseguiu melhorar foi a faixa de torque máximo (mais ou menos 3000 rpms), onde ele aumentou a diferença no centro da tabela VE em mais 2%. Em termos de potência final o acréscimo foi de 4 cv.

Resumindo, mudar o mapa vale a pena para conseguir alcançar o potencial da máquina e não é tão trabalhoso como está previsto no manual de serviço (cerca de 8h de oficina). Partindo do mapa tropicalizado, em menos de trinta minutos você consegue remapear a moto se usar o SERT. Dá trabalho chegar nesse mapa, mas daí em diante é cortar e colar.

========================================================
Pois bem, minha Dyna está com 9.000km e na revisão de 8.000km na Tennesse Harley Davidson de Campinas atualizaram o mapa da minha moto e o mapa novo tinha o nome Stock Brazil...achei que a moto ficou "mais solta", e estou tendencioso a crer que ela está mais econômica, preciso andar mais pra ter certeza.

Será que estão tentando fazer essa "tropicalização"?

Sempre usei Podium por acreditar ser uma gasolina "mais limpa" e menos passível de adulteração.

O que acham?

Dyna Super Glide FXD

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2011 20:23 #2 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Velho assunto que gasolina usar
não sei te dizer o que estão entregando nesse serviço de atualização do mapa da injeção porque ainda não li nenhum relato sobre isso (o seu é o primeiro que estou lendo), mas acredito que se criaram um mapa stock Brasil esse mapa deve estar adequado a nossa realidade de combustível senão é besteira criar esse mapa.

Da leitura do manual (o meu manual foi escrito em várias línguas) a gente pode ver que a tradução para o português é literal.

Se a gente puder interpretar o que recomenda o manual em inglês (gasolina comum sem chumbo de 89 octanas), você vai ver que essa gasolina não é a nossa gasolina comum.

De cara te digo que toda a gasolina nos EUA é aditivada, mesmo a comum. Prática que somente a TEXACO trouxe para o Brasil onde até a Gasolina C, chamada por eles de Original, era aditivada.

Levando tudo em consideração, a melhor interpretação seria uma gasolina aditivada de 91 octanas.

A Pódium é uma gasolina aditivada de 95 octanas, recomendada para motores de alta compressão (que não é o caso das HDs). A longo prazo, a Podium vai te apresentar resultados na manutenção do sistema de alimentação, que vai necessitar de menos cuidados com a limpeza do que com a gasolina comum ou aditivada.

Eu tenho uma cisma com a gasolina aditivada por conta da dosagem de aditivos que me deram muitos problemas com carros mais antigos e carburados, dissolvendo juntas de carburador e filtros de gasolina. Acredito que isso não aconteça com os novos veículos injetados, mas me dou o direito de ter essa mania.

Como a Podium nem sempre é encontrada nas viagens, eu tenho o hábito de usar dois tanques de gasolina comum para cada tanque de gasolina Pódium e na estrada sigo sempre com a comum. Funciona bem.

Mas usar somente Podium pode não representar ganho em performance, mas com certeza representa ganho em manutenção.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2011 20:37 #3 por Hk - Usp
Respondido por Hk - Usp no tópico Velho assunto que gasolina usar
Na minha moto, todos os tipos de gasolina que coloquei, ela se comportou bem.
Mas tem uma gosolina que tenho gostado bastante, que é a gasolina Premium do Posto Ipiranga.

Kadu broker sp

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2011 20:38 #4 por Dynaman
Respondido por Dynaman no tópico Velho assunto que gasolina usar
É mais por ganho em manutenção mesmo, estou querendo ficar com essa moto por muito tempo...

Sinto diferença quando a moto fica parada a semana toda, e a minha fica, ando somente de fim de semana.

Em viagens quando não posso colocar Podium coloco comum mesmo...e depois completo com Podium.

O próprio comp**ador da oficina quando leu todo sistema pra verificar se tinha algum erro acusou a atualização necessária, fiquei intrigado com essa atualização Stock Brasil e na hora achei que fosse alguma adequação ao combustível, e o pior que os mecânicos não souberam explicar o que melhorou, como era esperado, como também não emitem opiniões sobre qual combustível o fabricante recomenda usar.

Dyna Super Glide FXD

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2011 04:51 #5 por Celestino Gomez
Ou seja, pelo menos quanto à conhecimento técnico parece que nada mudou....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2011 17:39 #6 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Velho assunto que gasolina usar
Caros,


Eu uso a Podium no abastecimento que faço no meu posto de gasolina de confiança, de forma que sempre que vou sair para um passeio ou viagem eu completo o tanque com a dita cuja.


Na estrada sempre que possível eu abasteço com a Podium porque acredito que a chance de pegar uma batizada é sempre menor.


Quando não é possível, abasteço com a comum e sempre em postos com bandeira, boa apresentação e sem preços de liquidação.


Acho que com isso eu mantenho o motor o mais limpo possível.


Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Maio 2011 21:05 #7 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Velho assunto que gasolina usar
Eu abasteço com podium tanto a BMW quanto a EG, mas às
vezes me questiono se este preciosismo não é um
desperdício de grana, fomos a semana passada para
Brasilia e rodamos praticamente 2.200 km abastecendo na
maioria das vezes com gasolina comum e tanto as BMWs
quanto a Fat que nos acompanhava não mostraram nenhum
problema de desempenho.

Gasolina Podium e posto de boa aparência não é uma
garantia de qualidade, abasteci no Posto Gugu da Castelo
Branco com podium e a RT chegou a ter problemas de
aquecimento, marcha lenta irregular indo para Tiete, além
do que tive uma pane seca com tanque cheio, na volta após
esgotar aquela porcaria coloquei comum mesmo no posto
Quinta do Marques e acabou o meu problema.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2011 04:38 #8 por Celestino Gomez
Usei, regularmente e durante muito tempo, a gasolina Pódium tanto nas HD como na BMW e, indiscutivelmente, ela faz com que o motor trabalhe mais redondo.

Não vejo melhora nenhuma de desempenho ou economia, apenas suavidade.

Abasteço com Pódium ou Premium sempre que posso, principalmente a BMW, na qual se sente mais a diferença, mas todas andam perfeitamente bem com gasolina comum.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2011 18:32 #9 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Velho assunto que gasolina usar
Caros,


concordo com o Bugno de que aparência do posto e bandeira não garantem tudo.


Mas certamente devem reduzir o risco de pegar um "genérico" de gasolina.


Concordo com o Celestino de que o motor roda melhor com a gasolina podium, apesar de ter que ter bastabnte intimidade com o funcionamento do motor e prestar muita atenção para perceber a diferença, que se manifesta principalmente com o motor quente e em situações nas quais ele é exigido a fundo.


Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 05:24 #10 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Velho assunto que gasolina usar
o mais importante em termos de posto de abastecimento é que ele faça parte de algum programa de controle de qualidade. Fazendo parte, o consumidor não vai reclamar com a ANP, mas também com a Distribuidora que garante aquele combustível.

Eu me mantenho usando o coquetel de comum/podium porque os motores de baixa compressão das HDs não se beneficiam da maior octanagem das gasolinas pódium/premium, exceto no parte da limpeza que os combustíveis aditivados melhoram.

Posto conhecido, de boa frequentação e participando de controle de qualidade representa uma possibilidade menor de aborrecimento.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 09:38 #11 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Velho assunto que gasolina usar
Wolf, vc com toda a propriedade de conhecedor de postos, logicamente, tem alguma dica que possa dar para que possamos nos garantir se o posto é ou não participante destes programas ?

Afinal, a unica indicação visível é um banner que só me lembro de ter visto em postos BR.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 12:32 #12 por pcaldas
Respondido por pcaldas no tópico Velho assunto que gasolina usar
A diferença da Gasolina comum para a gasolina aditivada são os aditivos. Mas o que são esses aditivos e que benefícios eles trazem?

Poderia citar como um dos grandes benefícios da gasolina aditivada a redução da formação de borra. Quando o tanque de gasolina fica durante muito tempo parado tende a formar borra na gasolina, intupindo as mangueiras. A função do aditivo é previnir essa formação de borras. Dessa forma, o uso da gasolina aditivada é recomendado principalmente pra quem deixa a moto parada por mais tempo.

Porem a diferença da Aditivada para uma Premuim é somente a octanagem. A premium possue elementos que aumentam a octanagem. Dessa forma, entendo que não há necessidade de utilização da premium.

Na minha visão é recomendado o uso de gasolina aditivada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 04:28 #13 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Velho assunto que gasolina usar
pcaldas, a formulação dos detergentes e aditivos é diferente nas gasolinas premium/pódium e aditivadas.

Por conta da menor octanagem, as gasolinas aditivadas utilizam uma formulação um pouco mais carregada de aditivos e detergentes para melhorar a gasolina C enquanto isso não é necessário nas gasolinas premium/pódium por conta da maior qualidade da gasolina fabricada para obter maior octanagem.

Embora toda a gasolina tenha adição de alcool (e apesar da canetada da Dilma, a proporção segue em 25% porque o produto a venda ainda é anterior à determinação da diminuição do percentual), as gasolinas de maior octanagem têm uma fórmula menos necessidade de aditivos e detergentes por ter uma queima mais completa que a gasolina C (base das gasolinas aditivadas) e portanto deixa menos resíduos nas câmaras de combustão.

Leve em conta que a maior adição de aditivos e detergentes teambém tem seu preço na deterioração de juntas e mangueiras pois para permitir maior limpeza precisa ter maior ação corrosiva.

A idéia de usar uma gasolina aditivada porque o uso dado não é contínuo e com a aditivação se garante a maior limpeza, também pode estar entupindo o sistema de admissão com os resíduos da maior exposição à ação corrosiva desses mesmos aditivos e detergentes.

Para quem tem pouco uso da moto, recomendo o uso da pódium, melhor gasolina no mercado, que tem a formulação mais balanceada e vai corroer menos as partes como juntas, o'rings e mangueiras que as aditivadas, mantendo a limpeza do sistema, coisa impensável com a gasolina C.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 04:32 #14 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Velho assunto que gasolina usar
Bugno, além do banner, as bombas normalmente estão com adesivos indicativos da participação do programa e um atestado com a assinatura do técnico em cada passagem deve ser afixada em público.

O posto que não faz isso normalmente deixou de participar do programa.

Algumas distribuidoras, como a Ipiranga e a Esso/Cosan, mudam a cor dos seus produtos com marcadores e usam filtros nos bicos das bombas.

Se você ver a gasolina comum da Esso, verá que pelo filtro a cor é vermelha, enquanto na Ipiranga é tem uma cor mais escura (eles dizem que é laranja, mas para mim não é).

A BR não usa marcadores.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2011 19:59 #15 por Dynaman
Respondido por Dynaman no tópico Velho assunto que gasolina usar
Hoje descobri a gasolina Premium da ESSO a Maxxi Gold, ela tem 91 octanas, mas pelo que pesquisei na net nenhuma gasolina no Brasil é igual a Podium em termos de qualidade.

A BR Podium custa em média R$3,39 tem 95 octanas e é indicada para motores com taxa de combustão maior que 10:1, que não é o caso da Harley que tem 9,2:1. É feita com naftas especiais que não deixa resíduos no motor, por isso custa mais cara, foi desenvolvida a pedido da BMW do Brasil, é considerada uma das melhores gasolinas do mundo.

A Esso Maxxi Gold custa em média R$2,88 tem 91 octanas. Ela é uma gasolina Premium. Minha dúvida é se ela deixa resíduo nas válvulas, nos bicos, etc...

Alguém me corrige ou tem alguma informação a acrescentar?

Dyna Super Glide FXD

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.213 segundos