Óleo FatBoy

18 Out 2011 17:15 #16 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico Óleo FatBoy
Pessoal,
hoje fui trocar o Óleo. E, como ainda estou tomando aquela vacina da Lavação, não saí deperto da moto. Deixe que me chamem de chato e daí, é claro não foi no mesmo lugar.
Pra começar o mecânico errou o Burrinho do Óleo tirando o da Primária, pelo menos eu espero.E preciso da ajuda de quem pode me confirmar?
Acontece que o mecânico observou que o Óleo que saiu era muito mais claro do que o queo litro que ele abriu de Óleo 80W90 para colocar, entenderam o susto. Falei pra ele, tens certeza de que este é o Óleo do Motor, eu quero trocar o Óleo do motorcolocando o Motul 3000 20W50 e o filtro, apenas isso?
Então confessou que abriu o "burrinho" errado. E de imediato falei, acho que este óleo é o 10W406100 da Motul, pelo menos é o que eu tenho marcado nas "notas" do meu celular. No final, abriu o "burrinho" correto e substituiu o Óleo do Motor corretamente, eu espero, colocandoo Óleo Motul 3000 com a troca do Filtro Framm 6022 (único disponível).
Que aventura... Agora peço ajuda para saber se está correto: o Óleo da Primária pode ser comMotul 6100 10W40, e do Motor com Motul 3000 20W50, certo? Eu digo pode por que existem outras possibilidades.
A única certeza que tenho é a de que o mecânico só mexeu nos dois "burrinhos" pelo lado direitoda moto. Penso que o Óleo 80W90 se fosse utilizado, seria para colocar do lado esquerdo, abrindoa Tampa da Caixa da Primária, certo?.
Espero que eu esteja certo.
Pessoal, agradeço desde já as manifestações, é que se estiver errado, preciso corrigir, pois na Sexta-feira vou fazer um passeio de 800 km.
Obrigado.

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 18:40 #17 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo FatBoy
ERRADISSIMO!!!!!!!!!!! O burrinho do lado esquerdo é que é o da primária! Fica abaixo da tampa redonda por onde você coloca o óleo novo. Veja a foto abaixo, é a tampa redonda onde está escrito Harley Davidson Motor Co. O bujão para retirado do óleo da primária não dá prá ver na foto, mas é mais ou menos abaixo da letra M de Motor: Os dois bujões do lado direito são do óleo do motor e o da caixa de marchas. O da Cx de marchas na verdade fica entre os dois amortecedores que ficam por baixo da moto.Verifique tudo novamente, se este animal colocou os óleos nos lugares certos.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 18:50 #18 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Óleo FatBoy
Só para registrar, na revisão de 24.000km a Tennessee, antes de ir para Machu Picchu, e coloquei o oleo Screaming Eagle Syn3 na Fat. Oleo 100% sintetico. Rodei 10.700km sem problemas. No entanto, fui agendar a revisão de 32.000 no mesmo dealer, depois da viagem, e eles não tem mais o oleo disponivel para venda... e não tem nem previsão... se já tinhamos falta de peças e pneus com o mesmo preço do periodo Izzo, agora falta até oleo... O oleo screaming eagle pode ser usado para motor, cambio e primaria. Então, a cada 8000km, troco os 3 oleos.

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 20:19 #19 por MVENDEMIATTI
Respondido por MVENDEMIATTI no tópico Óleo FatBoy
Se ainda tiver dúvidas veja os vídeos "How to" no youtube:
http://youtu.be/pnQoHoMWmIA

É bem didático
Boa sorte!

"Há apenas um milagre, e ele já foi realizado. Esse milagre é a alma humana." - Hermann Hagedorn

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2011 04:45 #20 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Óleo FatBoy
Eu nao entendi muito bem o samba dos burrinhos descritos, mas a "aula" do Cezario está correta....

Agora, uma coisa é certa....tb nao consegui entender onde vc fez essa troca de óleo, mas seja lá onde tenha sido nunca mais volte.....se o mecanico comete um erro desses.....Deus me livre.....vá ser incapacitado assim no inferno......

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2011 09:46 #21 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico Óleo FatBoy
Pessoal,
vou tentar ser claro e objetivo.
O mecânico apenas mexeu no lado direito. Eu iria apenas trocar o Óleo do Motor, mas ele tirou o burrinho errado, aquele que fica próximo dali (entenderam). Então, neste caso eleteve que repor, colocando o Óleo Motul 6100 10W40. E, agora, desta vez, ele retirou o burrinho certo (localizado bem próximo dali), ou seja, o do Óleo do Motor e coloquei o Motul 3000.
Mas, as dúvidas geradas foram quais Óleos deveriam ou devem ser usados:
O óleo Motul 3000 para o Motor (ele colocou)?O óleo Motul 6100 10W40 para a Transmissão (aquele ainda do lado direito) - (ele recolocou)? E, por último, o óleo Motul 80W90 (que ele queria, mas NÃO COLOCOU) é para ser usadona Caixa da Primária, aquele que o Cezariomaia mostrou na foto?.
Na realidade, a dúvida ficou em saber que o Óleo usar, se Motul 6100 10W40 ou Motul 80W90 para oReservatório que ele retirou o burrinho errado (entenderam). Mas, repito pessoal, o mecânicosó mexeu no lado direito de quem fica sentado na moto.
Essa dificuldade eu sabia que teria. Se eu quiser um serviço autorizado terei que viajar atéCuritiba/PR e serão mais de 350 km, que para uma Revisão até acho aceitável.
Até a possível entrada de um Dealer aqui de Florianópolis, que estão falando para o segundosemestre de 2012, eu terei que sofrer, e, É CLARO CONTAR COM OS AMIGOS AQUI DO FORUM.
Por favor, espero manifestações para possíveis correções.
Agradeço muitíssimo.
Valeu,

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2011 10:30 #22 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Óleo FatBoy
BURRINHO ??? Vc quer dizer a tampa do bujão ?

o "burrinho" é do sistema de freio, um para o dianteiro e outro para o traseiro...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2011 11:07 #23 por gjaques
Respondido por gjaques no tópico Óleo FatBoy

wbugno escreveu: BURRINHO ??? Vc quer dizer a tampa do bujão ?

o "burrinho" é do sistema de freio, um para o dianteiro e outro para o traseiro...

Abrx


São dois burrinhos.

ELE e o mecânico.

JAQUES
SUPER TENERÉ 1200 - 2013
XT 660R - 2012
XL883R - 2008
Porto Alegre - RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2011 14:16 #24 por aviator
Respondido por aviator no tópico Óleo FatBoy
ACMaestri, se vc está utilizando óleos MOTUL, (a) no motor vai o 5000 15W50 Technosynthese ou o mineral 3000, que não recomendo por perder mais rapidamente as características devido às elevadas temperaturas em que o motor trabalha (b) no câmbio o Motylgear 75W90 ou Gearbox 80W90 e (c) na primária o Transoil 10W30 ou Transoil Expert 10W40. Quanto às localizações dos bujões de dreno: (a) do motor está localizado na parte inferior da estrutura da moto, do lado direito, ligado ao reservatório de óleo por uma mangueira, (b) do cámbio, na parte inferior central do bloco do motor/câmbio e (c) da primária, no lado esquerdo da moto, embaixo da caixa da primária

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2011 18:56 #25 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo FatBoy
O óleo Motul 80W90 é para ser usado na caixa de marchas, NUNCA na primária!

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2011 19:49 #26 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico Óleo FatBoy
Pessoal,
quero agradecer muito as manifestações.
Cezáriomaia, a foto que vc enviou diz tudo, ali o Óleo é 0 Motul 6100 10W40, ou até a do próprioMotor, ou seja, Motul 5100 ou 3000 (Óleo mais fino). E como eu tentei explicar, da Primária, nadafoi mexido. Aviator, suas explicações deixam claras as funções de cada Óleo. Então o Óleo Motul 10W40 quefoi colocado na Caixa de Marcha (Transmissão) está TOTALMENTE ERRADO, por que é muito fino.
PESSOAL, desculpe chamar de "Burrinho" quando deveria utilizar "Tampa do Bujão", "porca" ou qualquer outro termo que fosse para dizer que impedia a saída do óleo. Burrinho é termoespecífico componente do conjunto do FREIO (fui ao google).
RESUMINDO: Tenho que voltar ao mecânico e lhe explicar, e mais, solicitar que retire o Óleoe coloque o ÓLEO MOTUL 80W90 NA CAIXA DE TRANSMISSÃO.
Agora, sem citar nomes, faço meus AGRADECIMENTOS a todos. Novamente, peço desculpas porutilizar termos errados. Não preciso dizer que tenho a moto há 3 meses, mas que há muitovenho lendo este Forum para tomar coragem e comprar, um sonho, uma HD. Justamente por faltade mão-de-obra especializada.
Finalmente, espero que vocês tenham paciência para me socorrer.
Abraços,

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2011 05:03 #27 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Óleo FatBoy
Afora o óleo do cambio, que tem viscosidade e aplicação diferenciada, a verdade é que, tendo óleo na primária ela não vai quebrar.

Eu, particularmente, optei po utilizar o MOTUL 5100 na primária, devido á facilidade de ser encontrado e no motor utilizo MOTUL 3000 mineral.....já se vão 104.000 km sem nenhum prejuízo funcional.

Abraços,Celestino Gomez2011-10-20 07:04:42

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 17:10 #28 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico Óleo FatBoy
Celestino,
interessante essa sua opção de Motul 5100 na Primária e 3000 Motor.
Em SP, quando fui buscar a Heritage, o mecânico dela, aonde fez a montagem dos acessóriose também solicitei a troca dos Óleos para encarrar a viagem até Floripa, colocou Motul 3000 e falou em trocar a cada 4000 com o filtro.
Mas, já li (aqui no Fórum) durante as pesquisas de escolha de qual Família HD comprar, salvo sea minha memória já está me traindo, em usar Motul 5100 e trocar em 4000 e o Filtro em 8000. Também, li é claro que não há uma opinião pacífica, há sim preferências.
Alíás, coloquei o Óleo 80W90 na Transmissão (conforme orientação aqui dos Amigos), rezei e segui para o passeio de final de semana foram quase 1100 km com mais de 40 motos. Florianópolis/SCa Torres/RS, depois Gramado/RS, e no domingo de Gramado a Lages/SC, de lá para Florianópolis, ou seja Litoral e Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
E cabe um registro, a moto estava passando por um período de transição, sabem aquele períodode carência, de conhecimento da moto. De São Paulo para Floripa, quando comprei a moto, foi commuito cuidado, estudando. Mas nesta viagem, pudemos perceber, a alegria de uma HD e satisfaçãode uma Heritage Classic.
Uma boa semana. E, REPITO, agradeço as Orientações.

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 20:23 #29 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Óleo FatBoy
Pessoal, antes de viajar, coloquei o oleo Syn3 da H-D na moto (esse oleo pode ser usado no motor, primaria e cambio). Cheguei de viagem e para minha tristesa, a H-D está com problemas para importar esse oleo, ou não vai mais importar... Bom, agora é partir para usar outro oleo sintetico no motor, pois, a primeira coisa que noto é que o motor esquenta bem menos com esse tipo de oleo. Fiz uma pesquisa na internet para saber qual o oleo eu poderia substituir o Syn3 e achei um estudo da Amsoil comparando os melhores oleos sinteticos do mercado. Em resumo, os melhores oleos para usar na H-D são: Amsoil, Mobil 1 V-Twin, H-D Syn3... o Motul 7100 20w50 é bom, mas ele perde muita performance quando o motor atinge altas temperaturas, por exemplo, quando estamos presos no transito. Infelizmente, depois de fazer várias buscas em sites de compra na internet, não encontrei nenhum dos 3 oleos para vender, e a Motul só disponibiliza o Motul 7100 10w40... pelo jeito, terei que voltar para o Motul 5100 ou adotar outro sintetico 20w50 ou 15w50 de menor performance. Se alguem souber de algum site que envie oleo para o Brasil ou distribuidor brasileiro que trabalhe com um dos 3 oleos acima, por favor me informem. Abraços

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 05:07 #30 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Óleo FatBoy
Maestri,

Sempre que puder ajudar, mesmo que palpitando, estamos às ordens.

Mas posso te garantir que HD é um bicho tão robusto que, dispensando a elas manutenção no nível "honesto", vão durar muito mais do que nós próprios.

Mineral....sintético....semi sintético....nada disso vai melhorar ou piorar a existencia de sua moto....só nao deixe faltar algum deles.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.236 segundos