Renato, a gente chama de sintético, mas na realidade é semi-sintético.
Um lubrificante semi-sintético tem base sintética mas pode ser classificado como mineral.
Dentro dessa realidade de semi-sintéticos você tem vários: Castrol, Mobil, Helix, Selenia, Tecno e outros fabricados diretamente para fábricas de automóveis como o Total.
Eu não vejo muito sentido em não usar o Motul 5100, se você encontrar. Não encontrando, vale qualquer semi-sintético 15w50 ou 15w40 (dê preferência ao 15w50).
O Leoclima já usou o Tecno da Petrobrás e o Helix da Shell por serem mais fáceis de encontrar em Petropólis e não se queixou. E o Leo gosta muito de fazer experiências, mas é muito exigente nos resultados.
Na ultima revisão que fiz da moto, 16000km, em Campinas, ainda sob grupo Izzo, foi colocado oleo totalmente sintetico na moto: Mobil Racing 4t 15w-50. Mas parece que o oleo que mais se usa é mesmo o Motul 5100 - embora achei qua a moto esquentou um pouco mais com ele do que com o Mobil.
Renato, usaram o sintético provavelmente porque era o lubrificante que tinham em estoque para as esportivas da Ducati.
O uso de lubrificante sintético em motores de projeto antigo como os das HDs é uma recomendação excessiva, do mesmo modo que usar gasolina pódium.
Eu uso o Motul 5100 porque ele ficou consagrado como o lubrificante recomendado para as HDs e a base sintética me permite levar a troca de óleo para 8000 kms ao invés dos 4000 kms recomendados para os lubrificantes minerais.
Mas, como diz um amigo meu o que abunda não falta, não vejo nenhum problema em exceder as recomendações da fábrica.
Vale a mesma recomendação para os lubrificantes da Castrol, Mobil ou BR: mantenha a especificação 15w50 que você vai estar bem servido.
wolfmann, normalmente efetuo a troca a cada 4000km.... voltando a utilizar o motul 5100, posso efetuar trocas a cada 8000km (nas revisoes periodicas)? ressalto que uso a moto 95% na estrada. qual a frequencia de troca que vocês realizam ai no RJ?
compreendo a questao do sintetico utilizado pelo izzo e concordo.
Eu vou passar a usar o Shell Rímula R3 X - 15W40 , para motores turbo-diesel , embalagem preta, com troca a cada 4.000 Km . Já até comprei uma embalagem de 4 l, a 48,00 reais (12,00 por litro). O LUBRAX sintético é muito caro e eu não estou aqui pra gastar óleo caro em motor de fusca .
Hoje troquei o óleo da dyna e mandei o Shell Rímula R3 X - 15W40, para motores diesel . Mantive o filtro PH-6022 Framm, que já tá rodando 12 mil. Vou rodar mais 6.000 Km e trocarei o óleo e colocarei filtro novo, aos 30.000 Km, para arredondar. Preço do litro do óleo : 12 reais.
Não vejo o porquê de não usar óleo para motores diesel na Harley: tem mais detergentes e aguentam altas temperaturas . A classificação JASO é para motores de motocicletas que tem a caixa de marchas e os discos de embreagem banhados no mesmo óleo. Leve-se ainda em conta que o manual das Harley diz que se for necessário completar o óleo, deve-se usar óleo para motores diesel. Como nossos paquidermes tem 3 óleos diferentes (excessão: V Rod e Sportster), entendo que qualquer bom óleo cumpra sua função a contento.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Um absurdo é ficar 16.000 Km com o mesmo óleo na transmissão primária, pois não tem como a troca de marchas ficar boa com um óleo tão usado. Nas japas, esse óleo, com 3.000 Km já começa a deixar o câmbio duro. Na minha, troco de 8 em 8 . Leva cinco minutos pra trocar e só gasto 14 reais (1 litro). Uso Castrol Actevo trizone mineral para motos (o semi não é bom).