Óleo FatBoy

28 Mar 2011 13:18 #1 por trilha
Óleo FatBoy foi criado por trilha
Amigos estou em duvida, qual o óleo e o filtro de óleo
mais indicado para minha HD fatboy 2009 ??

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28 Mar 2011 15:15 #2 por Leoclima
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ponto .
Leoclima40630.8224189815

Dyna - É Harley ?
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28 Mar 2011 17:09 #3 por wolfmann
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cortesia do Dotz do Forum HD:

Óleo do Motor: sakamotomotul.com.br/produto/38/5100_15w50_

Óleo da primária: sakamotomotul.com.br/produto/18/transoil_expert_10w40 _ (Mas pode ser o 10W30, que estou usando na minha Fat)

Óleo do Câmbio: sakamotomotul.com.br/produto/5/gearbox_80w90_ ;Tem um até mais grosso que este, que pode ser utilizado, mas veja os valores: sakamotomotul.com.br/produto/31/gear_ff_competition_7 5w140_

Óleo da Suspensão: sakamotomotul.com.br/produto/42/fork_expert_heavy_

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28 Mar 2011 18:26 #4 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo FatBoy
.
Leoclima40630.8945601852

Dyna - É Harley ?
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29 Mar 2011 15:17 #5 por Renato696
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wolfmann, algum sintético para recomendar, em vez do 5100?

Harley Davidson - Fatboy

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29 Mar 2011 19:05 #6 por wolfmann
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Renato, a gente chama de sintético, mas na realidade é semi-sintético.

Um lubrificante semi-sintético tem base sintética mas pode ser classificado como mineral.

Dentro dessa realidade de semi-sintéticos você tem vários: Castrol, Mobil, Helix, Selenia, Tecno e outros fabricados diretamente para fábricas de automóveis como o Total.

Eu não vejo muito sentido em não usar o Motul 5100, se você encontrar. Não encontrando, vale qualquer semi-sintético 15w50 ou 15w40 (dê preferência ao 15w50).

O Leoclima já usou o Tecno da Petrobrás e o Helix da Shell por serem mais fáceis de encontrar em Petropólis e não se queixou. E o Leo gosta muito de fazer experiências, mas é muito exigente nos resultados.

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30 Mar 2011 04:56 #7 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Óleo FatBoy
Na ultima revisão que fiz da moto, 16000km, em Campinas, ainda sob grupo Izzo, foi colocado oleo totalmente sintetico na moto: Mobil Racing 4t 15w-50. Mas parece que o oleo que mais se usa é mesmo o Motul 5100 - embora achei qua a moto esquentou um pouco mais com ele do que com o Mobil.

Harley Davidson - Fatboy

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30 Mar 2011 06:58 #8 por wolfmann
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Renato, usaram o sintético provavelmente porque era o lubrificante que tinham em estoque para as esportivas da Ducati.

O uso de lubrificante sintético em motores de projeto antigo como os das HDs é uma recomendação excessiva, do mesmo modo que usar gasolina pódium.

Eu uso o Motul 5100 porque ele ficou consagrado como o lubrificante recomendado para as HDs e a base sintética me permite levar a troca de óleo para 8000 kms ao invés dos 4000 kms recomendados para os lubrificantes minerais.

Mas, como diz um amigo meu o que abunda não falta, não vejo nenhum problema em exceder as recomendações da fábrica.

Vale a mesma recomendação para os lubrificantes da Castrol, Mobil ou BR: mantenha a especificação 15w50 que você vai estar bem servido.

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30 Mar 2011 09:27 #9 por Leoclima
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Na verdade eu uso o Lubrax 100% sintético, classificação API SM , grau SAE 5W40, http://img1.mlstatic.com/jm/imgs=MLB&f=139105196_4330.jpg&v=O


O Lubrax Tecno é semi-sintético.


Abraços.

Dyna - É Harley ?
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30 Mar 2011 10:05 #10 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Óleo FatBoy
wolfmann, normalmente efetuo a troca a cada 4000km.... voltando a utilizar o motul 5100, posso efetuar trocas a cada 8000km (nas revisoes periodicas)? ressalto que uso a moto 95% na estrada. qual a frequencia de troca que vocês realizam ai no RJ?


compreendo a questao do sintetico utilizado pelo izzo e concordo.

Harley Davidson - Fatboy

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30 Mar 2011 14:38 #11 por Leoclima
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Eu vou passar a usar o Shell Rímula R3 X - 15W40 , para motores turbo-diesel , embalagem preta, com troca a cada 4.000 Km . Já até comprei uma embalagem de 4 l, a 48,00 reais (12,00 por litro). O LUBRAX sintético é muito caro e eu não estou aqui pra gastar óleo caro em motor de fusca .

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07 Set 2011 10:04 #12 por Leoclima
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Hoje troquei o óleo da dyna e mandei o Shell Rímula R3 X - 15W40, para motores diesel . Mantive o filtro PH-6022 Framm, que já tá rodando 12 mil. Vou rodar mais 6.000 Km e trocarei o óleo e colocarei filtro novo, aos 30.000 Km, para arredondar. Preço do litro do óleo : 12 reais.

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09 Set 2011 10:02 #13 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo FatBoy
Não vejo o porquê de não usar óleo para motores diesel na Harley: tem mais detergentes e aguentam altas temperaturas . A classificação JASO é para motores de motocicletas que tem a caixa de marchas e os discos de embreagem banhados no mesmo óleo. Leve-se ainda em conta que o manual das Harley diz que se for necessário completar o óleo, deve-se usar óleo para motores diesel. Como nossos paquidermes tem 3 óleos diferentes (excessão: V Rod e Sportster), entendo que qualquer bom óleo cumpra sua função a contento.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

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11 Set 2011 11:16 #14 por Leoclima
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Um absurdo é ficar 16.000 Km com o mesmo óleo na transmissão primária, pois não tem como a troca de marchas ficar boa com um óleo tão usado. Nas japas, esse óleo, com 3.000 Km já começa a deixar o câmbio duro. Na minha, troco de 8 em 8 . Leva cinco minutos pra trocar e só gasto 14 reais (1 litro). Uso Castrol Actevo trizone mineral para motos (o semi não é bom).

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12 Set 2011 05:19 #15 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Óleo FatBoy
Sempre troquei nas revisões multiplas de 16 e nunca tive problema.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

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