Cruzamento de vias, de quem é a preferência?

07 Out 2013 23:04 #1 por Harada
Segundo estatísticas, 60% dos acidentes de trânsito no Brasil ocorrem nos cruzamentos de vias. Em cruzamentos equipados com semáforos, placa PARE ou Dê a preferência, não há problema, basta respeitar a sinalização



.

Valorize quem promove a ética e transparência !
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: renan.dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Out 2013 00:02 #2 por Stranger in Black
Na falta de sinalização podemos nos atentar em alguns detalhes que nos darão pista de quem está na preferencial e quem está na secundária, ex.:
1º. Geralmente a preferencial tem a pavimentação superior a secundária,
2º. Geralmente as valas de escoamento de água correm paralelas às bordas da pista preferencial, cruzando as secundárias,
3º. As pistas preferenciais geralmente também estão sobrepostas em relação às pistas secundárias.
4º. Às vezes, pode-se basear pela pista mais larga ser a preferencial, mas aqui em Feira de Santana está regra é meio que fora do padrão... :blink:
Todos estes fatores são exatamente para sugerir quem deve fazer uma redução de velocidade. Mas nada substitui a direção defensiva. Reduza, olhe escute... dê a preferência sempre que possível, ou sempre que estiver em dúvida. É melhor dois pararem do que dois avançarem... e misturarem as tintas... :side:

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Out 2013 11:36 #3 por Chicolau
Do bêbado que está dirigindo,do carro sem educação,do ônibus que abusa do tamanho,do caminhão que toma remédio para não dormir ,da moto ,do ciclista e por fim do pedestre,uma verdadeira lei da selva ,lei dos mais forte tudo isso porque a justiça é cega e corrupta .
porque se todos seguissem as regras não haveria tantos acidentes e mortes

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Out 2013 13:13 #4 por gabriel nappi.carvalhaes

Art. 44. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

Art. 215. Deixar de dar preferência de passagem:

I - em interseção não sinalizada:

a) a veículo que estiver circulando por rodovia ou rotatória;

b) a veículo que vier da direita;

II - nas interseções com sinalização de regulamentação de Dê a Preferência:

Infração - grave;

Penalidade - multa.



É claro que o principal de tudo isso é o bom senso e a educação, quase inexistentes na esmagadora maioria da população do nosso país.

Nos EUA por exemplo, posso dizer por experiência, a placa de STOP é realmente respeitada, mesmo que seja num local de boa visibilidade e não haja veículos próximos. Em cruzamentos e "rotatórias", é praxe que se PARE antes verificando quais são os veículos que estão aguardando, para que você saiba quando é sua vez de cruzar. É praticamente inexistente esse negócio de "um carro pára na rotatória e tem que esperar uma fila de dezenas de carros passarem 'voando' só pra não ter que diminuir a velocidade". É cultural, os motoristas têm esse hábito naturalmente, pois aprendem desde crianças com seus pais e assim passa para os demais.

Infelizmente aqui a cultura é de ser mais esperto e sair ganhando. É só observar uma rotatória de bastante movimento por 1 hora. É difícil contabilizar quantas pessoas vão passar direto por cima da linha, vão fazer conversão à esquerda sem respeitar o movimento da rotatóra, vão parar no meio quando o trânsito estiver parado, não vão sinalizar para fazer a conversão e as vezes até mesmo sinalizar errado, como já aconteceu comigo de uma cidadã no sentido contrário sinalizar que ia entrar à direita e contornar a rotatória inteira, quase me derrubando da moto.

Triste, mas acho que isso não vai mudar tão cedo... :( :unsure: :dry:

,,/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Out 2013 19:36 #5 por Stranger in Black
Mas se começarmos a mudar pelos nossos filhos, sobrinhos e netos hoje, amanhã teremos mais esperança...

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2013 17:34 #6 por apadua
Tudo por falta de educação dos motorista e pedestre ,por basta seguir as regras

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2013 20:21 #7 por Velcy
Eu tenho uma saída pra começar a que o motorista/piloto comece a respeitar os cruzamentos e rotatórias:
Multar todo o motorista que não parar onde tiver uma placa de "PARE", assim que ele (nós) começarmos a receber multas por esse fator e deve ficar bem explicito, acredito piamente que as coisas vão mudar.
Na parte que eu conheço da europa é assim, tem placa de "PARE", não precisa ter nenhum carro circulando, os caras param mesmo.
Resumindo é preciso "AÇÃO" da industria da multa com tolerância zero se não, esqueça.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2013 21:59 #8 por espinafre

Velcy escreveu: Eu tenho uma saída pra começar a que o motorista/piloto comece a respeitar os cruzamentos e rotatórias:
Multar todo o motorista que não parar onde tiver uma placa de "PARE", assim que ele (nós) começarmos a receber multas por esse fator e deve ficar bem explicito, acredito piamente que as coisas vão mudar.
Na parte que eu conheço da europa é assim, tem placa de "PARE", não precisa ter nenhum carro circulando, os caras param mesmo.
Resumindo é preciso "AÇÃO" da industria da multa com tolerância zero se não, esqueça.


Velcy, excelente sugestão. O problema é que temos uma cultura de acobertar o mal-feito, de não ser "x-9", "alcagüete", "dedo-duro", e agentes de trânsito (policiais rodoviários estaduais e federais, agentes dos DETRANs e DERs etc.), além de serem poucos, tendem a "aliviar", uma vez que se fossem pegar cada infração cometida passariam os dias preenchendo autos.

Só como um exemplo: uma atitude que realmente me tira do sério, me transforma em um animal com tendências homicidas, no trânsito, é a não-sinalização de conversões e mudanças de faixa. Infelizmente essa atitude é muito comum entre nossos mautoristas e mautociclistas, passível de punição pelo CTB, mas alguém aí já viu, ouviu falar de algum punido por isso? Nem eu.

Aqui no Distrito Federal o governo, em conjunto com a imprensa local, conseguiu criar a cultura (na verdade, apenas fazer "pegar" a lei que já existia, o nosso CTB) de respeitar a faixa de pedestre. Isso foi à custa de muita campanha de conscientização, multa, um guarda em cada faixa de pedestre etc. E não foi por apenas um mês, como costumam ser as tais "campanhas educativas" de trânsito para onde estamos cansados de ver dinheiro drenado: foi por mais de dois anos seguidos. Esse tipo de ação consegue mudar a cultura das pessoas. Eu quase fui atropelado na faixa de pedestres em Maceió e no Rio de Janeiro, e fui xingado (mas xinguei mais ainda, quase ao ponto de cometer crime de dano à propriedade) por motoristas em São Paulo, também ao atravessar na faixa de pedestres.

Contei essa história porque eu acredito que essas leis podem se fazer "pegar" no grito, com fiscalização, não por um mês, mas por um par de anos e mais, para de fato criar a cultura de obediência à lei e envergonhar (sim, envergonhar, constranger) o que desrespeita a lei. Precisamos mudar a cultura de proteger o infrator, e também instituir a cultura de aplicar as leis existentes.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2013 09:30 #9 por gabriel nappi.carvalhaes

espinafre escreveu:

Velcy escreveu: Eu tenho uma saída pra começar a que o motorista/piloto comece a respeitar os cruzamentos e rotatórias:
Multar todo o motorista que não parar onde tiver uma placa de "PARE", assim que ele (nós) começarmos a receber multas por esse fator e deve ficar bem explicito, acredito piamente que as coisas vão mudar.
Na parte que eu conheço da europa é assim, tem placa de "PARE", não precisa ter nenhum carro circulando, os caras param mesmo.
Resumindo é preciso "AÇÃO" da industria da multa com tolerância zero se não, esqueça.


Velcy, excelente sugestão. O problema é que temos uma cultura de acobertar o mal-feito, de não ser "x-9", "alcagüete", "dedo-duro", e agentes de trânsito (policiais rodoviários estaduais e federais, agentes dos DETRANs e DERs etc.), além de serem poucos, tendem a "aliviar", uma vez que se fossem pegar cada infração cometida passariam os dias preenchendo autos.

Só como um exemplo: uma atitude que realmente me tira do sério, me transforma em um animal com tendências homicidas, no trânsito, é a não-sinalização de conversões e mudanças de faixa. Infelizmente essa atitude é muito comum entre nossos mautoristas e mautociclistas, passível de punição pelo CTB, mas alguém aí já viu, ouviu falar de algum punido por isso? Nem eu.

Aqui no Distrito Federal o governo, em conjunto com a imprensa local, conseguiu criar a cultura (na verdade, apenas fazer "pegar" a lei que já existia, o nosso CTB) de respeitar a faixa de pedestre. Isso foi à custa de muita campanha de conscientização, multa, um guarda em cada faixa de pedestre etc. E não foi por apenas um mês, como costumam ser as tais "campanhas educativas" de trânsito para onde estamos cansados de ver dinheiro drenado: foi por mais de dois anos seguidos. Esse tipo de ação consegue mudar a cultura das pessoas. Eu quase fui atropelado na faixa de pedestres em Maceió e no Rio de Janeiro, e fui xingado (mas xinguei mais ainda, quase ao ponto de cometer crime de dano à propriedade) por motoristas em São Paulo, também ao atravessar na faixa de pedestres.

Contei essa história porque eu acredito que essas leis podem se fazer "pegar" no grito, com fiscalização, não por um mês, mas por um par de anos e mais, para de fato criar a cultura de obediência à lei e envergonhar (sim, envergonhar, constranger) o que desrespeita a lei. Precisamos mudar a cultura de proteger o infrator, e também instituir a cultura de aplicar as leis existentes.



Concordo em tudo que vc disse meu amigo espinafre, principalmente na parte de não-sinalização de conversões. Sabe aquela situação em que vc está esperando para entrar numa via à esquerda por exemplo, e o cidadão faz uma conversão à direita na rua em que vc está, sem sinalizar, e vc ficou esperando de idiota, pq ele não cruzou na sua frente como vc esperava? Acho que fico com as mesmas tendências homicidas hehehe.. costumo chama-los de "vaga-lumes", pois não acionam a seta porque as acomodaram em outro lugar hahaha

,,/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2013 14:04 #10 por renan.dias
Quando estou de carro respeito o que diz na legislação e mesmo as vezes dou preferência quando esta é minha para evitar colisões. Agora de moto, qualquer coisa eu do a preferência, melhor dar preferência do que estar com a razão e no chão.

Óbvio que não é o ideal mas em terra sem lei, sabem como é.

Isso que eu que trafego por Cotia (grande São Paulo e por São Paulo) ja sinto muito diferença, no interior o pessoal respeita mais, tanto que praticamente não se tem semáforo de pedestre somente faixas.

No começo foi difícil me adaptar vivia tomando susto, mas realmente é uma boa opção para garantir a fluidez.

Abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2013 21:45 #11 por marceloe
PRF/SC atende acidente grave envolvendo motociclista em Balneário
Atualizado: há 5 horas
17/10/2013 - Ontem à noite, por volta das 23h, a PRF/SC atenderam um acidente grave em Balneário Camboriú, na BR 101, envolvendo uma motocicleta CG 150 e uma caminhonete.

O motociclista não respeitou a sinalização de parada obrigatória e via preferencial da caminhonete. O motociclista sofreu lesões graves; ele tem 18 anos e possui habilitação há 55 dias.


www.facebook.com/media/set/?set=a.669760...9615742063795&type=1

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2014 13:52 #12 por gabriel nappi.carvalhaes

renan.dias escreveu: Quando estou de carro respeito o que diz na legislação e mesmo as vezes dou preferência quando esta é minha para evitar colisões. Agora de moto, qualquer coisa eu do a preferência, melhor dar preferência do que estar com a razão e no chão.

Óbvio que não é o ideal mas em terra sem lei, sabem como é.

Isso que eu que trafego por Cotia (grande São Paulo e por São Paulo) ja sinto muito diferença, no interior o pessoal respeita mais, tanto que praticamente não se tem semáforo de pedestre somente faixas.

No começo foi difícil me adaptar vivia tomando susto, mas realmente é uma boa opção para garantir a fluidez.

Abraços.


Cara, sabe que vc levantou um ponto importante pra segurança do motociclista que é "melhor da preferencia do que estar com a razão e no chão". Eu acrescendo ainda mais, "no chão ou no caixão".

A exemplo disso é a quantidade de loucos que andam acima e as vezes muito acima, 80-90km/h, nos corredores completamente parados da 23 de maio - entre outras vias - subestimando a capacidade de algum motorista trocar de faixa de repente, sinalizando ou não, ou até mesmo de jogar o carro na maldade pra fechar o corredor (como já aconteceu comigo numa rua pequena de bairro, caí a uns 15km/h, sorte que não aconteceu nada). Por mais que o motorista tenha que sinalizar a ação, nessa velocidade é praticamente impossível reagir a tempo e frear ou desviar do carro, e a queda virá, podendo até mesmo ser fatal.

Não adianta reclamar que o cara estava errado, pois é capaz de vc nem ficar vivo pra fazer isso..

Devemos cuidar da nossa segurança em primeiro lugar, independente de estarmos certos ou não. Aprendi desde pequeno que devemos olhar para os dois lados para atravessar a rua, mesmo na faixa com o semáforo verde para pedestres, pois nunca se sabe quando alguém vai desrespeitar a lei, e aí não adianta chorar na "caixa-prego".


abs!

,,/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2014 15:18 #13 por ezenecon
O lema do site é:

NÃO EXISTE RAZÃO SE VOCÊ GANHA UMA LESÃO

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2014 18:12 #14 por espinafre
Pois é, lá no tópico que criei sobre a ER-6N descrevi uma situação dessas, em que eu estva certo, na velocidade da via (até abaixo dela), a preferência era minha e ainda assim o "acidente" aconteceu. Graças a Papai do Céu apenas quebrei um osso do tornozelo e já estou andando de moto depois de um mês e meio. A moto saiu da concessionária hoje, quase uma semana depois de eu me livrar das muletas :)

Nessa volta estou ainda mais medroso do que eu já era. Talvez trauma, talvez mais consciência, sei lá, mas um acidente desse nunca passa em branco. Acho que o ezenecon já pode me incluir no rol dos motoqueiros (no tópico da Fazer ele me disse que só é motoqueiro quem caiu mais de duas vezes :P )

Um grande abraço, e juízo para todos nós.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2014 21:30 #15 por Velcy
Pelas regras do transito, quando na falta de sinalização horizontal ou vertical, e em vias secundárias ou dentro das cidades e rotatórias, a preferência é de quem vem da sua esquerda... Em rotatórias tem preferência quem nela "entrar primeiro".

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.278 segundos