Primeiro Tombo

14 Fev 2008 17:57 #1 por Niemand
Primeiro Tombo foi criado por Niemand
Poxa, bem que meu primeiro tombo podia ao menos ter sido menos idiota Pior é q nem sei contar como aconteceu. Sei que saí com a moto de manhã só pra praticar. Aí fui andando sempre de 20 a 60 km/h, pelo bairro mesmo, praticando as curvas, paradas, saídas... Prestei muita atenção e tava feliz da vida por não ter tido nenhum errinho. Aí, resolvi voltar pra casa. Chegando na esquina, relaxei, então não vi o q eu errei. Parece q a moto morreu na hora de sair do "pare", pq eu lembro de já ter parado direito e olhado se vinha carro. O fato é q, quando dei por mim, ela estava se desequilibrando para o lado contrário ao pé de apoio (lado para o qual eu faria a curva) e, quando levei o pé ao chão, não tive mais força pra segurar. Ela caiu e depois eu. Queria q meu primeiro tombo tivesse tido o mesmo grau de seriedade, mas com mais... "glamour" ... ou menos estupidez Como eu estava de calça comprida e jaqueta (só saio assim agora), só ralei de levinho o joelho. Na moto, só entortou o manete do freio (a parte q primeiro bateu no chão). Assustei na hora, pq vi um bom tanto de combustível no chão. Mas acho q não estragou nada. 3 rapazes me socorreram. Colocaram a moto no cavalete e fizeram ela desafogar e pegar de novo enquanto eu me recuperava do susto.

Aliás, pra dizer a verdade, susto mesmo eu passei outro dia, apesar de não ter chegado a cair. Também estava praticando e resolvi q dava pra encarar uma avenida mais movimentada. Só q, como eram 10 horas da manhã, achei q o movimento não seria tãaaao grande. Chegando nela, me assustei com o trânsito pesado e não dava mais pra voltar Aí complicou pq, no puro nervosismo, soltei a embreagem rápido e acelerei demais A moto foi galopando feito um garanhão até o canteiro do outro lado. Sei lá como não caí. Do jeito q ela bateu o pneu na guia do canteiro, consegui me equilibrar de novo. Só q fiquei encalhada ali Passavam uns idiotas de carro e buzinavam, como se por acaso eu estivesse ali de propósito. Até q parou um motoqueiro e me ajudou. Ele fez um corta-luz entre eu e o trânsito, bancou o instrutor me dizendo passo a passo o q fazer e me disse quando dava pra ir. Um cara bem legal mesmo. Enfim, a moto tem me feito conhecer a bondade da humanidade e a minha idiotice

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 18:34 #2 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Primeiro Tombo
Niemand esta fase é dura mesmo. A gente comete tantos erros bobos que parece que somos até retardados!! Mas o negócio e praticar. Eu costumva pegar a moto e sair depois das 8 da noite quando o movimento caia e rodava, rodava, treinava reduções de velocidade, frenagem etc. Nos domingos, catava minha CG Today e ia para as estradinhas de terra, ali além de ninguém ver meus micos, ainda treinava como andar em terrenos perigosos, como as estradas de terra com suas pedras soltas.

Neste começo de carreira motociclisticas, nunca ache que vc já aprendeu a frear, se equilibrar ou manobrar. São nestes momentos que caimos de bobeira. Moto para quem está começando é mais perigoso a desaceleração/frenagem do que acelerar, é nestas horas que usamos errados os freios e tomamos tombos no asfalto molhado, paralelepípelo com areia etc...Aprenda a "ler" o terreno por onde vc roda. Aprenda a utilizar corretamente o freio motor e os freios dianteiro e traseiro de modo que a moto pare em curtos espaços e sem derrapar. Jujuba39492,8583449074

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 21:27 #3 por Lute
Respondido por Lute no tópico Primeiro Tombo
Aiai... lembro de mim fazendo coisas muito parecidas (não que eu não faça mais )

Na hora de parar (principalmente em cruzamentos) eu sempre me embananava e perdia o equilíbrio... só que acabava segurando na força das pernas mesmo...

Agora esse tombo não foi "do nada"... percebi que todos nós temos dificuldade maior pra fazer a curva pra determinado lado... o meu é pra esquerda dá uma olhada nisso e cuidado redobrado...

Mas provavelmente o que aconteceu foi que vc já tinha virado o guidon, tirou o pé do chão, mas não desenvolveu velocidade suficiente (a moto morreu).. isso é uma coisa que eu aprendi... pra ficar equilibrado na moto, tem que ter movimento... mesmo quando passo no corredor, percebo que é mais fácil equilibrar a uns 40km/h do que a 10-20km/h... quando estou bem devagarzinho, já deixo o pé em "stand-by" pra eventuais desequilíbrios...

Mas não desiste.. mostra pra esses infelizes que ficaram buzinando que vc vai perder o medo e passar "coladinha" no retrovisor deles quando estiverem parados num semáfaro mas claro que isso deve ser feito com moderação...

Abraços Lute39492,9777777778





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 05:15 #4 por Richbr2007
Respondido por Richbr2007 no tópico Primeiro Tombo
Bom eu tb to treinando em estradas de chão e ja segurei a minha lander no braço por 2 vezes... Ainda bem que fiz musculação...


Boa Sorte na sua vida de 2 rodas...

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 05:23 #5 por Stradeir0
Respondido por Stradeir0 no tópico Primeiro Tombo
Tombo é normal, isso só o tempo vai te ensinar.

O duro é bater num carro ou atropelar algum cachorro, às vezes não tem o que fazer, e o preju é bem maior.



Que com ferro fere, com ferro será baleado :P

Strada 220cc - Malagueta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 05:28 #6 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Primeiro Tombo
Niemand,

como todos disseram, atire a primeira pedra quem já nasceu sabendo! :P

Eu quando comecei não aguentei mais que uma semana rodando por perto de casa (que já é movimentado), aí resolvi ir pro trabalho logo de moto, e encarei Anchieta e o transito de Sampa.

Onde vc mora? Talvez algum motonliner possa te acompanhar nos finais de semana em alguns passeios pelo bairro, dando umas dicas e truques...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 05:42 #7 por Niemand
Respondido por Niemand no tópico Primeiro Tombo
obrigada a todos pela força e pelas dicas. motoqueiros são legais on e offline, pra minha sorte eu moro em londrina e não me lembro de já ter visto alguém daqui no fórum, infelizmente...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 07:11 #8 por rjmartins
Respondido por rjmartins no tópico Primeiro Tombo
o meu primeiro tombo foi por inexperiência tb.. em 2003 eu comprei uma tw.. a primeira vez q andei de moto na rua foi tirando ela da concessionária.. nem carta tinha... no primeiro farol saindo da concessionaria ela morreu, no segundo empinou, mas nada de mais.. 2500km depois, ainda sem carta, eu estava andando em uma rua onde teve enchente no dia anterior e por isso havia areia no asfalto... um carro virou a esquina muito rápido e eu me assustei.. alicatei o freio dianteiro na areia.. nao deu outra, chão! hahahaa o susto foi tanto q levantei a moto muito rápido... nao acontece nada comigo e na moto só entortou o suporte do farol e raspou o painel...

o conselho do jujuba é muito importante! sempre de olho no terreno! foi o meu caso, se tivesse usado o freio traseiro, nao teria acontecido nada...

com a moto atual nunca cai, mas já passei uns sustos pq as freadas mais fortes costumam travar a roda traseira e ai a moto rabeia pros dois lados, mas isso só em emergências quando vc ta rápido demais antes de entrar na curva... coisas de quem tá tentando aprender a andar mais rápido!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 08:24 #9 por JAL.
Respondido por JAL. no tópico Primeiro Tombo
Niemand
Dizem que se conselho fosse bom não seria dado... mas mesmo assim, devido a eu andar de moto desde 74(tenho um pouco de experiencia ), vou comentar o assunto.
Enquanto você está aprendendo, por mais erros que cometa, serão pequenos erros, e espero, com poucas consequências... o maior problema de um motociclista é quando ele acha que já sabe tudo, e aí sim, o erro pode ser fatal. Leio muita gente dizendo que anda a 250, faz isso e faz aquilo, dizem que já dominam a moto e já sabem tudo etc, muito legal... ora, se até um Valentino Rossi, andando em condições apropriadas(autodromo) leva tombos, imagina conosco que somos simples condutores de motos o que não pode acontecer?
Como você está iniciando sua carreira de motociclista, não desanime, pois esses pequenos erros acontecem. Lembre-se sempre de andar "antenada" em tudo que está a sua frente e ao seu redor e nunca ache que já sabe tudo, pois quando se assume essa postura(já sei tudo) temos a tendência de relaxar e não prestar muita atenção no que está a nossa frente.
Abraços e sucesso com sua motoca!!

CB1300SF

CBR600RR



Brasília - DF e Itaipava - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 08:25 #10 por Htinha
Respondido por Htinha no tópico Primeiro Tombo
nossa meu primeiro tombo foi engraçado..
meu maninho falow:Hoje ensino vc andar d moto!!
e la vai eu tda feliz da vida!!
em uma estrada deserta,e cm algumas curvas..
ele começa a me ensinar e eu peguei rapidinho..
até então nem um tombo..meu irmão ainda disse:
vc até q ta indo bem...pra qm nca tinha pilotado uma moto.
ai dpois qdo estavamos indo embora eu fui fazer uma curva na maior velocidade!!
nossaaa na hora..foi nós dois para o chão.
o pior é q qbrei o acelerador da moto do meu irmão
e ele ficou puto da vida comigo...e ainda fomos
pra ksa tdo ralado...ai meu pai ve aqla cena e diz para meu irmão:EU AINDA FALEI PRA VC Ñ ENSINAR ELA!!
rsrsrs
mas foi hilário!!!

*Keren Htinha*

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 08:57 #11 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Primeiro Tombo
oi Niemand!!! faz tempo q vc tá por aqui, que bom te ver (ops, ler) andando com sua motoca! qual vc pegou mesmo?

quanto ao tombo, fique feliz q vc já "inaugurou" e não se machucou! agora é tomar cuidado pra não cair mais.

e o pessoal falou dos freios aí... eu tomo o maior cuidado pra frear, mas outro dia tava a 80km/h quando o farol fechou e eu já tava meio perto... aí tive que frear bem forte e vim cantando o pneu traseiro!!! sorte q usei bem forte o dianteiro e a yes ficou estável, sem balançar nem nada.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 08:59 #12 por rjmartins
Respondido por rjmartins no tópico Primeiro Tombo
li em um manual de pilotagem:

toque no freio traseiro joga o peso da moto pra frente, nesse momento pode usar o freio dianteiro com gosto q ele só vai escorregar se a bengala chegar no final do curso.. mas isso é para asfalto limpo e pneus bons, ok?

se usar o dianteiro direto com muita força, pela falta de peso na dianteira, a roda pode travar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 11:16 #13 por Niemand
Respondido por Niemand no tópico Primeiro Tombo
conselho é bom, sim. eu presto bastante atenção no q vcs dizem e já tenho aplicado bastante coisa.

eu tenho uma titan es. eu gosto muito dela, mas, às vezes, penso q pode ter sido um erro não ter pego uma moto mais baixa e leve. ah, como eu queria 3 cm a mais de pernas

eu comprei pra aprender e trocar por uma 250cc, mas, agora q vi como é na prática, acho q dificilmente isto vai acontecer algum dia. tudo bem q eu peno com a titan por inexperiência, mas, por melhor q vc seja, acho q sempre tem uma hora q dar conta da moto fisicamente ajuda muito. e se eu já não posso direito com a titan, imagine se fosse uma fazer, por exemplo? to com preguiça de olhar os dados, mas calculo q ela tenha uns 20 kg a mais. vou ser cgzeira pelo resto da vida hehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 13:40 #14 por kado
Respondido por kado no tópico Primeiro Tombo
E pensar que a alguns meses você queria uma hornet... a despesa seria bem maior...e os acidentes, muito mais sérios...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 14:32 #15 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Primeiro Tombo
Niemand, quem sabe uma custom 250cc :P

Aí é bem baixinha :)

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.308 segundos