Educação e Paz nas estradas

07 Set 2009 03:33 #1 por wolfmann
Quem me conhece pessoalmente ou pela leitura do meu blog sabe que viajava sempre nos trens do HOG RJ. Fazíamos vários passeios e viagens, temos um grupo de amigos cultivado exatamente nesses passeios e ela, ao contrário de muitas esposas, pilotava sua própria HD - uma FXST 04.

Em 08/08 ela foi vítima de um acidente brutal e inútil causado por um motorista de caminhão imprudente, que assumiu o risco de passar entre a moto dela e um carro e ao ver que poderia amassar o veículo optou por se aproximar dela pegando o guidão dela com a roda dianteira e fazendo a moto capotar e catapultá-la para longe. Resultado não foi fatal graças ao pronto atendimento que pude dar e à sorte de ter no trem, logo atrás de nós, um colega que é médico na cidade de Petrópolis e conseguir em menos de quinze minutos três ambulâncias para socorrê-la.

Por que acontece isso, seja nas estradas ou nas vias expressas das grandes cidades?

Minha esposa era habilitada, que havia sido aprovada no primeiro exame da gincana que o DETRAN chama de exame prático sem faltas. Era uma piloto segura que havia feito os módulos I e II do Rider´s Program da HD. Era uma piloto atenta às reações diferentes da moto, relatando todo e qualquer fato novo para que pudessémos checar e consertar se fosse o caso. E, finalmente, era uma piloto sempre preocupada com o equipamento de segurança, usando luva, casaco, capacete, calças adequadas à estrada e botas.

Enfim, era uma piloto muito longe das barbaridades que estamos acostumados a ver nas estradas, rua e vias expressas das nossas cidades, onde se vê de tudo: desde pilotos sem capacete a pilotos usando apenas uma calção de banho...

Por que digo que era uma piloto assim se o acidente não foi fatal? Porque ela me afirmou que não adianta isso tudo se você pode ser "atropelada" por um motorista de caminhão que faz escolhas do tipo "preferi a moto do que amassar o carro".

Esse motorista tinha uma característica que o torna ainda mais especial: era idoso! O motorista tem 73 anos, dirige um caminhão baú de três eixos de sua propriedade e tinha a habilitação válida. Eu não sei como é o processo de renovação de habilitação na cidade mineira onde esse idoso tem seu domícilio, mas não deve ser muito parecido com o processo que me submeti a cerca de um ano, onde foram feitos testes não só de vista, mas de audição, visão periférica, aferiram pressão vascular e reflexos. Tudo feito em clínica sorteada pelo sistema do DETRAN-RJ. Não posso afirmar se em outras clínicas no município isso também ocorre, mas acho que no interior do estado esse procedimento não é tão rigoroso.

O que falta então? Uma legislação mais rigorosa? Uma fiscalização mais rigorosa? Uma investigação para verificar se os procedimentos são realmente feitos?

Minha opinião: falta educação e, como consequencia, paz nas estradas. Respeito aos veículos lentos ou rápidos, grandes ou pequenos, carros ou motos, não é conseguido pela lei do mais forte.

Legislação impedindo o exercício de liberdades individuais como a "lei seca" são inócuas sem educação. Até porque o idoso foi submetido ao bafômetro e o resultado foi 0 de teor alcóolico no sangue.

Nossas cabeças pensantes se preocupam muito mais em arrecadar com DPVAT, IPVA e pedágios do que fazer cumprir o código de trânsito ou cobrar das concessionárias um melhor atendimento (a ambulância da concessionária foi a última a chegar... depois que os bombeiros já haviamm feito todo o atendimento) e uma melhor conservação (quem roda na BR-040 sabe que a serra de Petrópolis tem piso de concreto ao ínvés de asfalto, e quem roda de moto ou carro sente todas juntas de dilatação do piso).

Não adianta dizer que o número de acidentes diminui por conta da maior severidade na fiscalização para impedir motoristas embriagados porque isso não acontece nas estradas... apenas nos grandes centros onde se pode arrecadar com multas e taxas de depósito.

Investir em educação, mais facilidade para o acidentado poder exercer seu direito de reparação (agora vai começar o calvário de apresentar noticia crime na delegacia, para instaurar um processo criminal que provavelmente termina em pagamento de cestas básicas devido à transação penal, para ingressar na esfera cível e conseguir uma penhora do caminhão, leilão e consequento alvará para pagamento de dano material e moral... podemos contar com algo perto de dois anos se o processo correr de forma anormalmente rápida) e principalmente punições preventivas em caso de acidente com vítima, pois o idoso seguiu caminho e pode muito bem ter derrubado outra motocicleta.

Uso o espaço para discutir essas propostas e começar um movimento para conseguirmos paz nas estradas.

Boas estradas, ótimos kms... ride hard, ride safe!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 08:09 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Educação e Paz nas estradas
Wolfman,faço votos para que a recuperção de sua esposa seja plena.

Se me permite, ou transferir esse tópico para uma área de maior visualização pois isso serve de alerta aos outros irmãos.

Abraços Fraternos.

NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 09:46 #3 por João Tadeu
Wolfman ...lamentamos o ocorrido !


você está correto quanto a necessidade de educação como um todo, e o espaço esta aberto para a busca ...


Sem mais palavras

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 13:44 #4 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Educação e Paz nas estradas
100 palavras...


Tô dentro do que for sugerido!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 14:41 #5 por Rdantas
Respondido por Rdantas no tópico Educação e Paz nas estradas
Desejo Ótima recuperação para sua esposa Wolfman,


Meu sentimento é de revolta, pela falta de respeito a nos Motociclistas, Até aqui na Cidade Pequena que Moro, acidente estão sendo frequentes, e acredito que é somente o começo, pois aqui não temos sinalização, não temos Educação no transito, e para Completar a Onda de roubo de Motos.


Será que somos tão vulnerável assim ? Será que não esta chegando a ora de Revoltarmos e " Virar a Jogo " - Sinceramente não sei o que esta faltando para sermos Respeitados.

Creio que a maior coisa que as pessoas precisam saber não é até que ponto fui no passado.Não interessa o que alguém era.A única coisa que interessa é o que se pode fazer para alterar o amanhã; Childer

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 14:46 #6 por Correa
Respondido por Correa no tópico Educação e Paz nas estradas
Com certeza...
Educação é tudo, mas poucos, principalmente os governantes se dão conta disso, melhor, não os interessa.
Povo educado, é povo esclarecido e com isso acabam-se os votos de cabresto e currais eleitorais, pois hoje ninguém busca seus direitos, a luta é pelos privilégios.
A educação de um povo deve começar cem anos antes de ser implementada, com isso estamos séculos atrasados, morreremos e não veremos um Brasil educado.
Educação é tudo, o resto que virá de bom, é mera consequência.
Melhoras a sua esposa e boa sorte a você e seus amigos.
Sou usuário da BR040 há muitos anos e sei muito bem do que falas em relação a serra e o atendimento da CONCER.

Um abraço.

One day in BR040 - High Quality

Encontros Cariocas - Rio de Janeiro x Itaipava

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 17:08 #7 por mauro px
Respondido por mauro px no tópico Educação e Paz nas estradas
Lamentável!!! se essa lei não for mais rigorosa, infelizmente ainda vamos ver mais fatos parecidos por aí...se toda vez que um motorista ou motociclista antes de assumir uma direção lembrasse que a lei é extremamente rigorosa, com certeza não veríamos tantos fatos como o do nosso amigo acima. !melhoras!

Nova Hornet 600abs

Alienado alienígena

Itaguaí-RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 17:21 #8 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Educação e Paz nas estradas
As leis aqui são rigorosas, só não são cumpridas nem fiscalizadas.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 17:31 #9 por Correa
Respondido por Correa no tópico Educação e Paz nas estradas
É isso ai.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 19:53 #10 por Rdantas
Respondido por Rdantas no tópico Educação e Paz nas estradas

Patriarca escreveu: As leis aqui são rigorosas, só não são cumpridas nem fiscalizadas.






Falando em Lei.


Eu " Tirei " a CNH no dia 25/04 , o Diogo ( Primo ) uma Semana Depois, agora na Ultima Sexta feira, ele pegou o carro do Chefe. e fazendo "Zerinho" a Policia Prendeu a CNH dele, hoje a Mãe da Namorada foi na casa do responsavel de enviar a Carteira dele pra Goiania, o cara falou para amanha cedo ela ir pegar a CNH.E Esquecer do assunto.


Msn a informação corre rapido.


Resumindo ele fez o que fez , amanha a CNH ta na mão dele.

Creio que a maior coisa que as pessoas precisam saber não é até que ponto fui no passado.Não interessa o que alguém era.A única coisa que interessa é o que se pode fazer para alterar o amanhã; Childer

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Set 2009 21:25 #11 por VALEIXO-MARCEL
Respondido por VALEIXO-MARCEL no tópico Educação e Paz nas estradas
Caro wolfmann,

Lamento pelo ocorrido e torço pela recuperação da sua esposa!

Quanto ao motorista do caminhão, possívelmente nada ocorrerá!

E se "ocorrer", vai levar muito tempo para absolutamente nada!

Algumas cestas básicas à pagar e o dito "direito" de dirigir, esse dificilmente alguém tira!

Se tentar, "pulam" centenas de causídicos dizendo que isso é inconstitucional e que não se pode tirar o direito de ir e vir (Oras! Ele que ande a pé!) e que o mesmo sendo motorista profissional - imaginem se não fosse - precisa da habilitação para sustentar a família - e continuar a fazer barbaridades no trânsito!

Esse é só mais um dos "motoristas" dos quais jamais conseguiremos nos livrar!

Resta apenas a sorte!

Sorte de não ter de cruzar o caminho de infelizes dessa estirpe!

Ou torçer - ou rezar para quem é da reza - para que um indivíduo desses não cruze o seu caminho!

Não podemos esqueçer que estamos no país dos direitos!

Mas DEVER que é bom, NADA!

O direito de dirigir ele tem e vai continuar tendo!

E o dever de indenizar a vítima devidamente mediante culpa comprovada?

Bem...

Isso é com a Dna. Justiça!

Enfim...

Enquanto continuarmos nas mãos de "certas" castas travestidas das mais diversas formas, não haverá mais nada a fazer do que simplesmente lamentar tais fatos como o ocorrido!


O QUE GERA TUDO ISSO É A CERTEZA DA IMPUNIDADE!

E me desculpem os que gostam de culpar o Estado!

Valor à vida vem de berço, de nascença!

O valor dado à vida não depende do investimento estatal!

Pertence ao indivíduo independentemente da sua condição social, racial ou econômica!

Isso se chama CARÁTER!

Coisa cada vez mais rara de se encontrar por essas bandas tropicais!

Alega-se que por condições adversas que muitos passsam ou precisam passar, esse elemento tão importante na formação do indivídiuo fica em algum plano que nem numerar eu consigo!

Não esqueçi dos que não passaram por nenhuma dificuldade e também o deixaram de lado!

Cidadãos formam uma sociedade!

Quando a maioria é de caráter duvidoso, formam o que temos e onde vivemos:

BRASIL!!!

VOTE CERTO!

VOTE NULO!

NÃO REELEJA NENHUM CANDIDATO!

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 06:22 #12 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Educação e Paz nas estradas

Patriarca escreveu: Wolfman,faço votos para que a recuperção de sua esposa seja plena.

Se me permite, ou transferir esse tópico para uma área de maior visualização pois isso serve de alerta aos outros irmãos.

Abraços Fraternos.

NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...


Patriarca, quem agradece sou eu. Acho que o assunto merece visibilidade e engajamento do maior número de pessoas possível.

Iniciei o tópico no fórum relativo às HDs por ser frequentador habitual dessa seção.

Nada a reclamar, só a agradecer.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 06:34 #13 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Educação e Paz nas estradas
obrigado a todos pela solidariedade.

Agora é momento de recolher sugestões para tentar uma mudança. Iniciei o tópico com esse objetivo: sugestões e mobilização.

No dia 13/9 haverá uma motociata em nome da paz no transito com concentração no Leme - Zona Sul do Rio de Janeiro. Aqueles que puderem participar, vão e engrossem o número de motociclistas interessados apenas um usufruir do direito de ir e vir nas vias públicas.


Valeixo, eu particularmente compartilho da sua opinião, tanto que este tópico serve também como terapia para aliviar a frustração de ver a impunibilidade que vive em nosso meio, mas acho que não conseguiremos mudança significativa se não tentarmos nos mobilizar.

A solução como você mesmo aponta vem do berço, da educação que a gente recebe em casa e por isso não devemos deixar que essa educação seja desvirtuada ou desprezada. Ao Estado cabe apenas o papel de ordenar a sociedade, mas cabe ao indivíduo fazer a escolha entre certo e errado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 07:26 #14 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Educação e Paz nas estradas
Clique no folder:

Arquivo Anexo:

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 07:37 #15 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico Educação e Paz nas estradas
Estimo melhoras para sua esposa e espero que a motociata chame a atenção.

Aconteceu comigo algo que também é valido para ese caso, quando fui tirar minha habilitação "A" fui reprovado no exame de vista pois tenho 0,5 e 0,75 de miopia e a mulher da clínica falou que patra pilotar moto eu teria que usar óculos pois as exigências são muito maiores, até mesmo do que a categoria "D" que daí eles nem considerariam esse grau de miopia, achei um absurdo e por causa disso ando de óculos na moto e no carro mesmo tendo um grau de miopia baixo, mas a questão é: Será que existe diferença de eu pilotar uma moto de 200 kg e um caminhão trucado de 12 toneladas???

Abraços e melhoras para vocês dois.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.172 segundos