Andando no limite

17 Ago 2009 08:05 - 08 Out 2012 10:05 #1 por pessorrusso
Galera,

Tenho uma B650S e ando muito com meu irmão (SRAD1000). Basicamente andamos grande parte do tempo a 120-130Km/h com algumas esticadas e também pegamos estradas com muitas curvas (circuito das águas) onde é necessário pilotar de forma mais esportiva reduzindo a marcha a cada curva, subindo o giro, etc...
Antes de ter a bandit estava acostumado com uma cb500 e não exigia tanto dela, agora estou preocupado se não estou forçando muito a moto. Não ligo para desgastes naturais como freios e pneu, minha preocupação maior é o motor.

Existe algum problema de pilotar de forma mais esportiva e exigir um pouco mais do motor? (No período de amaciamento tomei cuidado e segui todas as orientações do manual)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2009 08:28 #2 por Lourenço
Respondido por Lourenço no tópico Andando no limite
Pilotagem esportiva sempre exige mais de toda a moto, e no seu caso como a preocupação é com o motor vai exigir tambem ainda mais acompanhando uma SRAD 1000.
Diminua o tempo de troca do óleo, use um óleo com espeficação mais "alta" e mantenha as revisões periodicamente. Mas não se esqueça, sua moto tem a metade da força da moto do deu irmão, se a moto dele for nova o interessante é configurar a potencia da moto dele para ficar mais equilibrada com a sua e vc não forçar tanto o motor.

Lourenço_São Paulo-Maringa

XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2009 11:04 #3 por pessorrusso
Respondido por pessorrusso no tópico Andando no limite

Lourenço escreveu: Pilotagem esportiva sempre exige mais de toda a moto, e no seu caso como a preocupação é com o motor vai exigir tambem ainda mais acompanhando uma SRAD 1000.

Diminua o tempo de troca do óleo, use um óleo com espeficação mais "alta" e mantenha as revisões periodicamente. Mas não se esqueça, sua moto tem a metade da força da moto do deu irmão, se a moto dele for nova o interessante é configurar a potencia da moto dele para ficar mais equilibrada com a sua e vc não forçar tanto o motor.


Ele anda no modo "C" comigo. Obrigado pelas dicas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2009 16:04 #4 por Batateiro
Respondido por Batateiro no tópico Andando no limite
Cara, vou te falar, também viajo muito com o meu irmão, passo por uma diferença parecida com ele (minha DL650 vs a Srad750 dele), esse fim de semana pegamos estrada e foi tenso.


Pede pra ele pegar mais leve ao invés de tentar acompanhá-lo. Não tem como, nem é seguro. Pelo contrário, andar pendurado tentando acompanhar é um risco enorme.

V-Strom 650 RR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2009 20:10 #5 por pessorrusso
Respondido por pessorrusso no tópico Andando no limite

Batateiro escreveu: Pede pra ele pegar mais leve ao invés de tentar acompanhá-lo. Não tem como, nem é seguro. Pelo contrário, andar pendurado tentando acompanhar é um risco enorme.


Acompanhar não é o problema, é até divertido... nas retas ele não corre tanto então é fácil, o problema são as curvas, a moto dele faz curva bem melhor que a minha. De qualquer forma consigo acompanhar e me divirto, mas fico mais preocupado com o desgaste que posso estar fazendo na moto. Uma das coisas que faço é reduzir a marcha antes da curva para entrar "cheio", da forma que estamos andando a trazeira da até uma "sambada" quando reduzo. O pneu sei que vai desgastar mesmo e não me importo, fico mais preocupado é com o motor.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2009 08:35 #6 por Batateiro
Respondido por Batateiro no tópico Andando no limite
Estava me referindo a curvas mesmo. A Srad tem pneu maior, quadro melhor, centro de gravidade mais baixo, enfim, faz curva muito bem. E tentar acompanhar pode resultar em uma derrapagem, escapada para a faixa contrária, chicoteada na saída, várias coisas que são fatais em uma estrada.


Tipo os acidentes de hornet em morungaba ou goiania (tem no you tube). Um espalhou na curva e beijou um caminhão (morreu, nem tem o que falar) o outro passou reto na curva a 200 por hora.


Quanto ao motor, acho que é o que o Lourenço falou mesmo. Óleo bom e revisões em dia. Trocar o filtro do óleo sempre que trocar o óleo me parece útil.


Você falou de um negócio que me preocupa: a travada de roda na redução. Pô, tenho uma baita cisma de que um dia desses vou arrebentar a corrente numa redução. Mas, sem embreagem especial, não tem o que fazer, a travada acontece mesmo.

V-Strom 650 RR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2009 19:09 #7 por PilotRace
Respondido por PilotRace no tópico Andando no limite
Eu acho que nao tem problema desde q vc nao faca o motor girar exageradamente proximo ou ate mesmo no vermelho do contagiro nas reducoes.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2009 23:24 #8 por Emerson Merighi
Respondido por Emerson Merighi no tópico Andando no limite
pobrezinha da bandit...pra acompanhar a 1000 vai ser dureza.....vai sofrer muito...


e a durabilidade do motor está ligada diretamente a exigencia que é feita...quanto mais exigido, menos dura!


se fosse você pegava pelos menos uma srad 750.

Emerson Merighi

exmotos:monark50(1 982);rx80>rx125>rd135>cg125>strada200>tw250;f alcon>cb500>ybr125>xt600>cg150>Fazer>outra s

Atual:Suzuki GS500,Monark50(1982)

proxima: Hayabusa Zero

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2009 02:44 #9 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Andando no limite
O bom seria se ELE te acompanhasse e não o contrário!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2009 07:07 #10 por pessorrusso
Respondido por pessorrusso no tópico Andando no limite

Emerson Merighi escreveu: pobrezinha da bandit...pra acompanhar a 1000 vai ser dureza.....vai sofrer muito...


e a durabilidade do motor está ligada diretamente a exigencia que é feita...quanto mais exigido, menos dura!


se fosse você pegava pelos menos uma srad 750.



Não forço ela tanto assim. Nas retas a gente vai tranquilo, nas curvas é que subo o giro dela, mas fico longe da faixa vermelha. Que eu me lembre a faixa vermelha começa em 12 ou 12.5, não deixo a rotação passar de 10.

Não peguei uma srad ou similar porque não gosto de algumas caracteristicas de moto esportiva:
* Garupa nem pensar...
* Tanque pequeno + alto consumo = autonomia baixa
* Poucas possuem marcador de combustível
* Posição de pilotagem não muito confortável.
* uso em cidade é inviável

Concordo que possuem uma série de vantagens mas para o meu uso não são interessantes, pelo menos por enquanto, no futuro isto pode mudar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2009 07:10 - 08 Out 2012 10:07 #11 por pessorrusso
Respondido por pessorrusso no tópico Andando no limite

Patriarca escreveu: O bom seria se ELE te acompanhasse e não o contrário!!!



editado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2009 20:58 #12 por PilotRace
Respondido por PilotRace no tópico Andando no limite
Qual foi a maxima q ja pegou com a b650??

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2009 05:43 - 08 Out 2012 10:07 #13 por pessorrusso
Respondido por pessorrusso no tópico Andando no limite

PilotRace escreveu: Qual foi a maxima q ja pegou com a b650??


Editado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2009 06:45 #14 por Jeveaux
Respondido por Jeveaux no tópico Andando no limite
Pessorusso, essa velocidade que você roda com seu irmão de 150/180km/h pra bandit 650 não força o motor pois ainda tem muita folga de giro, o risco em acompanhar uma esportiva nessa tocada fica por conta da estabilidade e maneabilidade da sua moto que é bem menor que a da srad, em uma estrada travada ou serras uma tocada mais forte pode ser arricado pra você acompanhar, mas quanto a causar problemas no motor só se você insistir acima dos 200km/h por longo tempo e trabalhar em giros muito altos em marchas mais fortes. Para se obter o maximo de vida util de um motor o ideal é usar o motor no giro que fique entre o torque maximo e potencia maxima do motor ou de 10 a 20% menos que o giro que corresponda a potencia maxima. Ex: POTENCIA MAXIMA A 12,500rpm, melhor aproveitamento do motor se usado no maximo por volta dos 11.000rpm, quem faz isso tem motor por muito mais tempo, pode acreditar. È lógico que outros fatores influenciam muito como, qualidade do oleo,filtros e a periodicidade das trocas.

GSXR7502008(SRAD)/YBR2007ED

Guaçui

Esp.Santo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2009 10:26 #15 por pessorrusso
Respondido por pessorrusso no tópico Andando no limite

Jeveaux escreveu: Pessorusso, essa velocidade que você roda com seu irmão de 150/180km/h pra bandit 650 não força o motor pois ainda tem muita folga de giro, o risco em acompanhar uma esportiva nessa tocada fica por conta da estabilidade e maneabilidade da sua moto que é bem menor que a da srad, em uma estrada travada ou serras uma tocada mais forte pode ser arricado pra você acompanhar, mas quanto a causar problemas no motor só se você insistir acima dos 200km/h por longo tempo e trabalhar em giros muito altos em marchas mais fortes. Para se obter o maximo de vida util de um motor o ideal é usar o motor no giro que fique entre o torque maximo e potencia maxima do motor ou de 10 a 20% menos que o giro que corresponda a potencia maxima. Ex: POTENCIA MAXIMA A 12,500rpm, melhor aproveitamento do motor se usado no maximo por volta dos 11.000rpm, quem faz isso tem motor por muito mais tempo, pode acreditar. È lógico que outros fatores influenciam muito como, qualidade do oleo,filtros e a periodicidade das trocas.


Obrigado pela dica! Acredito que do jeito que ando preciso apenas trocar o óleo e filtro com mais frequência.

Obrigado a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.186 segundos