Estou querendo melhorar o farol da moto. A princípio estou estudando instalar uma lâmpada de 55/60w. Apesar da moto utilizar 35w, já conversei com várias pessoas que fizeram a adaptação sem descarregar bateria nem queimar lâmpada.
Uma hipótese que não descartei também foi gastar um pouco mais para colocar uma lâmpada de xenon, MAS... toma-lhe resolução na orelha...
Minha dúvida é: não cita motocicletas! automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques .
Mas aqui é Brasil, aí já viu né? Também já vi casos de retenção de documento de motos com xenon adaptado até a "regularização".
E aí? Dá pra fazê?
RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 227, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2007
DOU 12.03.2007
Estabelece requisitos referendes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I do art. 12 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 4711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e Considerando que nenhum veículo poderá transitar nas vias terrestres abertas à circulação pública sem que ofereça as condições mínimas de segurança; Considerando que a normalização dos sistemas de iluminação e sinalização é de vital importância na manutenção da segurança do Trânsito; Considerando a necessidade de aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança para os veículos nacionais e importados, resolve:
Art. 1º. Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.
§ 1º Os dispositivos componentes dos sistemas de iluminação e de sinalização veicular devem atender ao estabelecido nos Anexos que fazem parte dessa Resolução:
Anexo 1. Instalação de dispositivos de iluminação e sinalização luminosa.
Anexo 2. Faróis principais emitindo fachos assimétricos e equipados com lâmpadas de filamento.
Anexo 3. Faróis de neblina dianteiros.
Anexo 4. Lanternas de marcha-a-ré.
Anexo 5. Lanternas indicadores de direção.
Anexo 6. Lanternas de posição dianteiras e traseiras, lanternas de freio e lanternas delimitadoras traseiras.
Anexo 7. Lanterna de iluminação da placa traseira.
Anexo 8. Lanternas de neblina traseiras.
Anexo 9. Lanternas de estacionamento.
Anexo 10. Faróis principais equipados com fonte de luz de descarga de gás.
Anexo 11. Fonte de luz para uso em farol de descarga de gás.
Anexo 12. Retrorrefletores.
Anexo 13. Lanterna de posição lateral.
Anexo 14. Farol de rodagem diurna.
Na minha moto não precisou fazer nenhuma adaptação...
Apesar de ser bem mais forte, o xenon tbm é 35W, ou seja, consome o mesmo que a lâmpada comum... nunca fiquei sem bateria...
A lâmpada encaixou perfeitamente no globo do farol...
Eu não vou saber te explicar pq não fui eu que instalei...
Mas na yes não precisa adaptar nada...
O Xenon vem com um Kit pronto, a única coisa que vc precisa observar é em relação ao reator, compra o reator Slim, ele é menor e fica mais bem colocado em moto, o consumo do Xenon é menor que de lâmpadas halógenas.
e quanto a resolução vou ver se acho aqui no MO o que foi dito a respeito.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Eu preferi não arrisca e botei uma lâmpada 55W, em vez do xenon. E na verdade deviam mesmo era ter uma fiscalização mais rigorosa para coibir clones e motos roubadas por que o xenon só vem a contribuir para que nós motociclistas sejamos mais vistos pelos motoristas de carro (salve excessão)que muitas vezes não nos vêem ou finge não ver. Essa é minha opinião.
O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.
O problema é que se andarmos a noite em cinco minutos veremos centenas de irregularidades, com os faróis e um Xenon desrregulado incomoda muito os outros, seja em moto ou em carro, acho que deveria ser permitido sim e haver uma fiscalização eficiente.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Eu preferi não arrisca e botei uma lâmpada 55W, em vez do xenon.
Até pesquisei colocar uma 55w também, um pessoal do forum da Lander disse que colocou sem problemas... Mas fui falar com o meu mecânico ele faltou perguntar se eu tava doido, que ia dar pau na bateria, que a moto ia pegar fogo, que o sertão ia virar mar...
Queria saber uma coisa, nenhuma associação de motociclistas vai tomar providênica nenhuma quanto a isso por que só o que tem é carro com xenon por que as motos não podem usar?? Trabalhem fiscalizem exijam certificado de garantia, apreendam os de qualidade duvidosa, providnciem para que os desrgulados sejam consertados mais proibir uma coisa que pode salvar muitas vidas de motociclistas não acho certo proibir!!!!!!!! Essa é minha opinião.
O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.