Reprovação de motos na inspeção veicular

06 Fev 2009 07:43 #16 por drudi
Alguém conheçe algum site que mostre o quanto uma moto poliu, em termos absolutos e relativos se comparado com um carro?

Em termos relativos está claro pra mim que a moto polui bem mais, mas em termos absolutos ainda tenho dúvidas que gostaria de tirar.

Olhando pelos limites da inspeção, a limite de emissão de CO para um carro novo é 1% do volume, enquanto o de uma moto nova (de 2003 a 2008) é 7%.

Se a moto emitisse a mesma quantidade de gases pelo seu escapamento do que um carro, em teoria ela poliuria 7 vezes mais. Mas, me corrijam se eu estiver enganado, uma moto, por ter o volume do clilindro menor, solta um volume de gases menor pelo escapamento por Km rodado.

Isso já é levado em consideração quando alguém chega na televisão e afirma: "A moto polui muito mais do que um carro" ? Qual seria a quantidade absoluta de CO emitida por uma moto 125cc e por um carro 1.0 trafegando por 1Km em condições iguais?

Alguém conheçe algum site que trate do assunto, ou pode me esclarecer esse ponto?

Obrigado
~drudi

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 07:49 #17 por VinnyRun
Drudi,

Os números dizem qualquer coisa que se queira, desde que torturados o suficiente.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 08:45 #18 por mantabodyboarde
Drudi,

Em termos absolutos é menos e em termos relativos é relativo...

Relativo ao tamanho/potencia, ou ao número de passageiros?

Pq os carros nas cidades carregam geralmente só uma pessoa, então um carro acaba poluindo mais por pessoa tb!

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 09:15 #19 por drudi
Por isso que eu gostaria de olhar para um estudo sério e isento que mostra que se uma moto polui mais que um carro, o quanto ela polui mais.

Só ouço o Secretário do Verde e Meio ambiente dizendo na televisão que uma moto polui mais que um carro, mas não o vejo apresentar um estudo que comprove isso.

Acredito que até possa ser verdade, mas até ter acesso a um estudo sério, fico em dúvida. O que eles compararam pra chegar a isso? Uma moto 1200cc com um carro 1.0 ? Uma moto 125cc com um Opala 79 ? Ninguém diz!

É tanta a confusão e a falta de conhecimento do poder público e da população em geral em relação às motos que só foram definir os níveis permitidos de emissao para motos faltando menos de 15 dias do início da inspeção.

Agora sem saber os níveis permitidos previamente, como as oficinas poderão se adequar para atender as motos que foram reprovadas? Não dá pra fazer isso em 1 semana ou 15 dias! Onde os paulistanos levarão suas motos se forem reprovadas na inspeção? É triste viver em um país onde as autoridades acham que podem resolver tudo apenas assinando leis. A parte mais difícil que é trabalhar para que seja possível cumpri-las, nao querem fazer, ou fazer muito mal e porcamente.

As regras para inspeção e os níveis de emissão permitidos deveriam estar estabelecidos a no mínimo 6 meses atrás.

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 09:59 #20 por FLIT
li tempos atrás que os maiores responsáveis pela poluição na cidade de sp eram os coletivos a óleo diesel, asim como as indústrias que queimam óleo em suas caldeiras.
como o preço do diesel é subsidiado seu custo é menor fazendo com que grandes empresas utilizem apenas veículos diesel, inclusive para plantar e transportar cana de açúcar, para fabricar álcool. o gás natural, assim como o gnv subiram ao ponto de conduzir os infelizes proprietários de veículos convertidos a voltar usar gasoroba....

parafraseando os boleiros, " com time que está ganhando (muito dinheiro) ninguém mexe"

é muito mais fácil conduzir essa boiada ( dentro da qual me incluo) aos postos de inspeção do que mudar matriz energética do transporte coletivo e industrial.

um veículo ou moto a álcool com certeza poluiria muito muito muito menos, mas a tecnologia de motores a álcool não é nossa, visto que na suécia os coletivos são a álcool, já largaram o diesel há tempos..

infelizmente vamos ter que esperar essa indústria obsoleta do petróleo e motores diesel depreciar seus equipamentos para podermos usar álcool em motos, onibus e caminhões.

ou alguém ainda acha que uma gm ,que tem no corsinha um motor de 1.400 cc que libera 100 cv não sabe fazer um motor de caminhão de 3 ou 4 litros com mais de 200 ou 300 cv e 50 ou 60 de torque????

não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!



GENTILEZA GERA GENTILEZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 10:15 #21 por Bigulino

drudi escreveu: Alguém conheçe algum site que mostre o quanto uma moto poliu, em termos absolutos e relativos se comparado com um carro?Em termos relativos está claro pra mim que a moto polui bem mais, mas em termos absolutos ainda tenho dúvidas que gostaria de tirar.Olhando pelos limites da inspeção, a limite de emissão de CO para um carro novo é 1% do volume, enquanto o de uma moto nova (de 2003 a 2008) é 7%.Se a moto emitisse a mesma quantidade de gases pelo seu escapamento do que um carro, em teoria ela poliuria 7 vezes mais. Mas, me corrijam se eu estiver enganado, uma moto, por ter o volume do clilindro menor, solta um volume de gases menor pelo escapamento por Km rodado.Isso já é levado em consideração quando alguém chega na televisão e afirma: "A moto polui muito mais do que um carro" ? Qual seria a quantidade absoluta de CO emitida por uma moto 125cc e por um carro 1.0 trafegando por 1Km em condições iguais?Alguém conheçe algum site que trate do assunto, ou pode me esclarecer esse ponto?Obrigado~drudi


com certeza o carro produz mais CO do que a moto, porque queima mais combustível do que a moto, em uma mesma distancia por exemplo. Mas não emite. Nas motos o escape é direto, ou seja, o que queima vai embora pro ar, já bnos carros existe o catalisador, que filtra / trata boa parte desses poluentes
Bigulino39850,512662037

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 10:33 #22 por drudi

Bigulino escreveu: com certeza o carro produz mais CO do que a moto, porque queima mais combustível do que a moto, em uma mesma distancia por exemplo. Mas não emite. Nas motos o escape é direto, ou seja, o que queima vai embora pro ar, já bnos carros existe o catalisador, que filtra / trata boa parte desses poluentes


Quando disse produzir, me referia à ponta do escape. Mas fica melhor a palavra emitir mesmo.

O que eu gostaria de saber é exatamente isso. O carro, com o catalisador e tudo, e uma moto, sem catalisador.

Como os limites são por porcentagem de volume emitido (para carros novos 1%, e para motos novas 7% de CO) resta saber qual o volume total de gases que um veículo emite por Km rodado, para saber qual veículo pode poluir mais de acordo com os limites atuais.

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 14:18 #23 por Diego.Cezar
Realmente é muito fácil culpar as motos assim sem avaliar a real situação. Para fazer uma relação, basta levantar os veículos mais populares de ambos com o tipo de uso mais comum e colocar frente a frente às estatísticas. Lógico que o resultado não é absoluto, mas já daria uma base de fundamento simples e fácil de entender.

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2009 15:18 #24 por Mferreira

Bigulino escreveu:

drudi escreveu: Alguém conheçe algum site que mostre o quanto uma moto poliu, em termos absolutos e relativos se comparado com um carro?Em termos relativos está claro pra mim que a moto polui bem mais, mas em termos absolutos ainda tenho dúvidas que gostaria de tirar.Olhando pelos limites da inspeção, a limite de emissão de CO para um carro novo é 1% do volume, enquanto o de uma moto nova (de 2003 a 2008) é 7%.Se a moto emitisse a mesma quantidade de gases pelo seu escapamento do que um carro, em teoria ela poliuria 7 vezes mais. Mas, me corrijam se eu estiver enganado, uma moto, por ter o volume do clilindro menor, solta um volume de gases menor pelo escapamento por Km rodado.Isso já é levado em consideração quando alguém chega na televisão e afirma: "A moto polui muito mais do que um carro" ? Qual seria a quantidade absoluta de CO emitida por uma moto 125cc e por um carro 1.0 trafegando por 1Km em condições iguais?Alguém conheçe algum site que trate do assunto, ou pode me esclarecer esse ponto?Obrigado~drudi





com certeza o carro produz mais CO do que a moto, porque queima mais combustível do que a moto, em uma mesma distancia por exemplo. Mas não emite. Nas motos o escape é direto, ou seja, o que queima vai embora pro ar, já bnos carros existe o catalisador, que filtra / trata boa parte desses poluentes


isso é uma falacia meu caro amigo, carros bem regulados e com catalisador não poluem mais que motos, no quesito especifico de CO

CO é uma queima incompleta, no caso da gasolina a queima estequiometricamente perfeita gera agua e CO², o CO, instavel e extremamente venenoso ao ser humano é resultado dessa queima incompleta, no caso do alcool se acrescenta aldeidos.

uma moto carburada, de 125cc, tem um motor com potencia especifica MTO elevada, se um carro 1.0 fosse ter uma potencia equivalente seria necessario algo proximo aos 105CV, essa alta potencia tem um custo, que exatamente a queima incompleta, altas temperaturas e desgaste maior.

agora uma moto mto bem regulada, com injeção e catalisador polui sim menos que um carro.


a proposito, catalisador não é um filtro, nem nada do tipo, é um agente que colabora no processo quimico envolvido, nesse caso especifico é a combustão, ou seja, transformar gasolina e oxigenio em agua e CO2, o catalisador ajuda transformação.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2009 09:47 #25 por drudi
MFerreira,

Obrigado pela ótima explicação.

Você conhece algum estudo que apresente a quantidade total de poluentes emitida por um carro 1.0 e uma moto 125cc?

[]'s
~drudi

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2009 10:36 #26 por madnando
bom, como o critério é meio bagunçado, pensei na seguinte alternativa.

antes e levar pra inspeção

Trocar o filtro de ar

Colocar o carburador no modo mais economico possível, com a agulha do carburador fora do nível normal, para o nível mais economico (se não me engano, é todo pra cima) e quem tiver escapamento diferenciado, colocar o original. mudar o gicle pra pingar pouca gasolina.
pronto

ou...

coloca 50 reais dentro do documento e dá na mão do cara... vai ser aprovado até se sair fumaça preta.

Acho péssimo as duas formas, mas esses caras estarão lá pra extorquir. Só vai servir pra isso, pra colher propina. Já fazem isso com os taxis, e outras inspeções, vai ser o mesmo com essa.

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2009 13:21 #27 por Mferreira

madnando escreveu: bom, como o critério é meio bagunçado, pensei na seguinte alternativa.

antes e levar pra inspeção

Trocar o filtro de ar

Colocar o carburador no modo mais economico possível, com a agulha do carburador fora do nível normal, para o nível mais economico (se não me engano, é todo pra cima) e quem tiver escapamento diferenciado, colocar o original. mudar o gicle pra pingar pouca gasolina.
pronto

ou...

coloca 50 reais dentro do documento e dá na mão do cara... vai ser aprovado até se sair fumaça preta.

Acho péssimo as duas formas, mas esses caras estarão lá pra extorquir. Só vai servir pra isso, pra colher propina. Já fazem isso com os taxis, e outras inspeções, vai ser o mesmo com essa.


caso vc se de ao trabalho de regular o carburador nao precisa colocar pra baixa, a moto simplesmente regulada ja está de acordo com as normas, o problema é que mta gente nao regula nada e vai lá

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2009 02:26 #28 por coltpanzerfaust
deixe a carburação pobre só para o teste, ou se possivel coloque apenas 50% de gasosa e o resto de alcool e regula e lenta, e a media, neste dia esqueça de velocidade final pois alcool no gicle de gasosa vai no maximo a 80~90 por hora com tudo aberto.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Abr 2009 21:22 #29 por drudi
Pessoal,

Hoje efetuei minha inspeção. Semana passada deixei minha moto, uma Honda NX200, ano 98, no mecânico pra justamente trocar vela, trocar filtro de ar, regular valvulas e limpar e regular o carburador, além de outros vários reparos.

Gastei ao todo quase 1000 reais. A moto saiu como nova do mecânico. Porém, na hora da inspeção ela foi reprovada. O limite era 9% CO vol, minha moto emitiia 10.17%. Detalhe, a moto está toda original, inclusive o escape.

Única solução possível: Voltei no mecânico e expliquei o ocorrido, mostrando a ele o resultado do teste. Ele tirou meu carburador, abriu, trocou o gicle por um mais estreito, regulou a mistura para ficar o mais pobre possível em marcha lenta, sem o motor morrer ou falhar. A moto está andando muito menos do que o normal, porém espero que desta vez ela passe na inspeção.

Conseguindo a aprovação, irei retornar o carburador para a configuração normal, pois minha moto, que é 200cc, está andando menos ou no maximo a mesma coisa que uma 125cc.

Conclusão: O carburtador reguladinho, do jeito que deve ser, não passa necessariamente na inspeção. Modelos mais antigos, fabricados na época em que não existia o Promot2 (anteriores a 2003) e na época em que a composição da gasolina era diferente, não passam necessariamente na inspeção se o carburador estiver bem regulado, tiver vela nova, filtro de ar novo e válvulas reguladinhas.

Em qualquer país com um mínimo de civilidade e respeito pelo cidadão, medidas como essa, que deveriam contribuir para a melhoria da qualidade do ar, são tomadas gradativamente, envolvendo fabricantes e consumidores. Não se exige modificações nas características originais dos veículos.

Aqui as medidas são tomadas as pressas, sem dar tempo dos prestadores de serviço (oficinas) e redes de concessionárias se adequarem.

Os critérios e métodos para vistoria das motos foram definidos em cima da hora, e já mudaram no meio do caminho, depois de já iniciada as inspeções. As próprias concessionárias não possuem sequer os aparelhos necessários para medir os níveis de emissão, pois não tiveram tempo de se adequarem e não são fornecidas informações à esse respeito.

A Controlar não realiza o teste de emissão sem que esse seja durante a inspeção. Ou seja, toda a regulagem é feita no olhômetro, tanto nas concessionárias quanto nas oficinas menores.


Essa palhaçada me dá vergonha de ser paulistano. Me dá vergonha ter um prefeito cara de pau e safado como Gilberto Kassab. Me dá vergonha do povo paulistano, que elegeu esse palerma.

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Abr 2009 14:35 #30 por madnando
O problema dessa palhaçada, é que se não fizer, a multa é altissima, em torno de 550 reais.


É uma medida pra roubar dinheiro.


A minha é amanhã, mesmo estando regulada, tenho quase certeza que reprovo.

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.164 segundos