Reprovação de motos na inspeção veicular

04 Fev 2009 12:30 #1 por Jeff Bogard
04/02/09 - 14h04 - Atualizado em 04/02/09 - 14h06
Reprovação de motos na inspeção veicular chega a 30%

Balanço diz respeito aos dois primeiros dias de vistoria na cidade de SP.
Até agora, 1.042 carros e 63 motos com placas final 1 foram inspecionados.

Do G1, com informações do SPTV

Tamanho da letra

* A-
* A+

Na primeira semana da inspeção veicular obrigatória para motos de qualquer ano e carros fabricados a partir de 2003, um balanço dos dois primeiros dias revelou um dado curioso: 30% das motos inspecionadas foram reprovadas. Neste mês, vistoria vale para veículos com placas de final 1.



Veja o site do SPTV

A inspeção nas motos é diferente da que é feita nos carros. O trabalho começa com a verificação de vazamentos de combustível ou óleo. É dada uma acelerada na moto para conferir o funcionamento do motor. Começa então a medição dos gases. Com a sonda, o técnico avalia a emissão de monóxido de carbono e também como esse poluente se dilui no ar. Se tudo estiver de acordo com os padrões estabelecidos, o motorista ganha o selo de aprovação.



Veja quando e como agendar a inspeção veicular do seu carro


saiba mais

*
Motoristas esperam mais de 1h por inspeção veicular
*
Começa nesta segunda-feira inspeção veicular para veículos com placa final 1
*
Donos de veículos com placa final 2 já podem agendar inspeção veicular
*
Menos de 10% dos donos de carros e motos agendaram a inspeção veicular
*
Veja quando e como agendar a inspeção veicular do seu carro
*
Agendamento para inspeção veicular começa nesta segunda-feira em SP

O cabeleireiro João dos Santos Neto comprou uma moto 0 km no ano passado. Mesmo assim, é obrigado a fazer a inspeção, mas não se incomoda. “É muito importante. Está muita poluição, descontrolada. Se cada um não fizer sua parte, não tem como melhorar”, afirma.

O limite para emissão de monóxido de carbono varia de 6% a 9%, de acordo com o ano e o modelo da moto. Os dados de cada inspeção ficam armazenados num programa de computador e enviados à secretaria do Verde e Meio Ambiente e ao Detran.



“Cada veículo tem os seus dados. São dados sigilosos e ficam armazenados indefinidamente, por todo o programa. São 10 anos de programa, então estes dados estão lá armazenados. Se no futuro, qualquer pessoa, qualquer proprietário tiver alguma dúvida sobre qualquer coisa ligada à inspeção, nós temos como rastrear os dados com facilidade e segurança”, garante Eduardo Rosin, diretor da Controlar, empresa responsável pela inspeção.

30% de reprovação
Nos dois primeiros dias de inspeção, foram examinadas 68 motos – 30% delas foram reprovadas. No caso dos carros, só passam pela inspeção os mais novos, a partir de 2003. Dos 1.042 inspecionados segunda e terça-feira, só 3% não foram aprovados.

Ainda não existe uma explicação exata para a reprovação das motos, já que este é o terceiro dia de inspeção, mas a secretaria disse que nos últimos 20 anos os carros passaram por uma modernização muito grande e as motos, não.

Por outro lado, também é importante dizer que cada veículo tem um parâmetro diferente para a inspeção, que varia em função do ano de fabricação, do modelo, da potência do motor. Ou seja, o que importa não é se o carro ou a moto são mais velhos ou mais novos. O mais relevante é se o veículo está bem regulado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Fev 2009 14:00 #2 por rjmartins
e para motos importadas? ou motos preparadas? xiiiii

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Fev 2009 14:32 #3 por drudi
Alguém aqui já já levou a moto em alguma oficina onde se medem o nivel de emissão ? Pra motos anteriores a 2003 o nível máxmo é de 9% de CO.

Gostaria de pelo menos ter uma idéia de quanto minha moto está emitindo. Olhando nem dá pra saber, já que o CO (monóxido de carbono) é invisível.

Se alguém souber indicar uma oficina que esteja preparada pra esse serviço aqui em São Paulo eu agradeço.

[]'s,
~drudi

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Fev 2009 20:35 #4 por usuario1
só por curiosidade, o q acontece se não aprovar??

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Fev 2009 21:23 #5 por Lute
Vc tem que regular e fazer novo teste em determinado tempo...

Só não sei se tem que pagar a taxa de novo...

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2009 00:21 #6 por GuilhermeRS
Provavelmente tem que pagar alguma coisa denovo...

Grátis eles não fazem nada, aliás, fazem sim, o talão de multa eles não cobram, só a multa em si...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2009 06:22 #7 por MATUSA
Parece que depois eles devolvem o dinheiro...




Como fizeram com o empréstimo compulsório.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2009 09:57 #8 por drudi
Se você for reprovado, tem 30 dias pra levar sua moto em um mecânico, fazer a manutenção, que teoricamente deve fazer a moto ficar dentro dos limites de emissão, e agendar nova inspeção.

Não precisa pagar pra pra fazer a re-inspeção. Caso a moto não passe de novo, aí eu não sei o que acontece.

O que eu gostaria de saber é se já existem oficinas capazes de fazer essa manutenção, de deixar a moto em condições de passar no teste e medir os níveis de emissão de CO. Se só concessionárias forem capazes de prestar esse serviço vai ser complicado hein. Ainda mais que a inspeção precisa ser feita todo ano.

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2009 14:40 #9 por cros
Se a moto é anterior ao projeto de lei, e não tem os disposivos porque tem que se adequar? Vão retirar de circulação a força toda a frota atual?

E quanto ao escapamento aberto dessas titans lixo??

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2009 16:32 #10 por drudi
Cros,

O limite pra motos mais antigas é maior. Por exemplo, pra motos anteriores a 2003, o limite é 9% vol. de CO (qualquer cilindrada).

Motos fabricadas de 2003 em diante, até 250cc, o limite é 7%
Motos fabricadas de 2003 em diante, mais de 250cc, o limite é 6%

O problema é que eu não sei se essa generalização (9% pra todas as motos e modelos) consegue atender ao limite que era estabelecido na época da fabricação da moto (mais especificamente, a minha moto :D ).

Ninguém explicou de onde tiraram esses números! Caso o limite de 9% seja inferior ao que minha moto fazia ao sair da fábrica, e não tiver jeito de faze-la emitir menos CO, o que acontece? O fabricante vai fazer recall em uma moto de mais de 10 anos? Vou ter que arcar com o prejuízo?

Eu concordo que a poluição é um problema sério em São Paulo e que alguma coisa tem que ser feita. Concordo que um programa como esse deve ser feito. Mas a bagunça que isso se tornou é revoltante, as regras mudam na última hora. Até 1 mes atrás não se sabia quais eram os limites de emissão para motos. Até pouco tempo ( não sei quanto) as motos anteriores a 2003 não precisariam fazer a inspeção, e isso mudou d euma hora pra outra.

A prefeitura é extremamente incompetente e desorganizada, pra dizer o mínimo. É muito fácil pegar uma caneta e assinar uma lei, mas dar condições para que a lei seja cumprida, isso o prefeitozinho não faz.

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2009 19:18 #11 por cros
Tbm concordo que a poluicção é um caso sério, mas mais uma vez colocar a culpa nas motos???

E os carros, poluem muito mais, onibus, lotação, caminhões, avoões, industria...

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 00:27 #12 por coltpanzerfaust
perae gente isso é na cidade de são paulo ou no estado inteiro de são paulo?


aqui no guarujá nunca ouvi falar disso, inspeção para motos?

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 07:07 #13 por drudi

coltpanzerfaust escreveu: perae gente isso é na cidade de são paulo ou no estado inteiro de são paulo?


aqui no guarujá nunca ouvi falar disso, inspeção para motos?


É só pra cidade de São Paulo. Inclusive tem muita gente falando de transferir seu carro ou sua moto pra outra cidade por causa disso.

NX200/98

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 07:24 #14 por Bigulino

cros escreveu: Tbm concordo que a poluicção é um caso sério, mas mais uma vez colocar a culpa nas motos???

E os carros, poluem muito mais, onibus, lotação, caminhões, avoões, industria...


carros novos (como no caso da inspeção, a partir de 2003) poluem menos do que motos

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2009 07:26 #15 por MATUSA
Cavalo peidando polui mais que moto...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.181 segundos