04/02/09 - 14h04 - Atualizado em 04/02/09 - 14h06
Reprovação de motos na inspeção veicular chega a 30%
Balanço diz respeito aos dois primeiros dias de vistoria na cidade de SP.
Até agora, 1.042 carros e 63 motos com placas final 1 foram inspecionados.
Do G1, com informações do SPTV
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Na primeira semana da inspeção veicular obrigatória para motos de qualquer ano e carros fabricados a partir de 2003, um balanço dos dois primeiros dias revelou um dado curioso: 30% das motos inspecionadas foram reprovadas. Neste mês, vistoria vale para veículos com placas de final 1.
Veja o site do SPTV
A inspeção nas motos é diferente da que é feita nos carros. O trabalho começa com a verificação de vazamentos de combustível ou óleo. É dada uma acelerada na moto para conferir o funcionamento do motor. Começa então a medição dos gases. Com a sonda, o técnico avalia a emissão de monóxido de carbono e também como esse poluente se dilui no ar. Se tudo estiver de acordo com os padrões estabelecidos, o motorista ganha o selo de aprovação.
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O cabeleireiro João dos Santos Neto comprou uma moto 0 km no ano passado. Mesmo assim, é obrigado a fazer a inspeção, mas não se incomoda. “É muito importante. Está muita poluição, descontrolada. Se cada um não fizer sua parte, não tem como melhorar”, afirma.
O limite para emissão de monóxido de carbono varia de 6% a 9%, de acordo com o ano e o modelo da moto. Os dados de cada inspeção ficam armazenados num programa de computador e enviados à secretaria do Verde e Meio Ambiente e ao Detran.
“Cada veículo tem os seus dados. São dados sigilosos e ficam armazenados indefinidamente, por todo o programa. São 10 anos de programa, então estes dados estão lá armazenados. Se no futuro, qualquer pessoa, qualquer proprietário tiver alguma dúvida sobre qualquer coisa ligada à inspeção, nós temos como rastrear os dados com facilidade e segurança”, garante Eduardo Rosin, diretor da Controlar, empresa responsável pela inspeção.
30% de reprovação
Nos dois primeiros dias de inspeção, foram examinadas 68 motos – 30% delas foram reprovadas. No caso dos carros, só passam pela inspeção os mais novos, a partir de 2003. Dos 1.042 inspecionados segunda e terça-feira, só 3% não foram aprovados.
Ainda não existe uma explicação exata para a reprovação das motos, já que este é o terceiro dia de inspeção, mas a secretaria disse que nos últimos 20 anos os carros passaram por uma modernização muito grande e as motos, não.
Por outro lado, também é importante dizer que cada veículo tem um parâmetro diferente para a inspeção, que varia em função do ano de fabricação, do modelo, da potência do motor. Ou seja, o que importa não é se o carro ou a moto são mais velhos ou mais novos. O mais relevante é se o veículo está bem regulado.
Se você for reprovado, tem 30 dias pra levar sua moto em um mecânico, fazer a manutenção, que teoricamente deve fazer a moto ficar dentro dos limites de emissão, e agendar nova inspeção.
Não precisa pagar pra pra fazer a re-inspeção. Caso a moto não passe de novo, aí eu não sei o que acontece.
O que eu gostaria de saber é se já existem oficinas capazes de fazer essa manutenção, de deixar a moto em condições de passar no teste e medir os níveis de emissão de CO. Se só concessionárias forem capazes de prestar esse serviço vai ser complicado hein. Ainda mais que a inspeção precisa ser feita todo ano.
O limite pra motos mais antigas é maior. Por exemplo, pra motos anteriores a 2003, o limite é 9% vol. de CO (qualquer cilindrada).
Motos fabricadas de 2003 em diante, até 250cc, o limite é 7%
Motos fabricadas de 2003 em diante, mais de 250cc, o limite é 6%
O problema é que eu não sei se essa generalização (9% pra todas as motos e modelos) consegue atender ao limite que era estabelecido na época da fabricação da moto (mais especificamente, a minha moto ).
Ninguém explicou de onde tiraram esses números! Caso o limite de 9% seja inferior ao que minha moto fazia ao sair da fábrica, e não tiver jeito de faze-la emitir menos CO, o que acontece? O fabricante vai fazer recall em uma moto de mais de 10 anos? Vou ter que arcar com o prejuízo?
Eu concordo que a poluição é um problema sério em São Paulo e que alguma coisa tem que ser feita. Concordo que um programa como esse deve ser feito. Mas a bagunça que isso se tornou é revoltante, as regras mudam na última hora. Até 1 mes atrás não se sabia quais eram os limites de emissão para motos. Até pouco tempo ( não sei quanto) as motos anteriores a 2003 não precisariam fazer a inspeção, e isso mudou d euma hora pra outra.
A prefeitura é extremamente incompetente e desorganizada, pra dizer o mínimo. É muito fácil pegar uma caneta e assinar uma lei, mas dar condições para que a lei seja cumprida, isso o prefeitozinho não faz.
perae gente isso é na cidade de são paulo ou no estado inteiro de são paulo?
aqui no guarujá nunca ouvi falar disso, inspeção para motos?
Mateus
3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.