Ae galera... me desculpem se a dúvida é de principiante mas estou sem entender direito o que diz o manual da minha moto sobre a troca de óleo. Estou com uma XTZ 125E, com atuais 2.200km. Fiz a troca de óleo dentro da garantia nos primeiros 1.000km, conforme diz o manual. Na segunda troca o manual consta para ser em 3.000km e a terceira em 6.000km. A partir daí, ele recomenda de 3.000km em 3.000km fazer as revisões. Porém, trocando idéia com uns amigos (que têm motos maiores) eles estão achando esse intervalo de quilometragem meio alta. E ae?! O que vocês acham? Tem que ser trocado de 1000km em 1000km ou posso deixar de 3000km em 3000km?Obs.: eu ando bem na maciota, já que meu trabalho é a 7 km de casa e a via que eu utilizo, mantenho 60km/h sem ficar reduzindo nem acelerando (inclusive, ela tá fazendo 39km/litro de gasolina).Valeu pela ajuda!
[="Apple-style-span"]DoubleWheels, siga o que recomenda o fabricante ![/][="Apple-style-span"]
[/]O dia que qualquer um de seus amigos e muitos palpiteiros de plantão que existem por aí, conseguirem fabricar uma moto e garantirem o que fizeram, aí você passe a acreditar neles
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
soueu escreveu: [Apple-style-span="Apple-style-span"]DoubleWheels, siga o que recomenda o fabricante ![/Apple-style-span][Apple-style-span="Apple-style-span"]
[/Apple-style-span]O dia que qualquer um de seus amigos e muitos palpiteiros de plantão que existem por aí, conseguirem fabricar uma moto e garantirem o que fizeram, aí você passe a acreditar neles
Rapaz... mas 3 mil km? Não é meioo muito não? Estou com um grande receio de não estar fazendo a leitura correta do manual. O f*d@ é que os próprios mecanicos da yamaha disseram:"-ah... bom mesmo é trocar de 1000 em 1000, né?", mas sem transmitir nenhuma confiança.....
A ybr de casa, que é o mesmo motor sempre foi trocado o óleo a cada 3000. A moto é 2002 e o motor dela está como novo; é usada diáriamente pela minha filha para ir ao trabalho. O óleo da fazer troco de cinco em cinco mil(como manda o fabricante) e a moto está nova. Essas motos tiramos zero. Na future troco a cada 1.5mil conforme manual. Na xt a indicação é a cada 10mil, ou seis meses então a troca é a cada 6 meses por não rodar tanto. Nos carros, Um é a cada 5 mil e o outro Trocou ontem, óleo sintético, depois de 10 mil rodados segundo o fabricante.Sigo o que recomenda o fabricante, pois no caso de algum problema relacionado à lubrificação, é atrás deles que irei.
3000 não é muito não. Ao recomendar essa km, o fabricante está otimizando a troca, na realidade roda muito mais.Os mecânicos que dos quais vc não sentiu confiança, cumprem a função primordial da empresa onde trabalham; ou, gerar lucro. Quanto mais óleo vendido maior o lucro.Outro dia em uma cc de um amigo presenciei a venda do óleo retirado das motos na troca a uma construtora por R$ 0,50 o litro.
em um outro tópico, o Sérgio faz muito boas considerações sobre o assunto. Parece que ele trabalhou em montadoras.
[="Apple-style-span"]Sérgio escreveu :[/][="Apple-style-span"]
Os 5000 kms já são uma proposta bastante pessimista da Yamaha. Na verdade poderia durar até mais, segundo testes do fabricante. Os 5000 são para garantir-se que o oleo saia ainda bom. Sempre troquei com 5000, e minha moto com 40000 ainda esta "zerada". Postei aqui já as fotos de uma Fazer com 117000 kms rodados, que não tinha mais quase tinta no tanque, mas que estava com tudo original ainda e o motoboy proprietario sempre trocou com 5000 ou mais. Esta historia de troca abaixo da quilometragem recomendada é coisa de gente da antiga, quando se tinha só oleo ruim e motores folgados, que necessitavam trocas constantes. A tecnologia evolui, os motores de motos evoluem, os oleos evoluem, mas sempre existirão aqueles que não aceitam as novidades. Pode trocar o oleo com Yamalube a cada 5000 kms sem medo. Só a parte do filtro é que vc entendeu errado. Filtro troca-se sim (a cada troca, ou a cada 2 trocas de oleo).
ABRAÇO
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soueu2011-06-21 13:36:17
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Tenho uma Factor ED 2008/2009, troco o óleo a cada 1500Km, mesmo sabendo que a recomendação do manual é 3000Km. Vejo uma melhora perceptível no intervalo de 1500Km, sinto a moto mais suave e com melhoras siginificativas no câmbio (acima dos 1500 o mesmo começa a ficar duro); Na troca de 1500Km, aproveito tb e peço para lubrificarem a corrente sempre que possível.
Evitando trocas desnecessárias, ajudamos o Planeta.
[="apple-style-span"]Os óleos lubrificantes não se dissolvem na água, não são[/][="apple-style-span"]biodegradáveis, formam películas impermeáveis que[/][="apple-style-span"]impedem a passagem do oxigênio e destroem a vida, [/][="apple-style-span"]tanto na água como no solo, e espalham substâncias[/][="apple-style-span"]tóxicas que podem ser ingeridas pelos seres humanos[/][="apple-style-span"]de forma direta ou indireta.[/][="apple-style-span"] [/][="apple-style-span"]...ÓLEO LUBRIFICANTE USADO OU CONTAMINADO[/][="Apple-style-span"]Responsável por 10% da contaminação dos oceanos.[/][="Apple-style-span"]
[/][="Apple-style-span"]1 litro de OLUC contamina 1.000 m² de [/][="Apple-style-span"]superfície aquosa[/][="Apple-style-span"]e forma uma camada superficial tóxica que [/][="Apple-style-span"]dificulta a passagem de luz e as trocas de [/][="Apple-style-span"]oxigênio, causando a queda da [/][="Apple-style-span"]fotossíntese aquática e a morte da fauna e [/][="Apple-style-span"]da flora.[/][="Apple-style-span"]
[/][="Apple-style-span"]
[/][="Apple-style-span"]10 litros de óleo, se queimados, liberam 20 g de metais pesados[/][="Apple-style-span"](potencialmente carcinogênicos)...[/]
[="apple-style-span"]Importante ler este arquivo para ter consciência da sua e das nossas responsabilidades :[/]
http://www.fiesp.com.br/arquivos/curso_mma_oleo_lubrificante.pdf
Não adianta só saber dirigir, ou pilotar, tem de saber preservar !
soueu2011-06-22 13:47:06
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Pode seguir o manual, as duas primeiras trocas ( 1.000 e 3000km ) são feitas antes dos intervalo de 3.000 entre uma troca e outra pelo fato do motor ser novo, e soltar particulas de ferro enquanto ele vai se ajustando corretamente, por isso é trocado, para expelir esses fragmentos.
Depois dessas trocas o motor já está amaciado. Troco óleo a cada 3000 e não baixa sequer 100ml, e rodo em média a 2000 por mês com minha moto.
Trocar antes é jogar dinheiro fora e poluir o meio ambiente.
gomessilvarj escreveu: Trocar antes é jogar dinheiro fora e poluir o meio ambiente.
Isso sim é muito importante.
Na próxima troca, vou ver se dou uma olhada no óleo que estão tirando e ver se ele ficou muito escuro, dando sinais de muito uso.
Nao é possível analizar o óleo apenas pela cor. Motores a gasolina deixam o óleo mais escuro que os motores a alcool com a mesma quilometragem, nem por isso ele está em piores condições!!!!!!
Troca de óleo com mil km é lenda urbana. Isso ocorria nos anos 70m com óleos com classificação SF ou inferiores, feitos para automóveis que giravam até 5 mil rpm, enquanto motos já iam até 10 mil. Aí não dava mesmo. Tinha que trocar antes. Mas hoje, com óleos de última geração, mesmo os multiusos, são feitos para aguentarem motores girando à 10, 13, até 18 mil rpm.
A única diferença que ocorre se vc trocar o óleo de mil em mil, ao invés de 3 mil, como manda o manual, é que no fim de 60 mil km vc terá gasto 60 litros e não 20 como teria se trocado com 3 mil. São quarenta litros a mais no seu bolso e na natureza, poluindo águas!!!!!!!
Se eu trocar de 100 em 100 km também não vai fazer diferença!!!!!
Em quem eu devo acreditar? Numa empresa com centenas de engenheiros que projetam e constroem uma moto advindo daí uma série de práticas de manutenção, através de um manual, que devo observar quanto ao uso da moto, tipo de combustível, óleos, periodicidades de trocas etc...,ou acreditar num mechânico que vem me dizer que o manual está errado e que eu devo usar gasolina pódium em lugar da comum ou trocar o óleo a cada 1000 ou 1500 km.
Aliás, é raríssimo algum mecânico mandar seguir as instruções do manual. Existe, entre eles, o paradigma da troca do óleo aos 1500 km.
Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008
De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!