Bom dia povo do MO, depois de algum tempo afastado estou de volta com um problema. A minha motoca ficou parada 3 meses, com tanque cheio de BR Comum, fui dar uma volta ontem e tive problemas.
Lógicamente na hora de pegar a bateria arriou, até ai normal, pegou no tranco e foi.. andei 6 quadras até meu destino. A moto passou umas 8 horas parada novamente, na hora de pegar logicamente ainda não tinha carregado, e tranco denovo...bom.. ai não andou 2 quadras...
Seja com afogador puxado ou não, com o motor quente já, ao acelerar a moto aparentemente afogava e morria...agora esse "afogava", não sei se é excesso ou falta de combustível...
algum procedimento que eu deva tomar no caso da moto ter ficado parada... preciso arrumar com certa urgência.. segunda feira provavelmente esterei entregando a moto para o novo dono, e não quero entrega-la com problemas... nunca fiz isso.. e naõ vou começar agora..hehehe...
Sua moto provavelmente criou goma no sistema de alimentação esta goma que parece aquela gelatina comestivel aparece quando a moto fica parada muito tempo com combustivel no tanque e no carburador ela entope e trava tudo no caminho, a solução mais rapida e provavel é esgotar toda gasolina velha e lavar o tanque, e abrir e limpar todo o carburador, no caso da bateria uma bela carga deve resolver.
A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.
Só pra constar a solução, como indicado pelo Blender...
ja tinha noção que a limpeza seria necessária.. mas não
sabia se seria suficiente.
Bom, desmontei soltei apenas o carburador... não abri
ele, nem nada.. só soltei a admição de ar e a entrada
para dentro do cilindro... peguei alcool combustível...
enfie la dentro.. "xacoalhei"... e retirei o alcool..
repeti o ato algumas vezes.. em cada limpada saia um
pouco de sujeira.. pelotinhas marron-claro , montei
denovo e a princípio está boa.. funcionado novamente...
A mangueira foi fácil de descobrir que não estava
obstruida, depois do super-banho de gasolina que eu
tomei..
l u b c k e escreveu:
A mangueira foi fácil de descobrir que não estava
obstruida, depois do super-banho de gasolina que eu
tomei..
Ficou com o perfume que elas gostam!
Mas a desmontagem/limpeza/regulagem do carburador é
altamente recomendável, para evitar surpresas
desagradáveis.
E a do tanque também, para evitar que a sujeira do tanque
vá se desprendendo aos poucos e te force a mecher no
carburador várias vezes.
Bem lembrado.. mas como vou deixar ela parada por algum
tempo ainda.. deixa pra fazer isso quando realmente for
pra rodar.. só limpei para ter certeza que ainda está
funcionando....
Atualizando, para constar na época que fiz estes procedimentos foi apenas para fazer a moto funcionar novamente, porque estava inclinado a vende-la, porque com o frio que fazia em curitiba as 6 da manha, o carro me chamava..
... mas este final de semana novamente precisei refazer o procedimento, mas para realmente usar a motoca, verão chegando, bolso apertando e o carro no latoeiro depois que uma ambulancia tentou entrar no minha porta... sorte que não estava de moto na ocasião, senão com certeza tava puxando o pé de vocês...hehe...
Bom, só gostaria de ressaltar a qualidade da Bichinha, que depois de 18 Meses parada, apenas com limpeza no carburador, calibrar os pneus e uma chupetinha está rodando excelente...
Infelizmente com o tempo parada e o acumulo de pó em cima acabou ressecando a napa do banco e rasgou, terei de trocar.. mas nada demais...
Mecanicamente está ótima, me surpreendeu que eu só tenha feito xupeta para a 1ª partida, logo na 2º partida ja usei sua bateria e pegou lindamente...
Fica ai o comentário.. aquele abraço aos Motonliners...
Só para mostrar a diversidade cultural regional brasileira:
Em Curitiba: Latoeiro
No Rio: Lanterneiro
Em São Paulo: Funileiro
Pois é Matusa... sabe que eu de família sempre falava Lanterneiro, porque a origem é de SC, mas quando ligava para umas 20 oficinas daqui perguntando por lanterneiro.. só faltavam me mandar ligar para a "Casa das Lanternar"..
Que bom que a motoquinha voltou à vida!
Troque o óleo do motor e, se tiver freio a disco, aproveite a síndrome de "Jaquê" para substituir o fluido
O manual traz o procedimento de hibernação para quem deixará a motoquinha de férias por prazo indeterminado.
è bom adotar isso!
*Sindrome de Jaquê: Já que estou com as ferramentas aqui, troco o óleo. Já que troquei o óleo, acerto o freio, já que estou todo sujo, darei uma geral na madame...rs
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
se vc for deixar a moto parada de novo (se esfriar por aí
)
1. compra uma capa pra ela (pode ser das vagabundas mesmo)
2. solte a mangueirina e esgote a gasolina do tanque (feche antes a torneira... vc já sabe né!)
3. ou pelo menos feche a torneirina, ligue a moto e deixe funcionar até queimar toda a gasosa da cuba e morrer
4. desligue a bateria dos contatos e isole-os
5. guarde-a com a capa bem colocada.
Bigulino (e Lucbe)
Além do que você disse è bom aplicar óleo de motor no tanque(depois de esvazia-lo) e colocar uma colher de sopa de óleo de motor pelo buraco da vela e dar duas ou três partidas com o cabo da vela desconectado para distribuir o óleo e evitar a oxidação da câmara de combustão.
Dar uma banho caprichado, uma encerada e um belo banho de silicone em spray nela toda (pode passar na corrente também) e mantê-la no cavalete com os pneus calibrados com 4 libras a mais cada um é uma boa recomendação.
Coloque a capa nela e guarde a moça com muito carinho!
Observe a validade dos pneus e seu estado ao acordar a bela adormecida.
A borracha dos pneus pode ressecar por falta de uso mesmo com todo o cuidado que você terá.
Lembre-se de calibrar os pneus depois!
Espero que isto seja útil ao colegas
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
A todos muito obrigado pelas dicas, realmente muitas ai eu não conhecia, com certeza na próxima hibernação elas serão seguidas para evitar aborrecimentos.