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trocou cedo mesmo, nos carros é tranquilo acima de 100 mil KmNobre escreveu: Na minha moto vem de fabrica vela de Iridium, a NGK CR9EIA-9 mas engraçado que no manual do proprietario pede pra trocar com 12 mil Km, o que eu acho mto pouco pra uma vela dessas, como o mecanico verificou que ainda estavam novas as velas só troquei com 28 mil km, mas ainda dava pra rodar bastante com as velas.
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jpelisoli escreveu: Cara, tu tem que ver que um carro popular tem QUATRO cilindros e anda numa rotação média de 3000 rpm na estrada andando a 100 km/h, nossa motinho anda na estrada a 7000 rpm e tem UM cilindro...ou seja, a vela "acende" 4 vezes mais só por causa da quantidade de cilindros e mais de 2 vezes só pela rotação, multiplicando tudo a vela trabalha cerca 8 vezes a 9 vezes mais nas motos.
A minha vela eu troquei com 8000km, como manda o manual, e ela já tava bem gasta. No mesmo uso, a mesma vela em um carro (se fosse possível a adaptação) duraria cerca de 65000 km, mas tu terias que trocar as 4 velas de uma vez só.
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*o português não é bom mas da pra entender:jpelisoli escreveu: Ela "trabalha por 4" sim (considerando as rotações iguais no carro e na moto).
Quando a "vela 1" de um carro é acionada, ela demora quatro explosões para ser acionada novamente (depois da "vela 2", "vela 3" e "vela 4" expandirem suas respectivas misturas) a "vela 1" da moto é acionada continuamente a cada explosão (porque não existe outras velas para alternar explosões com ela). Ou seja, a "vela 1 moto" é acionada 4 vezes mais que a "vela 1 carro".
Esse é motivo das velas de carros durarem muito mais.
PS.: Estou falando de motos COMUNS e carros COMUNS, ou seja, 1 cilindro e 4 cilindros respectivamente. É óbvio que para veículos com diferentes quantidades de cilindros essa proporção vai se alterar.
Qualquer dúvida é só procurar no youtube o funcionamento de um motor de carro e de moto.
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