De PoA a Machu Picchu, viaje conosco 11/09/2011

17 Out 2011 13:52 #31 por Volmir
Pois é André, finalmento consegui completar o relato diário da viagem (que preferi colocar todo junto no mês de set/2011 no blog). Foi difícil e teve muita coisa que deve ser repensada para o futuro, mas sem dúvida viajar cada vez mais e mais longe é um objetivo.

Abraço a todos e vamos rodando.

Volmir

Curte motos e viagens? Visite meu blog: TerapiaMoto

Honda Hornet Dourada 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 10:22 #32 por Manu
Nossa Volmir parabéns pela viagem!!!
quais os tipos de dificuldades vc enfrentou quando fala que foi dificil?
eu estava querendo planejar uma pequena com uma turma de amigos, mas nao sei nem por onde começo o planejamento!!
e fazer estimativas de preço então....
súper dificil!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 10:33 #33 por André RS
Fui numa autorizada, agora pela manhã, e conversei com um cara que estava levando a moto para troca de óleo. Está indo viajar. O destino é o Chile.

Ele me disse que viajar de moto vicia...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 11:00 #34 por danielks
VOlmir.... fale pra mim, quais foram as dificuldades... ainda estou curioso....

abraco!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 00:29 #35 por Volmir
André RS

Sim, viajar de moto vicia, o Sato com certeza concordará comigo. Depois que você faz uma já começa a pensar na outra, cada vez mais longe, cada vez diferente.
Independente dos problemas que tive na grande viagem deste ano, com certeza ano que vem farei outra pela Argentina e talvez Chile, talvez vá sozinho, talvez com mais uma ou duas pessoas, mas com certeza a viagem sairá. E quem sabe andamos juntos uma hora dessas aí pela BR-116 até a Tenda do Umbu.

Manu

Agradeço os parabéns, e saiba que dentro do possível a viagem valeu a pena.

Sobre dificuldades, continue lendo que verá o grande problema que tivemos, mas especificamente a grande dificuldade prática foi a absurda quilometragem diária que tivemos que rodar, sem intercalar alguns dias rodando com 2 ou 3 dias num mesmo local para retomar as forças. Isso nos estourou física e mentalmente.

Não deixe de viajar, mas sugiro um grupo menor de 4 a 5 pessoas que tenha afinidade e experiência (ou seja, testem viagens menores antes de ir para uma grande), pois assim vocês estarão mais preparados para ter sucesso na empreitada.


Sato/

As dificuldades foram de vários tipos, as principais relacionadas a AUTORITARISMO confundido por alguns com senso de liderança. É óbvio que num grupo grande alguém tem que tomar a frente, decidir, encaminhar coisas... isso é normal, e é o que deve ocorrer. Mas nem por isso deve ser algo de cunho divino, que não merece questionamentos nem discussões de alternativas, só porque uma determinada pessoa quer algo e algumas outras o seguem cegamente. Em se tratando de um grupo onde várias pessoas trabalharam para que a viagem ocorresse, entendo que o ideal é a parceria, decisões discutidas, e não imposições pouco convincentes porque alguém se acha "chefe do grupo" e tem alguns cegos seguidores incondicionais.

O problema é que o grupo era composto de 8 pessoas, só se formou uma "panelinha" em torno da pessoa que planejou o trajeto (seus 2 primos e um "irmão", sabe como é), e aí toda proposta dessa pessoa virava uma "decisão de grupo", já que a panelinha ia atrás e ninguém mais podia opinar pois "estava decidido pela maioria".
E isso era agravado por outros dois "seres pouco pensantes" do grupo, cujo único interesse era seguir alguém, não importava quem, nem para onde.

O fato é que isso criou discussões muito grandes, pois algumas péssimas decisões eram tomadas, mas como havia "respaldo do pequeno grupo", acabavam sendo seguidas, e quem não concordasse com elas que se ralasse. Meu caso e de mais um companheiro, que tendemos a considerar que "uma péssima decisão é só isso mesmo, indepentente de quem a tome".

Relacionado a isso, tivemos diversas situações que tiveram um encaminhamento diferente do que mandava a lógica e o bom senso, com várias decisões sendo adotadas pelo grupo porque eram propostas por uma determinada pessoa, e como metada do grupo ia atrás sem questionar, virou uma pequena ditadura que para mim não serve.

Exemplos:

o "pretenso líder" escolhe o caminho menos adequado para seguir e vai assim mesmo;
se outra pessoa alerta que o caminho está errado, a panelinha não leva em conta e segue o "pretenso líder";
o "pretenso líder" só leva em conta as dicas que ELE vai recebendo pelo caminho (do policial, do do caminhoneiro);
se qualquer outra pessoas recebe dicas das mesmas fontes ele ignora, pois não foram dadas a ELE diretamente;
alguém para num posto pouco antes do local combinado, e o "pretenso líder" resolve seguir, então nos perdemos por uns 250 Km.

É até chato falar isso sobre uma pessoa que respeito em vários âmbitos, mas o fato é que até continuo me relacionando com essa pessoa no dia-a-dia, mas DE FORMA ALGUMA voltarei a viajar com essa pessoa pois só tenho chefe no meu trabalho, e para isso recebo salário.
Fora disso, na minha vida pessoal não tenho e nunca terei chefe (nem a mulher! se bem que ela até aceito às vezes... rs rs), e portanto não vejo como voltar a viajar com pessoas que adotam essa postura.

É meio difícil tratar de um caso tão complicado por escrito, mas acho que deu para me fazer entender.

Abraço a todos e vamos falando.

Volmir

Curte motos e viagens? Visite meu blog: TerapiaMoto

Honda Hornet Dourada 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 06:54 #36 por Chicolau
precisa andar com o bando macaco para ver o que é democracia
ex: um está com vontade de fumar ele passa a primeira moto
entra no primeiro posto ou no acostamento e todo bando para
sem reclamar

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 11:00 #37 por danielks
FAla Volmir!

entendi sim... isso ai deixa a viagem uma m*r*a.... nos viajamos num grupo de 6... tivemos mto poucos ``atritos``, insignificantes.

Sobre perdidos eh ruim mesmo, e poe em risco a seguranca do grupo... enfim, entendi bem sua situacao... um tanto quanto ruim memso...

Nos organizamos uma ordem de comboio, para nao haver problemas... seguindo ditames de um curso que 5 dos 6 viajantes fizeram, ministrado pela Policia Militar de Sao Paulo, sobre deslocamentos, parada e estacionamento, etc etc... formacoes, seguranca, visibilidade, etc... isso nos ajudou mto... fora que todos nos, a excecao de 1 somos ou temos ligacoes com forcas de seguranca, entao temos uma disciplina mais rigorosa, e as decisoes sao sempre tomadas, nao por democracia, mas por bom senso... as vezes a democracia nao funciona.

Sobre paradas, havia as paradas programadas para abastecimento e refeicao, sendo que NINGUEM FICA PRA TRAS!... fora isso, todos do grupo tem que fazer um minimo de sacrificio... pois ficar parando ao gosto de cada um, nao sai viajem..... rssrrs

Alem disso, ainda fizemos cerca de 3 reunioes, apos o grupo fechado e o trajeto definido, para definir as metas diarias, juntamente com os detalhes de deslocamentos....

Como tudo, planejar eh tudo.... e um bom planejamento, poupa muito stress durante.....

e o combinado, nao sai caro...... rsrs

Abracos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 12:50 #38 por Karas

Chicolau escreveu: precisa andar com o bando macaco para ver o que é democracia
ex: um está com vontade de fumar ele passa a primeira moto
entra no primeiro posto ou no acostamento e todo bando para
sem reclamar

Isso é legal e até aconteceu comigo. Parei, outros dois colegas pararam comigo e na sequência foi aquela fila parando no acostamento. Sem regras, um bando totalmente desorganizado, mas que no final dá tudo certo.Obs: não parei para fumar...

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 14:15 #39 por Chicolau

Karas escreveu:

Chicolau escreveu: precisa andar com o bando macaco para ver o que é democracia
ex: um está com vontade de fumar ele passa a primeira moto
entra no primeiro posto ou no acostamento e todo bando para
sem reclamar

Isso é legal e até aconteceu comigo. Parei, outros dois colegas pararam comigo e na sequência foi aquela fila parando no acostamento. Sem regras, um bando totalmente desorganizado, mas que no final dá tudo certo.Obs: não parei para fumar...



fumar foi um ex. errado,mais esticar as pernas(garupa principalmente),lavar a mão,um café para tirar o sonho etc
é isso ai Karas basta um do bando precisar que paramos fora do ponto programado
Chicolau2011-10-27 14:55:13

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2011 13:24 #40 por André RS
Volmir, então vamos combinar um passeio até a Tenda. Vamos colocar essas motos douradas na estrada!!

De tanto ler relatos íncríveis de viagens sobre duas rodas, já estou pensando em fazer uma nas minhas férias, em março. Mas ainda não defini o destino.

Abs.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.125 segundos