VIAGEM DE RECIFE ATÉ PATAGONIA ARGENTINA

10 Jan 2011 09:48 - 20 Set 2013 12:08 #1 por ANDRÉ TEIXEIRA
Caros Colegas do Forum,

Estou escrevendo para pedir ajuda aos mais experientes.Estou alimentando um projeto de uma longa viagem de moto para dezembro de 2011, que seria do Recife até a região dos lagos da patagônia Argentina, lá por perto de San Martin de los Andes, Vila la Angostura e Bariloche. A idéia é alugar uma casa em Vila la Angostura por uns 20 dias, mandar as mulheres e os filhos de avião na frente e seguir de motocicleta com amigos malucos dispostos a encarar a aventura comigo.

Estou recorrendo à ajuda de vocês do forum porque quero sugestões de que moto utilizar. Mas por favor, peço que somente opine quem já usou motos para fazer viagens longas, de mais de 1000 kilômetros.

Atualmente tenho uma Suzuki Bandit 650 N (sem carenagem), modelo 2009, injetada, pouco rodada, uns 7000 kms. Rodo com ela basicamente pelas ruas de Recife e já fiz 4 curtas viagens, duas delas de apenas 100 kms e outras duas de cerca de 200 km.

Acho a Bandit uma boa moto para rodar na cidade e tem um ronco delicioso, tirando o peso exagerado dela, que a deixa cansativa de pilotar no engarrafamento. Mas para dias de trãnsito livr ela é perfeita na cidade.

Já na estrada, para minha surpresa e ao contrário do que costumam dizer as pessoas, achei que ela deixa bastante a desejar. Vou explicar o que não gostei na minha moto para a estrada.

Em primeiro lugar, a suspensão transmite todas as imperfeições do piso para quem pilota, em algumas estradas me canso com as emendas das placas de concreto da pista.

Em segundo lugar, minha bunda ficou destruída depois de rodar 200 kms em cima da bandida.

Em terceiro lugar, e este acho que é o pior problema, o punho do acelerador sofre uma vibração fina e fraca mas constante, que vai cansando a minha mão direita e vai deixando ela meio dormente aos poucos.

Continuando, apesar de todos dizerem o contrário, achei as pedaleiras dela um pouco recuadas ainda, para percursos mais longos, e minhas pernas ficavam cansadas, dava vontade de esticar as pernas durante a pilotagem.

Ainda por cima o meu joelho também ficou um pouco incomodado com a vibração fina e constante produzida pelo motor.

Para completar, claro, a bolha torna impossível andar a mais de 130 km por hora por mais de 1 ou 2 minutos, cheguei a pôr 170 na bicha, e ela tinha fôlego para muito mais, mas parece que você vai ser varrido de cima dela com a ventania.

Bom, claro, vou insistir um pouco mais e tantar fazer algumas outras viagens nela, regular a suspensão para deixá-lo no ponto mais macio tanto na frente quanto atrás, pôr uma bolha da Givi e já pensei até em pôr um coxim de silicone improvisado entre a mesa e o guidão, para absorver parte da vibração que me incomoda no punho do acelerador.

Mas acho que eu também deveria considerar outras alternativas de motos para esse meu projeto e é por isso que peço a ajuda de vocês.

A primeira opção minha seria a Bandit 1.250 carenada. o Preço de uma nova está muito bom, e pelo que já cansei de ouvi e ler, ela vai ter força sobrando para ultrapassagens sem necessidade de reduzir as marchas, o que é muito importante em uma viagem longa, em que terei que enfrentar caminhões na estrada. Além disso, também pelo que li, a Bandit 1.250 não consome demais, algo como uns 18 com um litro na estrada, e como o torque dela já está em 100% a apenas 3.700 giros, acho que com isso vou rodar sempre em até 4.000 giros no máximo, o que deverá reduzir em muito as vibrações finas do motor e o consumo.

O problema mais chato da minha Bandit 650 é justamente esse, a moto começa a acordar e a ficar com força justamente a partir de 5.000 giros, antes disso não tem muita força, o que me faz levar o giro dela até uns 8.000 na estrada, para sempre estar com o motor cheio. E justamente a partir dos 5.000 giros começa a vibração chata que cansa a minha mão direita, que fica no acelerador

Bom, mas não sei se a Bandit 1.250 poderia ficar com a suspensão macia o suficiente para não me destruir em uma viagem tão longa ...

Por isso me vêm à mente outros dois modelos: a Kawasaki Versys 650, que tem a grande vantagem do ABS, e a Vstrom 650, que, segundo leio, seria extremamente estável e confortável na estrada. e pelo que li, todas duas são bem econômicas.

As desvantagens óbvias dessas duas 650 (que estão custando o mesmo preço de uma Bandit 1.250 carenada!!!!) é que elas não devem ter, nem de longe, a força da Bandit para ultrapassagens.

Além disso, sou baixinho, tenho apenas 1,71 de altura, e fico muito bem em uma Bandit, mas meio no limite em cima de uma BigTrail. Tenho medo de perder o equilíbrio e derrubar no chão uma VStrom ou uma Versys. Além disso, vamos combinar, essas BigTrail são bonitas e devem realmente ser boas em estrada, mas na cidade e no trânsito uma Bandit é bem mais gostosa, né?

Minha idéia não é de ir correndo demais não, acho que cruzaria numa velociade entre 120 a 140 Km por hora, mas eu queria ter uma boa reserva de força para ultrapassagens rápidas e seguras com o mínimo de espaço possível.

Como treino eu acho que eu já usaria essa minha moto nova para viagens mais curtas de Recife a Fortaleza (1.600 km ida e volta), ou até Salvador (também 1.600 kms ida e volta), e acho que também até a Chapada Diamantina (2.500 kms ida e volta). Aliás, voltei da Chapada agora, e quando eu saía de lá fiquei morrendo de inveja de três caras que iam chegando lá vindo de Maceió de moto, dois de Bandit 1.200 (as carburadas) e um numa Dragstar 650, todos eles felizes da vida! Os donos das Bandit eram só elogios para as motos deles.

Ou seja, eu gostaria mesmo era de comprar um B1250 carenada, mas tenho medo de ela ser desconfortável demais para uma viagem tão longa. Aguardo a opinião de vocês e agradeço desde logo.

ANDRÉ TEIXEIRA

SUZUKI BANDIT 650 N INJETADA

EX HONDA XLX 350

EX YAMAHA DT 180

EX AGRALE ELEFANT 27.5

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13 Jan 2011 08:47 #2 por Romulo
André, eu já fiz duas viagens longas de moto: uma saindo de BH e indo até o Chile. Foi um total de 10.522 km em 24 dias. Nesta viagem eu usei a XL 883 da Harley, que dizem ser a pior das Harleys para a estrada. Fui e voltei com a moto sem problemas. Meu corpo se adaptou à moto depois de várias viagens curtas e outras um pouco mais longas (BH-SP).
Outra viagem eu fiz por sete países da Europa, 5.367 km em 21 dias. Nesta usei uma Honda Transalp de 650cc. Também não tive problemas e nesta não tive muito tempo para me adaptar.
Observe que em ambas as motos a posição de pilotagem é sentado em L, sendo que na 883 com comandos avançados as pernas ficam numa posição um pouco mais confortáveis, mas a Transalp te deixa levemente mais confortável no conjunto.
Nunca fiz uma viagem longa numa moto esportiva, mas imagino que a posição não é muito favorável para longas distãncias, apesar de já ter encontrado muitas pessoas na estrada rodando 5, 6 mil km em motos como estas.
Se depois de fazer algumas viagens mais curtas você acha que não está se adaptando, o melhor é trocar a moto mesmo.
Mas em qualquer moto que escolher, mesmo se for uma BMW LT ou uma Harley Ultra, é importante manter uma velocidade adequada à pista, parar periodicamente (no máximo a cada duas horas) para fazer alongamentos, se hidratar e alimentar com coisas leves.
Dê uma olhada no meu blog que eu coloquei o diário de cada viagem que fiz. No segundo menu, Viagem de moto ao Atacama e Viagem de moto pela Europa são os relatos das duas viagens que citei acima.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

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14 Jan 2011 10:19 #3 por ANDRÉ TEIXEIRA
Prezado Rômulo,

Agradeço muito pela solidariedade e pelas informações e experiência que o amigo se dispôs a dividir comigo.

Eu um bocado ansioso e não aguentei esperar pela resposta de ninguém do forum. Andei pesquisando bastante na internet e descobri que a B1250 é rep**ada, por usuários e imprensa especializada como uma excelente moto para viagens em estrada, e que a mesma seria sim confortável, na versão carenada, claro. Existem até duas versões dela (com carenagem completa e semicarenada)que a Suzuki vende na Europa, prórpias para viagens longas, as quais já vêm de fábrica com defletor de bolha e com três grandes bauletos.

Há anos sonhava com uma e ficava até arrepiado de ver uma passando na rua ... E vi que a JToledo está com um preço promocional para os últimos exemplares do ano 2010 e então simplesmente não resisti. Comprei minha Bandit 1250 S (semi-carenada), preta, por R$ 34.200, 0 km, uma pechincha!. Para você ter idéia, a VStrom 650 ou a Versys 650 da Kawasaky me custariam uns 3.000,00 mil a mais, pelo menos aqui em Recife!

Eu tinha consciência que a VStrom ou a Versys seriam muito mais confortáveis na estrada, tanto pelos depoimentos quanto pelo que vi da suspensão da moto e da bolha ao vivo. Mas imaginei que o desempenho, as sensações produzidas na pilotagem a a segurança em ultrapassagens jamais poderiam ser a mesma coisa, então preferi a Bandit, que ainda por cima acho linda de morrer.

Portanto, resolvi arriscar, pelo prazer de sentir o torque famoso e cavalar da B 1250, com o motor sempre cheio em qualquer rotação e marcha. Tomara que dê certo eu eu seja feliz. Vou testá-la conforme a sua sugestão, em várias viagens curtas ao longo do ano e se Deus quiser vai dar tudo certo.

E talvez eu te procure sim em busca de mais opiniões.

Valeu!

AT

ANDRÉ TEIXEIRA

SUZUKI BANDIT 650 N INJETADA

EX HONDA XLX 350

EX YAMAHA DT 180

EX AGRALE ELEFANT 27.5

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14 Jan 2011 12:12 #4 por Romulo
Bacana, André.

Boa sorte. O mais importante de uma longa viagem é o planejamento. Concentre-se nesta fase.

Abraços

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14 Jan 2011 12:47 #5 por __Rox
André, estou acompanhando o tópico, vá postando os relatos da viagem aqui, por favor.

Dicas para viagem vc já deve saber todas né, mas vou por algumas que eu acho importante:

- Hidratação, nunca esquecer de se hidratar a cada 1 hora e meia de viagem e já aproveitar para alongar um pouco.

- Ferramentas, levar sempre um mini kit de ferramentas, desingripante, e aquele mini tubo de CO2, além do manual para possíveis incovenientes.

- Percurso, avisar a amigos e parentes o percurso que vc vai fazer, já deixe previamente estabelecido os pontos de parada, pesquise hotéis e reserve antecipadamente para não correr o risco de dormir em qualquer lugar.

- Provisões, não esqueça de sair com dinheiro, pois vc pode parar em locais que não aceitem cartões de crédito, e claro leve um cartão internacional com vc.

- Legislação, dê uma pesquisada nas leis de trânsito dos países que vc pretende passar, como é aqui no Mercosul creio que vc não terá muitos problemas.

- Comboio, os policiais costumam ser rígidos em viagens onde há um grande n° de motociclistas e dão multa "de rodo" facilmente.

Se eu lembrar de mais alguma eu posto aqui...

Motos,

BMW F800gs ou a irmã menor 650gs.

Suzui V-Strom 650.

Kawasaki Versys 650.

Yamaha TDM 900.


Boa sorte ai velho .

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

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20 Jan 2011 18:06 #6 por antonioneiva
Amigo... trate lolo de ir se acostumando... a bandit tem um banco confortável ao ponto de ser tida como referência... Caso vc ainda se incomode, aconselho a comprar uma almofada pneumática própria para moto: AIR HAWK seu maior problema é o preço $$! Veja tb o Erê bancos.
Em relação as vibrações... o que achou da B1250?? continua vibrando? se continuar, o melhor a fazer é pegar uns 1000km´s e acostumar logo... não tem outro jeito.
As Big trail são as mais indicadas mas como vc já escolheu a sua, isso deve ser dispensado. Veja no youtube as viagem desse cara
foi lá no chile com uma b12 a carburador... entre em contato com ele que assim vc verá que sua moto não enfrentrará problema algum....

Um abraço... tb tenho em mente fazer essa viagem no fim do ano, mas estarei de XRE, e com minha esposa na garupa e minha velocidade gira em torno de 100 - 110km/h

O inferno é perder o controle apesar do poder.

O paraíso é manter o controle, apesar do medo.

www.eueminhamoto.blogspot.com

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20 Jan 2011 19:33 #7 por Soueu
Essas viagens são o sonho de 100 em cada 100 motociclistas.


Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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21 Jan 2011 07:24 #8 por antonioneiva

soueu escreveu: Essas viagens são o sonho de 100 em cada 100 motociclistas.



Eu só quero trocar de moto pra poder fazer isso... Já tenho tudo combinado com minha esposa... Vamos nós dois no final do ano....

O inferno é perder o controle apesar do poder.

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21 Jan 2011 18:36 #9 por Hanson



Olá André e amigos, fiz uma viagem até Ushuaia com uma Kawa sport que mesmo não tendo uma postura radical passei uns tres dias me adaptando já que sempre uso trail nessas viagens de longo curso.


Me pareceu a moto ideal pra viajar em lugares com muito vento, abaixo de Baia Blanca a coisa aperta e o vento ainda tem muito que piorar até o fim da Terra do Fogo.


no seu caso acho a adaptação nos primeiros dias nessesária e vc tira de letra, quanto a bolha ela é ABSOLUTAMENTE nessesária pra quem fará etapas de até mil por dia.


no mais é só montar a equipagem bem equilibrada e o mais baixo possivel carregando garrafas pet com reservas de combustivel no fundo dos alforges.


nunca deixe de notar os sinais na beira da estrada como o mato e os tornadinhos que cruzam a pista.


na sua rota não terá problema de combustivel, vc irá pela rota clássica Cordoba-Mendoza?? e a volta??


qquer coisa escreva, será um prazer contribuir pro exito dessa bela trip!


abraço

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21 Jan 2011 18:54 #10 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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23 Jan 2011 19:28 #11 por ANDRÉ TEIXEIRA
Bom, colegas, passa a postar algumas atualizações. Como disse, comprei a Bandit 1250 S zero bala e por enquanto estou bem feliz com minha escolha. Só lamento de verdade a falta de ABS até mesmo como opcional.

Fiz já uma viagem curta com ela no fim de semana passado, total de 220 kms ida e volta, e a moto é realmente sensacional. Apesar de estar ainda amaciando e de eu não poder passar ainda de 4500 giros, a moto tem uma força brutal, ainda faz curvas de forma deliciosa, tem um ronco incrível, mesmo com o escapamento original e é muito macia. Como já disse, tive uma Bandit 650 N (aliás tenho, e está à venda), mas essa 1250 S é outra conversa, totalmente diferente. É sensacional a sensação de estar com o motor cheio o tempo todo, em qualquer giro e rotação. Também o problema que eu sentia com a 650, de vibrações finas em giros altos simplesmente não esxiste, até porque mesmo em giros muito baixo a B1250 já anda muito forte, com motor cheio e com uma força cavalar, as ultrapassagens se tornam brincadeira de criança e duram um ou 2 segundos apenas.

Esta semana andei pouco nela, já que resolvi fazer seguro total (que custa um fortuna, pouco mais de 3 mil reais) e comprar equipamento de segurança adequado para andar nela. Comprei uma jaqueta de couro da Shift e uma calça também de couro da Alpinestars, e estou para comprar nesta próxima semana uum protetor de coluna e um capacete também novo.

Acho que na próxima semana, já com o seguro feito e com equipamento mais adequado deverei fazer mais algumas viagens curtas, aproveitando que estou de férias, isso se São Pedro deixar, porque está chovendo pacas aqui em Pernambuco. Preciso treinar bastante com viagens curtas antes de me meter a fazer uma viagem tão longo como essa sonhada á Argentina. Manterei vocês atualizados.

ANDRÉ TEIXEIRA

SUZUKI BANDIT 650 N INJETADA

EX HONDA XLX 350

EX YAMAHA DT 180

EX AGRALE ELEFANT 27.5

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23 Jan 2011 19:55 #12 por Romulo
Caramba, André, Se aí no Recife custou 3 mil o seguro, em
SP ou Rio deve ser inviável fazer o seguro dessa moto.

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23 Jan 2011 20:20 #13 por __Rox
Parabéns, põe fotos da nova moto ai pra gente ver

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

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23 Jan 2011 23:02 #14 por MANDRUVADOIDAO
André, nós temos um amigo que está em viagem pela américa do sul cortando vários países. É o ACCABRAL. Ele pode te dar informações importantes sobre como anda as estradas.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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23 Jan 2011 23:06 #15 por MANDRUVADOIDAO
Outra coisa que vc tem que observar é a situação política dos países pelos quais vc passará. Alguns costumam ser menos amistosos.


Um detalhe importantíssimo:


FAÇA UM SEGURO INTERNACIONAL. Na Argentina dá multa se vc não tiver esse seguro, em outros países há uma tolência, mas os nossos hermanos não perdoam, multam mesmo. A multa ficam em quase 300 reais e o seguro fica em 200 e pouco. Isso há um bom tempo atrás.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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