Caros Colegas do Forum,
Estou escrevendo para pedir ajuda aos mais experientes.Estou alimentando um projeto de uma longa viagem de moto para dezembro de 2011, que seria do Recife até a região dos lagos da patagônia Argentina, lá por perto de San Martin de los Andes, Vila la Angostura e Bariloche. A idéia é alugar uma casa em Vila la Angostura por uns 20 dias, mandar as mulheres e os filhos de avião na frente e seguir de motocicleta com amigos malucos dispostos a encarar a aventura comigo.
Estou recorrendo à ajuda de vocês do forum porque quero sugestões de que moto utilizar. Mas por favor, peço que somente opine quem já usou motos para fazer viagens longas, de mais de 1000 kilômetros.
Atualmente tenho uma Suzuki Bandit 650 N (sem carenagem), modelo 2009, injetada, pouco rodada, uns 7000 kms. Rodo com ela basicamente pelas ruas de Recife e já fiz 4 curtas viagens, duas delas de apenas 100 kms e outras duas de cerca de 200 km.
Acho a Bandit uma boa moto para rodar na cidade e tem um ronco delicioso, tirando o peso exagerado dela, que a deixa cansativa de pilotar no engarrafamento. Mas para dias de trãnsito livr ela é perfeita na cidade.
Já na estrada, para minha surpresa e ao contrário do que costumam dizer as pessoas, achei que ela deixa bastante a desejar. Vou explicar o que não gostei na minha moto para a estrada.
Em primeiro lugar, a suspensão transmite todas as imperfeições do piso para quem pilota, em algumas estradas me canso com as emendas das placas de concreto da pista.
Em segundo lugar, minha bunda ficou destruída depois de rodar 200 kms em cima da bandida.
Em terceiro lugar, e este acho que é o pior problema, o punho do acelerador sofre uma vibração fina e fraca mas constante, que vai cansando a minha mão direita e vai deixando ela meio dormente aos poucos.
Continuando, apesar de todos dizerem o contrário, achei as pedaleiras dela um pouco recuadas ainda, para percursos mais longos, e minhas pernas ficavam cansadas, dava vontade de esticar as pernas durante a pilotagem.
Ainda por cima o meu joelho também ficou um pouco incomodado com a vibração fina e constante produzida pelo motor.
Para completar, claro, a bolha torna impossível andar a mais de 130 km por hora por mais de 1 ou 2 minutos, cheguei a pôr 170 na bicha, e ela tinha fôlego para muito mais, mas parece que você vai ser varrido de cima dela com a ventania.
Bom, claro, vou insistir um pouco mais e tantar fazer algumas outras viagens nela, regular a suspensão para deixá-lo no ponto mais macio tanto na frente quanto atrás, pôr uma bolha da Givi e já pensei até em pôr um coxim de silicone improvisado entre a mesa e o guidão, para absorver parte da vibração que me incomoda no punho do acelerador.
Mas acho que eu também deveria considerar outras alternativas de motos para esse meu projeto e é por isso que peço a ajuda de vocês.
A primeira opção minha seria a Bandit 1.250 carenada. o Preço de uma nova está muito bom, e pelo que já cansei de ouvi e ler, ela vai ter força sobrando para ultrapassagens sem necessidade de reduzir as marchas, o que é muito importante em uma viagem longa, em que terei que enfrentar caminhões na estrada. Além disso, também pelo que li, a Bandit 1.250 não consome demais, algo como uns 18 com um litro na estrada, e como o torque dela já está em 100% a apenas 3.700 giros, acho que com isso vou rodar sempre em até 4.000 giros no máximo, o que deverá reduzir em muito as vibrações finas do motor e o consumo.
O problema mais chato da minha Bandit 650 é justamente esse, a moto começa a acordar e a ficar com força justamente a partir de 5.000 giros, antes disso não tem muita força, o que me faz levar o giro dela até uns 8.000 na estrada, para sempre estar com o motor cheio. E justamente a partir dos 5.000 giros começa a vibração chata que cansa a minha mão direita, que fica no acelerador
Bom, mas não sei se a Bandit 1.250 poderia ficar com a suspensão macia o suficiente para não me destruir em uma viagem tão longa ...
Por isso me vêm à mente outros dois modelos: a Kawasaki Versys 650, que tem a grande vantagem do ABS, e a Vstrom 650, que, segundo leio, seria extremamente estável e confortável na estrada. e pelo que li, todas duas são bem econômicas.
As desvantagens óbvias dessas duas 650 (que estão custando o mesmo preço de uma Bandit 1.250 carenada!!!!) é que elas não devem ter, nem de longe, a força da Bandit para ultrapassagens.
Além disso, sou baixinho, tenho apenas 1,71 de altura, e fico muito bem em uma Bandit, mas meio no limite em cima de uma BigTrail. Tenho medo de perder o equilíbrio e derrubar no chão uma VStrom ou uma Versys. Além disso, vamos combinar, essas BigTrail são bonitas e devem realmente ser boas em estrada, mas na cidade e no trânsito uma Bandit é bem mais gostosa, né?
Minha idéia não é de ir correndo demais não, acho que cruzaria numa velociade entre 120 a 140 Km por hora, mas eu queria ter uma boa reserva de força para ultrapassagens rápidas e seguras com o mínimo de espaço possível.
Como treino eu acho que eu já usaria essa minha moto nova para viagens mais curtas de Recife a Fortaleza (1.600 km ida e volta), ou até Salvador (também 1.600 kms ida e volta), e acho que também até a Chapada Diamantina (2.500 kms ida e volta). Aliás, voltei da Chapada agora, e quando eu saía de lá fiquei morrendo de inveja de três caras que iam chegando lá vindo de Maceió de moto, dois de Bandit 1.200 (as carburadas) e um numa Dragstar 650, todos eles felizes da vida! Os donos das Bandit eram só elogios para as motos deles.
Ou seja, eu gostaria mesmo era de comprar um B1250 carenada, mas tenho medo de ela ser desconfortável demais para uma viagem tão longa. Aguardo a opinião de vocês e agradeço desde logo.