Conheça melhor o Carlos (Bitenca) Bittencourt
A paixão de Carlos pelo motociclismo começou ainda na adolescência. Em 1966, ao completar 15, seu pai escolheu um presente de aniversário que mudaria sua vida. Bitenca – como hoje é conhecido – ganhou sua primeira moto: uma Honda S 65.
Em menos de um ano, o garoto reconstruiu sua própria caixa de câmbio que, por ser muito frágil, se desgastou com o uso. A importadora, já naquela época, não tinha as peças para reposição. Bitenca se deparou, então, com seu primeiro desafio. Desistir da moto, definitivamente não era uma opção. Logo, a única saída foi desenhar as peças e mandar construir na ferramentaria de seu pai.
Esse era o começo de uma longa história.
Seu encanto pelo motociclismo cresceu de tal forma que, aos 17 anos, o rapaz começou a trabalhar de mecânico na Moto Meg – uma revenda Yamaha – e, aos 19, na Moto Hobby – uma revenda da Suzuki.
O entusiasmo pela velocidade sobre duas rodas levou-o ao pioneirismo nas corridas de MotoCross do Brasil. Ao completar 20 anos, em 1971, participou de sua primeira prova. Em Curitiba, a competição, que contou com a participação de Denisio Casarini e Walter (Tucano) Barchi rendeu-lhe o terceiro lugar.
Não satisfeito com a colocação, Bitenca disputou sua segunda competição de MotoCross, desta vez na Cidade Universitária. Lá conquistou a primeira vitória, tornando-se o primeiro piloto brasileiro da categoria com expressão no exterior.
Os resultados animaram ainda mais o jovem. Durante os anos seguintes, ele dividia seu tempo entre competições e treinamentos de MotoCross, Trial e Enduro na pista da Yamaha em Bonsucesso (Yamahalandia).
Em 1985, o motociclista conquistou mais um marco em sua carreira, passando a participar da organização de competições fora-de-estrada. No mesmo ano, seus amigos fundaram TCP, (Trail Clube Paulista) e organizaram em Alphaville a primeira prova de Enduro tipo FIM (Enduro da Mentira) no Brasil.
Já completamente envolvido no mundo do motociclismo, Bitenca, juntamente com seus colegas, deu início ao off road em motocicletas no Brasil. O trio Bitenca, Carlos E. Coachman e Júlio Carone abriu e percorreu as trilhas onde mais tarde seriam os grandes loteamentos de Alphaville e Tamboré.
As primeiras revistas especializadas da época, como a Duas Rodas e a Quatro Rodas Moto, foram atraídas para este espaço. Com a divulgação que fizeram e os lançamentos de Motos Trail no Brasil, o esporte começou a evoluir.
Emílio Camanzi, na época editor da Quatro Rodas Moto, decidiu juntar-se ao trio. Os “quatro mosqueteiros” desbravaram a região de Barueri, Santana do Parnaíba, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, até Araçariguama, abrindo trilhas e testando as motos nacionalizadas.
Com o passar do tempo, mais amigos começaram a aderir ao grupo, chamando também seus próprios companheiros. Quando se deram conta, o movimento já estava estabelecido no Brasil, com várias provas de MotoCross e grandes equipes como a Hollywood – Honda e Shell – Yamaha.
Assim a indústria de motocicletas no Brasil ganhou espaço se tornando no que é hoje.
Bitenca fluente em inglês, vai acompanhar o grupo de motociclistas da Apex Travel e Motonline pela rota Wild West Route 66 para dar suporte ao grupo e adicionar nos serviços jornalísticos.
Estará presente neste Fórum doravante.
Seja bem vindo e boa aventura!
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