hoje o que posso dizer é que
"prefiro uma generic china motorcycle na mão do que duas (ou mais) horas no buzão."
para mim qualquer motinho xing ling é melhor que coletivos e significa liberdade...
claro que com melhor condição, partiria para uma mt-03 ( diferente!) ou bandit 650, que eu acho uma super multipurpose!
se temos problemas , devemos resolve-los, e não ficar reclamando.
realmente no geral, nossas motos são melhores, mas inacessíveis para a maioria da população.
acho que a melhor coisa que aconteceu nos últimos anos foi o advento da " moto vale transporte"
, que está dando mais dignidade para as pessoas se deslocarem, a trabalho ou lazer.
com relação aos empregos, hoje em dia a mão de obra significa +- 6a 10% do custo de fabricação e muitas fábricas estão utilizando robôs em suas linhas ( advinhem que faz partes desses robôs e os comp**adores que os comandam??), somos exportadores de ferro e aço, inclusive para china. vide obs abaixo...
de forma que ao meu ver esse aumento do mercado é sim muito importante para a geração de emprego no lisarb, pois é visível o aumento do número de oficinas mecânicas para motos, bem como as fábricas de peças e acessórios etc etc.
obs: em meados para final do ano passado a vale estava nadando de braçada e suas ações estavam lá em cima, principalmente qudo seu presidente anunciou que seria praticado um aumento de + de 10% nos preços , inclusive para a china, mas com a crise, ações despencaram e a china pediu desconto de 20% para continuar comprando e foi o que ocorreu. na verdade a china compra muito mais do lisarb do que o lisarb da china ( inclusas bugigangas de 25 de março).
infelizmente nossas xing ling não são as melhores porque os empresários lisarbianos não tem trabalhado corretamente, vide as chinesas e indianas que estão no mercado europeu e americano.
estou ansioso para ir ao salão duas rodas e ver o que nossos "empresários" pretendem trazer para 2010 e se vão treinar corretamente os funcionários de suas empresas, pelo menos para montar as motos corretamente!!!.