Volta às origens

13 Maio 2014 11:10 #16 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Volta às origens

espinafre escreveu: Alguém sabe as medidas corretas de um 8 dos exames do Detran?



Aí está.
Como aqui não tem como posta pdf, vai o link,

www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/CFC/PistaDetranPR.pdf

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 11:32 - 13 Maio 2014 11:33 #17 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Hahaha, isso é uma avenida, não uma pista de prova :D

Acho que com esta foto dá pra ter uma idéia de como é a pista daqui:

www.google.com/maps/place/Brasilia+-+Fed...5:0x738470e469754a24

Esta é a pista antiga, está desativada, mas nesta foto dá pra ver claramente o tamanho do 8; a pista em que eu fiz a prova pode ser vista aqui:

maps.yahoo.com/place/?lat=-15.7741408146...Cruzeiro%2C%20Brazil

Com um pouco de boa vontade dá pra ver duas filas de motos embaixo, à esquerda, para entrar no 8 (meio apagado nesta foto, mas logo adiante das fileiras de motos), que é do mesmo tamanho do link anterior.

Assim que eu puder posto as medidas.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 12:10 #18 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Quando eu crescer, quero ser igual a ele:


... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 13:55 - 13 Maio 2014 14:02 #19 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Volta às origens
Esta é a pista que o CIRETRAN do Taboão da Serra usa para prova de motociclista.


www.google.com.br/maps/@-23.6091546,-46....24,63m/data=!3m1!1e3




Reparem no 8 que na verdade é um quadrado de 4,0m x 6,0m com dois cones nos marcadores centrais, ou seja, vc tem menos de 2 m de raio para executar o 8.pois não pode encostar nas faixas delimitadoras, onde vc entra e tem que passar pelo meio dos cones.
Reparem que na Pista do Detran do PR o raio interno é 1,5m no mínimo e o raio externo é 3,5 m no mínimo. Aqui é 2m o externo e nem tem o interno que é delimitado pelo cone, que se for derrubado já desclassifica o candidato.

Ou seja: É FODA!!!!!!!!!

Se eu tivesse que fazer essa prova em levaria a imprensa e desafiaria qualquer examinador a executar esse 8, e só após, se ele conseguisse, é que eu faria a prova!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 14:38 #20 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Pois é, o daqui de Brasília também não tem faixa interna; por isso que eu disse que a do PR é uma avenida, tem até canteiro central, hahaha.... As regras para desclassificação também são as mesmas: "pisar" com a roda as linhas externas, derrubar o cone ou colocar um pé no chão.

De CG até que dá pra fazer bem...

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 14:56 #21 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Se a barra de escala do Google Maps estiver correta, usando uma régua de pixel estimo o raio do 8 daqui de Brasília entre 2,30m e 2,70m. Mas só medindo com uma trena mesmo pra ter o valor correto.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 15:28 #22 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Volta às origens
Concordo. Mas eu não consigo deixar de tirar uma... :lol:

Corretíssimo, quanto mais treino, melhor!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2014 13:17 #23 por CarlosAmaral
Respondido por CarlosAmaral no tópico Volta às origens
Olá, Espinafre. Fique tranquilo quanto a isso, pois quando começamos lá para trás de nossa vida como condutores, o 8 só fazíamos em 1ª marcha, com a moto praticamente em pé e com moto com baixo torque. Com a ER, com a esterção do guidão é menor, agente tenta fazer o mesmo 8 com a moto em pé.
Na verdade a inclinação nas curvas é importante e vital. Na semana que vem vou publicar um artigo na Motonline sobre os 5 segredos da curva. Porém, adiantando um desses segredos é saber que as Curvas possuem 3 lados: entrada, cabeça (meio da curva) e saída. Mesmo em um 8 sempre haverá estes três lados. Quando você reconhecer aonde você está nestes lados da curva,entenderá onde você desacelerá e onde re-acelerar. Um outro segredo é acreditar nos dois limites de inclinação (físico e de segurança) que sua ER pode oferecer. Juntando estes dois segredos, você já conseguirá fazer o oito na bos. Aguarde um pouco mais para compartilhamos experiências após a publicação na Motonline. Por enquanto, vários artigos sobre curvas já estão publicados. Lei, principalmente o posto sobre MOTO FOI FEITA PARA FAZER CURVAS. Um forte abraço.

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, MATUSA, MANDRUVADOIDAO, espinafre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2014 13:26 #24 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Volta às origens

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2014 14:30 - 14 Maio 2014 14:32 #25 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Eita, é uma grande honra ser respondido por uma lenda como o Amaral. Realmente tenho devorado os artigos do blog do Amaral, a teoria está bem compreendida, o que resta é a prática mesmo para vencer o medo :) Acredito também que dá pra fazer um 8 de raio de 2,50m com uma moto de 1,40m de entre-eixos (ER-6N 2011, a minha).

Olhando aqui:

en.wikipedia.org/wiki/Bicycle_and_motorcycle_dynamics#Turning

encontrei algumas fórmulas matemáticas que ajudam a estimar os raios de curva e inclinação da moto. Por exemplo, tomando como base a ER-6N 2011, com uma inclinação de 10 graus o raio fica em 2.489mm; a 30 graus, raio de 2.188mm, e a 45 graus, raio de 1.787mm. Essas fórmulas não levam em consideração a largura dos pneus e aderência, mas me pareceram um modelo bastante realista.

(todos os valores acima são com o guidão totalmente virado, "travado" à esquerda ou à direita; a Kawasaki informa que na ER-6N o ângulo é o mesmo dos dois lados).

Ainda usando essas fórmulas, para se fazer uma curva de raio de 2 metros com 10º de inclinação, precisaremos andar a 6,7 km/h; para 30º, 12 km/h, e para 45º, 15.9 km/h (o povo do MotoGP faz curvas de alta velocidade inclinando a moto até 60º; inclinando 60º para fazer a curva de 2 metros, estaríamos a 20.9 km/h).

O duro é realmente ter coragem de inclinar a moto a 45º a apenas 15,9 km/h, ou ter senso de equilíbrio suficiente para andar a 6,7 km/h em 10º.

Isso é um monte de número, de teoria, mas acho que dá pra ter uma idéia do que é fisicamente possível e do que não é. Confere, mestre Amaral?

Grande abraço.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2014 15:23 #26 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Nerd é uma desgraça mesmo... com essas fórmulas na mão, resolvi fazer o mesmo exercício para as CGs 125 (maioria nas moto-escolas da vida):

Entre-eixos: 1307mm
Ângulo de esterço do guidão: não encontrei nem a pau, então vou usar os mesmos 35º da ER-6N (já disseram que é maior nas CGs).
Cáster: 27,5°

Raio mínimo de curva com a moto inclinada a 10°: 2.375mm; a 30°: 2.088mm; a 45°: 1.762mm

Se mudarmos o valor do esterço para 45° (se alguém puder informar o valor correto...), temos os seguintes raios mínimos de curva:
10°: 1.847mm
30°: 1.624mm
45°: 1.326mm

Ou seja, só pela distância entre-eixos menor da CG já diminui o raio em relação à ER-6N; mas a mudança mais significativa é quando temos um ângulo de esterço maior (que muitos já disseram que a CG tem).

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.129 segundos