Volta às origens

12 Maio 2014 10:25 #1 por espinafre
Volta às origens foi criado por espinafre
Pessoal,

Ontem fui dar um passeio de moto pra desestressar, a esmo, sem destino. Acabei indo ao local em que fiz a prova para tirar habilitação A. Pensei se conseguiria completar a pista com minha ER-6N e tentei.

Fiz a pista todinha, me pareceu muito, mas muito mais fácil do que quando eu estava fazendo aulas e provas para a habilitação A. A única coisa que realmente não consegui fazer foi o 8: sempre saía da curva, não sei se foi falta de coragem de me inclinar mais, o fato é que não deu. Quando eu estava lá brincando apareceu um cara numa NC700, e também não conseguiu fazer, foi até pior do que eu.

De Fazer, com um bocado de trabalho eu consegui executar o 8, mas com a ER-6N...

A pergunta então é: é possível fazer o 8 do exame de moto-escola em uma moto maior (naked, no meu caso)? Tem alguma técnica específica?

Já vi vídeos de um pessoal de HD fazendo coisas até mais difíceis do que o 8, mas fico com a impressão que com a Harley é menos difícil por causa do baixo centro de gravidade...

Então, dá pra fazer? Comofaz?

Grande abraço.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 11:01 #2 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Volta às origens
Há de observar algumas coisas essenciais nessa situação.

1- Bolso.

A segurança em uma moto de menor porte faz você se arriscar mais. Isso faz você inclinar mais, fazer contra esterço com mais tranquilidade porque se cair dói bem menos no bolso ou nem dói.

2- Técnica.

Em curvas de baixa como é o caso do 8 há de se aplicar o contra esterço. Para isso é necessário treinar. Em motos menores é bem mais fácil devido ao menos peso. Vocês que tentaram usaram essa técnica?

3- RARLIDEISSSSSSS.

No caso das RARLIDEISSSSSSSSS os pilotos são treinados e profissionais e só fazem isso. Nunca se compare a esses cara senão é grota cheia.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 11:24 #3 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Pois é, entendo que o contra-esterço serve para "quebrar" (em Goiás dizemos "quebrar a rédea" quando queremos virar um cavalo...) a moto, iniciar a inclinação para fazer a curva, principalmente em velocidades médias/altas; depois da curva iniciada, é só manter o guidão na direção da curva.

Acredito realmente que o fator bolso + técnica (segurar 200 kg com a perna, se inclinar demais, é mais difícil que segurar 120 kg) pesa bastante. A coragem, que já é pouca, diminui mais ainda com esses fatores...

Vou ler um pouco mais sobre as técnicas em baixa velocidade e persistir, eu acredito que é possível. Conseguir fazer a manobra pode me dar mais confiança no trânsito e em estacionamentos apertados.

Gostaria de saber se alguém do Fórum já fez isso com motos maiores.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 11:56 #4 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Volta às origens
Amigo Espinafre,

Tem também a lei que impera neste país que é: "Cria dificuldades para se vender facilidades".

No Município de Taboão da Serra (grande São Paulo), onde meu filho tirou a habilitação dele, eu tentei fazer o 8 da pista de provas do Ciretran de lá, e não consegui de jeito nenhum. Nem com a moto desligada, empurrando, deitando ela além do limite. A única moto que fazia o 8, assim mesmo por pilotos extremamente experientes, era a CG 125 (não sei se a 150 fazia).

O índice de aprovação sem o "quebra" era 0 (zero).

Já na pista do Detran de São Paulo, que é muito mais completa e bem maior, não há problemas para sua execução, sendo que qualquer pessoa com aquele mínimo aprendido nas CFCs consegue completar, e eu mesmo já passei com motos muito maiores sem nenhum problema.

O quande problema é que não há uma padronização dessas pistas!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 13:20 #5 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Volta às origens
precisa ver se esse 8 está nas medidas certas ,era para fazer com er6n fácil,é só treinar que consegue ,sem precisar abusar das inclinações
além do que tu já passou kkkkk,faz um curso com o Amaral em Lavras que ficara fácil esse oito

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 14:17 #6 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Volta às origens
A ER6 é uma moto com o entre eixos curtíssimo.
Eu fazia isso na MÔNICA e era tranquilo.
Mas naquela época não tinha o 8.
Era só seguir o carro pelas ruas.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 14:35 #7 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Maravilha, bom saber que dá pra ser feito e é até tranqüilo. Eu é que tenho que largar de ser roda-presa, hahahaha... Aos poucos chego lá. Chicolau, Ezenecon,da próxima vez que eu for à pista vou levar uma fita métrica e medir os raios, e posto aqui.

O curso de pilotagem que fiz (usando CB 300 aliviadas, em circuito de kart) serviu mais para aprimorar curvas, frenagens e trocas de marchas em médias velocidades, e ganhar confiança e técnica nessas condições; não treinamos manobras em baixas velocidades.

Já li algumas coisas do Amaral em seu blog, me pareceu muito bacana; o único porém é que estou a 920 km de Lavras, e pra ir até lá preciso de um tempo que está meio difícil de conseguir, pelo menos por agora.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 14:58 #8 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Volta às origens
Há uns dois anos fiz um curso de dois dias.
A primeira manhã foi só teoria.
A tarde e o segundo dia foram só práticas.
Treinamos pêndulo (imagina de XRE :evil: ), contra esterço, frenagens com e sem freio motor, no piso molhado e seco, na terra e pavimento.
Além de desvios e paradas de emergência.

Quem nunca fez um curso de pilotagem pode até não dá valor, mas depois que a gente faz se torna outro piloto.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 18:02 #9 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Volta às origens

espinafre escreveu: Maravilha, bom saber que dá pra ser feito e é até tranqüilo. Eu é que tenho que largar de ser roda-presa, hahahaha... Aos poucos chego lá. Chicolau, Ezenecon,da próxima vez que eu for à pista vou levar uma fita métrica e medir os raios, e posto aqui.

O curso de pilotagem que fiz (usando CB 300 aliviadas, em circuito de kart) serviu mais para aprimorar curvas, frenagens e trocas de marchas em médias velocidades, e ganhar confiança e técnica nessas condições; não treinamos manobras em baixas velocidades.

Já li algumas coisas do Amaral em seu blog, me pareceu muito bacana; o único porém é que estou a 920 km de Lavras, e pra ir até lá preciso de um tempo que está meio difícil de conseguir, pelo menos por agora.


Onde vc está????

920km de er6-n da para fazer em um dia!!! Eu, com a garupatroa + Baú de 47 l + 2 alforjes, fiz 680 km em apenas 1 dia e de 250!!!

O encontro será no feriado prolongado de Corpus Cristie, e já foi programado para ser assim mesmo, 1 dia para a ida, um dia de passeios pela região, um dia do churras e o último para a volta!!!.

Eu mesmo já fui para Lavras com uma er6-n e voltei no sábado a noite e fiz os 415 km até minha casa em 3 horas, e com a garupatroa.

Vamos lá!!!!! anime-se!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 19:01 #10 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Pow, Ezenecon, faz proposta difícil não, hehehe. Estou em Brasília. O problema é que estou em um momento complicado da vida, com pouco $$ e muito trabalho, correndo pra terminar uma monografia de pós graduação; pra uma viagem dessa, eu teria de equipar a moto (não tenho baú nem alforges), convencer a patroa e arrumar um lugar pra deixar os cachorros e as crianças; no próximo ano minha situação estará mais confortável, e certamente terei o maior prazer de participar de um evento como esse (com sorte, de Tiger 800, hehehe).

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 21:10 #11 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Volta às origens
Espinafre, acionei o Amaral pra dar pitaco no tópico, vamos ver quando ele responde. :)
Mas creio que o negócio aí é treino mesmo, e muito, aos poucos, depois tentando ser mais ousado e aí vai, mas como disseram, será que as medidas são suficientes para essa moto? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 21:29 #12 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens

Patriarca escreveu: Espinafre, acionei o Amaral pra dar pitaco no tópico, vamos ver quando ele responde. :)
Mas creio que o negócio aí é treino mesmo, e muito, aos poucos, depois tentando ser mais ousado e aí vai, mas como disseram, será que as medidas são suficientes para essa moto? :)


Eita, aí sim, com peso de autoridade o trem fica chique!

Revendo alguns artigos antigos do Amaral, sobre pilotagem na chuva, ele informa que em situações de baixa tração/baixa velocidade é melhor inclinar a moto e manter o corpo mais ereto, apoiando o peso na pedaleira do lado de fora da curva. Experimentei hoje quando saí do serviço e realmente senti mais facilidade para fazer as curvas até 30~40 km/h; o negócio é praticar até adquirir memória muscular.

Vou ver se no fim de semana meço o 8 da pista de prova (raio dos círculos e distância entre os centros) e posto aqui.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 10:04 #13 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Volta às origens
Deve ter truta nesse oito. Pra quebrar os iniciantes.

E será difícil precisar fazer um oito no dia a dia. Só se for aqui em Sampa:

Você tentar retornar para fugir de um ladrão e ter outro vindo do lado oposto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 10:09 #14 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Matusa, vejo o 8 como um exercício de curvas apertadas e mudanças de direção em pouco espaço; também não acho ser necessário fazer 8 no dia-a-dia, mas a questão é a habilidade, confiança e domínio da máquina que praticar o exercício pode nos trazer. Tudo para se tornar um motociclista melhor, certo? :)

Alguém sabe as medidas corretas de um 8 dos exames do Detran?

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 10:15 #15 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Volta às origens
Ah, e uma coisa sobre o 8 daqui é que é a primeiríssima manobra do circuito de prova, e realmente o que mais derruba candidatos.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.133 segundos