Pronto e Preparado

24 Fev 2011 11:22 #16 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Pronto e Preparado
No meu caso, tento aprimorar minhas habilidades, seja no carro ou na moto, já evitei muitos acidentes com meu estilo de pilotagem que eu considero misto, horas agressivo, horas defensivo, não adianta aplicar uma técnica de pilotagem defensiva e causar trânsito ou até mesmo um acidente andando a 60km/h onde a velocidade máxima permitida é 60km/h mas os carros andam a 120km/h, imprudência de quem anda acima da velocidade, e imprudência andar na velocidade permitida, infelizmente as leis de trânsito na maioria das vezes não se aplica, você tem que andar conforme a lei dos supostos condutores.


Eu digo que é complicado falar desse assunto, pois eu tenho uma opinião, piloto de um jeito, muitos que me veem na rua devem pensar "olha que imprudente" mas eu tenho meu estilo de pilotagem o qual nunca sofri acidente, acelero sim, mas no meu ponto de vista, estou acelerando para me livrar dos carros, e trafegar sozinho ou no máximo entre outras motos.


Se a pergunta é: Zanella você está preparado?


A resposta é, sim, mediante as atuais circunstâncias, utilizo a moto religiosamente todos os dias e cada dia é um jeito diferente de pilotar, tem dia que eu acelero muito, não por necessidade de sair atrasado, pelo contrário, quando estou atrasado é que evito correr para não me tornar refém do horário e acabar cometendo algum erro estúpido para chegar 5 ou 10 minutos mais cedo.


Porém desde sempre eu me sinto mais seguro trafegando acima da velocidade dos carros, o que me permite uma margem de reação maior do que se eu estiver na mesma velocidade que eles.


Já me livrei de acidentes reduzindo uma marcha e acelerando para que um ônibus conduzido por um idiota não me esmagasse contra um condutor de um carro falando ao celular que não me viu e não viu o ônibus, resultado, o onibus e o carro colidiram e eu consegui, acelerando, me livrar, se tivesse apostado nos freios talvez não estivesse aqui para contar essa história. Outrora me livrei de entrar na traseira de uma frontier aplicando os dois freios no seu limite de frenagem.


Também já levei tombinhos bestas por não ter mesmo o que fazer, um uno na contramão e um ônibus parado no cruzamento, tirei para não bater de frente com o uno (pior cenário) dei um toque no freio para segurar e tentar passar entre os dois, tinha areia na pista e a moto derrapou, quando vi que não teria como evitar saltei da moto tentando não me machucar. Acho que mesmo no susto, talvez contando com um pouco da sorte, tive a melhor reação em todos os casos inusitados até hoje.


Por isso acredito que estou preparado sim, por mim e um pouco pelo outros, contanto com a sorte e os olhos atentos de Deus tenho chances de ir longe, porém, não posso dizer que nunca acontecerá nada, as cenas vão se montando na nossa vida e muitas são inevitáveis mesmo estando preparado.


Digo hoje que estou preparado, mas reconheço que tenho MUITO, mas MUITO ainda para aprender no mundo das duas rodas. Ninguem, sobre nenhum assunto tem capacidade de saber tudo, podemos ser bons no que fazemos mas sempre temos MUITO a aprender, diariamente aprendemos uma infinidade de coisas, muitas vezes, infelizmente temos que errar para aprender.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 11:41 #17 por Michelsen
Respondido por Michelsen no tópico Pronto e Preparado
zanella discordo totalmente com vc ,


"o homen q c sente confiante é o q mais da vacilo". eu tenho carteira de carro a 11 anos , eu nunca m sinto preparado pq certos acidentes nao tem como sair fora.


e outra cada dia agente aprende mais , leia os exemplos q o patrao citou . imagina vc c sentindo confiante( cita - se preparado) , vai no corredor e do nada vem um filho de uma boa senhora q nao olha no retrovisor e t fecha , isso em cima da hora , o q vc faz ??? nao tem como prever as coisas nem o q outra pessoa esta pensando, por mais experiente q seja em um pequeno vacilo , vc foge a realidade e vai pro outro mundo .

Atual - Mirage 250 = Flecha de prata ou khaleesi ????

EX - Intruder Ruiva da patroa

Ex - Grantruder

Diero nao compra a felicidade, mas compra CERVEJA q é a mesma coisa !!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 11:43 #18 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico Pronto e Preparado
Patrão, isto está mais para discussão filosófica, mas que, com certeza nos remete à uma análise de nossos procedimentos e conduta no trânsito.


A partir do momento que tirei minha habilitação, me considerei pronto para a direção. Mas, realmente não sei se naquele momento estava preparado a guiar. Hoje, considero que sim.


Em primeiro lugar e como já citado, para estar preparado temos de ter o conhecimento da máquina, seja ela moto ou carro. Manutenção em dia também é fundamental, equipamentos de segurança nem precisa mencionar.


Fundamental também é um equipamento que muitos esquecem de tê-lo no lugar: a cabeça! Porque a consciência, o estado emocional e a razão são importantíssimos para quem quer estar preparado para o trânsito.


Outro quesito, que este os mais velhos saem na frente: experiência. A experiência conta muito aqui, quer no sentido de já ter passado por uma experiência anteriormente ou mesmo no caso de apurar os reflexos. E também o instinto. Ninguém pilota bem, ou dirige bem se não tiver bom instinto.


Mas antes de tudo, devemos estar preparados para um tombo ou um acidente, porque ninguém é perfeito. E por mais que as vezes estejamos preparados para uma boa condução, os demais as vezes não estão e nos envolvem no acidente.


Ainda, acho que podemos sim estar preparados, mas num lapso de tempo, com todo preparo, cuidado e perícia, um simples descuido pode ser fatal. Para isto, temos que contar também com Deus. Façamos nossa parte, e tenhamos fé !

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 11:44 #19 por Michelsen
Respondido por Michelsen no tópico Pronto e Preparado
só um detalhe a maioria dos acidentes , diga se quase todos sao falhas humanas .

Atual - Mirage 250 = Flecha de prata ou khaleesi ????

EX - Intruder Ruiva da patroa

Ex - Grantruder

Diero nao compra a felicidade, mas compra CERVEJA q é a mesma coisa !!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 12:36 #20 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Pronto e Preparado
Sim Micha, pois a máquina não erra, a máquina não falha, se falhar é por que não foi feita a manutenção/revisão necessária.


E eu acho que você não me entendeu Micha, eu disse que estou preparado por que não tenho escolha, eu dependo da moto para tudo, e ando todos os dias com ela, portanto estou preparado sim.


Porém, como eu disse, tenho muito o que aprender e me especializar, hoje tenho aproximadamente 2 anos de experiência rodando TODOS OS DIAS.


O que dá bem mais experiência do que muitos que possuem motos grandes e só saem nos finais de semana.


Mas isso não quer dizer que eu não precise ganhar mais experiência, e por que não dizer mais preparo.


De uma coisa eu sei, 80% dos condutores não tem preparo nenhum, seja numa moto, carro ou caminhão.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 13:02 #21 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Pronto e Preparado
LeoC. então vamos sair da filosofia a partir para a prática, depois que fiz o curso de pilotagem me senti muito mais seguro para andar no trânsito de SP, me senti mais preparado, pois mesmo em cima dos meus 82 mil Km percorridos em moto sentia que faltava alguma coisa, um complemento, pois antes era tudo na base do achômetro e da experiência adquirida no dia-dia.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 13:07 #22 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico Pronto e Preparado
Conta pra gente sobre o curso, Patrão.

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 13:09 #23 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Pronto e Preparado
Patrão, sem dúvidas, muitas vezes achamos que sabemos fazer alguma coisa, até fazer um curso especializado, ai vemos que não sabíamos nada.


Igual eu, comecei pilotando com 13 anos no interior, e sempre pilotando em ruas tranquilas praticamente sozinho, quando comprei minha moto e comecei andar em SP vi que eu não pilotava nada. Agora provavelmente estou na mesma situação, me acho preparado mas talvez esse conceito acabe quando eu fizer um curso.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 13:22 #24 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Pronto e Preparado
Leo por incrível que pareça o curso é bem simples, mas ele me passou uma visão que eu não tinha, de mim, da minha moto e do trânsito de SP.
Andamos com as motos no limite das curvas, das frenagens, de resposta e o instrutor nos mostra que somos capazes sim, de agir, não por instinto, mas com conhecimento, que dá tempo de pensar em uma saída mais segura sem ter de apelar pros reflexos ou pro instinto em um momento de emergência.

Agora como é o curso, acho que cada instrutor tem a sua metodologia.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 16:32 #25 por leo_xj6n
Respondido por leo_xj6n no tópico Pronto e Preparado
Boa patrão,

Seu questionamento é pertinente, e nos leva a uma reflexão saudável e necessária, dado a importância do bem maior que temos.

Como comentado anteriormente, sempre temos algo a acrescentar ao longo da vida, pois o aprendizado dura uma vida inteira, e partindo deste pressuposto (ou seria fato incontestável), sejamos honestos, acho impossível não haver lacunas quanto a questão levantada pelo nosso amigo, patrão.

Preservar a vida, uma obrigação de todos!


Abs.

Leo

Contagem - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 17:19 #26 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Pronto e Preparado
Eu pergunto: _ Alguém está preparado?



Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 17:47 #27 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Pronto e Preparado
EU estou preparado, estou pronto!

Assim a cada novo dia sei que tenho oportunidade de ser humilde e adquirir mais conhecimento e experiência, sem me achar conhecedor de tudo, desta forma sempre estou pronto e preparado para aprender, consertar o que é errado e passar a fazer certo! Abandonar os vícios e me utilizar das virtudes.
Esses cursos e Track Days, são ótimos porque são o conhecimento de profissionais transmitidos para nós os amadores, por mais que apaixonados por motos, somos pilotos amadores e por isso esse aprendizados com os profissionais são de muita valia!
Portanto, aconselho que não fiquem restritos a apenas um curso, partam para um segundo ou terceiro até, assim vão ampliar a visão sobre o motociclismo, sua moto e forma de pilotar.
Fazendo mais de um curso, não corremos o risco de ficarmos preso ao conhecimento de apenas um profissional.

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 17:51 #28 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Pronto e Preparado
Patriarca, pode fixar esse tópico! MERECE!!!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 17:54 #29 por leo_xj6n
Respondido por leo_xj6n no tópico Pronto e Preparado
Saudoso e eterno Senna,

Voltando ao assunto, esta semana por pouco não fui para o chão em uma curva em trânsito urbano, errei o ponto de entrada e acabei tendo que reduzir a velocidade, e consequentemente tive que arriscar ao passar entre entulhos deixados na margem da pista.

Por ser no trânsito urbano, realmente eu não estava tão rápido assim, e depois fiquei com aquela dúvida, se tivesse contra-esterçado teria sido mais seguro e eficiênte?

Futuramente desejo me inscrever em um bom curso de pilotagem para aprimorar meus (poucos) conhecimentos, e com isto ter melhor domínio, segurança e prazer na pilotagem da minha motoca.

Abs.

Leo

Contagem - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 18:17 #30 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Pronto e Preparado
Leo, depois que se aprende o pêndulo e o contraesterço, a pilotagem muda completamente. Esses cursos valem muito a pena. É uma lástima que no interior não exista.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.211 segundos